quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Policiais Militares recuperam motocicleta na zona sul de Teresina



 Na tarde de ontem (24), a PMPI, por meio da equipe do Tático Operacional Rodoviário (TOR), recuperou uma motocicleta desmontada e acondicionada em sacos.


Durante rondas na Estrada da Alegria, a guarnição foi informada sobre a motocicleta deixada em um matagal. Logo, a equipe se dirigiu ao local e constatou a veracidade dos fatos. O veículo foi recolhido e conduzido à Polinter para os procedimentos cabíveis.

fonte www.pm.pi.gov.br

MPPI e Vigilância Sanitária inspecionam delegacia da PCPI de Barras e cobram providências imediatas

No último dia 23, o Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gacep), com auxílio da 1ª promotoria de Justiça de Barras e da Vigilância Sanitária Municipal, fizeram visita técnica e inspeção na sede da delegacia da Polícia Civil do município de Barras.

Segundo o promotor de Justiça Silas Sereno, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Barras, no local, em relação à estrutura da edificação, foram constatadas gravíssimas irregularidades que põem em risco a população, os policiais e as pessoas presas em flagrante que ficam aguardando decisão da Justiça no local.

“O prédio apresenta infiltrações, risco de desabamento(com escoras improvisadas), fiação instalada irregularmente e exposta. Muita sujeira, infiltração. O prédio não apresenta a mínima de condição de trabalho para os policiais, nem para o atendimento à população”, avalia Silas Sereno Lopes.

Após a produção do relatório da Vigilância Sanitária, será oficiado o secretário estadual de Segurança Pública, Coronel Rubens Pereira, e apresentado o material nos autos da ação já ajuizada pelo MPPI( que visa compelir o estado a adoção de providências para sanar as irregularidades apontadas).

A coordenadora do Gacep, promotora de Justiça Fabrícia Barbosa de Oliveira, informou que já solicitou reunião com o secretário estadual de Segurança Pública, o delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, e, procuradoria geral do Estado, para tratar da situação do local.

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI

MPPI participa de Webinário alusivo ao 58° aniversário do Conselho Estadual de Educação do Piauí

 

A promotora de Justiça Carmelina Moura, que está respondendo pela 38° Promotoria de Justiça de Teresina, especializada na defesa do direito à educação, participou do primeiro dia do Webinário alusivo ao aniversário dos 58 anos do Conselho Estadual de Educação do Piauí (CEE-PI). A promotora de Justiça proferiu palestra ontem (24). O evento seguirá nos dias de hoje e amanhã, com transmissão pelo canal do YouTube “Chão da Escola”. Durante o encontro, foram discutidos os impactos da pandemia na legislação educacional e nos direitos dos estudantes.

O Conselho Estadual de Educação do Piauí é um órgão de Estado que normatiza, regulamenta e orienta o sistema educacional de ensino, e foi criado com o objetivo de funcionar como instância normativa do Sistema Estadual de Educação do Piauí. O CEE é o órgão regulador do sistema que compreende escolas públicas estaduais e privadas da educação básica e as escolas públicas municipais de ensino fundamental e educação infantil (públicas e privadas) nos municípios que não dispõem de sistemas próprios e da Universidade Estadual do Piauí.

Em sua apresentação, a promotora de Justiça Carmelina Moura destacou os procedimentos adotados pelo Ministério Público em defesa do direito à educação durante a pandemia. “No primeiro momento, em que passamos pela suspensão total das aulas, instauramos procedimentos específicos para acompanhar a distribuição da merenda escolar, acompanhando as estratégias de busca ativa para o combate à evasão escolar e a adoção de metodologia do ensino remoto. Já neste ano, destacamos a nossa atuação no acompanhamento do retorno das atividades presenciais escolares”, destacou Carmelina Moura.

Logo em seguida, Gilson Araújo, auditor de Controle Externo do TCE/PI, apresentou um panorama dos impactos da pandemia, desde seu início até a atualidade, e também trouxe dados sobre a atuação do Tribunal de Contas.

Também participaram do evento a presidente do CEE-PI, professora Gildete Milu, e a conselheira do CEE Viviane Faria.

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI

Policial preso acusado de receber propina em Teresina é solto após decisão

 Segundo a PM, cabo foi solto por decisão judicial e deve responder o processo na Justiça em liberdade. 



Policial é flagrado recebendo suposta propina em blitz em Teresina (Foto: Reprodução/ WhatsApp) 

O cabo Adilson Alves Ferreira, acusado de supostamente receber propina durante uma blitz na zona Sul de Teresina, teve pedido de liberdade provisória concedida, por uma decisão tomada no dia 17 de novembro. O policial estava preso desde o dia 09 de novembro

A Polícia Militar confirmou ao portal que o policial foi solto por decisão judicial e que encontra-se trabalhando, mas que deverá responder o respectivo processo na justiça em liberdade.

O processo foi efetuado através de uma denúncia feita pelo Ministério Público Federal ao juíz de direito da 9º Vara Criminal de Teresina, Raimundo José de Macau Furtado.


Entenda o caso

O policial militar da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTRAN) acusado de receber uma suposta propina foi preso ainda na terça-feira, 09 de novembro. 

A prisão ocorreu após imagens circularem nas redes sociais, mostrando o policial supostamente recebendo propina durante uma blitz no bairro Bela Vista, na zona Sul de Teresina. 

No vídeo, o policial aparece junto a uma pessoa, que supostamente lhe entrega algo após mexer em uma espécie de pochete. O policial estende a mão para trás e recolhe o material, de forma discreta. Na sequência, ele mexe no bloco, passa as folhas e a gravação termina.  

Confira o vídeo:

fonte www.meionorte.com

Ex-presidiário é assassinado com dois tiros na entrada de Cajueiro da Praia

 A vítima era conhecida na cidade e já tinha passagens na polícia por homicídios, além de diversos desafetos na região.



Ex-presidiário é assassinado com dois tiros na entrada de Cajueiro da Praia (Foto: Reprodução/ WhatsApp)

Um homem identificado apenas por “Manel”, foi assassinado na tarde desta quinta-feira (25), após ter sido alvejado com disparos de arma de fogo nas proximidades da entrada do município de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí. 

Em entrevista ao Meionorte.com, o Tenente Erisvaldo Viana, Subcomandante do Policiamento do Litoral Meio Norte, informou que a vítima era conhecida na cidade e já tinha passagens na polícia por homicídios, além de diversos desafetos na região.

 Ele teria sido morto com dois tiros no tórax por um indivíduo identificado como Douglas, que foi visto por testemunhas no momento do crime e fugindo sentido Parnaíba em alta velocidade em uma motocicleta. 


“Esse rapaz  é conhecido na cidade e já tinha homicídios nas costas e muitos desafetos. Hoje ele estava com mais dois e lá foi visto um homem chamado Douglas, que é conhecido em Cajueiro. Inclusive prendi ele dois meses atrás com várias armas e logo na época, ele foi solto. Ele atingiu esse homem e mais dois que estava com ele, com o ricocheteio dos tiros, que foram identificados como Mateus e Emanuel, mas se evadiram também do local”, explicou. 

A Perícia Criminal foi acionada ao local para a realização dos primeiros levantamentos na cena do crime. O Instituto Médico Legal (IML) realizou a remoção do corpo. O caso será investigado pela Delegacia de Luís Correia.

fonte www.meionorte.com

Polícia Homem é preso acusado de tráfico de drogas na cidade Paes Landim

 Conforme a polícia da Polícia Militar do munícipio, o suspeito já havia sido preso pelo mesmo crime há dois anos.

Na tarde dessa quarta-feira (24), um indivíduo, identificado pelas iniciais W.A, vulgo Aleijado, foi preso suspeito de tráfico de entorpecentes na cidade de Paes Landim, cerca de 415 km de distância da capital Teresina.

De acordo com informações da Polícia Militar, a Força Tática do município realizava rondas ostensivas quando avistaram um homem em atitude suspeita conduzindo um veículo Fiat Uno. Ao realizarem a abordagem, foi encontrado uma pedra de crak, um invólucro de maconha e R$ 485 reais em espécie.

  • Foto: Divulgação/Polícia MilitarObjetos apreendidos pela PM em poder do suspeitoObjetos apreendidos pela PM em poder do suspeito

Diante do flagrante, os policiais foram até a residência do acusado, onde apreenderam 42 pedras de crak e uma quantia de R$ 3 mil reais. Conforme a PM, o criminoso já havia sido preso pelo mesmo crime há dois anos.

O preso e os entorpecentes foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Simplício Mendes.

fonte www.viagora.com.br

Polícia Militar prende suspeito de assassinar homem nas margens do Rio Surubim em Campo Maior (PI)

 Ele foi preso em um bar no centro de Campo Maior, horas após a localização do corpo.


A Polícia Militar efetuou a prisão do suspeito de assassinar Luciano Alves de Sousa, 48 anos, encontrado morto por populares no inicio da manhã desta quinta-feira (25) nas margens do Rio Surubim, no Bairro de Flores, em Campo Maior (PI).

Segundo informações obtidas pelo EmFoco através do Major Etevaldo, o suspeito do crime foi identificado como Edimar Pereira da Cruz, 58 anos, mais conhecido como 'Edimar Beira Rio'.

Ele foi preso horas após a localização do corpo, em um bar no centro de Campo Maior.  O corpo foi encontrado no terreno que pertence ao suspeito. A polícia chegou ate o Edimar, após testemunhas relatarem que viram o mesmo confessando o crime e pedindo para não acionarem a polícia.

"Uma testemunha viu o Edmar Pereira da Cruz confessando que tinha matado uma pessoa ali às margens do rio Surubim e essa testemunha informou a Polícia Militar de quem se tratava. "{Oh foi o Edmar Beira Rio ele passou aqui agora a pouco disse que tinha matado uma pessoa ali e pra não avisar a polícia}". Mas aí, essa pessoa nos informou e conseguimos agora a pouco localizar o acusado em um bar localizado na praça Luiz Miranda aqui em Campo Maior. Ele foi conduzido nesse momento aqui pra Delegacia de Polícia", disse o Major Etevaldo.

O CASO

Segundo informações do Comandante Major Etevaldo, o homicídio ocorreu por volta das 3hrs da manhã em um terreno que fica localizado as margens do rio.

Cerca de quatro indivíduos, incluindo a vítima, estavam consumindo drogas quando iniciaram um desentendimento, onde culminou no assassinato de Luciano.

A vítima foi encontrada com sinais de espancamento por pauladas, feitas por um cabo de uma enxada na região da cabeça, o que ocasionou o óbito ainda no local. 

 

fonte www.campomaioremfoco.com.br

Motorista de ambulância morre em grave acidente após perder o controle de veículo na BR-135

 O motorista de ambulância identificado como Eliecim Neres, de 48 anos, morreu após um grave acidente na manhã desta quinta-feira (25/11), na BR-135, próximo à cidade de Gilbués-PI. Outras três pessoas que estavam no veículo ficaram feridas. O evento envolveu o veículo Renault/Master NIKS AMB2 (ambulância)

No veículo havia quatro pessoas: o condutor do veículo, que morreu no local; um homem de 54 anos, que vinha na condição de paciente transportado, ileso; um homem de 25 anos, filho do paciente e que vinha na condição de acompanhante, sofreu lesões graves (fraturou a perna); e uma mulher (não identificada), técnica de enfermagem, ilesa. Foi verificado que um dos ocupantes ( a vítima com lesões graves) estava sem cinto de segurança.

Os policiais rodoviários federais estiveram no local do acidente e verificaram preliminarmente que o condutor do veículo, possivelmente perdeu o controle do veículo, saiu da pista e colidiu lateralmente com uma árvore. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e as vítimas com lesões foram encaminhadas ao Hospital de Gilbués. O corpo do motorista foi removido pela funerária São Pedro de Corrente.

fonte 180graus.com

Vendedor é espancado por criminosos durante assalto em Teresina

 De acordo com informações de familiares, a vítima havia acabado de sair do trabalho e estava a caminho de casa quando foi abordado por criminosos que o renderam



Homem ficou com diversas escoriações após ser agredido pelos criminosos

Um vendedor foi violentamente agredido por criminosos durante um assalto na noite de quarta-feira  (24), na região da Santa Maria da Codipi, na zona Norte de Teresina.

De acordo com informações de familiares, a vítima havia acabado de sair do trabalho e estava a caminho de casa quando  foi abordado por criminosos que o renderam.

O homem teve seus pertences levados e foi agredido com vários chutes e socos pelos bandidos, que tinham a cobertura de um criminoso de moto.

“Assaltaram meu filho, quase que mataram ele, aqui perto da trindade na Santa Maria da Codipi”, declarou a mãe da vítima.

Os criminosos fugiram em seguida e a vítima fez o registro da ocorrência. Policiais Militares realizam diligências na região. Até o momento nenhum suspeito foi preso.

fonte www.meionorte.com

Rodoviária de Teresina já se prepara para movimentação de fim de ano

 A expectativa é que o fluxo de passageiros no terminal rodoviário de Teresina, e também no de Floriano e Picos, neste final de ano seja maior que o de 2020

Os terminais rodoviários passaram por um processo de modernização estrutural e de serviços - Foto: Ascom

Com as festas de fim de ano se aproximando, as pessoas se preparam para viajar e a Rodoviária de Teresina já se prepara para a movimentação de passageiros que registrar um aumento considerável não só pelo abrandamento da pandemia do novo coronavírus, mas também por ser a melhor opção de transporte para viagens de curta e média distância, considerando os preços das passagens aéreas. Por exemplo, o valor apenas de ida de um voo saindo amanhã de Teresina para São Luís no Maranhão é R$ 1.191,13, sendo que, nesta mesma data, a passagem de ônibus chega a custar, no máximo, R$ 95.

Mesmo nas vésperas dos feriados, quando os valores tendem a aumentar consideravelmente, ainda sai mais em conta pegar a estrada. No dia que antecede o Natal, uma passagem de avião para Recife, em Pernambuco, está saindo pelo valor mínimo de R$ 902, enquanto que no Terminal Rodoviário de Teresina, na mesma data, o usuário pode encontrar passagens de ônibus de até R$ 365.

Tradicionalmente, durante as comemorações de fim de ano, o fluxo de passageiros chega a dobrar no Terminal Rodoviário Lucídio Portela. 2020 foi um ano atípico devido a pandemia e isso se refletiu na movimentação de passageiros, que foi bem menor que em anos anteriores, mas ainda assim foi registrado cerca de 8 mil pessoas que passaram pela rodoviária no período do Natal e Ano Novo. A expectativa é que esse ano a movimentação seja maior.

Funcionamento dos Terminais Rodoviários

A Rodoviária de Teresina funciona 24h, incluindo finais de semana e feriados, e atende linhas de ônibus tanto intermunicipais da capital para cidades do interior do Estado, como interestaduais para diversos lugares do país. No terminal é possível encontrar grande área comercial com praça de alimentação, banca de jornal, lojas de presentes, guarda-volumes, setor de achados e perdidos, caixas eletrônicos e muito mais. O estacionamento também funciona 24h por dia e pode ser acessado por qualquer pessoa mediante pagamento de tarifa. Há também ponto de táxi com circulação de táxis comuns e executivos.

A estudante universitária Bruna Brito é de Elizeu Martins e, enquanto embarcava de volta para sua cidade natal, observou que a rodoviária de Teresina é realmente confortável. “Está limpa, organizada e tranquila. O pessoal está usufruindo bem, como tem que ser. A escada rolante é ótima, porque dificulta a locomoção carregar a mala na mão, mas assim está ótimo”, comenta.

Os terminais rodoviários passaram por um processo de modernização estrutural e de serviços. Guichês de informação, internet livre por meio do Piauí Conectado, estrutura confortável, segurança e limpeza são alguns dos fatores reforçados pela concessionária. “A rodoviária está segura, trabalhamos com uma equipe grande que trata o usuário com todo o respeito”, avalia Francisco Willame, funcionário da segurança da Sinart.

As Rodoviárias de Picos e Floriano também funcionam 24h e contam com estruturas adaptadas para pessoas com limitações físicas, mobilidade reduzida e cadeirantes, também com lanchonetes, lojas comerciais, estacionamento e outros serviços. Mais informações sobre os terminais podem ser encontradas nas redes sociais da concessionária (@sinartpi) e também através dos telefones: Floriano – (86) 3223-8650; Picos – (89) 3422-3160; Teresina – (86) 3218-6146.

fonte www.meionorte.com

Campo Maior e região está entre as cidades que registraram aumento de novos casos de Covid-19

A Secretaria de Saúde do Piauí vai intensificar a busca ativa nesses municípios com maior incidência de contágio.


O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), intensifica o apoio a todos os municípios que estão apresentando uma incidência maior de casos da Covid-19. Para auxiliar estas cidades a Sesapi enviou um ônibus com profissionais da Atenção Básica, Coordenação de Imunização, Vigilância Sanitária, Rede Hospitalar e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) para a regional de Saúde da Serra da Capivara, a primeira contemplada com a ação.

Nesta quarta-feira (24) as equipes estão reunidas com os gestores de saúde e outras áreas de interesse, das cidades desta região, que tomaram conhecimento sobre a situação epidemiológica e coberturas vacinais desses municípios. “Nosso intuito é conhecer de perto quais as dificuldades destes gestores no controle da doença e qual a parcela da população que está adoecendo mais pela Covid-19. A partir daí, vamos traçar as estratégias de ajuda”, afirma o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães.

O objetivo da ação é apresentar para aos representantes dos Poderes Executivo, Legislativo, órgãos de controle, sindicatos, setor econômico, gestores regionais e municipais, dados e análises da situação da transmissão do vírus, bem como dados de coberturas vacinais e orientações para intervenções locais.

De acordo com pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pelo menos 64 cidades do Piauí registraram aumento no número de casos de Covid: Teresina; municípios da região de Campo Maior; região de Floriano e região de Valença. Com o aumento no número de casos novos, aumenta o risco de transmissibilidade da doença.

O secretário da Saúde, Florentino Neto, pede o reforço na vigilância dos casos e também para que seja intensificada a vacinação em todo o estado. “Pelo menos 214 mil piauienses ainda não voltaram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19, o que prejudica a imunização completa da população. Precisamos que todos estejam protegidos para que possamos sair dessa pandemia. Se chegou a sua vez de se vacinar, não deixe de ir”, pede gestor.

fonte www.campomaioremfoco.com.br

Corpo de homem é encontrado nas margens do Rio Surubim em Campo Maior (PI)

 Segundo informações obtidas pelo EmFoco, a vítima foi encontrada com sinais de espancamento.


Um homem identificado apenas como Luciano, foi encontrado morto por populares no inicio da manhã desta quinta-feira (25) nas margens do Rio Surubim, no Bairro de Flores, em Campo Maior (PI).

Segundo informações obtidas pelo EmFoco, a vítima foi encontrada com sinais de espancamento, o que levou ao óbito. Ainda não se sabe a  motivação do homicídio, já que o mesmo havia sido avistado horas antes do crime por populares. 

A Polícia Militar foi acionada pelos populares que encontraram o corpo. O IML já esteve no local realizando a retirada do corpo e a Polícia Civil estão em investigações sobre o crime e na busca dos suspeitos.

 fonte www.campomaioremfoco.com.br

Piauí tem 11 mil processos de violência contra a mulher parados, alertam entidades

 Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com 

Representantes de diversas entidades que lutam pelo fim da violência contra a mulher no estado do Piauí se reuném na manhã desta quinta-feira (25) em frente ao Tribunal de Justiça do Piauí. O grupo critica a morosidade do judiciário nos casos de violência contra mulher e feminicídio. Segundo as entidades, 11 mil processos estão parados.

“Duas mulheres morreram vítimas de Feminicídio por mês no Piauí. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança e só mostram o quanto estamos vulnerárias no estado”, informou Madalena Nunes, membro da Frente Popular de Mulheres contra o Feminicídio. 

Durante o ato, as mulheres estão discursando em frente ao prédio do TJPI por mais celeridade nos processos judiciais que envolvem violência contra mulheres e para que possam conseguir uma reunião com membros do tribunal para encontrarem um denominador comum que ajude a solucionar esse problema. 

Ao final do ato, um ofício será entregue no Tribunal de Justiça do Piauí e outro no Ministério Público para que as representantes das entidades possam ter uma reunião com os diretores dos órgãos a fim da problemática envolvendo as mulheres no Piauí. 

MAIORES VÍTIMAS DE FEMINICÍDIOS NO PIAUÍ 

A maior parte das mulheres vítimas de feminicídio no Brasil são negras. No Piauí, a realidade é a mesma, segundo informou a ex-vereadora Rosário Bezerra. 

“Infelizmente, o que tem se constatado é que a maioria das vítimas são mulheres negras. Elas são grande parte da população, mas que, às vezes, pela dependência econômica, pelos filhos, se submetem a situações de violência. A maioria das mulheres mortas são mulheres negras”, lamentou Rosário Bezerra. 

fonte cidadeverde.com

Caso Iarla: ex-tenente do Exército é condenado a 37 anos e quatro meses de prisão

 Em um julgamento que durou quase 20h e terminou por volta de 4h desta quinta-feira (25/11), o ex-tenente do Exército José Ricardo da Silva Neto foi condenado a 37 anos e 4 meses de prisão pela morte da jovem Iarla Lima Barbosa.

O tribunal do júri foi realizada em Teresina em sessão presidida pelo juiz Antônio Noleto. José Ricardo foi condenado por feminicídio e duas tentativas de homicídio, conta a irmã e irmã de Iarla e uma amiga.

O réu atualmente está em Recife (PE) e participou do julgamento por vídeoconferêcia. O promotor José Ricardo atuou no caso.

Sobre o caso
A estudante Iarla Barbosa foi morta na madrugada do dia 19 de junho de 2017, após uma discussão com o acusado em frente ao Bar Bendito, na zona Leste de Teresina. Duas amigas que estavam com Iarla dentro do carro, junto com o ex-tenente, também foram feridas. José Ricardo chegou a se ferir na perna e foi submetido a cirurgia. Na época, ele era lotado no 2º Batalhão de Engenharia de Construção.

fonte 180graus.com