terça-feira, 19 de dezembro de 2023

EJA de Teresina certifica alunos em formações técnicas

 

EJA de Teresina certifica alunos em formações técnicas. Foto (Asacom/SEMEC).

Na noite da última quarta-feira (13) aconteceu no Centro de Formação Odilon Nunes (Cefor), na zona Norte de Teresina, a solenidade da entrega dos certificados aos alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) que concluíram os cursos de Educação Profissional. O secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso e o secretário executivo de Ensino, Reinaldo Ximenes, prestigiaram o evento.

Foram ofertados 5 cursos profissionalizantes realizados em parceria com o Colégio Técnico de Teresina (CTT) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O coordenador da Educação para Jovens e Adultos (EJA) no município, professor Francisco Rodrigues, destaca que a solenidade certificou 160 alunos.

“Os cursos incrementaram o currículo tradicional da EJA, possibilitando ao estudante a conclusão de seus estudos e uma profissão”, pontua o professor.

Os cursos tiveram a duração de 1 ano, com carga horária entre 160 a 270 horas. Foram disponibilizadas as seguintes formações: Esteticista de animais domésticos, Processamento de frutas, Horticultor orgânico e Técnico em irrigação.

Léa Silva concluiu o Ensino Fundamental por meio da EJA na Escola Municipal Ofélio Leitão. Ela optou por fazer o curso técnico em Estética de animais domésticos. A estudante pontuou que o curso foi importante para ampliar seus horizontes. “Agora posso começar meu próprio negócio com o curso que fiz e construir uma nova história na minha vida”, diz Léa.

O secretário de Educação parabenizou todos os estudantes que concluíram o curso e destacou que a educação é uma grande ferramenta de mudança social e que através da profissionalização mais cidadãos estarão capacitados e incluídos no mercado de trabalho.

 

Prefeito de Teresina visita Conselheiro do TCE para tratar sobre ônibus coletivos

 

Prefeito de Teresina visita Conselheiro do TCE para tratar sobre ônibus coletivos. Foto: Dantércio Cardoso

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, realizou, nesta sexta-feira (15), uma visita ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), Kleber Eulálio. No encontro, o gestor, ao lado de outras autoridades, debateram diversas pautas relativas à gestão pública.

“A conversa com o Tribunal de Contas, entre o Prefeito, a Procuradoria, o superintendente do Serviço Municipal de Transporte e Trânsito (STRANS) é para reforçar o pedido da revogação das duas medidas cautelares que tratam da compra dos ônibus novos, quanto as dos seminovos, aferidas pelo Tribunal, para que possamos concluir as licitações”, disse o procurador do município, Ricardo Neto.

Ricardo Neto acredita que a defesa apresentada pelo município vai ser acolhida pelo Tribunal. “No nosso entendimento não há razão para o não acolhimento das alegações que foram apresentadas pelo SETUT. Nós acreditamos que do ponto de vista jurídico e técnico que ela será acolhida”, reforça.

Segundo Ricardo Neto, essas medidas também foram apresentadas ao Tribunal de Justiça. “Inicialmente, a segunda vara da Fazenda Pública referia-se a duas medidas cautelares, também determinando a suspensão, a não finalização dessas duas licitações, mas essas duas liminares, foram revogadas pelo próprio juiz da segunda vara da Fazenda Pública”.

O prefeito Dr. Pessoa destacou que está otimista para que logo na primeira quinzena do ano que vem, os ônibus novos já estejam rodando na capital do estado de Piauí. “Foi uma reunião muito proveitosa com o conselheiro, que gentilmente sempre acolhe nossas demandas. O trabalho conjunto com o TCE é mais um instrumento para aprimorar nossas ações, e aqui com o conselheiro Kleber Dantas, foi bastante republicana, lógico que ele vai fazer a análise junto da equipe técnica do Tribunal de Contas. Tudo vai fluir como Deus quer, mas a expectativa da Prefeitura é que no ano que vem vamos apresentar esses 80 novos ônibus para a população”, declarou o prefeito.

O Conselheiro Kleber Eulálio, declarou que recebeu o pedido do prefeito e que será analisado com cautela junto a equipe técnica do órgão. “A decisão aqui será em função da análise desses documentos que eu acabo de receber. Se os documentos chegaram agora, nós vamos analisá-los, espero que haja tempo de analisá-los e concluir antes do recesso, e eventualmente, se atenderão as exigências do Tribunal.

O superintendente da STRANS, Bruno Pessoa, acrescentou que dentre o pedido de suspender as medidas cautelares, eles também mostraram ao Dr. Kleber, a questão dos consórcios que fazem hoje o transporte público, das onze empresas que fazem isso, oito delas já fizeram um documento expresso do interesse, sim, de aquisição desses ônibus. “Então mostramos isso para o Conselheiro, anexamos ao processo e esperamos com isso a gente possa conseguir finalizar todo esse processo, assinar o contrato e esses ônibus chegaram em Teresina para melhorar a prestação de serviço”, finalizou Bruno Pessoa.

fonte pmt.pi.gov.br

Golfinho que pode chegar a 4 metros e ser confundido com baleia é achado morto no litoral do Piauí

 O animal, de espécie oceânica, estava em estado de decomposição e foi localizado por pescadores da região

Um golfinho de quase 3 metros, da espécie conhecida como cachalote-pigmeu (Kogia breviceps), foi encontrado morto no final da tarde deste domingo (17), na praia da Carnaubinha, em Luís Correia, litoral do Piauí. O animal, que estava em estado de decomposição, foi localizado por pescadores da região. 

Em entrevista ao portal, a bióloga Werlanne Magalhães, vice-presidente e coordenadora de pesquisas do Instituto Tartarugas do Delta, explicou que o animal pode atingir aproximadamente quatro metros de comprimento e devido ao seu tamanho, até ser confundido com baleias. Por conta do estado de decomposição em que foi encontrado, as equipes realizaram as medidas biométricas, registros fotográficos, retirada de tecido e enterraram o corpo. 

  

Golfinho de quase 3 metros é encontrado morto na praia de Carnaubinha, litoral do PiauíReprodução

   

“A gente recebeu a informação no domingo quase à noite e foi em uma localidade ruim de acesso, a maré estava subindo. Só conseguimos ter mais informações ontem pela manhã, pois as condições da maré permitiam o acesso à praia. Com isso, a equipe conseguiu fazer os procedimentos; medidas biométricas, que são as medidas para que a gente consiga identificar a espécie”, disse. 

Os pesquisadores realizaram as avaliações da carcaça para poder identificar a causa da morte, que segundo a bióloga, pode ter sido diversos fatores, como mudanças climáticas, doenças naturais e contato com a atividade pesqueira. Com a coleta de tecido, dados do animal foram guardados no banco de informações para mapeamento genético em possíveis rastreamentos da espécie. 

 

Golfinho estava em estado de decomposição e foi enterradoReprodução

   

“Outro procedimento seria a necrópsia, mas como o animal estava em estado de decomposição, inviabilizou. O animal foi enterrado e feito a coleta de tecido para guardar no banco de dados para ter informações de mapeamento genético. É uma espécie oceânica, não muito comum na costa. Vários motivos podem justificar o entalhamento do animal, que podem ser mudanças climáticas, doenças naturais, atividade pesqueira. Pode ter sido qualquer um desses motivos. Geralmente entre algum desses fatores, mas pode ter sido morte natural. Não temos como confirmar, mas o importante nesse processo é continuar o trabalho de campo sistemático, para que consigamos ter mais informações da biodiversidade aqui na região”, pontua a bióloga. 

O cachalote-pigmeu (Kogia breviceps) possui uma cabeça arredondada, a mandíbula pequena, lembrando a de tubarões e os dentes são encontrados apenas na parte inferior da boca, na mandíbula. O Instituto informa ainda que em caso de algum encalhe, entrar contato pelo número (86) 99968-0197.

 

Animal foi encontrado por pescadoresReprodução

  

Fonte: Portal A10+ com informações do Instituto Tartarugas do Delta

INVESTIGAÇÃO Corpo de PM do Piauí é encontrado carbonizado dentro de carro em Pernambuco

 Cabo Ibiapino estava no banco traseiro do veículo e não há detalhes do crime

O corpo do cabo da Polícia Militar do Piauí, Rafael Ibiapino de Sá, foi encontrado carbonizado dentro de um carro no estado de Pernambuco, nessa segunda-feira (18).

portal apurou que o veículo de placa PDT 0A38, modelo Onix, cor prata, foi encontrado por populares, totalmente incendiado, na localidade Melancia, em uma estrada vicinal na zona rural de Floresta. O corpo do PM estava no banco traseiro e foi identificado por familiares na manhã de hoje (19).

  

Corpo de PM do Piauí é encontrado carbonizado dentro de veículo em PernambucoReprodução/Internet

   

As informações iniciais são de que ele teria saído da cidade de Floresta, onde reside, em direção à Serra Talhada, e depois não foi mais visto.

Ainda não há detalhes sobre o que teria ocorrido. A Polícia Civil de Pernambuco e a inteligência da Polícia Militar estão em diligências conjuntas para identificar as circunstâncias do crime.

O Cabo Ibiapino era lotado no Grupamento da Polícia Militar de Alegrete do Piauí desde março de 2011.

Fonte: Portal A10+

Irmã de Stefhany Cardoso desaparece e cantora faz apelo nas redes sociais

 Foto: reprodução redes sociais

Por Graciane Araújo

A cantora gospel Stefhany Cardoso usou as redes sociais para comunicar o desaparecimento da irmã Joceli Sousa Ribeiro de Carvalho. Em um post, nesta terça-feira (19), a piauiense- que estourou em 2009 com o hit  "Eu Sou Stefhany"- conta que a irmã era vítima de violência doméstica e foi vista, pela última vez, no dia 12 de dezembro.

"Foi vista pela última vez em sua residência, retirando seus pertences, acompanhada de uma pessoa que faz parte do Conselho Tutelar da cidade de São Paulo, que deu apoio à mesma e que esta pessoa a encaminhou para o órgão de proteção à violência doméstica, juntamente com os seus três filhos", repostou a cantora, a publicação de sua assessoria jurídica, a sociedade de advogados Carvalho, Ribeiro e Alencar.

A nota de desaparecimento oficial consta ainda que, apesar da Lei Maria da Penha, impor sigilo sobre a localização de vítimas de violência doméstica, como forma de segurança, não está previsto que a família não possa ter conhecimento da atual situação da vítima. 

"Ocorre que a família, desde essa data, busca contato com o Conselho Tutelar de São Paulo e com a pessoa que, por último, foi visto com ela, contudo, só recebe informações desencontradas em face do sigilo do procedimento", segue o post. 

Na publicação, a cantora conta que já acionou a autoridade policial para tentar elucidar o caso e faz um apelo em busca de informações sobre a irmã.

"Contudo, as respostas demandam tempo e os familiares [...] estão desesperados por notícias da mesma e, portanto, requerem das autoridades do poder judiciário, em especial da Vara de Violência Doméstica do estado de São Paulo, para que possam esclarecer tal fato. Que encaminhem um vídeo gravado por ela; uma ligação telefônica para seus familiares ou qualquer outra forma de contato, para que a família saiba que ela e seus filhos estão bem e em segurança", finaliza a nota. 

fonte cidadeverde.com

Pai de criança com prego e parafuso no corpo havia sido solto há cerca de uma semana

 

Por Graciane Araújo

A menina de um ano de idade, que está com prego e parafuso no corpo, conforme mostrou o exame de raio-x, segue internada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Natural de Pedro II, no interior do Piauí, a suspeita é que a criança tenha sido vítima de estupro pelo próprio pai, que foi preso nesta segunda-feira (18), uma semana após ser solto em audiência de custódia, pela acusação de lesão corporal contra mãe e filha. 

O delegado Júlio Carvalho, que investiga o caso, disse ao Cidadeverde.com que quase dez pessoas já foram ouvidas para elucidar o caso. O pai ainda não prestou depoimento. Ainda não há informações como os objetos foram parar dentro do corpo da criança. 

"Estamos adotando todos os procedimentos, já fiz a requisição dos exames periciais, estamos fazendo a oitiva das testemunhas e ele será o último a ser ouvido. Até agora, ouvimos oito pessoas, entre vizinhos, assistentes sociais, conselho tutelar, médicos que a atenderam, policiais militares que conduziram à delegacia", informou o delegado. 

Júlio Carvalho reforça que aguarda o resultado dos exames para confirmar o estupro. De acordo com a Polícia Militar da cidade, a criança tinha lesões nas partes íntimas e o estado de saúde era grave.

Antes da prisão na segunda-feira (18), o pai já havia sido preso no último dia 13, suspeito de lesão corporal contra a mãe e a criança, que foram encontrados desacordadas em um terreno na zona Rural. 

"No dia 13, elas foram encontradas desacordadas com lesões. Neste mesmo dia, a gente conduziu ele, o prendemos em flagrante, foi realizado todo o procedimento e o encaminhamos para o Judiciário, onde ele participou da audiência de custódia e foi liberado", esclarece Carvalho. 

Da soltura do pai até à nova prisão, o delegado disse que ainda está em fase de investigação. 

fonte cidadeverde.com

Foragido de presídio é executado na frente da mãe em casa

 Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Breno Moreno

Um homem, identificado apenas como Jackson Rodrigues, 21 anos, foi executado a tiros na tarde desta terça-feira (19) no bairro Dirceu I, na zona Sudeste de Teresina. 

Segundo informações do 8º Batalhão da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), o crime teria sido cometido por três criminosos, que chegaram ao local em duas motos com o apoio de um carro.

“Chegamos ao local e o Jackson foi alvejado com mais de dez disparos de arma de fogo. No local estava a mãe, fazendo o cabelo de uma cliente. Mandaram todo mundo deitar no chão e executaram ele”, disse o sargento Luís.

De acordo com a PMPI, a vítima havia fugido da Colônia Agrícola Major César de Oliveira, há cerca de três meses, onde cumpria pena por roubo. “Ele estava foragido desde setembro desse ano”, destacou o militar.

A área do crime foi isolada pela PM-PI para que a equipe do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) realizasse os procedimentos preliminares de investigação. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para fazer a remoção do corpo.

 

fonte cidadeverde.com

Polícia fecha 15 lojas e prende 5 pessoas na 9ª etapa da Operação Interditados no Piauí

 Na tarde desta terça-feira (19/12), a 9ª etapa da Operação Interditados foi iniciada pela Superintendência de Operações Integradas (SOI) da Secretaria de Segurança Pública do Piauí em Teresina, Campo Maior, Castelo do Piauí, Pedro II e Regeneração. Dezessete ordens judiciais foram executadas, levando à prisão de cinco indivíduos e à suspensão temporária das atividades de 15 lojas.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SSP-PI

O delegado Matheus Zanatta informou que em Teresina foram realizados 13 mandados de busca e apreensão, e outros quatro em lojas nos demais municípios, especializadas na venda e assistência técnica de aparelhos celulares. Essas lojas foram identificadas como responsáveis pela comercialização de itens com restrição de furto ou roubo.

Durante a ação, cinco prisões preventivas foram efetuadas, todos suspeitos de envolvimento frequente no crime de receptação qualificada.

A Operação Interditados, em cooperação com o Poder Judiciário, Ministério Público e Receita Federal, teve início em março deste ano e já resultou na detenção de 20 pessoas, na apreensão de 550 celulares e no fechamento de 54 lojas.

fonte 180graus.com

Governador Rafael Fonteles estabelece metas ambiciosas para a segurança do Piauí até 2024

 O governador Rafael Fonteles (PT-PI) declarou que o objetivo para a Segurança Pública do Piauí até 2024 é alcançar uma redução de pelo menos 23% nos índices de violência do estado. Ele enfatiza a importância da continuidade das atuais estratégias policiais para conter a criminalidade.

FOTO: 180GRAUS180graus
180graus

Nesta manhã de terça-feira (19), Rafael Fonteles esteve presente na cerimônia de recebimento de um helicóptero doado pelo Ministério da Justiça e de 180 viaturas destinadas às Polícias Civil e Militar. O evento ocorreu no Centro de Educação Profissional da Polícia Militar do Piauí (CEFAP), localizado na zona Sul de Teresina. O investimento total nessas unidades veiculares ultrapassa a marca dos R$ 29 milhões.

O governador ressaltou que o reforço na frota de veículos proporcionará às forças de segurança uma maior efetividade nas ações de proteção.

Para o próximo ano, conforme destacado pelo governador, a ênfase estará na adequação dos índices estaduais de segurança aos padrões estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU)

fonte 180graus.com

Polícia Civil é recebida a pedradas ao tentar fazer condução coercitiva no interior do Piauí

 Uma equipe da Polícia Civil do Piauí foi recebida a pedradas na manhã da última segunda-feira (18/12), por volta das 11h, ao tentar fazer a condução coercitiva de um homem de iniciais L.F.P.B., de 26 anos, em Hugo Napoleão. Ao chegar na residência, no bairro Gangorra, os agentes foram pegos de surpresa com as pedradas na viatura policial. A Polícia Militar foi acionada para ajudar na ocorrência. As informações são do Canal 121.

FOTO: PC-PIPC-PI
PC-PI

De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, após arremessar pedradas na viatura, o homem se evadiu do local e só foi capturado horas depois. Após ser capturado ele foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Água Branca para prestar depoimento.

A PM informou, também, que os agentes da Polícia Civil foram até a residência de L.F.P.B. para levá-lo à Delegacia de Polícia de Água Branca para prestar esclarecimentos sobre um crime ocorrido em 20 de setembro. Naquela ocasião, ele também arremessou pedradas no GPM do município.

A Polícia Civil já havia tentado intimá-lo várias vezes, mas ele nunca recebia as intimações.

Condução coercitiva é uma forma impositiva de levar o sujeito do processo à presença de autoridades policiais ou judiciárias independente de suas vontades. Sujeitos do processo incluem ofendidos, testemunhas, acusados ou peritos.

fonte 180graus.com