sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

COCAL - PIPolícia Civil resgata idoso que vivia em situação desumana no município de Cocal

 A Polícia Civil resgatou nessa quinta-feira (07.dez), o aposentado Antônio Ferreira dos Santos, de 68 anos, que estava morando em condições desumanas embaixo da ponte sobre o Rio Piranji, situada na altura do KM-04 da PI-301, trecho que compreende as localidades Capiberibe e Camará, zona rural de Cocal, município da região Norte do Piauí.

Um sobrinho do idoso, identificado como Antônio José dos Santos, alcunha ‘Neguinho da Merinda’, de 34 anos, é o acusado de colocar o senhor em condições degradantes, o privando de alimentos, água potável e demais cuidados indispensáveis.

Neguinho da Merinda foi detido nesta segunda-feira (04/12), sob acusação de promover baderna e ameaçar um vizinho no bairro Santa Luzia, onde residia com o tio. Ao atender a ocorrência, os agentes civis foram informados por populares que o suspeito agredia o senhor e o mantinha em cárcere privado, além de desviar os valores do benefício da aposentadoria da vítima para o proveito próprio.

Ao ser conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Cocal, Neguinho da Merinda usou o direito constitucional de permanecer em silêncio e em seu desfavor foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo delito de ameaça praticado contra o vizinho. Em sede policial, o suspeito ainda foi orientado a sair do lar e manter distância do tio, tendo em vista que a autoridade policial estava confeccionando uma medida protetiva a ser remetida à justiça em favor do aposentado, além de ter instaurado um inquérito para apurar as denúncias.

Os policiais receberam uma denúncia na manhã desta quinta-feira (07) em que apontava que tio e sobrinho haviam deixado a casa em que residiam no bairro Santa Luzia e passaram a morar embaixo da ponte. Ao averiguar a informação, constataram a veracidade. Ao perceber que iria ser preso, o indivíduo aproveitou um momento de descuido dos policiais e se evadiu adentrando a vegetação, enquanto os agentes prestavam assistência ao idoso.

fonte revistaaz.com.br

ESPERANTINA - PIVÍDEO!! Van pega fogo e assusta moradores na cidade de Esperantina

Na tarde desta sexta-feira (08.dez), por volta das 16h, uma Van pegou fogo e assustou moradores na cidade de Esperantina. O caso aconteceu na Rua Sebastião Alves Machado, no Bairro Morro da Chapadinha Sul [vídeo no final do texto].

Moradores relataram ao portal que ainda se mobilizaram para apagar as chamas no momento que perceberam a fumaça saindo do veículo, mas os esforços não surtiram efeito.

Ainda segundo moradores, o veículo estava estacionado, quando começou a ser consumido pelas chamas. Não havia ninguém no interior da Van e não há relato de feridos.

Veja o vídeo:

Tocador de vídeo

 

fonte revistaaz.com.br

EVENTO CULTURAL Vem Pro Parque ocorre neste domingo (10) em Teresina; veja programação

 Realizado pelo Sesc, evento inclusivo é repleto de atividades para toda a comunidade no Parque da Cidadania

O Serviço Social do Comércio (Sesc Teresina) está realizando o "Vem Pro Parque 2023", um evento multifacetado que acontecerá no Parque Cidadania nesse domingo em 10 de dezembro, com dois momentos: Abertura com uma corrida que se inicia às 7h e logo mais, serviços para a comunidade , a partir das 16h.

O evento conta com uma programação diversa e promete proporcionar uma experiência rica à comunidade, explorando cultura, natureza e esporte. Serão mais de 10 ações durante o dia, incluindo apresentações, oficinas, serviços gratuitos, shows e atividades para toda a família.  

Parque da cidadania
Reprodução


Além dessa diversidade de ações, o "Love Pet", além dos cuidados aos animais, realiza uma campanha onde a cada doação de 1kg de alimento, é gratificado com uma muda de árvore.

O "Vem Pro Parque 2023" é aberto ao público, com os kits da Corrida Sesc disponíveis para retirada nos dias 8 e 9 no Sesc Ilhotas. Confira a programação completa do evento:

MOSTRA CIRCENSE – CIRCO TALISMÃ

- Cortejo dos artistas às 17h30

- 1ª Sessão às 18:30

1) Palhaços: Garrafinha e Lero Lero

2) Bola de contato

3) Bambolê

4) Rola rola

5) Mágico

Intervalo às 17h30

- 2ª Sessão às 19:20

1) Palhaço Sardinha

2) Lira

3) Malabaristas

4) Acrobacias

5) Show Tecido Acrobático

6) Cama elástica

7) Mastro chinês

Palco CONCHA ACÚSTICA

- 17:00 Desfile Pet - Concurso Natalino

- 18:00 Show Bolim Bolão / Chegada Papai Noel

- 19:00 Frozen Aventura Congelante

- 19:40 Natal com a Patrulha (Participação especial Mickey e Minie)

Palco SESC

- 18:00 Abertura – Orquestra Jovem do Sesc

- 18:30 Casamento Comunitário

- 19:00 Show Banda Serial Lover

Para mais informações, entre em contato pelo número 86981386064 ou acesse a rede social do evento @vemprooarqueteresina.

Fonte: Portal A10+

CRIME No Piauí, filho é preso após agredir a mãe, quebrar móveis e tentar atear fogo em casa

 Durante diligências, homem ainda tentou atacar um policial, mas foi atingido com disparos e capturado

Uma mulher identificada como Raimunda Nonata dos Santos foi agredida pelo próprio filho nesta sexta-feira (08), no conjunto Dom Rufino, em Parnaíba, litoral do Piauí. O agressor tentou fugir e entrou em confronto com a polícia.

portal teve acesso ao boletim de ocorrência e, na denúncia,  a vítima relatou que o agressor foi preso ontem após se envolver em uma briga com o irmão. Hoje, ele foi solto e chegou em casa quebrando tudo, agredindo o irmão e também a mãe. O homem também ateou fogo em um colchão.

Durante diligências, homem ainda tentou atacar um policial, mas foi atingido com disparos e capturado
Reprodução


A PM foi acionada pela vítima. Ao chegar no local, a mulher relatou que foi agredida física e verbalmente pelo filho. A guarnição seguiu diligências para encontrar o indivíduo.

Ao localizarem, o homem empreendeu em fuga, mas foi seguido e encurralado em uma rua. Ele partiu para cima de um militar, que efetuou quatro disparos. O acusado apresenta lesões leves e foi encaminhado para a Central de Flagrantes.

Fonte: Portal A10+

IML tem mais de 110 corpos e ossadas sem nomes e abandonados pelos parentes no Piauí

 Foto: arquivo Cidadeverde.com

Por Yala Sena

A Secretaria Estadual de Segurança Pública em parceria com a prefeitura de Teresina está realizando sepultamentos de mais de 110 corpos e ossadas de pessoas sem nomes e não reconhecidas pelos parentes. No IML estão 16 corpos na geladeira e 95 ossadas que foram encontradas em Teresina e cinco cidades do estado. São pessoas que foram localizadas em matagais ou em locais ermos. 

O gerente do IML, Joaquim Marques, informou que os sepultamentos estão acontecendo após acordo realizado com Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Secretaria de Segurança e Prefeitura de Teresina.

“A solução que encontramos foi a Secretaria de Segurança custear os sepultamentos e a Prefeitura de Teresina indicar as vagas nos cemitérios”, disse o gerente.

Ele explicou que alguns corpos não têm nenhuma identificação e que outros são reconhecidos, mas os familiares não são localizados.

“A legislação determina que o corpo que não tem identificação pode ficar um mês no IML, mas sempre estendemos os prazos. Há corpos aqui com três anos aguardando o reconhecimento de familiares”.

O gerente do IML informou ainda que os 16 corpos não podem ser cedidos para as universidades federal (UFPi) e estadual (Uespi), já que não atendem os protocolos exigidos.

O último corpo não identificado é de Floriano e a vítima é do sexo masculino e foi encontrada em um matagal. 

fonte cidadeverde.com

Polícia apreende 20 animais silvestres e procura por autor de crime ambiental

 Foto: PM - PI

Por Roberto Araujo

O Polícia Militar realizou nesta sexta-feira (8) a apreensão de 20 animais silvestres em uma propriedade na localidade Lagoa do Sal, no município de Dom Inocêncio, que fica localizado a aproximadamente 600 km de Teresina.

De acordo com o comandante da Polícia Ambiental de São Raimundo Nonato, Capitão Odair, a guarnição chegou à casa onde estavam os animais após receberem uma denúncia e avistaram o suspeito, identificado pelas iniciais I. S. R., pendurando as espécies de caça na cerca da propriedade. Ao ver os policiais, ele fugiu.

"Quando chegamos na casa onde fizeram a denúncia, a gente chegou com cuidado porque não sabia a casa ao certo, quando identificamos a casa, o autor percebeu e correu (...) ele fugiu, mas foi pego com familiares cópia da identidade e do CPF para mandar para a Polícia Civil e para o Ibama", disse ao Cidadeverde.com

Foram encontrados na casa 14 tatus, sete tamanduás-mirins e três gambás dentro da geladeira, de freezers e na cerca da casa. Ainda foram apreendidas uma espingarda bate-bucha, dois facões, uma pá e três cães farejadores. 

Crime ambiental

A caça de animais silvestres configura como crime ambiental e pode chegar a penas como um a três anos de prisão. No entanto, por ser um crime de menor potencial ofensivo, em geral é feito o registro do TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência).

Nesta semana, a Polícia Ambiental também autuou dois homens no entorno do Parque Nacional Serra da Capivara em posse de três tatus, sendo dois vivos e um abatido, além de apetrechos de caça e dois cães.

O flagrante aconteceu na última terça-feira, dia 5, e os indivíduos foram conduzidos à polícia e foi registrado o TCO.


Animais resgatados pela polícia

fonte cidadeverde.com