sábado, 30 de dezembro de 2023

POLÍCIA Ex-detento é preso em flagrante com drogas e celulares próximo ao Complexo Penal de Altos, no Piauí

 No veículo em que ele conduzia foram encontrados entorpecentes, dinheiro e celulares

Um ex-detendo do sistema prisional piauiense foi preso em flagrante na noite desta sexta-feira (29), dirigindo um veículo onde drogas estavam escondidas. O homem foi capturado por uma equipe das Rondas Ostensivas de Caráter Prisional (Rocap).

De acordo com a Secretaria de Justiça (Sejus), o caso aconteceu nas proximidades da região do Complexo Penal de Altos. O condutor, identificado pelas iniciais F. D. D. C. S., foi conduzido para a Central de Flagrantes de Teresina para a realização dos procedimentos legais.

Além das drogas, foram encontrados no veículo uma quantia em dinheiro trocado e aparelhos celulares.

  

Ex-detento é preso em flagrante com drogas e celulares próximo ao Complexo Penal de Altos, no Piauí
Divulgação

Fonte: Portal A10+

fonte a10mais.com

Agentes de saúde repudiam atraso de pagamento de servidores da Prefeitura de Teresina

 Fotos: Ascom/SINDAST 

O Sindicato dos Agentes de Saúde de Teresina (SINDAST) denuncia a situação de caos administrativo na Prefeitura Municipal de Teresina e repudia o atraso na tabela de pagamento dos servidores. 

Em nota, a categoria pontua que é “importante que os servidores recebem seus salários a cada 30 dias para honrar compromissos financeiros e garantir o sustento próprio e de suas famílias e que os sinais de atraso do pagamento são apenas um dos sintomas doa caos administrativo a que estamos submetidos e que merecem o repúdio e atenção de todos, indicando a necessidade de um alerta permanente”. 

De acordo com o presidente do SINDAST, Antônio Jorge, o cenário é de incertezas sem o pagamento dos servidores efetivos da FMS. 

“Num primeiro momento eram somente os terceirizados, mas agora já se chegou ao último dia útil do mês de dezembro do ano 2023, sem o pagamento dos servidores efetivos da Fundação Municipal de Saúde (de acordo com o calendário divulgado pela própria PMT, o pagamento estava programado para o dia 29/12/2023), e num cenário de incertezas, com inadimplência de toda ordem provocando até suspensão de alguns serviços”, afirma Antônio Jorge, presidente do SINDAST. 

portal procurou a Prefeitura de Teresina sobre o exposto, mas até o momento não obteve retorno. O espaço fica aberto para esclarecimentos. 

 fonte cidadeverde.com

Crimes virtuais ultrapassam 4.600 registros em 2023; delegado alerta sobre o golpe do phishing

 Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Por Rebeca Lima 

Os registros de boletins de ocorrência sobre crimes praticados no meio virtual continuam crescendo no Piauí. Até o dia 15 de dezembro deste ano, a Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática (DRCI) já somava 4.626 ocorrências. Desse total, metade das modalidades envolve o estelionato.

Em entrevista ao portal, o delegado titular da DRCI, Humberto Mácola, destacou quais as práticas criminosas mais comuns no crime de estelionato.

“Pelo menos 50% da nossa demanda é o estelionato e nele entra a fraude, o golpe. O estelionato é o crime geral; dentro dele tem as várias especificidades, então qualquer crime no qual o criminoso utiliza de um engano, de um subterfúgio para levar a vítima ao erro e assim angariar um dinheiro, fazer com que ela [a vítima] tenha um prejuízo, isso é estelionato. Então, o golpe do Pix, o golpe da novinha, o golpe do estelionato amoroso ou estelionato emocional. Aí nós temos os outros crimes que são a importunação sexual, o stalking, que é a perseguição no meio cibernético, invasão de dispositivo informático”, disse.

Em comparação com anos anteriores, segundo dados da DRCI, o aumento de boletins de ocorrência envolvendo crimes virtuais foi de quase mil por ano. Veja tabela abaixo:

AnoQuantidade de B.O's
2017 97
2018252
2019287
20201711
20212767
20223752
20234626 * até o dia 15/12

*Dados estatísicos da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) 

O delegado explicou por que esse tipo de crime aumentou tanto desde a pandemia de Covid-19.

“Todo mundo ficou em casa, todo mundo começou a usar a internet. O criminoso que aplicava o golpe na rua, bilhete premiado, ele teve que ficar em casa, então ele se especializou. Hoje a Delegacia de Crimes de Informática já é a segunda delegacia mais demandada do Piauí, a gente só perde para roubos e furtos de veículos. Com a pandemia, a gente avançou em tecnologia 50 anos. Antes da pandemia, para você pedir um empréstimo você tinha que ir no banco, para financiar um carro tinha que ir na loja, hoje você financia o carro de casa, pega o empréstimo de casa, tudo pelo celular”, pontuou.

Concomitantemente a isso, as próprias empresas presentes na internet e a Polícia Civil precisaram se proteger virtualmente e aperfeiçoar suas técnicas de investigação.

“Dois fenômenos aconteceram com esse aumento da criminalidade na internet. O primeiro fenômeno foi a empresas que trabalham na internet e a polícia elas tiveram que reaprender a investigação e a se proteger. Hoje elas têm sistema de proteção que foram criados e a investigação hoje ela é do meio virtual. E o outro fenômeno é o usuário tendo que reaprender a se proteger”, acrescentou Humberto Mácola.

Ainda de acordo com o delegado, a nova modalidade de golpe que está se destacando atualmente é o phishing, quando criminosos se passam por agências bancárias ou instituições legítimas e “pescam” a vítima até ela fazer um empréstimo ou Pix para a conta do criminoso.

“Um golpe agora que está acontecendo muito é o com o Banco do Brasil. A pessoa cria um perfil falso no WhatsApp, envia para você dizendo que sua compra no cartão de crédito final tal, porque ele tem acesso aos bancos de dados, ele não sabe o número completo, mas sabe o final, foi recusada no valor tal, no estabelecimento tal, para confirmar diga ‘sim’ e para recusar diga ‘não fui eu’. Aí tem dois botões lá embaixo para você clicar. Qualquer um dos dois que você clica ele te leva para um outro WhatsApp com uma pessoa que se diz atendente e ele começa a falar para você ir no caixa eletrônico para fazer o procedimento, a pessoa vai e lá ele leva ela a fazer um empréstimo ou um Pix para uma outra conta, então isso é um phishing, uma pescaria, ele joga para vários usuários e aquele que retornar vai. É uma empresa criminosa”, destacou.

Já para o usuário não cair em golpes, o delegado pede que as pessoas sempre fiquem em alerta quando são oferecidos empréstimos ou promoções e confiram sempre os marcodres de segurança em sites e plataformas.

“O criminoso trabalha com o gatilho emocional da vítima, ele precisa despertar na vítima um interesse de qualquer maneira, mas as formas são variadas: links falsos, abordagens de pessoas que não são quem dizem ser, como funcionários de banco oferecendo empréstimos. Então, basicamente, o usuário da internet precisa tomar cuidado com aquilo que lhe é oferecido e não aquilo que ele procura. Quando ele vai procurar algo, ele vai em sites oficiais, em plataformas oficiais e mesmo assim nos sites oficiais ele precisa se atentar no cadeado que está no http, na barra onde ele digita o endereço eletrônico daquela empresa, precisa ter a autenticidade e até ele fazer uma transferência, ele precisa saber para quem está fazendo a transferência. Então, são dicas importantes”, pontua.

E quando a pessoa for vítima de algum crime virtual, a primeira orientação é comunicar nas suas redes sociais que estão utilizando seu perfil para praticar golpes e, em seguida, registrar um boletim de ocorrência.

“A pessoa virou vítima, ela precisa denunciar na sua plataforma (nas suas redes sociais) que aquele perfil é falso, que aquele link é falso, a pessoa precisa entrar nas suas plataformas e dizer que alguém está clonando o perfil dela, que estão pedindo dinheiro utilizando o perfil. Então, são ações administrativas. E ação jurídica, ela precisa imediatamente registrar um boletim de ocorrência, esse boletim pode ser registrado em qualquer delegacia de polícia do bairro ou pela internet em qualquer dia ou horário pelo link da Delegacia Eletrônica do Ministério da Justiça que lá tem o Piauí e pode inclusive fazer o upload de arquivos, ou então pode vir na DRCI no horário comercial e fazer o boletim de ocorrência também”, finaliza Humberto Mácola.

fonte cidadeverde.com

Suspeito de matar morador de rua em Teresina é preso trabalhando em circo no Maranhão

 Djalma Lima, apontado como o principal suspeito de um brutal homicídio ocorrido em junho deste ano, foi detido neste sábado (30/12) escondido em um circo na cidade de Caxias, Maranhão. A vítima, um morador de rua, foi assassinada a facadas e pedradas em frente à Central de Abastecimento do Piauí (Ceasa), desencadeando uma intensa investigação policial.

Djalma, foragido, adotava o nome falso de Gabriel Lima de Sousa enquanto trabalhava no circo. A captura foi realizada pela equipe da Coordenação da Diretoria de Operações Policiais (DEOP) do Piauí, após meticulosa investigação que levou à sua localização em Caxias.

FOTO: REPRODUÇÃO / SSPSuspeito de matar morador de rua, em Teresina, é preso trabalhando em circo no Maranhão

O delegado Tales Gomes, coordenador da DEOP, revelou que o homicídio ocorreu após um desentendimento entre a vítima e Djalma, relacionado a crimes cometidos na região. O confronto culminou na trágica morte do morador de rua, que foi atacado a golpes de faca e pedra.

O cenário do crime, em frente à Ceasa, foi palco de uma briga entre dois moradores de rua, conforme relatado pelos vigilantes do local na época. Djalma, durante a disputa, perpetrara o assassinato que agora resultou em sua prisão.


fonte 180graus.com

Dra. Vanessa Leite emite nota e esclarece polêmica em torno da agressão da Dra. Claudete na Central

 No dia 27 de dezembro, a advogada Dra. Claudete Miranda foi vítima de uma violenta agressão dentro da Central de Flagrantes de Teresina. O ataque, que envolveu três mulheres, incluiu socos, puxões de cabelo e uma série de xingamentos à profissional. As suspeitas do crime foram presas, mas foram liberadas em seguida, devendo responder judicialmente por lesão corporal leve, injúria e ameaça.

Em resposta a essa matéria, a Dra. Vanessa Leite, também advogada, procurou o Portal 180graus para enviar um direito de resposta. Segundo ela, tem sido alvo de ameaças e xingamentos por parte da advogada Claudete e seu grupo. A Dra. Vanessa informa que já registrou uma representação na OAB em 26 de dezembro de 2023 e um boletim de ocorrência em 21 de outubro de 2023, datas anteriores ao ocorrido na Central de Flagrantes.

Sobre o dia 27 de dezembro a nota informa que a "Dra. Vanessa dirigiu-se à central de flagrantes para registrar o nome de um cliente. Nesse momento, a advogada Claudete entrou no local e tentou puxar o livro de registro das mãos da Dra. Vanessa, sem sucesso, proferindo ameaças contra ela. Com medo, a Dra. Vanessa compartilhou a situação com sua família, e sem seu conhecimento, três de suas irmãs foram até a central. Ao chegarem lá, testemunharam um ambiente hostil. Claudete, insatisfeita em apenas ameaçar a Dra. Vanessa, aproveitou-se de sua ausência na recepção para empurrar uma das irmãs dela e ameaçá-la. O incidente resultou em um conflito lamentável".

A Dra. Vanessa esclarece ainda que "nunca foi sua intenção que suas irmãs fossem ao local, muito menos que se envolvessem em qualquer tipo de agressão. Como uma jovem advogada, ela tem enfrentado desafios para exercer sua profissão devido a esse grupo. Ela acredita que, como mulheres, devemos nos unir para construir um ambiente de trabalho saudável e respeitoso. É fundamental superarmos nossas diferenças de maneira construtiva. A Dra. Vanessa agradece pela compreensão de todos e espera que possamos trabalhar juntos para promover um ambiente mais positivo para todos nós".

Assista ao vídeo: 

Nota de repúdio da OAB Piauí: 

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio da Comissão da Mulher Advogada (CMA) e da Comissão de Defesa das Prerrogativas, vem a público manifestar o seu repúdio às agressões sofridas pela Advogada Claudete Miranda Castro nas dependências da Central de Flagrantes de Teresina, na quarta-feira (27/12).

Na ocasião, a Advogada se encontrava na sala da OAB-PI, localizada dentro da Central, quando foi agredida. A violência foi interrompida pela atuação de funcionários do local.

Cumpre-se destacar que é inaceitável todo tipo de violência que vitimiza mulheres, e não há justificativas para episódios assim. Neste sentido, a Comissão da Mulher Advogada vem atuando de forma efetiva no enfrentamento a essa epidemia de violência no nosso Estado.

A OAB Piauí, por meio da Comissão de Defesa das Prerrogativas, esteve presente no local e acompanhou todo o procedimento. Foi solicitado ao delegado de plantão as imagens do circuito interno de vigilância, para instruir o processo criminal, e a realização de todas as medidas cabíveis.

A Seccional manifesta apoio e solidariedade à Advogada agredida. E, ao lado das Comissões citadas, adotará as medidas necessárias junto à Polícia civil para auxiliar e acompanhar a investigação do caso e a punição cabível.

Reiteramos a urgência em conscientização para que atos violentos contra Advogadas e Advogados cessem. Precisamos nos unir em prol de uma sociedade pacífica e justa para todos. Continuaremos acompanhando a situação até a resolução do fato. A Seccional reafirma o seu compromisso na defesa das Prerrogativas das Advogadas e dos Advogados piauienses.

Nota da advogada Claudete Miranda na integra: 

NADA justifica a agressão coletiva e premeditada que sofri! Laudos, testemunhas e FILMAGEM comprovam toda a agressão praticada contra mim e que em nenhum momento empurrei ninguém. Essa é a postura típica dos agressores: CULPAR E CRIMINALIZAR A VÍTIMA. Através de falsas narrativas, injúrias e difamações, passam a expor a vítima para tentar fazê-la desistir de lutar por justiça. EU SOU A VÍTIMA de um crime covarde! Existem provas de cada agressão que eu sofri! Todos(as) que me agrediram, sem exceção, serão responsabilizados(as) pelos seus atos covardes contra a minha pessoa e também por omissão, tanto na esfera criminal, quanto cível. E espero a apuração administrativa rigorosa por parte da OAB Piauí, a começar pelo afastamento cautelar provisório da advogada mentora das agressões que sofri, que é irmã das 3 mulheres que me agrediram, com posterior punição pelo Tribunal de Ética e Disciplina. Uma advogada com esse tipo de postura merece ser expulsa da Ordem dos Advogados, pois seu agir mancha nossa classe! É o mínimo que espero da minha instituição de classe: que me defenda, que zele pela minha segurança e que puna quem deliberadamente me agrediu! Quero crer que o Dr. @celsobarros.adv, enquanto presidente da OAB Piauí, não vá compactuar com nenhum tipo de agressão contra um advogado ou advogada piauiense! Eu, meus colegas de profissão e toda a sociedade estamos vigilantes nesse caso, que não condiz com a história de uma classe que é tão nobre! Somos guerreiros! Nossa classe é digna! E por ser uma guerreira nata, lutarei incansavelmente para que nenhuma das pessoas que me agrediu saia impune!AGRESSORES NÃO PASSARÃO! JAMAIS!

fonte 180graus.com

Homem morre em grave acidente de moto no Piauí; corpo é encontrado debaixo de ponte

 Um homem, ainda não identificado, teve sua vida ceifada em um acidente na PI 110, no trajeto de Piripiri à Barras, durante a madrugada deste sábado (30/12). As autoridades foram alertadas, e a Polícia Militar prontamente atendeu à ocorrência.

Ao chegar ao local, encontraram o corpo da vítima sob a ponte do Assentamento Novo Brasil, próximo de uma moto Titan 150 vermelha com placa de Timon-MA. Há suspeitas de que o homem, vestindo short vermelho e camisa azul, estivesse retornando de um evento em Boa Hora quando o acidente ocorreu.

FOTO: REPRODUÇÃO

As circunstâncias que levaram ao acidente estão sob investigação, e a Polícia acionou o IML para a remoção do corpo. A comunidade local vive momentos de consternação diante dessa triste fatalidade, enquanto aguarda esclarecimentos sobre as causas do ocorrido.

fonte 180graus.com