terça-feira, 13 de agosto de 2024

Suspeito de roubo é baleado após troca de tiros com a polícia em Teresina

 O baleado foi socorrido ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), enquanto o comparsa está detido


Um homem identificado apenas como Ruan, suspeito de roubo, foi baleado durante uma troca de tiros com policiais militares do 13º Batalhão de Polícia Militar, na tarde desta terça-feira (13/08), no residencial Parque Brasil, na zona Norte de Teresina. O seu comparsa foi preso.

Segundo relato de moradores da região, desde o início da manhã a dupla realizava assaltos na região. Com isso, policiais  realizaram diligências que culminaram na localização dos suspeitos.

Foto: ReproduçãoSuspeito de roubo é baleado após troca de tiros com a polícia na zona Norte de THE
Suspeito de roubo é baleado após troca de tiros com a polícia na zona Norte de THE

Ao se depararem com a viatura da PM, os suspeitos tentaram empreender fuga e trocaram tiros com os policiais.

O baleado foi socorrido ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), enquanto o comparsa está detido na sede do 13º BPM e depois deve ser encaminhado à Central de Flagrantes de Teresina

Fonte portal conectar Piauí 

Justiça Itinerante leva atendimentos gratuitos à Associação Amigos da Sopa de 19 a 23 de agosto


A partir da próxima segunda-feira (19), a Justiça Itinerante realiza atendimentos gratuitos na Associação Amigos da Sopa, localizada no bairro Santa Maria da Codipi, em Teresina. Os atendimentos iniciam a partir das 08h, mediante a entrega de senhas, e se estenderão até a sexta-feira (23).

 

Segundo a superintendente da Justiça Itinerante, Vanessa Brandão, a jornada faz parte de uma colaboração com a Defensoria Pública do Estado do Piauí, e trará serviços fundamentais ao exercício da cidadania de forma célere, simplificada e sem custos à população.

 

“Atuando junto com defensores e defensoras públicas, a comitiva da Itinerante estará presente em mais uma empreitada de disponibilização de serviços à sociedade, levando atendimentos diversos, como reconhecimento de paternidade, divórcio consensual e emissões de documentos básicos, para que a população goze de sua plena cidadania. Mas, para que isso ocorra, é válido ressaltar que o cidadão e cidadã leve os documentos mínimos exigidos para cada serviço, para que sejam devidamente atendidos”, afirma Vanessa Brandão.

A Justiça Itinerante é uma ferramenta do Judiciário que disponibiliza em um só lugar, há 20 anos, serviços que visam à garantia do exercício da cidadania, gratuitamente.

 

Veja os serviços oferecidos e a documentação necessária:

Reconhecimento de paternidade:
– Certidão de Nascimento ou Casamento, RG, CPF, comprovante de endereço da mãe e do pai, além da Certidão de Nascimento do menor.

 

Retificação de registro civil de nascimento, casamento e óbito:
– Documento que necessite ser retificado/documento que comprove a necessidade de correção, RG, CPF e comprovante de endereço.

 

Divórcio Consensual:
– Certidão de Casamento; Certidão de Nascimento dos filhos menores de idade e documentação de comprovação de imóveis, caso tenha, RG, CPF e comprovante de endereço.

 

Reconhecimento de união estável:
– RG, CPF, comprovante de endereço do casal, Certidão de Nascimento do casal atualizada, duas testemunhas e Certidão de Nascimento dos filhos menores de idade.

 

Suprimento e dissolução de união estável:
– RG, CPF, comprovante de endereço do casal, Certidão de Nascimento do casal atualizada, duas testemunhas e Certidão de Nascimento dos filhos menores de idade.

 

Suprimento/justificação de óbito:
– RG, CPF, Certidão de Casamento do falecido, declaração de óbito do hospital, declaração do cemitério do sepultamento e duas testemunhas. O solicitante deve levar RG, CPF e comprovante de endereço.

 

2º via de Registro Civil:
– Certidão do Registro Civil, CPF e comprovante de endereço.

 

RG (1ª e 2ª vias):
– Certidão de nascimento/casamento atualizada, 01 foto 3×4, comprovante de endereço, RG, CPF (original e cópia).


Fonte TJ Piauí 

Presidente da câmara de Bertolínia morre após sofrer descarga elétrica

 Na tarde desta terça-feira (13), Aldemar Nonato da Rocha, vereador e presidente da Câmara Municipal de Bertolínia, foi encontrado morto em sua residência. A vítima que tinha 50 anos, morreu após um choque elétrico enquanto realizava manutenção em um poste de energia na chácara onde morava.

De acordo com informações preliminares, Aldemar, conhecido popularmente como Ademazim, estava sozinho no momento do acidente.



Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou ao local, mas constatou que ele já havia falecido.


O local foi isolado para perícia, e o corpo foi removido pela equipe do Instituto de Medicina Legal (IML). 

A morte de Aldemar causou grande comoção em Bertolínia.


Fonte portal R10

 


Corpo de adolescente desaparecida em Teresina é identificado pelo IML

 O Instituto Médico Legal (IML) confirmou que o corpo encontrado em avançado estado de decomposição na última quinta-feira (08/08), no bairro Alto da Ressurreição, Zona Sudeste de Teresina, é da adolescente Maria Rita de Cássia, de 14 anos. A jovem estava desaparecida desde o dia 21 de julho.

Foto: Reprodução

A família já suspeitava que o corpo fosse de Maria Rita após reconhecerem as vestimentas e características físicas. O irmão da jovem, Nildo, informou que, apesar de Maria Rita ter desaparecido outras vezes, ela sempre retornava.

A causa da morte ainda não foi divulgada. A família realizará o velório da jovem nesta terça-feira (13/08). O caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

De acordo com a Polícia Civil do Piauí, o corpo foi encontrado em uma área de mata nas proximidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Alto da Ressurreição. A mãe da adolescente, Conceição de Maria Vidal, declarou que o velório ocorrerá às 15h na casa da família, seguido pelo enterro às 16h no cemitério do Alto da Ressurreição. Conceição afirmou que busca por justiça pelo ocorrido.

Maria Rita desapareceu na noite de 21 de julho, após sair de casa, situada na Vila Boa Esperança, bairro Dirceu I. A jovem foi vista pela última vez por volta das 22h, sem celular e apenas com a roupa do corpo. Câmeras de segurança registraram a adolescente na companhia de um vizinho, que tentou convencê-la a voltar para casa. Segundo a mãe da jovem, o vizinho, conhecendo os transtornos mentais da adolescente, tentou ajudá-la, mas sem sucesso.

O caso continua sendo investigado pela polícia, e a família aguarda mais informações sobre as circunstâncias da morte.

Fonte 180graus.con


MPPI participa de entrega de reforma do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez em Teresina

 

Representando o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 28ª Promotoria de Justiça de Teresina, a promotora de Justiça Marlúcia Evaristo prestigiou a entrega da reforma do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento as Pessoas com Surdez (CAS) em Teresina, realizada nessa segunda-feira (12).

Vinculado à Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC-PI), o CAS oferece apoio pedagógico para alunos da rede pública estadual e capacita professores para o atendimento de pessoas com surdez. De acordo com informações do governo estadual, a unidade atende mais de 600 estudantes, sendo 48 alunos com surdez e 560 no Núcleo de Formação.

A promotora de Justiça Marlúcia Evaristo explica que a 28ª PJ de Teresina, com atribuições de defesa das pessoas com deficiência e das pessoas idosos, tem acompanhado a obra, por meio de procedimento aberto devido à sua duração estendida.

“Realizamos visita às instalações em julho de 2024 e aguardamos os pareceres de arquitetura e engenharia para a conclusão ou não do procedimento. As instalações, pelo que foi possível verificar até o momento, ficaram muito boas”, destacou a promotora.

Fonte mp Piauí 


Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI