domingo, 7 de abril de 2024

Seid inaugura academia acessível ao ar livre em José de Freitas

A ação aconteceu neste domingo (7), durante as comemorações do aniversário de 146 anos do município.

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), implantou, neste domingo (7), mais uma academia acessível ao ar livre. Dessa vez, a Associação de Moradores do Bairro Suco de Uva (AMBSU), localizada no município de José de Freitas, recebeu uma academia híbrida que vai beneficiar a população da região.

Segundo o secretário da Seid, Mauro Eduardo, os aparelhos adaptados asseguram proteção para a realização de exercícios físicos. “O resultado social e a melhoria na qualidade de vida das pessoas é gigantesco. Sabemos que os exercícios físicos ajudam a prevenir várias doenças e melhoram o condicionamento físico.”

academia.JPG

O presidente da AMBSU, Domingos Lili, disse que a academia vai trazer uma grande vantagem para o bairro. “Ela vai funcionar para o benefício da comunidade, que já tinha muita gente ansiosa para começar a usá-la”, declarou. 

Até o momento, já foram implantadas 11 academias acessíveis distribuídas pelos municípios piauienses. Os recursos para a aquisição dos equipamentos são de emenda parlamentar da ex-deputada federal Rejane Dias.

academia2.JPG

fonte www.pi.gov.br

Dr. Pessoa acompanha a realização do concurso da semec neste domingo (07)

 O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, esteve nos locais de aplicação de prova do concurso destinado aos cargos de pedagogo e psicopedagogo da Rede Municipal na manhã deste domingo (07). O certame foi realizado no Campus Teresina Central do IFPI e Campus Torquato Neto da UESPI.

O concurso conta com 80 (oitenta) vagas para Pedagogos com cumprimento de 40 horas semanais e 25 (vinte e cinco) vagas para Psicopedagogos com cumprimento de 40 horas semanais, que serão lotados nas unidades de ensino da Rede Pública Municipal de Educação da capital piauiense. A divulgação do Resultado Final está prevista para o dia 05/06/2024. A banca organizadora é o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe).

O gestor municipal, Dr. Pessoa, destaca a satisfação que é promover um concurso deste nível para a educação da capital.

“Parabéns para a Nucepe, que faz provas em nível local e nível regional e até nível nacional, com essa qualidade de segurança dos certames. Esse é um dos maiores concursos da prefeitura dos últimos dez, quinze anos. Nós não estamos só fazendo concurso por fazer, vamos nomear os aprovados ainda este ano. Então é uma alegria enorme não deixar ninguém na fila de espera por dois, três anos e muita das vezes vence o tempo”, comemora.

O secretário municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes, comenta o número de inscritos para o certame.

“É uma grande alegria estar aqui nesse nessa manhã de domingo. Ao todo, são mil novecentos e dois candidatos para os cargos de pedagogo e psicopedagogo. Hoje estamos realizando a prova do primeiro edital do grande concurso da Secretaria Municipal de Educação”, conclui.

O diretor do NUCEPE, Isídio Souza, fala sobre a segurança do certame.

“É com grande satisfação que a Universidade Estadual do Piauí, por meio da Nucepe, elaborou e está realizando o concurso para a prefeitura de Teresina. Há toda uma sistemática de segurança, com fiscalização, pessoal de apoio, acompanhado do policiamento militar. Tudo isso para dar cada vez mais segurança e credibilidade aos certames”, afirma.

O concurso para o provimento de cargos para o magistério e área administrativa, sob responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN), será realizado no dia 20/04 (professor de Primeiro e Segundo Ciclo), com o Resultado Final previsto para o dia 06/08/2024. Já a prova para os cargos da área administrativa (nível médio e superior) acontece no dia 21/04, com previsão de divulgação do Resultado Final no dia 04/07/2024.

Nova pesquisa aponta os pré-candidatos a vereador com chances de vitória em Teresina

Top 10

Top 10

Uma pesquisa recente conduzida pelo Instituto Credibilidade, entre os dias 31 de março e 02 de abril deste ano, revelou os pré-candidatos a vereador com maiores chances de êxito na próxima corrida eleitoral para a Câmara Municipal de Teresina.

O levantamento destaca Zé Nito em primeiro lugar com 3,63%, seguido por Dudú com 2,68%. Jeová Alencar, embora não seja pré-candidato a vereador, aparece em terceiro com 2,39%, e logo em seguida está James Guerra com 2,20%. Enzo Samuel aparece com 1,82%, seguido por Nilsin Coelho com 1,53%, Petrus Evelyn com 1,43%, Terezinha Medeiros com 1,24%, Deolindo Moura com 1,05%, e Lucy Soares e Renato Berger empatados com 0,96%, fechando o top 10.

FOTO: 180GRAUS

A pesquisa envolveu 1046 eleitores de Teresina, abrangendo zonas urbana e rural, com uma margem de erro de 3,03%. O número de registro da pesquisa é PI-03014/2024, consolidando-a como um indicativo relevante das preferências eleitorais na capital piauiense. Abaixo está a lista completa dos pré-candidatos avaliados.

fonte 180graus.com

Sesapi realiza Fórum de Prevenção à Mortalidade Materna Infantil e Fetal na macrorregião do Semiárido



O objetivo é melhorar ainda mais os indicadores do estado em relação à mortalidade Materno, Infantil e Fetal.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vai promover, nos dias 9 e 10 de abril, em Picos, o Fórum de Prevenção à Mortalidade Materna Infantil e Fetal na Macrorregião Semiárido.

O evento acontecerá no auditório da Universidade Federal e busca qualificar gestores e profissionais de saúde que trabalham na atenção primária de toda a macrorregião. O objetivo é melhorar ainda mais os indicadores do estado em relação à mortalidade Materno, Infantil e Fetal.

As inscrições para o evento podem ser feitas no site www.saude.pi.gov.br

O fórum contemplará as regiões do Vale do Sambito, Vale do Canindé, Vale do Rio Guaribas e Vale do Itaim, que compõem a Macrorregião Semiárido.

“Os profissionais  terão  a possibilidade de se qualificarem ainda mais na atenção à saúde materna, infantil e fetal. Esses profissionais qualificados serão os principais fatores para melhorar ainda mais os indicadores do estado em relação à redução dessas mortes. Também queremos estimular  a implantação dos comitês em nível municipal e regional, ajudando a descentralizar esses trabalhos”, explica a vice-presidente do Comitê Estadual de Prevenção à Mortalidade Materno Infantil e Fetal, Joselma Oliveira.

Entre os temas abordados no evento, a qualificação do pré-natal, estratificação de risco da gestante e da criança, hemorragia pós-parto, o pré-natal do parceiro, além de discussão de casos clínicos na análise de óbitos  que já aconteceram.

“Essas discussões desenvolverão a habilidade necessária para que os nossos municípios possam  prevenir novos casos de óbitos”, destaca Joselma Oliveira.

O Comitê Estadual, por meio da Superintendência de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, vem desenvolvendo fóruns em todo o estado. Já foram contempladas as macrorregiões Litoral e Meio Norte. A Macrorregião do Cerrados será contemplada com os fóruns nos meses de maio e junho, devido a sua extensão.

fonte www.pi.gov.br

Fugitivo de presídio é recapturado após bater na mãe em Teresina

Segundo as informações apuradas pelo MeioNews.com, o fugitivo é condenado por crime de homicídio. Ele foi recapturado em uma região periférica da zona sul de Teresina.


O criminoso de alta periculosidade e fugitivo do sistema penitenciário do Piauí, identificado como Francisco Honorato, foi recapturado pela Polícia Militar após agredir fisicamente a mãe dele, na Vila Afegão, região periférica da zona sul de Teresina.

Agressão contra a mãe: segundo o relatado pelos policiais do 22º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, que efetuaram a prisão do criminoso, eles foram acionados sob a denúncia de uma ocorrência de violência doméstica. Ao chegarem no endereço, foi verificado que Francisco Honorato passou a madrugada consumindo bebidas alcóolicas e quando chegou na casa da mãe dele, passou a agredi-la. Dessa forma, ele recebeu voz de prisão em flagrante por bater na mãe e foi verificado também o mandado de recaptura expedido em desfavor dele.

Ficha criminal: conforme as informações apuradas pelo portal, o criminoso Francisco Honorato é condenado por crime de homicídio.  Ele escapou da Colônia Agrícola Major César de Oliveira, no município de Altos, região metropolitana de Teresina. A recaptura aconteceu nesse sábado (06).

Próximos passos: o criminoso foi encaminhado à Central de Flagrantes de Teresina, para realização das providências cabíveis. Ele deve ser submetido a audiência de custódia e reencaminhado a uma unidade do sistema penitenciário do Piauí para dar continuidade ao cumprimento da pena por homicídio.

fonte www.meionews.com

Piauí tem 34 empregadores incluídos na lista suja do trabalho escravo; mais de 270 trabalhadores foram resgatados

 Foto: Arquivo / Cidadeverde.com

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) incluiu 248 patrões no Cadastro de Empregadores que submeteram trabalhadores a condições análogas à escravidão. No Piauí, 34 empregadores integram a lista.  A atualização do documento, conhecido como Lista Suja, ocorre a cada seis meses.

O número representa o maior acréscimo registrado desde a criação da lista. Desses, 43 foram inseridos devido à constatação de práticas de trabalho análogo à escravidão no âmbito doméstico.

As atividades econômicas com maior número de empregadores incluídos na atualização corrente são: trabalho doméstico (43), cultivo de café (27), criação de bovinos (22), produção de carvão (16) e construção civil (12).

Processo

Os empregadores incluídos na Lista Suja foram identificados a partir das ações de fiscalização de auditores do trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que atestaram as condições de trabalho análogo à escravidão. Em geral, essas ações contam com a participação de representantes da Defensoria Pública da União, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e outras forças de segurança.

Durante a ação fiscal da inspeção do trabalho, se encontrados trabalhadores em condição análoga à de escravizados, os auditores lavram autos de infração para cada irregularidade trabalhista descoberta, quando os auditores públicos atestam a existência de graves violações de direitos. O empregador flagrado na prática de irregularidades ainda receberá o auto de infração específico com a caracterização da submissão de trabalhadores a essas condições. Cada auto de infração gera um processo administrativo. Para respondê-los, durante todo o processo, os autuados têm garantidos o contraditório e a ampla defesa.

Por isso, a inclusão de pessoas físicas ou jurídicas no Cadastro de Empregadores ocorre somente após a conclusão do processo administrativo que julga, especificamente, o auto sobre as irregularidades relacionadas ao trabalho análogo à escravidão.

De acordo com o MTE, o nome de cada empregador permanecerá publicado por um período de dois anos na Lista Suja. Por isso, nesta atualização, foram excluídos 50 nomes que já completaram o tempo de publicação estipulado.

Erradicação do trabalho escravo

O MTE afirma que o Brasil continua a ter como prioridade erradicar todas as formas modernas de escravidão e cumprir as metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8.7 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que trata da promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

Denúncias sobre trabalho análogo à escravidão no território brasileiro podem ser feitas anonimamente pelo Sistema Ipê Trabalho Escravo, criado em 2020 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo MTE.

A plataforma digital é exclusiva para receber denúncias deste tipo de exploração da mão-de-obra e sobre a intermediação ilegal de agenciadores de trabalhadores, conhecidos como gatos. A partir do registro dos casos, o MTE organiza a força de trabalho para investigação e para repressão da ocorrência.

Qualquer pessoa pode registrar as denúncias de maneira anônima e segura no Sistema Ipê. Se possível, o denunciante deve prestar o máximo de informações para aumentar as chances de os casos se desdobrarem em operações de fiscalização. São informações consideradas importantes o nome do estabelecimento, local, a quantidade de trabalhadores, os tipos de violações de direitos encontradas, entre outras. O Sistema Ipê tem versões em espanhol, francês e inglês para melhor atender aos trabalhadores migrantes de outras nacionalidades.

Outra via para denunciar violações de direitos humanos é o Disque 100, a central telefônica coordenada pelo Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC). O serviço é gratuito e funciona sete dias por semana, 24 horas por dia. Basta telefonar para o número 100.

Fonte:cidadeverde.com/ com informações Agência Brasil

Jovem morre nove dias após grave acidente sofrido na BR-343 no interior do Piauí

 Na noite deste sábado (06/04), a cidade de Campo Maior encerra o dia com uma triste notícia do falecimento da jovem Raiane, de apenas 19 anos.

Anne como mais era conhecida, estava internada desde o dia (28/03), após um grave acidente sofrido na BR-343 na altura da comunidade Canto do Periquito, no sentido Campo Maior a Cocal de Telha.

FOTO: REPRODUÇÃOReprodução
Reprodução

Devido ao acidente, a jovem teria sofrido fratura nas pernas e nos braços, ela estava internada no Hospital Regional de Campo Maior (HRCM), mas acabou não resistindo aos ferimentos e vindo a óbito. 

Saiba Mais: Jovem fica gravemente ferida após na BR-343 em Campo Maior (PI)

Anne era uma jovem dedicada a servir à Cristo e muito amada e querida por todos.

Fonte:180graus.com/ com informações  Campo Maior em Foco