sexta-feira, 24 de abril de 2015

Revoltados, motoristas cruzaram os braços após as agressões ao colega


Revoltados, motoristas cruzaram os braços após as agressões ao colega

CONDUZIA ÔNIBUS QUE BATEU em caminhão tanque no ano passado; gerente é acusado

Ele perdeu o filho na tragédia que aconteceu em 2014
O motorista de ônibus da empresa Transbrasiliana, Francisco José do Espírito Santo, que está de licença desde o trágico acidente entre o veículo que conduzia e um caminhão tanque,ocorrido em dezembro de 2014, foi nesta manhã de sexta-feira (24/04) agredido dentro da garagem da empresa. Ele reivindicava a regularização do plano de saúde, tão necessário desde que ocorreu o acidente.
portal esteve na garagem da empresa nesta tarde e conversou com o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Piauí, Ajuri Dias, que foi dar apoio ao funcionário e atendendo o pedido dos motoristas da empresa que cruzaram os braços após a agressão ao colega.
"A empresa está com alguns meses atrasando salários e benefícios, e ano passado houve uma discussão no Ministério Público em relação à questão dos atrasos. Foi elaborado um termo de ajuste de conduta para que a empresa não mais pudesse atrasar o pagamento. Mas o que nos surpreendeu é que eles estão atrasando até o plano de saúde", disse Ajurí.
Ele afirma que parte do valor do plano que é descontado do salário dos trabalhadores não estaria sendo repassado ao plano de saúde. "Aí o plano, que é o Medplan, cortou o atendimento aos trabalhadores", completa o vice-presidente do sindicato.
Motorista ainda tem nas mãos as marcas da tragédia de dezembro passado. As fotos foram registradas pelos colegas de trabalho que estão indignadosMotorista ainda tem nas mãos as marcas da tragédia de dezembro passado. As fotos foram registradas pelos colegas de trabalho que estão indignados
Ajuri relata que nesta manhã o motorista, que além das sequelas por conta da cirurgia na cabeça ainda se recupera de uma depressão diante da perda do filho que morreu carbonizado no acidente, foi à empresa reclamar com um gerente, identificado pelos funcionários apenas pelo nome de Alisson.
"Esse gerente agrediu o motorista e deu um murro no nariz que causou uma fratura. Até levamos ele no hospital, mas teve de ir na Central de Flagrantes", informou ao portal.
Sindicato lamentou a situação extrema envolvendo o funcionário da TransbrasilianaSindicato lamentou a situação extrema envolvendo o funcionário da Transbrasiliana
Por telefone o portal falou com Francisco José do Espírito Santo. Ele confirmou que prestou queixa contra o gerente acusado e que apesar da fratura, não houve nenhuma consequência mais grave. Preferiu não conversar conosco, temendo retaliações ainda maiores.

Nossa reportagem foi até sala do setor de operações da garagem da Transbrasiliana localizada no bairro Cidade Nova tentar conversar com alguém para se posicionar pela empresa, mas ninguém no local se disse autorizado a falar. Pedimos a indicação de um contato telefônico, que também não foi fornecido.
motorista1.png

fonte 180graus.com

Justiça STF decide que nomes e salários de servidores devem ser divulgados e TJ do Piauí descumpre decisão


Justiça

STF decide que nomes e salários de servidores devem ser divulgados e TJ do Piauí descumpre decisão

A decisão deverá ser seguida pelos demais tribunais e confirma o entendimento já firmado pelo STF que permite a divulgação de salários individualizados, e não somente por cargo.

Dsembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho(Imagem:Reprodução)
Desembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho, presidente do TJ
O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu no julgamento do Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 652777, por unanimidade, que é legítima a publicação, inclusive em sítio eletrônico mantido pela Administração Pública, do nome de servidores e dos valores dos correspondentes vencimentos e vantagens pecuniárias. 

O Tribunal negou pedido de uma servidora de São Paulo para retirar do site da Prefeitura a divulgação de seu salário mensal. Ela havia conseguido uma decisão favorável na segunda instância da Justiça estadual, mas o município recorreu ao STF para retomar a divulgação na internet, como realizado para os demais servidores. A questão teve repercussão geral reconhecida em setembro de 2011. 

A decisão será aplicada a pelo menos 334 casos sobrestados que discutem o mesmo tema, ou seja, deverá ser seguida pelos demais tribunais em ações semelhantes na Justiça. Além disso, confirma entendimento já firmado pelo STF que permite a divulgação de salários individualizados, e não somente por cargo, como pretendia a servidora. A funcionária alegava no processo que a divulgação de seu salário implicava afronta à sua privacidade e risco à sua segurança pessoal. O município de São Paulo, por sua vez, argumentava que a divulgação atendia a dever de publicidade e à transparência de órgãos públicos.

Relator do caso no STF, o ministro Teori Zavascki, em rápido voto, afirmou que "é legitima a comunicação em sitio eletrônico do nome de seus servidores e o vencimento".

Tribunal de Justiça do Piauí não divulga salários nominalmente

No Piauí o Tribunal de Justiça não vem cumprindo a Resolução n° 102/2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que determina a publicação na internet das “remunerações, diárias, indenizações e quaisquer outras verbas pagas aos membros da magistratura e aos servidores a qualquer título, colaboradores e colaboradores eventuais ou deles descontadas, com identificação nominal do beneficiário e da unidade na qual efetivamente presta os seus serviços”. 
O Tribunal divulga os salários por cargo e não nominalmente como decidiu o STF e determinado há tempos pelo CNJ.

Como o Tribunal vem descumprindo a resolução é impossível consultar a lista de servidores do Judiciário estadual e seus respectivos salários, inclusive desembargadores e juízes.

"O servidor não pode pretender ter a mesma privacidade que o cidadão comum. O servidor público, o agente público e o agente político estão na vitrine, são indivíduos de livro aberto. Entre o interesse individual e o coletivo, prevalece interesse público", afirmou o ministro Marco Aurélio Mello na sessão desta quinta.

fonte gp1


Prisão Corretor é preso com dois carros roubados em Santa Cruz dos Milagres


Prisão

Corretor é preso com dois carros roubados em Santa Cruz dos Milagres

A prisão aconteceu após uma operação da Polícia Militar de Valença em parceria com a Polinter, coordenada pelo capitão Santos e pelo delegado Mauro André.


Um corretor veículos usados foi preso, na noite de ontem (23), com dois carros roubados na cidade de Santa Cruz dos Milagres. A prisão aconteceu após uma operação da Polícia Militar de Valença em parceria com a Polinter, coordenada pelo capitão Santos e pelo delegado Mauro André. 
Imagem: ReproduçãoJoelino Amâncio da Conceição(Imagem:Reprodução)Joelino Amâncio da Conceição
Com Joelino Amâncio da Conceição, 48 anos, a polícia encontrou uma Saveiro e um Pálio Weekend com placas e chassis adulterados. “Ele alega que não sabia que os carros eram roubados, mas a polícia já sabia do envolvimento dele nesse tipo de crime”, afirmou policial civil que preferiu não ser identificado. 
Imagem: ReproduçãoVeículos roubados(Imagem:Reprodução)Veículos roubados
A polícia constatou que os carros foram roubados em Brasília e o acusado foi encaminhado para o distrito policial da cidade de Barro Duro. 
Imagem: ReproduçãoCarros estavam com os chassis adulterados.(Imagem:Reprodução)Carros estavam com os chassis adulterados

fonte gp1

Encontro Empresas poderão ser punidas por não contratar deficientes em Campo Maior


Encontro

Empresas poderão ser punidas por não contratar deficientes em Campo Maior

A declaração foi dada durante a II Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência que ocorreu nesta sexta-feira (24) em Campo Maior com a presença de praticamente 20 municípios da região.


A informação foi fornecida pelo presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMUD), Luís Caldas que também é vice-presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Campo Maior (ADEVIC). A declaração foi dada durante a II Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência que ocorreu nesta sexta-feira (24) em Campo Maior com a presença de praticamente 20 municípios da região. O encontrou foi prestigiado pelo Secretário Estadual de Inclusão de Pessoas com Deficiência (SEID, Mauro Eduardo, pelo Prefeito Paulo Martins, pelo Deputado Estadual Aluísio Martins, secretários municipais e várias outras lideranças.
Imagem: Divulgação II Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência(Imagem:Divulgação)II Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

A lei Nº 8.213 que obriga a empresa com 100 ou mais funcionários a preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados, ou pessoas portadoras de deficiência e segundo, Luís Caldas, algumas empresas do município não estariam cumprindo e por isso irá provocar o Ministério do Trabalho para realizar uma fiscalização.

Na entrevista, Luís disse que após a fiscalização irá punir quem estiver descumprindo a lei. Ele destacou que já foram alcançados muitos avanços no município e o ponto fundamental, citado por ele, foi a criação de uma secretaria municipal voltada para o assunto, que é gerenciada pelo Capitão Paz.
Imagem: Divulgação II Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência(Imagem:Divulgação)II Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

“Município tem conseguido atender a demanda. Ainda falta algo, mas com nosso empenho e boa vontade do prefeito Paulo Martins e do secretário Capitão Paz nós vamos alcançar e vivenciar na pratica essas reivindicações”, ressaltou.
Imagem: Divulgação II Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência(Imagem:Divulgação)II Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Inclusão de Pessoas com Deficiência (SEID) e do Ministério do Desenvolvimento Social, Campo Maior possui 14.556 pessoas com algum tipo de deficiência, o que totaliza 32% da população.

fonte gp1

Reunião Controle de gastos do Governo do Estado é referência nacional


Reunião

Controle de gastos do Governo do Estado é referência nacional

Representantes do governo de Tocantins veio conhecer ações desenvolvidas nestes primeiros meses de gestão do governo piauiense


Uma comitiva do Governo de Tocantins visitou, nesta sexta-feira (24), o secretário da Administração, Franzé Silva. Vieram os secretários de Administração e de Planejamento e Orçamento daquele estado, Geferson Barros e David Torres, respectivamente, além do deputado estadual e líder do Governo na Assembleia tocantinense, Paulo Mourão.
Imagem: Elinor CamposGoverno de Tocantins conhece ações desenvolvidas na Sead(Imagem:Elinor Campos)Governo de Tocantins conhece ações desenvolvidas na Sead

A visita deles teve o objetivo de conhecer as ações desenvolvidas nestes primeiros meses de gestão do governo piauiense, trocar experiências administrativas e financeiras, principalmente na área de controle de gastos e do incremento da receita.

Participaram ainda da reunião o secretário do Planejamento, Antonio Neto, o procurador Plínio Clerton, o controlador geral do Estado do Piauí, Darcy Siqueira, e os representantes da Secretaria da Fazenda, Antonio Luis e Emílio Júnior.

Para o deputado estadual de Tocantins, a reunião foi proveitosa. Segundo Paulo Mourão, a equipe saiu com definição de implementar ações de cooperação entre os dois estados. “Além do compartilhamento de informações, o grupo veio buscar alternativas que possibilitem equilibrar o gasto com o pessoal a fim de cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse.

O secretário Franzé Silva destacou a importância de manter um contato direto com a equipe do governo de Tocantins e poder contribuir com programas e projetos nas áreas de controle de gasto que já vêm dando resultado positivo por aqui. “No próximo mês, o governador Marcelo Miranda deverá vir ao Estado para se reunir com o governador Wellington Dias. Dentre vários assuntos a serem discutidos - um em especial: a última fronteira agrícola em expansão no mundo denominada Matopiba, que compreende Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia”, adiantou.

fonte gp1

Procedimento Ministério Público investiga atraso nos salários de servidores da Fundação Cultural Monsenhor Chaves


Procedimento

Ministério Público investiga atraso nos salários de servidores da Fundação Cultural Monsenhor Chaves

"Ainda não fui notificado, mas lhe garanto que não está tendo nenhum atraso no pagamento dos servidores", disse o presidente da Fundação, Lázaro do Piauí, em entrevista ao portal.


O Ministério Público, através da promotora Leida Maria de Oliveira Diniz, instaurou procedimento preliminar investigatório contra a Fundação Cultural Monsenhor Chaves (FCMC) para apurar possível atraso no pagamento de salários dos servidores da entidade.
Imagem: Reprodução Promotora Leida Diniz(Imagem:Reprodução)Promotora Leida Diniz
A promotora informa que recebeu ofício de n° 14634.2014, pelo Ministério Público do Trabalho, acerca de Procedimento Preparatório de Inquérito Civil nº 623.2014.22.000/4-22, instaurado naquele órgão ministerial em face da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, tendo em vista notícia de atraso no pagamento de salários dos servidores. 

Só que houve declínio de atribuições por parte da Procuradoria Regional do Trabalho da 22ª Região, ao argumento de que, como a FCMC é regida por regime jurídico estatutário (Lei Complementar Municipal nº 2.023/ 1990), as demandas envolvendo servidores públicos são de competência da Justiça Estadual. 

Leida Diniz decidiu então instaurar o procedimento através da portaria de nº 023/2015 no dia 17 de abril.

Outro lado


portal entrou em contato com o presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves (FCMC), Lázaro do Piauí, que negou qualquer atraso no pagamento dos servidores. “Não estou sabendo disso. Ainda não fui notificado, mas lhe garanto que não está tendo nenhum atraso no pagamento dos servidores”, disse Lázaro do Piauí.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Lázaro do Piauí(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Lázaro do Piauí
A advogada Viviane Carvalho, assessora jurídica da Fundação, afirmou que não existe nenhum problema de atraso e que acredita que a portaria da promotora Leida Diniz é apenas uma investigação de rotina.

“Eles estão sempre fiscalizando e verificando se está tudo bem. Garanto que não tem nenhum problema. Não sabemos qual o motivo dessa investigação, mas no passado houve um problema com o pagamento dos terceirizados, foram problemas que vieram até da gestão passada. Foi feito um acordo e tudo foi pago. Não sei com base em quê isso foi publicado, mas não existe nenhum problema. Como já teve esse problema no passado, eles devem estar só fiscalizando, mas aqui está sendo pago regularmente em dia. Eu mesma nunca tive nenhum problema”, disse a advogada.

fonte gp1

Promotor discorda da Polícia e inquérito de gerente do BB indiciará 6 PMs por crime doloso


Promotor discorda da Polícia e inquérito de gerente do BB indiciará 6 PMs por crime doloso

O promotor militar, Assuero Stevenson, informou nesta sexta-feira (24), ao participar do Jornal do Piauí, que discordou do inquérito da Polícia Civil sobre a morte do gerente do Banco do Brasil, Ademyston Rodrigues Alves. No inquérito policial houve o indiciamento dos policiais por crime culposo. O promotor não concorda e denunciou os seis policiais por crime doloso. Com essa decisão, os PMs não serão julgados pela justiça militar, mas pela comum. 
Promotor contesta resultado do inquérito da Polícia Civil (foto: Wilson Filho/Cidade Verde)
Já se passaram dois anos desde que Ademyston Rodrigues Alves, gerente do Banco do Brasil, na cidade de Miguel Alves, a 113 quilômetros de Teresina, foi morto durante um assalto a agência. A esposa da vítima está insatisfeita e reclama da Justiça. No entanto uma denúncia do Ministério Público (MP) pode mudar essa situação.
Entre os policiais indiciados está o tenente coronel Erotildes Messias de Souza Filho, comandante da operação. 
Em entrevista ao Jornal do Piauí desta sexta-feira (24), o promotor Assuero Stevenson afirmou que os quatro policiais militares - podendo chegar até seis - envolvidos na troca de tiros com os assaltantes, que resultou na morte do gerente, podem responder por crime doloso, e não por crime culposo, como havia sido cogitado no inquérito da Polícia Civil.
De acordo com o laudo da Polícia, Ademyston Alves morreu com duas lesões fatais, uma na cabeça e outra que atravessou seu coração. Os dois tiros vieram de fora do carro, em disparos feitos pela Polícia Militar. O documento concluiu ainda que foram os fragmentos dos projéteis das balas da polícia, que atingiram a lataria do carro, que mataram o gerente.
"Eu analisei todo o inquérito policial não resta dúvida de que o crime é doloso, quando se tem uma vontade deliberada de cometer o crime ou quando se assume o risco de matar. Todos tinham a consciência de que no carro vinha um refém. A partir do momento que começaram uma troca de tiros eles assumiram o risco de matar não só os bandidos como o gerente", explicou o promotor Assuero Stevenson.
A novidade no caso deu esperança a família da vítima, que espera por justiça. "O promotor dizendo que acredita em crime doloso deu uma esperança para a gente. Porque o que eu e meus filhos recebemos do Estado foi indiferença, trataram esse caso com uma banalidade absurda, como se fosse uma coisa normal matar uma pessoa", lamentou a viúva, Sandra Alves.
Para Assuero Stevenson a família tem o direito de estar indignada com o desenrolar dos fatos. "Entendo a indignação da família porque só para apurar um homicídio se passaram dois anos, e para isso não há justificativa. E eu só posso lamentar e dizer que realmente a conclusão do inquérito não foi bem feita", ressaltou.
Depois da analise feita pelo Promotor de Justiça, o inquérito foi encaminhado para Miguel Alves, onde um representante do MP deverá fazer uma denúncia. "Dessa forma, os quatro policiais que estavam na linha de frente e efetuaram a troca de tiros contra o carro onde estava a vítima deverão responder pela autoria do crime", finaliza.

Morte de Ademyston completou dois anos

fonte cidadeverde.com

Greco prende condenados por assalto à agência do BB de Cocal


Greco prende condenados por assalto à agência do BB de Cocal

O Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) prendeu ontem(23), em Viçosa-CE, dois homens condenados por participação no roubo da agência do Banco do Brasil de Cocal/PI no dia 04 de julho de 2012.
Gerson Chaves Aragão e Ricardo Pereira Machado estavam foragidos, mas já possuem a sentença de 16 anos de prisão, determinada pelo juiz Carlos Augusto Arantes Junior, da comarca de Cocal. Gerson é natural de Parnaíba-PI e Ricardo natural de Viçosa-CE.
Foto: Divulgação Greco
Gerson e Ricardo condenados a 16 anos
Os assaltantes estão sendo recambiados para Teresina por uma equipe da Greco e devem chegar por volta das 13h30. 
Na época, Gerson, Ricardo e mais dois explodiram a agência da cidade, deixando-a completamente destruída. Eles foram presos um dia depois, também no Ceará, mas conseguiram fugir. 
Eles foram denunciados por roubo qualificado, formação de quadrilha e porte ilegal de explosivos. 
Fotos: Proparnaíba

fonte cidadeverde.com 



Abuso sexual está entre as principais causas de denúncias no Conselho Tutelar


Abuso sexual está entre as principais causas de denúncias no Conselho Tutelar

Mapa da Violência contra Crianças e Adolescentes da zona Leste de Teresina aponta que 746 casos de violação foram denunciados em 2014.

Foi divulgado na manhã desta sexta-feira (24) o Mapa da Violência Contra Crianças e Adolescente da zona Leste de Teresina, relativo ao ano de 2014, na sede do IV Conselho Tutelar. O mapa revela que 746 casos foram denunciados naquele período, sendo 424 entre crianças e 322 entre adolescentes. O abuso sexual está entre as cinco principais violências registradas.
Os dados revelam um aumento de 206 casos denunciados em relação ao ano anterior. Dos 28 tipos de crimes cometidos, cinco foram de maior incidência: negligência, conflito familiar, violência física, abuso sexual e evasão escolar. "Aqueles que têm o dever de cuidar e proteger são os maiores violadores dos direitos das crianças e adolescentes. O abandono dos pais e parentes é recorrente, muitas famílias não estão cumprindo seu dever", relata o conselheiro tutelar Djan Moreira. 
Fotos: Marcela Pachêco/ODIA

O conselheiro tutelar Djan Moreira conta que os pais e/ou responsáveis pelas crianças são os seus principais violadores.
Nos 77 bairros em que foi feito o mapeamento, foi possível identificar que a violência contra a criança e o adolescente acontece com maior frequência nos bairros Pedra Mole, Satélite e Vila Santa Bárbara. O mapa também aponta que a violência contra os meninos (386 casos), superou o índice de violência contra as meninas (362 casos).
Porém, o índice de casos que retornam ao conselho tutelar é muito pequeno. “Menos de 50 casos se tornam reincidentes e esse é um ponto muito positivo. Depois que tomamos conhecimento e aplicamos ações, percebemos significativas mudanças”, avalia Djan Moreira.
O secretário executivo da Semtcas, Carlos Rocha, avalia que o aumento no número de denúncias preocupa todos os segmentos que envolvem a sociedade. “A partir desses números, nossa missão é buscar soluções para fomentar ou criar ações que estabeleçam garantia de que as crianças estarão seguras”, diz.

O secretário executivo da Semtcas, Carlos Rocha, diz que vai analisar o mapa para traçar medidas mais significativas.
A conselheira do Conanda, Núbia Lopes, observa que o aumento de denúncia tem que ser visto como um ponto positivo, já que mostra uma maior conscientização da sociedade. “As pessoas têm que entender que a garantia do direito da criança e do adolescente é de responsabilidade não só do poder público, mas também, e principalmente, da sociedade em geral. Quando uma pessoa observar uma criança sofrendo algum tipo de violação de direito, a coisa certa a se fazer é denunciar e não se calar tentando abafar uma responsabilidade”, observa.
Estiveram presentes na reunião  representantes do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (Semtcas), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e as polícias militar e rodoviária federal.

A conselheira do Conanda, Núbia Lopes, reconhece que a sociedade está mais responsável em relação às denúncias.

fonte portal o dia

Novo shopping vai gerar 16 mil empregos


Novo shopping vai gerar 16 mil empregos

A expectativa é que vendas movimentem cerca de R$ 500 milhões por ano

Com menos de 100 dias para sua inauguração, Shopping Rio Poty pretende impulsionar a geração de empregos no Piauí, principalmente no setor comercial. A expectativa é que cerca de 16 mil vagas de trabalhos diretos e indiretos sejam preenchidas.
O Shopping proporcionará vagas, sobretudo nos setores Administrativos, Comercial e Financeiro, e ainda está com seu cadastro de currículos abertos . 
Leonardo Cavalcante, presidente da Sá Cavalcante, fala da importância do Shopping na geração de empregos
Fotos: Elias Fontenele /ODIA
De acordo com presidente da Sá Cavalcante, Leonardo Cavalcante, o shopping será inaugurado dia 28 de julho e a obra está em momento de finalização. “Tivemos um investimento de R$ 500 milhões de reais somente da primeira etapa da construção e estamos trabalhando para que o Shopping possa contribuir para gerar muito mais empregos em todas as áreas para o Estado”, explica.
Para o superintende da Receita Estadual, Antônio Luiz Soares, o Shopping está atraindo muitos empreendedores, o que gera muito mais impostos para o Piauí. “O shopping vai gerar arrecadação tanto para o Estado, quanto para a Prefeitura de Teresina”, pontua Antônio.
Por possuir alguns dos mais avançados centros de serviços médicos e educacionais, demonstrando um expressivo crescimento, o Piauí tornou-se um dos principais alvos do país para novos investimentos. O superintendente Antônio Luiz afirma ainda que um empreendimento desse porte é uma prova de que o Estado está crescendo bastante, o que acaba atraindo muito mais empresários, que passam a ver o Piauí como um grande polo de desenvolvimento.
O Shopping, além de está contribuindo para a geração de empregos, também proporcionará a abertura de mais de 200 lojas e a chegada de novas marcas ao mercado piauiense. Para o diretor da Riachuelo, Marcos Tadeu, a empresa está expandindo seu mercado com mais uma loja a ser inaugurada no Shopping Rio Poty. Marcos acredita que a população só tende a ganhar com a presença deste empreendimento no Estado.

fonte portal o dia

Servidores da educação deflagram greve geral a partir de segunda-feira


Servidores da educação deflagram greve geral a partir de segunda-feira

Eles cobram um reajuste de 13% para a categoria já a partir de maio.

Os funcionários das escolas públicas estaduais decidiram em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (24), decretar greve geral por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (27). A decisão não inclui os professores estaduais.
Fotos: Assis Fernandes/ODIA
Eles cobram um reajuste de 13% para a categoria já a partir de maio. Segundo a presidente do SINTE-PI, professora Odeni de Jesus, a categoria está com os salários atrasados há vários anos sem que haja reajuste, além de contar outros problemas como férias não gozadas. “Na última negociação o Governo ofereceu apenas 9%”, destaca Odeni.
Para a diretora do Sinte, Antonia Ribeiro, a categoria está mobilizada e foi buscado na assembleia o consenso em relação à greve. “Sem isso, não haveria sentido o movimento. A greve se justifica porque há uma necessidade enorme de rever os planos de cargos e carreiras e os salários dos servidores”, disse a sindicalista.
Na próxima quinta-feira (30) está prevista uma nova assembleia com a categoria na Praça da Bandeira. O objetivo é discutir as propostas que forem surgindo por parte do governo do Estado. Ao todo, o Estado possui 8 mil servidores que atuam nas áreas administrativa, de serviços gerais e segurança.

fonte portal o dia

Eletrobras implanta sistema de telemedição para combater perdas de energia


Eletrobras implanta sistema de telemedição para combater perdas de energia

Com sistema, companhia conseguirá identificar com mais facilidade tanto as perdas técnicas, advindas da própria rede, quanto as não técnicas, como as fraudes e desvios de energia.

A Eletrobras Distribuição Piauí iniciou a implantação de um sistema de telemedição nas saídas dos alimentadores de 13,8 kV (quilovolts) das subestações de todo o Estado.
De acordo com a companhia, a ação tem como objetivo principal medir a quantidade de energia elétrica entregue pela rede de distribuição e compará-la com o que é faturado aos consumidores. Desta forma, a Eletrobras pretende reduzir drasticamente os índices de perdas elétricas - tanto as provocadas por falhas no próprio sistema (perdas técnicas), quanto aquelas oriundas de gambiarras, ligações clandestinas e demais fraudes (perdas não técnicas).
Atualmente, a empresa calcula que as perdas de energia chegam a 29% do que é distribuído no Estado -  em média, 18% são perdas técnicas e 11%, não técnicas.
O engenheiro Cristino Castro, gestor do projeto de telemedição, explica que através do novo mecanismo a Eletrobras conseguirá fazer uma melhor apuração dos balanços energéticos por cada alimentador, proporcionando o maior nível de segmentação das perdas de energia e uma maior qualidade dos estudos operacionais do sistema elétrico.
“A concessionária saberá prontamente onde há irregularidades e poderá corrigir possíveis causas de perdas, tanto as não técnicas, aquelas oriundas de desvios, fraudes, ligações clandestinas e gambiarras no sistema de distribuição, quanto às perdas técnicas, as quais advêm do próprio sistema elétrico. Com esse controle de perdas, será possível proporcionar à população piauiense a melhoria contínua da qualidade da energia elétrica distribuída”, completa Castro.
O engenheiro, no entanto, reconhece ser praticamente impossível eliminar todas as perdas existentes na rede de distribuição. "Nosso objetivo é reduzir ao máximo essas perdas, mas nós sabemos que sempre haverá falhas e desvios que não conseguiremos sanar", afirma.
A estimativa da Eletrobras Piauí é que o investimento para implantação do sistema atinja os R$ 4,7 milhões. No total, serão instalados 193 conjuntos de medição encapsulados (CMed), que contêm medidores eletrônicos programáveis, transformadores de potencial e de corrente, unidade de comunicação remota e chave de aferição.
Toda essa estrutura será monitorada de forma instantânea, através de um Centro de Medição. "É um mecanismo de ponta, com comunicação remota, através da qual conseguiremos identificar de forma mais rápida todos os tipos de perdas", acrescenta o engenheiro Cristino Castro.
Ele explica a diferença entre os quatro principais tipos de perdas não técnicas de energia:  a fraude, o desvio, a ligação clandestina e as gambiarras.
"A fraude ocorre quando o usuário mexe no medidor de energia para reduzir a contagem dos kilowatts consumidos. O desvio é uma ligação que não passa pelo medidor, enquanto a ligação clandestina é aquela feita por pessoas que sequer medidores possuem em suas residências. Por fim, a gambiarra ocorre quando falta padrão de rede e padrão de entrada, ou seja, a energia chega de forma precária", explica o engenheiro.
De acordo com a Eletrobras Distribuição Piauí, até o momento foram instalados 40 conjuntos de telemedição nas subestações da capital. Já na região metropolitana da Grande Teresina os CMeds estão sendo instalados nas subestações Altos, Nazária, José de Freitas, Marambaia, União, Novo Nilo e Miguel Alves. 
Neste sábado, a subestação do bairro Satélite, na zona Leste, receberá o conjunto de medição encapsulado.
Ainda este ano, a Eletrobras planeja levar a nova tecnologia para todas as demais subestações de energia elétrica do Estado.
Outros investimentos - Segundo a companhia, a telemedição de alimentadores faz parte de um conjunto de projetos de combate às perdas, financiados pelo Banco Mundial dentro do programa "Energia Mais".
Além da telemedição de alimentadores, a Eletrobras ainda promete realizar mais quatro melhorias na rede de distribuição do Piauí - a digitalização de rede; substituição de medidores obsoletos; regularização de unidades consumidoras; e a telemedição de grandes clientes.

fonte portal o dia