sábado, 3 de outubro de 2015

Dia das Crianças Zoobotânico terá programação especial para o Dia das Crianças


Dia das Crianças

Zoobotânico terá programação especial para o Dia das Crianças

Ainda dentro da programação do dia das crianças, o parque vai inaugurar um circuito de arvorismo com 20 torres, oferecendo assim uma experiência mais intensa aos seus visitantes.

O Parque Zoobotânico de Teresina está preparando uma programação especial para o Dia das Crianças. Com o tema “Criança no Parque”, a programação se estenderá do dia 7 ao 12 de outubro, com atividades voltadas para as crianças. 

Imagem: Brunno Suênio/GP1Parque Zoobotânico.(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Parque Zoobotânico.

No 7 a programação é toda voltada para crianças com necessidades especias que frequentam a rede pública de ensino. Além de acompanhamentos de guias nas trilhas e nos recintos do animais, a programação contará com o tradicional trenzinho. 

“Além disso, estaremos proporcionando lazer para a criançada, com brincadeiras, contadores de história, passeio no trenzinho e muito mais”, disse o coordenador do Zoobotânico, Renato Uchôa.

Inaugurado em 1973, o Parque Zoobotânico, localizado na zona Leste da cidade, é uma opção de lazer a baixo custo para quem gosta de verde e animais. São mais de 350 animais de 80 espécies diferentes. Neste mês da criança, o local contará com algumas inaugurações, dentre elas o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que deverá ser um dos melhores do Brasil, pois contará com quatro corredores de voos, onde bandos serão treinados para depois serem reintroduzidos na natureza.

Arvorismo

Ainda dentro da programação do dia das crianças, o parque vai inaugurar um circuito de arvorismo com 20 torres, oferecendo assim uma experiência mais intensa aos seus visitantes.

Imagem: DivulgaçãoCircuito de arvorismo no Zoobotânico (Imagem:Divulgação)Circuito de arvorismo no Zoobotânico 

“A população passará a contar com um circuito de arvorismo, com 20 torres e postes de apoio com vários obstáculos nos percursos e uma equipe de segurança muito bem treinada para evitar acidentes”, ressalta o secretário de Meio Ambiente, Ziza Carvalho.

fonte gp1Com informações Ascom*


Violência Homem é preso acusado de tentar matar casal a facadas em Paulistana


Violência

Homem é preso acusado de tentar matar casal a facadas em Paulistana

As vítimas foram atingidas na barriga e nas mãos. Acusado foi encaminhado para o distrito policial da cidade.

A polícia prendeu na manhã deste sábado (03), um homem identificado como Davelar Raimundo Rodrigues, acusado de tentar matar a golpes de faca um casal, no povoado Canto Alegre, na cidade de Paulistana.
Imagem: Divulgação/PMHomem é preso acusado de tentar matar casal(Imagem:Divulgação/PM)Homem é preso acusado de tentar matar casal
As vítimas foram identificadas como Lucindo Sebastião Rodrigues e Francisca Madalena Rodrigues. De acordo com a polícia, o homem foi atingido na barriga e a mulher teve cortes nas mãos. 

Uma equipe foi deslocada até o povoado e constatou que o acusado ainda estava no local, efetuando a prisão do mesmo. Davelar foi encaminhado para o 12º distrito policial da cidade.

fonte gp1

Ação Policial Seis pessoas são presas durante operação em Fronteiras e Pio IX


Ação Policial

Seis pessoas são presas durante operação em Fronteiras e Pio IX

Polícia apreendeu 150 pinos de cocaína, três espingardas e um revólver.

Durante uma operação nesta sexta-feira (02) em Fronteiras e Pio IX, a polícia prendeu seis pessoas acusadas de envolvimento com o tráfico de drogas e porte ilegal de arma nas cidades. A ação policial envolveu a 4ª Companhia da Polícia Militar de Fronteiras, Polícia Civil, o efetivo do CPI, RONE e GATI. 

Ao portal, o tenente Gilson disse que 150 pinos de cocaína foram apreendidos em poder de uma mulher identificada por Socorro e seu filho Erison Alex Alves, de 24 anos, e outras quatro pessoas detidas portando armas.

“A polícia já suspeitava do envolvimento deles com o tráfico, no momento da prisão foi encontrado em poder dos acusados 150 pinos de cocaína. Outros suspeitos foram presos portando arma”, relatou o tenente.
Imagem: Divulgação/PMSeis pessoas são presas durante operação(Imagem:Divulgação/PM)Seis pessoas são presas durante operação
Ainda em Fronteiras, duas pessoas foram presas e com elas foram apreendidas duas espingardas, uma de calibre 32 com 22 cartuchos e outra de calibre 36 com 25 cartuchos. Em Pio IX, Julieldy Alves Arrais, 36 anos foi preso com um revólver calibre 38 e dez munições intactas. Na mesma cidade, Juleuny de Arrais de 32 anos, foi detido com uma espingarda calibre 32 com seis cartuchos.

fonte gp1

Descaso Construção de UBS em Picos está parada há mais de um ano


Descaso

Construção de UBS em Picos está parada há mais de um ano

A obra do governo federal foi iniciada em 31 de maio de 2014, mas está abandonada faz mais de um ano

A Construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Aerolândia, em Picos, está paralisada faz mais de um ano. Enquanto isso, o Programa de Saúde da Família (PSF), da comunidade, funciona em uma casa alugada sem qualquer estrutura de atendimento para a população.
Abandono da obra é visível(Imagem:José Maria Barros/GP1)
Abandono da obra é visível

Orçada em R$ 403.978,33, a obra foi iniciada no dia 31 de maio do ano passado, com previsão de ser concluída em 28 de agosto de 2014. No entanto, o serviço paralisou pela metade e há mais de um ano o prédio em construção se encontra totalmente abandonado.

Imagem: José Maria Barros/GP1Mato e sujeira tomam conta do local.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Mato e sujeira tomam conta do local.

A obra seria construída com recursos do Ministério da Saúde, através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC-2. Porém, faz mais de um ano que não se vê um operário no local.

Imagem: José Maria Barros/GP1Placa mostra que a obra deveria ter sido concluída ano passado.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Placa mostra que a obra deveria ter sido concluída ano passado.

Outras obras de construção de Unidades Básicas de Saúde em Picos também estão paralisadas e não existe previsão de quando serão retomadas. Elas estão situadas nos povoados Cristovinho e Samambaia, nos bairros Paraibinha, Emaús e Ipueiras. Nesses locais, o atendimento à população é feito em prédios alugados e sem qualquer estrutura.

Imagem: José Maria Barros/GP1Prédio foi abandonado e comunidade protesta(Imagem:José Maria Barros/GP1)Prédio foi abandonado e comunidade protesta

Imagem: José Maria Barros/GP1Restos de materiais espalhados pelos corredores(Imagem:José Maria Barros/GP1)Restos de materiais espalhados pelos corredores

fonte gp1

Salomão Sobrinho deixa o PSDB

Salomão Sobrinho deixa o PSDB

"Por precaução, nos próximos dias estarei me filiando a um outro partido político onde eu possa ter mais liberdade para atuar (...)", explicou.

O secretário de Comunicação do prefeito Firmino Filho, Salomão Sobrinho, anunciou na noite desta sexta-feira (02), através do Facebook, que apresentou à direção do PSDB no município de Várzea Grande, onde tem domicilio eleitoral, o pedido de desfiliação da sigla. 
Imagem: DivulgaçãoPrefeito Firmino Filho e secretário Salomão Sobrinho(Imagem:Reprodução)Prefeito Firmino Filho e secretário Salomão Sobrinho
Segundo Salomão, ele deve continuar na equipe de Firmino até que outra orientação seja dada. "Contudo, falta um ano para a eleição e, daqui até lá, não se sabe o que pode acontecer. Por precaução, nos próximos dias estarei me filiando a um outro partido político onde eu possa ter mais liberdade para atuar e, assim, quem sabe, me colocar como alternativa em caso de necessidade e/ou oportunidade", diz trecho da nota.

Ainda de acordo com Salomão, a decisão está relacionada à situação política de Várzea Grande.

Confira abaixo o anúncio
Uma informação:

Esta semana, depois de mais de 15 anos filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira, apresentei à direção do partido no município de Várzea Grande, onde tenho domicilio eleitoral, o meu pedido de desfiliação da sigla.

Em princípio, sou grato aos muitos amigos que fiz neste tempo de convivência no ninho tucano, pelo aprendizado que consegui alcançar e também apresento as minhas desculpas por eventuais desconfortos que possa ter causado a alguém.

Continuo acreditando firmemente no propósito e na honestidade de princípios do prefeito Firmino Filho, bem como admirando a sua forma de gerenciar a coisa pública e de se relacionar com os entes políticos e, ainda, orgulhoso de continuar integrando a sua equipe de auxiliares. Nenhuma reserva a quem quer que seja nem ao partido em si.

A minha decisão está relacionada mais à situação política em meu município.

A princípio, devo continuar na equipe do prefeito Firmino Filho até que outra orientação seja dada; contudo, falta um ano para a eleição e, daqui até lá, não se sabe o que pode acontecer. Por precaução, nos próximos dias estarei me filiando a um outro partido político onde eu possa ter mais liberdade para atuar e, assim, quem sabe, me colocar como alternativa em caso de necessidade e/ou oportunidade.

De resto, só agradecimentos: ao prefeito Firmino Filho, que não objetou sobre essa decisão, ao meu irmão Genésio Pereira de Sousa, presidente do PSDB no município de Várzea Grande, que facilitou a minha saída e aos que me apoiaram nessa opção.

O futuro a Deus pertence, então, vamos aguardar para ver o que ele nos reserva; mas vamos fazer isso sempre preparados para quando e se as oportunidades aparecerem.
Como diz a poesia do Acioly Neto: "Se avexe não; amanhã pode acontecer tudo, inclusive nada".

E vamos em frente!

fonte gp1

5 mil pessoas participam da caminhada do Outubro Rosa em Teresina


5 mil pessoas participam da caminhada do Outubro Rosa em Teresina

Programação do Outubro Rosa segue até o final do mês.

5 mil pessoas participam da caminhada do Outubro Rosa em Teresina
A alegria e a descontração tomaram conta da Avenida Frei Serafim na manhã desse sábado (03). Cerca de 5 mil pessoas participaram da 10º edição da caminhada do Outubro Rosa, promovida pela Fundação Maria Carvalho Santos, e que visa alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. 
Fotos: Elias Fernandes/ODIA
Embalada por músicas tocadas em um trio elétrico, a caminhada teve início no adro da igreja São Benedito, e foi encerrada em frente à sede da Fundação Maria Carvalho Santos, onde os participantes formaram o maior laço rosa humano do mundo. 
Entre os participantes da caminhada, estava a aposentada Eugenia Costa, que, aos 86 anos, encarou o percurso com disposição de dar inveja a muitos jovens. “É muito importante alertar às pessoas sobre o câncer de mama, que prejudica muitas mulheres”, afirmou a aposentada, que já garantiu presença na próxima edição da caminhada. 
A 10º edição da Caminhada do Outubro Rosa também chamou atenção pela presença dos homens no evento, acompanhando as esposas, mães, ou apenas apoiando a causa.  O Casal Valeria Diniz e Rafael Leal veio de São Luís, no Maranhão, para participar do evento desse sábado. Para eles, o câncer de mama não deve ser uma temática discutida apenas pelas mulheres, mas toda a sociedade tem um relevante papel na prevenção de novos casos. 
“É muito importante que os homens também participem desse tipo de discussão, pois todos nós convivemos diariamente com mulheres”, avaliou Rafael. “a participação dos homens é fundamental, porque eles também podem ter câncer de mama”, pontua Valéria.
Para Ana Celia Faustino, presidente da Fundação Maria Carvalho Santos,  a 10º edição da Caminhada do Outubro Rosa superou as expectativas da organização. “A cada ano ficamos mais surpresas com a quantidade pessoas que abraçam essa causa tão nobre. Queremos agradecer a toda população de Teresina e das cidades vizinhas, que compraram os kits, e participaram da caminhada”, comentou. 
A programação do Outubro Rosa segue até o final do mês, com atividades em diversos locais da cidade. “Vamos ter momentos de palestras e atividades educativas  em instituições, escolas e na própria Fundação. Vai ser um mês todo rosa, para lembrar a importância da prevenção ao câncer de mama”, explicou Ana Celia Faustino. 
Autoridades marcam presença na caminhada do Outubro Rosa
Autoridades e Políticos piauienses também estiveram presentes na 10º edição da Caminhada do Outubro Rosa. O governador Wellington Dias (PT), e a secretária de Educação, Rejane Dias (PT), acompanharam todo o percurso, e participaram da formação do Laço Rosa humano, na frente da Fundação Maria Carvalho Santos. 
O Governador parabenizou a organização do evento, e ressaltou a importância da discussão sobre o câncer de mama nas mais diversas esferas da sociedade. “Ainda é grande o preconceito, muitas vezes da própria mulher, outras vezes do próprio marido ou companheiro. Temos aqui uma oportunidade de tratar com muita seriedade a necessidade prevenção ao câncer de mama”, afirmou o governador. 
Para a secretária de Educação, Rejane Dias (PT), a caminhada é mais uma oportunidade de chamar a atenção da sociedade para a prevenção ao Câncer de Mama. “Esse ato chama atenção da sociedade para um problema tão sério, que é o câncer de mama. É importante lembrar que a prevenção ainda é o melhor remédio”, afirmou.
A vice-governadora, Margareth Coelho (PP), também acompanhou a 10º edição da Caminhada do Outubro Rosa. Ela lembra que o diagnóstico precoce do câncer de mama é fundamental  para aumentar as chances de cura   “Ainda é uma das maiores causa de morte entre as mulheres. É um câncer facilmente curável, se detectado precocemente. É importante alertar toda a sociedade, mulheres e homens, sobre a importância de prevenir o câncer de mama”, afirmou Margareth.
A senadora Regina Sousa (PT)  ressaltou a importância de atividades educativas como forma de prevenção ao câncer de mama. “Ainda há um tabu muito grande, as mulheres têm medo da mamografia. Esse movimento é importante para mostrar que é melhor prevenir do que adoecer”, comentou. 

fonte portal o dia


Homem armado invade sala na UESPI e assalta estudantes do CCHL


Homem armado invade sala na UESPI e assalta estudantes do CCHL

Assaltante roubou celulares e dinheiro dos estudantes do curso de Inglês.

Homem armado invade sala na UESPI e assalta estudantes do CCHL
A assessoria de comunicação da Universidade Estadual do Piauí informou que o problema de segurança nos campi da UESPI estão sendo melhorados. Afirmou ainda que medidas estão sendo tomadas para garantir a segurança dos alunos, como, por exemplo, o fechamento de portões antes do horário e o reforço da segurança nos locais onde acontecem aulas no período da noite. 
Mesmo com várias medidas de segurança, a assessoria da UESPI disse que é um problema estrutural e disse ainda que a maioria dos problemas estão no entorno dos campis.

Um assaltante armado com revólver invadiu uma sala de aula do Centro de Ciência Humanas e Letras da Universidade Estadual do Piauí na noite desta sexta-feira (02) e roubou celulares e dinheiro dos estudantes do curso de Inglês.
Segundo informações apuradas pelo Portal, o homem exigiu que todos ficassem em silêncio e olhando para o chão. Ele ainda teria ordenado que os estudantes ficassem na sala durante 20 minutos, pois teria outro assaltante esperando do lado de fora para atirar em quem saísse antes.
De acordo com Rivanildo Silva, que estuda na sala ao lado da que foi assaltada, as vítimas saíram transtornadas para avisar sobre o ocorrido. “Foi só nesse momento que o segurança que fica na entrada mais próxima desse nosso setor correu em direção ao campo de futebol, que estava completamente às escuras”, conta o estudante.
Rivanildo acrescentou que após alguns minutos, outros seguranças apareceram, um total de cinco. Um segurança teria questionado outro sobre o fato dos rádios comunicadores não terem sido carregados pelos seguranças da tarde. “Ou seja, alguns deles estavam sem comunicação”, concluiu o jovem.
O assalto ocorreu por volta das 19h30 e os estudantes foram orientados pelo professor a prestarem um Boletim de Ocorrência. As vítimas ainda ligaram para o 190, número da Polícia Militar, mas as linhas estavam congestionadas.

fonte portal o dia

Jovem desaparece e mãe desconfia de marido e ex-mulher

Jovem desaparece e mãe desconfia de marido e ex-mulher

Antônia Maria é de Amarante (PI) e morava há três anos em São Paulo.

Uma jovem de 19 anos desapareceu após fugir de casa no último dia 25 de setembro. Antônia Maria de Sousa Bezerra é de Amarante, no Piauí, mas morava em São Paulo com o marido há 3 anos.
O motorista Paulo Roberto Niero, companheiro da jovem, disse que os dois não haviam brigado e que estava tudo bem entre eles. Para ele, a mulher não tinha motivos para sair de casa. “No dia que ela desapareceu eu percebi que ela estava com pressa para que eu saísse. Fui ao banco e quando eu voltei ela já estava mais em casa. Liguei, mandei mensagem, mas ela não atendeu”, disse Paulo Roberto.
O marido disse ainda que esta não é a primeira vez que jovem sai de casa. “Ela já foi embora uma vez, mas depois ligou pedindo para voltar. Tenho fé que ela vai dar notícia”, falou Paulo.
Paulo Roberto começou a namorar com Antônia quando ela foi visitar o pai em São Paulo, aos 16 anos. Na época, Paulo era casado e Antônia era amiga de sua esposa. Com fim do casamento de Paulo, Antônia começou a namorara-lo e pouco tempo depois foram morar juntos.

Antônia Maria e Paulo Roberto (Foto: Reprodução/Facebook/Paulo Roberto)
Para a mãe de Antônia, Dona Maria Rita, Paulo Roberto e a ex-mulher são os culpados pelo desaparecimento da jovem. Ela contou ao PortalODIA.com que dias antes do desaparecimento da filha, uma mulher ligou e se passou por assistente social, pedindo dinheiro para mandar Antônia de volta ao Piauí.
A irmã de Dona Maria Rita conversou com a mulher no telefone e afirmou que a família não tinha condições de mandar o valor e pediu para falar com a Antônia. A jovem disse que queria voltar para casa e desligou o telefone. Em seguida, ela entrou em contato com outra tia, que mora em Teresina, dizendo que ligaria dois dias depois e que vinha para morar com ela na Capital.
Depois desses telefonemas a família nunca mais teve notícias de Antônia Maria. “Eu tenho certeza que foi a ex-mulher do Paulo que ligou se passando por assistente social. Ela é quem estava com minha filha, disse que ia sair com ela e sumiu. E ele sabe onde ela está”, relatou Dona Maria Rita muito emocionada.
Paulo Roberto disse que fez o Boletim de Ocorrência na cidade de São Paulo e que ele e a ex-mulher já prestaram depoimento à polícia. A família de Antônia Maria também já realizou o B.O na polícia da cidade de Amarante.

fonte portal o dia

Inquérito Promotor investiga irregularidades em convênio da Fundac

Inquérito

Promotor investiga irregularidades em convênio da Fundac

A investigação foi aberta pelo Ministério Público do Estado, através do promotor Fernando Santos, no dia 11 de setembro deste ano.

O Ministério Público, através do promotor Fernando Santos, instaurou inquérito civil público através da portaria de nº 43/2015, de 11 de setembro, para investigar convênio realizado pela antiga Fundação Cultural do Piauí (Fundac), que foi transformada na Secretaria Estadual de Cultura (Secult), na gestão do ex-presidente Scheyvan Lima.
Imagem: Kalberto RodriguesScheyvan Lima, presidente da Fundac(Imagem:Kalberto Rodrigues)Scheyvan Lima
Em 2014 havia sido instaurado procedimento preparatório para investigar irregularidade no Convênio de nº 45/2014 celebrado entre a Fundac e a Associação de Arte e Cultura Sertão Cultural, que tinha como objetivo realizar Programa Cultural no município de Parnaíba, por ocasião dos jogos da Copa do Mundo de futebol de 2014. O convênio foi assinado no dia 6 de junho de 2014 com o valor de R$ 219 mil.

Agora o promotor decidiu converter o procedimento preparatório em inquérito civil para continuar com as investigações. O promotor terá 90 dias para investigar o caso.

Scheyvan Lima assumiu a Fundac em janeiro de 2014 e ficou no cargo até dezembro do mesmo ano. A Fundac foi transformada em Secretaria Estadual de Cultura este ano e está atualmente sob o comando do deputado Fábio Novo.

fonte gp1