terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Ex-presidiário é morto a tiros no litoral do Piauí

 A vítima era ligada a uma facção criminosa que atua na região

Daniel de Araújo Galeno, de 23 anos, conhecido como “Morcegão”, foi morto a tiros na noite de segunda-feira (30) dentro de sua residência no município de Ilha Grande, no litoral do Piauí.

Segunda a Polícia Militar, a vítima era ligada a uma facção criminosa que atua na região. A equipe policial foi acionada por populares após os disparos e, no local, encontrou cartuchos da arma usada no crime.


Foto: Polícia Militar 

O irmão de Daniel esteve no local do crime e reconheceu o corpo. A vítima tinha passagens pela polícia por lesão leve e tráfico de drogas. O caso será investigado para identificar os responsáveis e esclarecer a motivação do crime.


fonte bandpiaui.com.br

Suspeitos invadem residência e matam homem na frente da companheira no bairro Satélite

Um homem, identificado como Alberto Santos Gomes, de 29 anos, foi morto a tiros na noite desta segunda-feira (30) dentro da própria casa localizada no bairro Satélite, zona Leste de Teresina.

Segundo informações preliminares, dois criminosos teriam invadido a residência já atirando contra a vítima que morava com sua companheira. A casa também funcionava como uma oficina mecânica. A esposa de Alberto teria relatado à PM que ele não tinha ligação com facções criminosas. Os suspeitos ainda não foram identificados.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Piauí

fonte www.portalr10.com

PM do Maranhão reage a tentativa de assalto e mata criminoso na zona Leste de Teresina

 Um homem, de identidade não revelada, morreu na noite destas segunda-feira (30) após tentar assaltar um policial militar do Maranhão enquanto aguardava a entrega de um pedido por delivery no bairro Nova Teresina, zona Leste de Teresina.

Segundo informações preliminares, dois homens estariam em uma motocicleta próximo à residência do PM. No momento dupla tinha a intenção de roubar a encomenda da vítima.

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ao perceber a presença dos criminosos, o policial reagiu efetuando disparos contra os assaltantes, dos quais um foi atingido e morreu no local. O comparsa também foi atingido mas conseguiu fugir.

Equipes do 5º Batalhão da Polícia Militar e o  Instituto de Medicina Legal (IML) foram acionados para a realização dos procedimentos cabíveis. A Polícia Civil investiga o caso.

fonte www.portalr10.com

Contas da Prefeitura de Teresina são desbloqueadas após decisão do TJ

 Após liminar impetrada pela Prefeitura de Teresina ao TJ, contas da Prefeitura de Teresina são desbloqueadas.

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), nesta segunda-feira, acatou um mandado de segurança com pedido de liminar pela Prefeitura de Teresina, para o desbloqueio das contas bancárias do município. No pedido, a PMT informa que o bloqueio impetrado foi um ato “supostamente ilegal e abusivo” que teria sido praticado pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Kennedy Barros.

Palácio da Cidade Prefeitura de Teresina - (Assis Fernandes/O Dia)Assis Fernandes/O Dia
Palácio da Cidade Prefeitura de Teresina

O TCE havia ordenado o bloqueio imediato das contas da Prefeitura de Teresina até o encerramento do exercício financeiro de 2024, no dia 23 de dezembro. A decisão foi expedida em medida liminar pelo conselheiro Joaquim Kennedy Nogueira Barros. A ação se deu após uma denúncia apresentada pela equipe de transição, representada pelo vice-prefeito eleito, Jeová Alencar (Republicanos).


    Na quinta-feira (26), a PMT teve as contas parcialmente desbloqueadas. Na ocasião, foram protocolados documentos e um novo pedido de liberação de contas para o pagamento dos funcionários.


    Após a liberação, o secretário de Planejamento João Henrique informou que o pagamento seria realizado 1 hora após a liberação do recurso, porém só foi feito no dia seguinte. Logo quando o salário caiu nas contas dos funcionários, o valor foi estornado, tendo sido resolvido ainda no mesmo dia. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserm) informou que o valor não foi pago de forma integral e realizou um protesto nesta segunda-feira (30) em frente ao Palácio da Cidade.


    Na decisão, foi apontado que, dada a natureza grave da decisão, deveriam ter sido observados critérios rigorosos para assegurar que não fosse utilizada de maneira desproporcional ou inadequada.


    “A existência de uma medida cautelar menos gravosa demonstra que a determinação de bloqueio das contas municipais consiste em medida desnecessária, tendo em vista que a pretensão pretendida pela Corte de Contas poderia ser alcançada com limitações menores aos direitos fundamentais dos administrados”, apontou o desembargador Francisco Gomes da Costa Neto.


    fonte portalodia.com