terça-feira, 22 de setembro de 2015

Rio Poty Shopping: Apenas 50% das lojas abrirão no dia da inauguração


Rio Poty Shopping: Apenas 50% das lojas abrirão no dia da inauguração

Leonardo Cavalcante, sócio do grupo Sá Cavalcante, confirmou em conversa com o governador Wellington Dias na tarde desta terça-feira (22/09) que apenas 50% das lojas abrirão as portas já na data de inauguração do shopping Rio Poty, prevista para a próxima terça, dia 29.
encontro desta tarde no Palácio de Karnak contou ainda com a presença de Vitor Sá Cavalcante.
Ainda de acordo com Leonardo Cavalcante, em citação à matéria publicada no site do governo do Piauí, a expectativa é que somente no final do ano 95% das 220 lojas estejam abertas.
Amanhã o prefeito Firmino Filho fará uma visita às obras. A expectativa é que com a inauguração do novo centro de compras sejam gerados mais 4 mil novos empregos diretos e 16 mil indiretos.
No novo shopping foram investidos R$ 526 milhões. A previsão anual de arrecadação de impostos é de R$ 90 milhões.
Estamos aguardando.
745da48113_media.jpg
fonte 180graus.com

Prefeito Jesualdo Cavalcanti participa do encontro articulado do FNDE


Prefeito Jesualdo Cavalcanti participa do encontro articulado do FNDE

O prefeito Jesualdo Cavalcanti, do município de Corrente, participou do encontro articulado do FNDE e governo do Piauí em Teresina.
Uma equipe do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) está com seu escritório montado nesta terça-feira (22/09) em Teresina para o atendimento destinado a prefeitos, secretários municipais e gestores regionais de educação.
O encontro acontece no Blue Tree Rio Poty e foi articulado pela secretaria estadual de Educação.
Escritório FNDE chega ao Piauí com o intuito de criar um espaço para que gestores e técnicos da educação possam tirar dúvidas e resolver problemas que tenham como foco a implantação de projetos e operação dos programas do FNDE.

fonte 180graus.com

DUPLA SIMULA pedido de ajuda para assaltar comerciante

DUPLA SIMULA pedido de ajuda para assaltar comerciante

BATERAM NA PORTA, DIZENDO que estavam no prego, mas só para levar o carro da vítima

Não é de hoje que os moradores de Prata do Piauí reclamam da violência. Tanto que a cidade recebeu nos últimos dias a visita do secretário de Segurança Fábio Abreu, que reconheceu as dificuldades pelas quais o município vem passando. Ofereceu ajuda, mas até lá, os moradores ainda terão de enfrentar muitos problemas.
Como o que aconteceu nesta madrugada de terça-feira (22/09). Por volta de 2h o comerciante Antônio Alves foi surpreendido por dois homens batendo em seu portão pedindo ajuda. Vendedor de gasolina, Antônio já é acostumado a ser acionado tarde da noite. Os homens pediam ajuda pois estariam no prego em uma ponte, na saída do município. Uma senhora estaria passando mal e eles precisavam de gasolina para seguir viagem.
Acontece que ao chegar no local indicado, o comerciante foi surpreendido por homens armados com escopetas. Assustado, ele saiu correndo e deixou o carro, bem pretendido pelos criminosos. Hoje cedo populares encontraram um Fiat Palio completamente incendiado. O veículo estava sendo usado pelos criminosos, que seguiram fuga no Fiat Uno, de HPS-5362 Angical-PI, roubado do comerciante.
Os criminosos seguiram rumo ao município de Beneditinos.
AnqCDLUQBuzCK7U40i6pvvKWh-n8rNCyfPVkWkxTx8ru.jpg
O relato acima foi feito ao portal por um secretário do município. "Há dois meses a cidade vem sendo alvo de constantes assaltos, geralmente praticados por dois homens em uma moto. Semana passada invadiram uma academia e fizeram um arrastão. Nós temos um GPM onde fica só um policial de plantão. Delegado aqui só uma vez por semana. Nossa cidade precisa da atenção", disse o gestor.
AuFxbVdf0_sxe0qVD3vs_GeDPIN3CppmomaagGQjse5c.jpg

fonte 180graus.com

Entrevista Robert diz que não aceitaria convite para conversar com Wellington Dias


Entrevista

Robert diz que não aceitaria convite para conversar com Wellington Dias

"No Karnak está despachado que eu não vou. O governador Wellington Dias já sabe de todas as reivindicações da oposição, portanto, é colocá-las em prática", disparou.

O deputado estadual Robert Rios Magalhães (PDT) assegurou, durante entrevista ao portal, que não vai ao Palácio de Karnak se chegar a ser convidado pelo governador Wellington Dias (PT) para participar das reuniões que o chefe do executivo tem realizado com os deputados estaduais da oposição. 
Imagem: Rayane Trajano/GP1Robert Rios(Imagem:Rayane Trajano/GP1)Robert Rios
Robert explicou que Wellington é conhecedor das demandas defendidas pela oposição e que assim, não seria necessário participar de audiência com o governador. 

“No Karnak está despachado que eu não vou. O governador Wellington Dias já sabe de todas as reivindicações da oposição, portanto, é colocá-las em prática. Não tem o que discutir, não tem o que avaliar, é colocar para fazer”, disse o deputado pedetista.

Não foi convidado

Mesmo afirmando que não pretende se reunir com o governador, Robert Rios assegurou que, até o momento, não foi convidado por Wellington Dias para participar de qualquer conversa. 

“Ninguém me convidou para nada. Não recebi convite do governador para participar de reunião. E como eu já disse mesmo que eu fosse chamado, não iria”, reafirmou o parlamentar.

Evaldo Gomes
O deputado estadual Evaldo Gomes (PTC) participou de audiência com o governador Wellington Dias na semana passada. Na ocasião, o petecista tratou das demandas relacionadas ao Estado, bem como de um possível alinhamento para as eleições de 2016 já que ele é pré-candidato a Prefeitura de Teresina no ano que vem.
Imagem: Lucas Dias/GP1Evaldo Gomes(Imagem:Lucas Dias/GP1)Evaldo Gomes
Evaldo já integrou a base de apoio do Governo na Assembleia Legislativa do Piauí, no entanto, devido a desentendimentos causados depois da eleição para presidência da Alepi, Wellington pediu para que o deputado deixasse a base de apoio. 

Depois da última conversa entre os dois líderes políticos piauienses, há quem aposte no retorno de Evaldo Gomes para o Governo do Estado, mesmo este afirmando uma postura independente perante o executivo estadual. 

fonte  gp1

Solenidade Norberto Campelo é empossado no Conselho Nacional de Justiça


Solenidade

Norberto Campelo é empossado no Conselho Nacional de Justiça

Ao se tornar conselheiro do CNJ, Campelo deixa o Conselho Federal da OAB e a presidência da Comissão Especial de Direito Eleitoral da OAB Nacional.O advogado piauiense José Norberto Lopes Campelo é o novo membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A cerimônia de posse do novo conselheiro foi nesta terça-feira (22/9), durante a abertura da 216ª Sessão Ordinária do CNJ. Indicado pela Confederação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Norberto Campelo assume a vaga deixada por Paulo Teixeira.


Ao se tornar conselheiro do CNJ, Campelo deixa o Conselho Federal da OAB e a presidência da Comissão Especial de Direito Eleitoral da OAB Nacional.
Imagem: Divulgação/CNJNorberto Campelo empossado no Conselho Nacional de Justiça(Imagem:Divulgação/CNJ)Norberto Campelo empossado no Conselho Nacional de Justiça
Formado em Direito e Economia pela Universidade Federal do Piauí, Norberto Campelo é especialista em Direito Público e Direito Empresarial e ex-presidente Seccional Piauiense da OAB (2007 a 2009). Foi ainda presidente da Comissão de Relação Institucionais da OAB Nacional (2010 a 2012) e membro das Comissões de Estágio e Exame de Ordem e Segurança Pública da OAB-PI. Atuou como professor do curso de especialização em Gestão Pública da Faculdade CEUT e conferencista em diversos eventos científicos. O advogado é também autor de Manuais das Eleições Municipais 2000 e 2004.
Imagem: Divulgação/CNJNorberto Campelo empossado no Conselho Nacional de Justiça(Imagem:Divulgação/CNJ)Norberto Campelo empossado no Conselho Nacional de Justiça
Com a posse de Campelo, 13 das 15 vagas que compõem o CNJ ficam preenchidas, faltando apenas a aprovação dos nomes do desembargador Carlos Augusto de Barros Levenhagen e do juiz Bruno Ronchetti de Castro para a composição completa. Os magistrados foram indicados para as vagas deixadas pelas ex-conselheiras Ana Maria Amarante e Deborah Ciocci.
Imagem: Divulgação/CNJNorberto Campelo empossado no Conselho Nacional de Justiça(Imagem:Divulgação/CNJ)Norberto Campelo empossado no Conselho Nacional de Justiça
Imagem: Divulgação/CNJTermo de posse(Imagem:Divulgação/CNJ)Termo de posse
Imagem: Divulgação/CNJSolenidade de posse de Norberto Campelo no Conselho Nacional de Justiça(Imagem:Divulgação/CNJ)Solenidade de posse de Norberto Campelo no Conselho Nacional de Justiça
Imagem: Divulgação/CNJSolenidade de posse de Norberto Campelo no Conselho Nacional de Justiça(Imagem:Divulgação/CNJ)Solenidade de posse de Norberto Campelo no Conselho Nacional de Justiça

Fonte: gp1 com informações Ascom


Ação Polícia prende suspeito de assaltar comércio em Piripiri


Ação

Polícia prende suspeito de assaltar comércio em Piripiri

O outro suspeito está foragido. A polícia realiza diligências para capturá-lo.

A polícia prendeu no início da tarde desta terça-feira (22) um homem identificado apenas como Charles, acusado assaltar um comércio e agredir o dono do estabelecimento em Piripiri.
Imagem: Piripiri RepórterPolícia prende suspeito de assaltar comércio em Piripiri(Imagem:Piripiri Repórter)Polícia prende suspeito de assaltar comércio em Piripiri
O acusado e um comparsa chegaram ao estabelecimento na manhã de hoje (22) em uma motocicleta e armados, anunciaram o assalto. 

A polícia foi acionada e conseguiu capturar Charles. O outro suspeito fugiu e levou uma quantia em dinheiro de aproximadamente dois mil reais. 

Ao portal, o tenente Edson falou que a polícia está em diligências para capturar o segundo suspeito. “Ele fugiu, mas a polícia já está atrás dele”, resumiu.

fonte gp1

Sentença Ex-prefeito João Messias é condenado a três anos de detenção


Sentença

Ex-prefeito João Messias é condenado a três anos de detenção

A sentença é de 15 de setembro de 2015 e foi dada pelo juiz Agliberto Gomes Machado, da 3ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí.

O ex-prefeito de Batalha, Joao Messias Freitas Melo, foi condenado pela Justiça Federal a 03 (três) anos e 03 (três) meses de detenção e multa de 50 (cinquenta) dias-multa, fixado o dia multa em 1/5 do salário mínimo, por infração ao artigo 89 da Lei 8.666/93 (dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade). A sentença é de 15 de setembro de 2015 e foi dada pelo juiz Agliberto Gomes Machado, da 3ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí.
Imagem: DivulgaçãoEx-prefeito de Batalha, João Messias Freitas Melo(Imagem:Divulgação)Ex-prefeito de Batalha, João Messias Freitas Melo
De acordo com a sentença, no ano de 2002 o então prefeito João Messias teria simulado dispensa de licitação e agido com dolo específico de violar a Lei de Licitações. Em 2003 contratou verbalmente e diretamente pessoas para efetuarem o transporte escolar. Em regra só eram contratados aqueles que davam apoio político ao prefeito. Na ocasião a prefeitura não teria realizado procedimento licitatório para as respectivas contratações e os contratados nunca receberam qualquer tipo de contrato escrito para prestar serviços de transporte ao ente municipal.

Substituição da pena


O juiz resolveu substituir a pena privativa de liberdade por 02 (duas) restritivas de direitos atendidos os requisitos do art. 44 do Código Penal: 1) prestação pecuniária, consistente no pagamento em dinheiro, fixado em R$ 788,00 (setecentos e oitenta e oito reais), valor correspondente a 01 (um) salário mínimo, a ser pago em favor de entidade pública ou privada com destinação social. 2) prestação de serviços à comunidade ou à entidade pública.

Cabe recurso ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Lista de inelegíveis

O ex-prefeito figura na lista de inelegíveis do Tribunal de Contas da União em decorrência da desaprovação das contas do Convênio nº 846414/2002 cujo objetivo era a execução de ações do Programa Fundo de Fortalecimento da Escola - FUNDESCOLA.

fonte gp1

Mulher do chefe da quadrilha das "Mercedes" é levada para presídio


Mulher do chefe da quadrilha das "Mercedes" é levada para presídio

A bela Janayna Antônia de Macedo Pereira, 37 anos, mulher de Roberto Elber, o chefe da quadrilha que patrocinou o "Estouro das Mercedes" foi transferida às 16h55min desta terça-feira (22), para o presídio feminino, na zona sul de Teresina, depois de ter a sua prisão provisória convertida em preventiva, segundo informaram policiais que fazem parte da operação que desarticulou o grupo criminoso. 
Imagem: Divulgação/Polícia CivilRoberto (Foragido), Janaína e Cacá.(Imagem:Divulgação/Polícia Civil)Roberto (Foragido), Janayna e Cacá.
Janayna estava presa provisoriamente em dependência da Polícia Civil, mas o delegado Matheus Zanata, que comanda as investigações, entendeu que a sua liberdade poderia prejudicar as investigações e encaminhou à Justiça, com farta argumentação, um pedido de conversão da prisão provisória em preventiva, o que foi concedido.
Imagem: Lucas Dias/GP1Matheus Zanatta(Imagem:Lucas Dias/GP1)Matheus Zanatta
Antes de ser transferida para o presídio feminino, Janayna, cujo marido ainda se encontra foragido, foi ouvida novamente pelo delegado Zanatta, mas o policial não adiantou o conteúdo do novo depoimento.

fonte gp1

Polícia estoura boca de fumo comandada por mulher na zona Leste


Polícia estoura boca de fumo comandada por mulher na zona Leste

Três pessoas foram detidas e mais de R$ 1.600 foram apreendidos.

Policiais do 5º Batalhão estouraram uma boca de fumo por volta das 14 horas da tarde de hoje (22) na Vila Madre Teresa, zona Leste de Teresina, e prenderam três pessoas em flagrante sendo uma mulher apontada como a chefe do local. Além das prisões, foram apreendidos também três celulares roubados, dois carros também produtos de roubo uma quantidade considerável de droga.
“Foram 60 pedrinhas de crack mais um tablete maior da mesma droga, uma porção de maconha embalada e pronta para o consumo e R$ 1.691,00 em notas trocadas”, relata o capitão Francisco Ferreira, do 5º BPM.
Os presos foram identificados como Antônio Paulo Farias, Francisco Claudino Pereira e Francisca Gomes dos Santos. Eles não resistiram à prisão, segundo informa o capitão Francisco, mas negaram que vendessem a droga. “Alegaram que era pra consumo”, diz o PM.
Os três foram encaminhados para a Central de Flagrantes onde prestam depoimento ao delegado de plantão e permanecerão detidos. O local onde funcionava a boca de fumo, localizado na Rua México abastecia também outros pontos de venda de droga na região da Vila Madre Teresa. A casa foi fechada pela PM e está sendo monitorada.

fonte portal o dia

Família de Caio Rodrigues faz lista de possíveis doadores de sangue


Família de Caio Rodrigues faz lista de possíveis doadores de sangue

Objetivo é manter regularidade nas doações do Hemopi para dar continuidade ao tratamento do menino contra a leucemia.

A família do menino Caio Augusto Rodrigues, 7 anos, começou hoje a fazer uma lista de contatos de possíveis doadores de sangue para dar continuidade ao tratamento dele contra a leucemia. O objetivo da família é manter regularidade nas doações no Hemopi para evitar espera em caso de necessidade nas transfusões.
Caio foi diagnosticado com a doença em 2010 quanto tinha apenas dois anos. Desde então, a família iniciou uma campanha na internet pedindo que as pessoas se solidarizassem e doassem sangue para ajudar no tratamento do menino. Em 2012, faltando apenas dois meses para que o tratamento inicial terminasse, Caio foi detectado com novas células cancerígenas no corpo e a campanha, intitulada ‘Ajude Caio’ ganhou mais força ainda nas redes sociais.
Em setembro de 2013, cerca de seis meses depois de um transplante de medula óssea feito por Caio, a família se viu novamente em uma situação difícil com o retorno da leucemia. No ano passado, o menino passou por outro transplante que zerou o número de células cancerígenas, mas a leucemia voltou meses depois e Caio agora precisa fazer transfusões de sangue periódicas como parte do tratamento e da quimioterapia.
Em postagem nas redes sociais, a mãe de Caio, Lara Rodrigues, informou que ele está em Teresina e esclareceu que a transfusão de sangue e plaquetas faz parte do tratamento da leucemia, mas é algo programado e não de urgência. “O sangue que ele precisa é O+ e até o presente momento foi realizada apenas uma transfusão. Caio não está hospitalizado e fará transfusão ambulatorial na Oncomédica quando for preciso”, disse Lara.
Os possíveis doadores que queiram ajudar Caio devem enviar nome e telefone para Lara Rodrigues através de mensagem no WhatsApp para o número (86)99955-3836. A mãe do menino explica que a família entrará em contato.

fonte portal o dia

Mais de 6 mil deixam de fazer recadastramento

Mais de 6 mil deixam de fazer recadastramento

Secretário de Administração avalia que ainda é cedo para estimar quanto o Estado pode economizar na folha de pagamento.

Após três meses de prazo para atualização de dados, 6.149 servidores estaduais deixaram de realizar o recadastramento e já estão com os contracheques suspensos, não podendo receber os salários que serão pagos no inicio do próximo mês.
A primeira etapa do programa de recadastramento encerrou na segunda-feira (11) e, de acordo com o secretário de Administração, Franzé Silva, foi possível cumpriu a meta do Governo, cujo banco de dados estava defasado em pelo menos 10 anos.
Franzé Silva, secretário estadual de Administração (Foto: Elias Fontinele / O DIA)
Apesar do número um pouco maior que seis mil servidores, o secretário de Administração avalia que ainda é cedo para estimar quanto o Estado pode economizar na folha de pagamento. Segundo ele, pessoas que realizaram o cadastro online podem faltar nas próximas etapas, assim como faltosos no recadastramento online podem comparecer para mostrar dados presencialmente.
Além disso, o secretário informou que o Governo ainda vai avaliar as informações para conhecer o perfil dos trabalhadores estaduais. “Não sabemos ainda, por exemplo, o salário, as funções dos trabalhadores que deixaram de cadastrar as informações pela internet. Mas um grande passo já foi dado”, disse o secretário.
A segunda etapa de recadastramento começa dia 24 de setembro e vai até 27 de novembro. Trata-se de uma fase comprobatória, ou seja, os servidores devem comparecer com os documentos aos locais elencados pela campanha de recadastramento. 

Fonte: portal o dia com informações Jornal O DIA