quinta-feira, 17 de outubro de 2019

MPPI e Polícias Civil e Militar discutem aplicação do ECA aos adolescentes em conflito com a lei

MPPI e Polícias Civil e Militar discutem aplicação do ECA aos adolescentes em conflito com a lei

Pessoas sentadas em volta de uma mesa

As promotoras de Justiça Fabrícia Barbosa, Emmanuelle Belo e Mirna Napoleão, integrantes do GACEP (Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial), em conjunto com Francisca Lourenço, titular da 46ª Promotorias de Justiça de Teresina, e Sílvia Reis, coordenadora do CAODIJ (Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude), promoveram reunião com a delegada Valéria Cristina da Silva Cunha, titular da DSPM (Delegacia de Segurança e Proteção ao Menor), delegado Sebastião Alves de Alencar Neto, da Gerência de Polícia Metropolitana (GPM) e o Corregedor da Polícia Civil, delegado Emir Maia para discutirem o atendimento a adolescentes em conflito com a lei.

Na pauta foram discutidos quatro assuntos: o atendimento prioritário aos menores em conflito com lei na Central de Flagrantes e recebimento dos adolescentes apreendidos em flagrante pelos agentes da DSPM; a preservação da imagem do menor; o local adequado para atendimento dos menores na Central de Flagrantes; e o tratamento do documento de identificação de adolescentes em conflito com a lei no respectivo procedimento policial.

Pessoas sentadas em volta de uma mesa

Após a reunião, o GACEP, o CAODIJ e a 46ª PJ expediram recomendação com orientações a policias civis e militares sobre como deve ocorrer a abordagem e o tratamento de adolescentes em conflito com a lei. Por exemplo, ao delegado-geral da Polícia Civil é solicitado que determine aos agentes e delegados da polícia civil prioridade no atendimento de casos envolvendo adolescentes em conflito com a lei. Ao coordenador da Central de Flagrante é orientado que os adolescentes levados para o local sejam colocados em recinto diferente dos presos comuns, enquanto aguardam a lavratura do auto de infração. 

As representantes do Ministério Público também entregaram a recomendação ao comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Lindomar Castilho e corregedor da polícia militar.

Pessoas sentadas em volta de uma mesa

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

Empresas e condomínio são prejudicados com interdição da 'Raul Lopes' para a Micarina

Empresas e condomínio são prejudicados com interdição da 'Raul Lopes' para a Micarina


A volta da Micarina vai proporcionar dois dias de festa para milhares de foliões, além de uma movimentada na economia em Teresina, geração de renda, mas também alguns problemas. O uso do espaço público para o evento, que até esta semana ia ser 100% privado, já causou polêmica, mas com a proximidade do maior carnaval fora de época do Piauí, reclamações são registradas.
Nesta quinta-feira (17/10), a avenida Raul Lopes foi bloqueada por algumas horas, prejudicando empresas que ficam no entorno da avenida, bem como o acesso de moradores e prestadores de serviços do condomínio Vila Mediterrâneo, que tiveram a passagem proibida.
Uma das empresas prejudicadas foi a Newland. Um funcionário da concessionária Toyota no Piauí informou ao portal que por várias horas clientes e funcionários foram impedidos de acessar a empresa em seus veículos porque a via foi totalmente interditada, incluindo a ponte da Primavera.
"As empresas e o condomínio não foram notificadas e todo mundo foi pego de surpresa. Isso gera um prejuízo financeiro tremendo, interferindo até nos impostos. É preciso inteligência neste tipo de ação para não prejudicar ninguém, são milhares de pessoas afetadas, só fica um fiscal impedindo a passagem, ele está só cumprindo ordens. O certo era interditar parcialmente, ou só na hora do evento, ter uma organização, mesmo funcionários com crachás foram impedidos de passar pela via para irem trabalhar", informou uma fonte.
A situação pode piorar nesta sexta-feira (18/10) e no sábado (19/10). Vale lembrar que a Newland tem outra concessionária na Raul Lopes, perto da Ponte Estaiada, que vende veículos Jaguar e Land Rover, que não deixam de ser concorrentes das concessionárias do Grupo Meio Norte.
A Strans chegou a emitir um comunicado no Instagram, mas a interdição aconteceu em horário incompatível com o comunicado.
Sobre a Micarina
Após 14 anos, a Micarina Meio Norte volta com tudo em 2019 e promete agitar Teresina no maior carnaval fora de época do estado. O evento acontece nesta sexta-feira (18/10) e sábado (19/10) com várias atrações e a presença de foliões do Brasil inteiro.

A edição de retorno da Micarina acontece na avenida Raul Lopes, Zona Leste de Teresina, e conta com uma grandiosa estrutura, além de um forte esquema de segurança para garantir a tranquilidade dos presentes.
Confira a programação completa
Sexta-feira (18/10)
Bloco Vumbora com Bell Marques (20h)
Bloco Vem Com Gigante com Leo Santana (21h)
Bloco do Boteco com Avine Vinny (22h)
No camarote Devassa tem Anderson Rodrigues (20h), Bill Coimbra (22h), Zé Neto e Cristiano (1h30) e Mano Walter (3h30).
Sábado (19/10)
Bloco Vumbora com Bell Marques (20h)
Bloco Village com Ivete Sangalo (21h)
Bloco do Boteco com Parangolé (22h)
No Camarote Devassa tem Luketta (20h), Raphael Alencar (22h), Xand Avião (1h30) e Rafa e Pipo (3h30).
Nos dois dias o evento inicia 20h e entra pela madrugada. A trecho entre o balão do Riverside e da ponte da Primavera serão bloqueados, além das alças da Ponte Estaiada.
Percurso dos blocos
Segundo o site da Micarina, a concentração estará situada no trecho mais próximo ao balão que dá acesso ao Riverside Shopping até próximo o antigo Estaleiro, onde o percurso inicia, perto da alça que dá acesso à Ponte Estaiada, até o retorno que fica próximo ao Parque Meus Filhos e o condomínio Vila Mediterrâneo.
Reprodução Meio Norte
Reprodução Meio Norte 
Ingressos
A venda de ingressos online para a Micarina já encerraram, mas ainda estão à venda nas lojas da Kalor Produções, Riverside Shopping e Rio Poty Shopping. Os ingressos variavam de R$ 60 na meia-entrada do Bloco Boteco de sexta-feira até R$ 2.120 nos dos dias do camarote Devassa Premium, mas pode haver alterações. Os abadás já começaram a ser entregues no Rio Poty Shopping. As entradas para os camarotes serão entregues no Blue Tree Hotel.
Reprodução Meio Norte
Pipoca
Uma das grandes polêmicas no lançamento da Micarina foi a ausência da pipoca, que são os foliões que não compram abadá e estão presentes em qualquer festa do tipo. Apesar do evento ser em via pública, com patrocínio do dinheiro público, com uso da segurança pública, o evento seria 100% fechado. Mas esta semana houve a divulgação de que um trecho da avenida será liberado para a população, apenas após a passagem do portal, perto da Ponte Estaiada, que só pode entrar quem estiver com abadá ou pulseira.
Movimento da economia
Responsável pelo retorno da Micarina, Wrias Moura, diretor da TV Meio Norte e da Kalor Produções, que organiza o evento, falou em entrevista recentemente sobre a importância do evento para o estado. Ele disse que vem gente do país inteiro e com isso movimenta a economia de Teresina.
Wrias Moura
Wrias Moura    Reprodução TV Meio Norte
Além do movimento de turistas na cidade, em especial fãs de micaretas, o comércio é impulsionado, seja no ramo de hotéis, alimentos, serviços, beleza, bem como o comércio. Milhares de empregos diretos e indiretos também são gerados antes, durante e após a Micarina.
Patrocínios e apoio
Além da Devassa, patrocina o evento:
  • Claro
  • DelliPizzas
  • Drogarias Globo
  • Elite Eventos
  • Empório Prime
  • Equilíbrio
  • FCMC
  • G3 Telecom
  • Governo do Estado do Piauí
  • ICev
  • Jupi alimentos
  • Maratá
  • Marko Informática
  • New Concept Salon
  • Noroeste
  • Old parr
  • Ótica Diniz
  • Prefeitura de Teresina
  • Secretária de Turismo
  • Semdec
  • Semel
  • Shopping Rio Poty
  •  Tanqueray
  • Tintas Crel
  • Unimed Teresina
Apoiam o evento:
  • Aplicativo Papalégua
  • Blue Shark
  • Criattiva Comunicação Visual
  • Empório Pescados 
  • Gráfica GSJ
  • Itacor
  • Natuarte
  • Confira os vídeos das edições anteriores


Polícia Trio é preso tentando assaltar supermercado Carvalho em Picos

Polícia

Trio é preso tentando assaltar supermercado Carvalho em Picos

Segundo informações do Coronel Viana, os suspeitos foram presos por volta de 10h30 desta quinta-feira (17), no estacionamento do estabelecimento.

Por volta das 10h30 desta quinta-feira (17), a Polícia Militar prendeu três suspeitos de tentativa de assalto ao Supermercado Carvalho na cidade de Picos.
De acordo com o Coronel Viana, os suspeitos José Mota, mas conhecido como Ronivam Cigano, José Alpino de Sousa e Luciano Antônio da Silva, foram presos no estacionamento do supermercado. “ Eles já iam agir, estavam em um carro e duas motos, quando foram detidos”.
  • Foto: Divulgação/Polícia MilitarSuspeitos de assalto ao Carvalho em PicosSuspeitos de assalto ao Carvalho em Picos
Segundo o coronel Viana, José Mota seria o chefe da quadrilha que realiza assalto no Piauí e Ceará. “ O José Mota é o chefão, já prendemos outros membros dessa quadrilha e hoje prendemos mais três, incluindo o chefe. Ontem mesmo eles tentaram fazer um assalto a um carro-forte”.
Polícia prendeu acusados de assalto
  • Polícia prendeu acusados de assalto
Ainda segundo o coronel, os suspeitos estavam sedo monitorados pela polícia há cerca de 15 dias.
Os suspeitos estão presos na Delegacia de Picos e depois serão transferidos para penitenciárias.

fonte www.viagora.com.br

Homem é morto a facadas na frente da mãe, ex-mulher é suspeita

Homem é morto a facadas na frente da mãe, ex-mulher é suspeita

Foto: Reprodução Redes Socias

Rayambersson Borges e a ex-mulher, Larycia. 
Um operador de máquinas foi morto dentro de casa a golpes de punhal na frente da mãe na madrugada desta quinta-feira (17), em Tamboril do Piauí,a  457 Km ao Sul de Teresina. A ex-mulher da vítima, com quem teve dois filhos, é suspeita de ser a mandante do crime.
Rayambersson Borges, 32, estava na sala com a mãe quando, por volta das 2h da manhã, dois homens invadiram a casa e desferiram os golpes de faca. Um deles atingiu a região do peito. 
Segundo a Polícia Civil de Canto do Buriti, a mãe da vítima reconheceu os dois suspeitos, que entraram na casa sem cobrir o rosto. Um deles é menor de idade e foi preso horas depois. O outro é o atual namorado da ex-mulher da vítima.
A ex-esposa de Rayambersson também foi presa em flagrante. Larycia Ribeiro Franco, de 23 anos, foi presa na casa de um tio.
 “Ela é lactante e tem dois filhos com a vítima, um deles de 5 anos e um bebê com menos de um ano. Ela nega em envolvimento mas os indícios são fortes. Há testemunhas que disseram que ela constantemente fazia ameaças”, explicou o delegado de Canto do Buriti Yan Brayner.
Brayner também informou que no dia 7 de outubro Rayambersson registrou um boletim de ocorrência contra Larycia por ameaça de morte.
O atual namorado de Larycia também foi preso. Michael Antônio da Silva, de 26, é suspeito de ter invadido a casa e esfaqueado o operador de máquinas junto com o menor. Por volta das 11h ele foi encontrado e linchado por populares. “Por pouco ele não foi morto, graças ao trabalho da polícia que conteve as pessoas e efetuou a prisão”, contou Yan.
Michael teve o rosto desconfigurado, foi atendido e está preso na Delegacia de Canto do Buriti. Larycia e o menor apreendido também aguardam posicionamento da Justiça. Por ser lactante, ela deve ser beneficiada para responder às investigações em liberdade.

fonte cidadeverde.com