Entre os dias 12 e 17 deste mês de fevereiro, a Polícia Militar do Piauí realizou a Operação “Diga Não à Eventos de Carnaval” com intensificação de fiscalizações em conjunto com as equipes de Vigilância Sanitária em todo o Estado, em cumprimento ao decreto estadual de contenção da Covid-19, nesse período em que ocorreriam as festividades carnavalescas e foram canceladas devido à pandemia. As ações têm como objetivo garantir a segurança, a tranquilidade da população e a preservação da ordem pública, atuando de forma preventiva e/ou repressiva, inibindo ações delitivas, bem como na manutenção da saúde pública. Desde o dia 12/02 até o início da manhã de hoje (17), foram abordadas/orientadas 10.384 pessoas; 6.807 veículos abordados; 2.112 estabelecimentos orientados/fechados, resultando na apreensão de 27 armas de fogo e 76 TCOs lavrados, 14 por perturbação de sossego, 28 por infração à medida sanitária, entre outros.
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021
PMPI finaliza Operação ´´Diga Não à Eventos de Carnaval´´
Caminhão carregado de óleo pega fogo e atinge casa na BR-230 no Piauí
Durante o incêndio chovia bastante e moradores da localidade Boa Nova, local onde a carreta pegou fogo, tentavam agir para diminuir os danos
Um caminhão carregado com óleo de soja pegou fogo na manhã desta quarta-feira (17), em um trecho da BR-230, próximo entre Oeiras e São João da Varjota, na região Sul do Piauí.
De acordo com informações do Oeiras em Foco, o condutor ainda conseguiu estacionar o veículo no acostamento, mas as chamas se espalharam rapidamente e tomaram conta da carroceria da carreta, que logo em seguida se alastrou para a cabine da mesma.
Não demorou muito para se notar algumas explosões, onde o óleo começou a derramar e foi em direção a uma casa que tinha próximo a BR 230. As chamas acompanharam o caminho que o óleo fazia, e logo atingiram uma das paredes de um quarto da casa e alguns objetos que tinham no quintal.
Durante o incêndio, chovia bastante e moradores da localidade Boa Nova, local onde a carreta pegou fogo, tentavam agir para diminuir os danos. A Polícia Rodoviária Federal esteve no local realizando os primeiros procedimentos.
Foto - Oeiras em Foco
Foto - Oeiras em Foco
Fonte: piauihoje.com / com informações Oeiras em Foco
PGJ e coordenadora do GACEP entregam equipamentos de informática ao IML e visitam Instituto de Criminalística
A procuradora-geral de Justiça do Estado do Piauí, Carmelina Moura, e a promotora de Justiça Fabrícia Barbosa de Oliveira, coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (GACEP/MPPI), visitaram hoje (16) o Instituto Médico Legal (IML) e o Instituto de Criminalística (IC), ambos sediados no bairro Saci, zona sul de Teresina.
As representantes do Ministério Público entregaram oficialmente ao IML 17 equipamentos de informática, incluindo computadores e digitalizadores de alta performance, para operacionalização de parceria que prevê o acesso dos membros do MPPI aos laudos emitidos pelos profissionais legistas.
O módulo de laudos do IML será implementado no sistema de Busca Integrada de Dados (BID), já utilizado pelos integrantes do Ministério Público. O objetivo é agilizar e modernizar as atividades de investigação e processamento das infrações penais.
A procuradora-geral e a coordenadora do GACEP foram recebidas pelo delegado-geral de Polícia Civil, Luccy Keiko, pelo diretor-geral do Departamento de Polícia Técnico-Científica, Antônio Nunes Pereira, pelos coordenadores do IML, José Luiz Castelo Branco de Siqueira e Marcos Antônio de Araújo Santos Filho, e pela diretora do Instituto de Criminalística, Julieta Castelo Branco Ismael.
Foram realizados diálogos sobre as necessidades estruturais dos dois institutos, e também sobre a otimização dos fluxos para periciamento e destinação adequada de armas, veículos e entorpecentes apreendidos. A partir de uma abordagem interinstitucional e de um plano de trabalho coordenado e integrado, o GACEP desenvolveu e está executando o projeto PericiAR+, cujo principal objetivo é a promoção da agilidade na persecução criminal, com a diminuição das pendências de laudos periciais das armas de fogo, munições e explosivos armazenados no IC.
“Essa é uma importante atuação do Ministério Público do Estado do Piauí para o fortalecimento e reestruturação das polícias, com o aprimoramento das atividades dos profissionais, especialmente no IML e no Instituto de Criminalística. Nossa parceria tem o objetivo de conferir maior celeridade às perícias, agilizando os processos criminais e com resultados positivos para a sociedade piauiense”, declarou Carmelina Moura, após visitar as instalações.
fonte www.mppi.mp.br
Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
PM prende suspeitos roubar e clonar motos para revender nas redes sociais em Teresina
Dois homens foram presos, suspeitos de roubar e revender as motos pela internet. Investigação deve continuar para identificar outros participantes do golpe.
Polícia Militar prende suspeitos roubar e clonar motos para revender nas redes sociais, em Teresina — Foto: Polícia Militar
Dois homens foram presos suspeitos de participação em um esquema de roubo e clonagem de motocicletas para revender os veículos nas redes sociais. As prisões aconteceram na terça-feira (16), em Teresina. Cinco motos clonadas foram apreendidas com a dupla.
De acordo com a polícia, a investigação segue para identificar outros participantes do golpe. Um dos presos é suspeito por cometer os roubos e o outro por vender as motos clonadas.
Das motos apreendidas, os policiais conseguiram chegar à origem de duas delas. Segundo o capitão Frazão Neto, comandante da Força Tarefa da Secretaria de Segurança do Piauí, o grupo conseguia adulterar todos os elementos de identificação das motocicletas.
“É uma clonagem completa. Eles conseguem copiar a placa, chassi, motor e documentação. Dessa forma, como a moto está aparentemente regularizada, eles conseguem enganar os compradores e vender o veículo pelo preço de mercado”, comentou o capitão.
Além dos dois presos, os policiais suspeitam que haja outras pessoas participando do crime. “É toda uma quadrilha: tem os que roubam, os que adulteram cada elemento de identificação, e os que vendem as motos nas redes sociais”, disse.
fonte www.falapiaui.com
Polícia Dono do Hospital São Paulo morre aos 90 anos em Teresina
Delhpino Cortellazzi era natural do estado de São Paulo e residia no Piauí. Ele e sua esposa, Tereza Cortellazi, foram homenageados no ano de 2019 .
Na noite dessa terça-feira (16), o médico e proprietário do Hospital São Paulo, David Delphino Cortellazzi, morreu aos 90 anos, vítima de um infarto em sua casa, no Centro-Sul de Teresina.
De acordo com a Assessoria do Hospital São Paulo, o médico Delphino estava em sua residência, localizada no bairro Ilhotas, quando teve um mal súbito. Além de proprietário da unidade hospitalar, também era dono do Cine Rex.
- Foto: ASCOM AMB-PIMédico David Delphino Cortellazzi.
Delhpino Cortellazzi era natural do estado de São Paulo e residia no Piauí. Ele e sua esposa, Tereza Cortellazi, foram homenageados no ano de 2019 pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM-PI), como o casal de médicos mais antigo do estado, que juntos somam mais de 122 anos de carreira.
Em nota, nas redes sociais, a Academia de Medicina do Piauí lamentou a perda do médico e solidarizou os familiares.
Polícia PRF apreende 8,0 m³ de madeira ilegal em Piracuruca
Segundo a PRF, a apreensão ocorreu durante uma fiscalização de rotina, quando um veículo de carga foi abordado e o motorista não apresentou a documentação ambiental.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na tarde dessa terça-feira (16), 8,0 m³ de madeira serrada ilegal, na BR 343, na cidade de Piracuruca.
De acordo com a PRF, a apreensão ocorreu durante uma fiscalização de rotina, quando um veículo de carga, transportando madeira em tora de forma exposta, foi abordado. Ao fazer exame da carga, foi detectado que o produto florestal necessitava de documentação ambiental para poder transitar, no qual o condutor não apresentou.
- Foto: PRFCarga de madeira ilegal é apreendida pela PRF.
Ainda segundo os policiais, o motorista informou a origem da carga e declarou desconhecer a necessidade do porte da documentação. A carga também estava desprovida de documentos fiscais.
Diante da situação, toda a carga juntamente om o veículo, foram encaminhados aos órgãos ambientais, para os procedimentos cabíveis. O condutor deve responder por crime ambiental. Ele se comprometeu a se fazer presente em audiência judicial no Juizado especial criminal na cidade de Piracuruca.
fonte www.viagora.com.br
Vereadores da base ficam insatisfeitos após visita de Dr. Pessoa
Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com
Há um ditado popular que diz que a pessoa pensa "em fazer um giro e faz um giral". Foi mais ou menos o que aconteceu na Câmara de Teresina na manhã desta quarta-feira (17). O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), visitou a Casa em busca de paz com os vereadores. Mas a situação foi justamente o contrário.
Dr. Pessoa incomodou bastante parte da base com uma declaração polêmica. Alguns vereadores aliados e de primeira hora não gostaram da afirmação do prefeito.
"Não terá vereador de primeira hora. Todos vão ser tratados iguais. O que darei a um, darei a todos", disse Dr Pessoa. Essa afirmação irritou aliados.
Após a saída do prefeito, os vereadores da base conversaram com os jornalistas e manifestaram a indignação com a fala do prefeito. As insatisfações veem principalmente do MDB.
Os vereadores afirmam que estiveram na linha de frente da campanha. E até agora acreditam que não são tratados como merecem.
Ao final do encontro, o prefeito concedeu entrevista sozinho. Nem o presidente da Casa, Jeová Alencar, ficou ao lado de Dr. Pessoa. Os vereadores foram para o plenário abrir a sessão.
fonte cidadeverde.com
Policial militar reage a assalto e mata bandido a tiros na Zona Sul de Teresina
Um assaltante foi morto a tiros na manhã desta quarta-feira (17/02) ao tentar roubar um policial militar no bairro Vamos Ver o Sol, na Zona Sul de Teresina.
O policial voltava para casa de moto quando foi abordado pelo criminoso, que também estava em uma motocicleta.
O bandido atirou no policial, que ficou ferido, mas reagiu, efetuando vários disparos, matando o assaltante no local.
O caso aconteceu na Avenida Agricolândia e o tráfego de veículos ficou complicado na via.
A Polícia Militar foi acionada e atendeu a ocorrência. O policial foi encaminhado para o Hospital de Urgência de Teresina.
O Instituto de Medicina Legal foi acionado para remover o corpo.
fonte 180graus.com
Vídeo: vendedora comenta boatos de suposta autoria da morte de Izadora Mourão
Uma vendedora de roupas, moradora do bairro Santa Fé, que teve seu nome e fotos compartilhadas nas redes sociais em Pedro II, Norte do Piauí, como suposta autora da morte da advogada Izadora Mourão, afirmou na terça-feira (16/02) que ficou preocupada com a repercussão do caso.
"Não sei como me botaram nessa enrascada, nem aqui eu estava. Não conheço essa mulher. Eu estava na minha chácara lá no interior. Mas teve gente que disse que me viu lá, na minha moto, na frente da casa da mulher que morreu. Nem sei onde é essa rua", esclareceu Maria Alves ao Portal P2.
Ela afirmou que os boatos espalhados na internet surgiram também após a Polícia Militar deter seu esposo na frente da residência.
Segundo a mulher, a PM chegou em sua propriedade com seu esposo apenas informando sobre desacato de autoridade. Sem saber o motivo, depois o esposo disse para ela que os policiais procuravam por uma mulher de nome Maria.
Já no período da tarde do último sábado (13), quando retornou à cidade, ela ficou sabendo que seu nome e fotos estavam sendo compartilhados nas redes sociais por suposto envolvimento na morte da advogada Izadora Mourão, o que deixou a família bastante preocupada.
A PM chegou a procurar sites de notícias locais, no dia do crime, para informar que fotos da mulher que estavam sendo compartilhas não tinham qualquer relação com os suspeitos.
A mulher disse que seus filhos ficaram sem dormir e revelou ainda que vai tomar as providências judiciais necessárias acerca do caso.
Irmão da advogada foi preso
O jornalista João Paulo Mourão foi preso na segunda-feira (15/02) suspeito de matar a facadas a própria irmã, advogada Izadora Mourão, na manhã do último sábado (13/02), em Pedro II. Segundo o DHPP, ele é o principal suspeito do crime.
A mãe de Izadora afirmou à TV Meio Norte, na terça-feira (16/02), que seu filho é inocente a reafirmou a versão da família de que uma mulher com máscara e touca entrou na residência e teria assassinado a advogada.
fonte 180graus.com
Jovem de 22 anos é assassinada com vários tiros na porta de casa em Teresina
Uma jovem foi assassinada a tiros na noite desta terça-feira (16/02) no bairro Satélite, Zona Leste de Teresina.
Ela foi identificada como Fátima, de 22 anos, e foi morta com pelo menos cinco tiros.
Testemunhas contam que ela estava na porta de casa quando o atirador chegou e efetuou os disparos. Ela tentou correr, mas acabou morrendo no local.
Seu ex-companheiro foi assassinado há alguns anos e há a suspeita que sua morte tenha relação com o outro crime.
A perícia foi realizada e o corpo encaminhado para o Instituto de Medicina Legal.
O departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa investiga o caso.