sexta-feira, 12 de março de 2021

Comandante Geral participa de homenagem aos heróis da Batalha do Jenipapo

 


Na manhã desta sexta-feira (13), ocorreu hasteamento da bandeira e aposição de flores no Palácio de Karnak, em homenagem aos que lutaram na Batalha do Jenipapo no dia 13 de março de 1823 pela Independência do Brasil. Esse momento foi acompanhado pelo sexteto da Banda de Música da PMPI. Devido à pandemia causada pela Covid-19, os eventos normalmente realizados na cidade de Campo Maior, no Monumento aos Heróis do Jenipapo, foram cancelados. 




Apesar do cancelamento das comemorações, essa data não poderia deixar de ser lembrada e celebrada. O Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí, Coronel Lindomar Castilho, destacou que o 13 de março é uma data importante tanto para o Piauí quanto para o Brasil e que representa a luta e contribuição do povo piauiense para liberdade e soberania do Brasil. Também enfatizou a importância de enaltecer a história dos antepassados, pois reforça os ânimos e a coragem, proporcionando motivação para seguir conquistando espaço para o povo, garantindo a soberania. 


O Tenente-Coronel Rômulo Gonçalves, Subcomandante do 2º BEC, e o  Comandante do 25º BC, Tenente-Coronel Borges, destacaram a Batalha do Jenipapo como um grande marco histórico e que deve ser preservado na memória a luta daqueles que tinham como ideal a liberdade e a consolidação do território. Também estiveram presentes o Chefe do Gabinete Militar, Coronel Castelo, e o Secretário de Governo, Osmar Júnior.

O Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, destacou que "foi nesta data que, em Campo Maior, tivemos um momento que marcou a história da Independência do Piauí e do Brasil, quando muitas pessoas morreram lutando por esses ideais de independência”. Também completou destacando que, diante do atual cenário causado pela pandemia, não é possível realizar as comemorações, no entanto é importante preservar a memória daqueles que lutaram pela independência. “Nos sentimos cheios de energia para enfrentar os desafios do presente e, com certeza, assim como lá atrás, colocamos toda nossa coragem de homens e mulheres destemidos também agora para vencer o coronavírus, bem como as dificuldades que temos na área social, econômica, sempre trilhados nos ideais de 13 de março”, concluiu.

fonte www.pm.pi.gov.br

Homem morre após colidir contra animal na PI 143

 Um acidente ocorrido na noite desta quarta-feira, 10, no KM 43 da PI 143, provocou a morte de Isaías Gonçalves Pedrosa.




Foto: reprodução

Um acidente ocorrido na noite desta quarta-feira, 10, no KM 43 da PI 143, provocou a morte de Isaías Gonçalves Pedrosa.

O homem de 47 anos, seguia de moto de Oeiras para Santo Inácio do Piauí, onde residia, quando colidiu contra uma vaca que cruzava a pista.

Com o impacto, Isaías Gonçalves Pedrosa teve traumatismo craniano e foi conduzido a UPA de Oeiras e logo em seguida transferido para Teresina, mas não resistiu aos ferimentos, morrendo na madrugada desta quinta-feira.

Isaías Gonçalves retornou para Santo Inácio do Piauí recentemente, após passar dois meses trabalhando no estado de Santa Catarina. Seu corpo foi velado e sepultado na localidade conhecida como KM 35.

fonte www.falapiaui.com

Jovem é executado com vários tiros no bairro São Joaquim em Teresina

 De acordo com informações, Ele pilotava uma motocicleta preta e trafegava pela rua David Aguiar, próximo ao mercado do bairro, quando foi alvo dos tiros.




Na manhã desta sexta-feira (12) um jovem de 26 anos identificado como Enoque de Carvalho foi morto com vários tiros no bairro São Joaquim, localizado na zona norte de Teresina.

De acordo com informações, Ele pilotava uma motocicleta preta e trafegava pela rua David Aguiar, próximo ao mercado do bairro, quando foi alvo dos tiros. 

Enoque caiu no chão, mas permaneceu em cima do veículo. Populares acionaram o 9º Batalhão da Polícia Militar, que isolou a área.  O 9° Batalhão da Polícia Militar e o Departamento de Homicídios já estão no local e a área foi isolada. A Polícia Civil realiza a perícia.

fonte www.falapiaui.com

CRM e entidades de saúde divulgam nota defendendo fechamento de serviços por 14 dias

 Foto: Roberta Aline


O Conselho Regional de Medicina (CRM) e entidades ligadas aos profissionais de saúde divulgaram nota pública na tarde desta sexta-feira (12) defendendo a suspensão total de atividades não essenciais, devido o agravamento da pandemia. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) também integrou o comunicado. 

Veja aqui nota das entidades

Assinam a nota o Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI), a OAB Piauí, Conselho Regional de Enfermagem- COREN-PI e do Conselho Regional de Fisioterapia- CREFITO-14. As entidades alertam à sociedade e aos gestores piauienses para a adoção de medidas mais rígidas e eficazes para a preservação da vida humana no momento de pandemia. 

A nota conjunta expõe a situação real do sistema de saúde em decorrência da grande quantidade de casos e óbitos causados pela Covid-19. 

O aumento do número de casos e óbitos pela Covid, a circulação das novas variantes do coranavírus, a ocupação de 100% dos leitos de UTI, a lista de espera, a escassez de insumos e medicações no mercado, o ritmo lento de vacinação, dentre outros assuntos foram abordados no documento.

O comunicado reforça o que o CRM-PI já vem alertando, qual seja a necessidade de reforço na adoção, tais como o uso de máscara, higienização das mãos, bem como a ampliação das medidas restritivas já implantadas no que se refere à circulação de pessoas, o distanciamento social ampliado, entre outras. 

O que as entidades concordam é que faz-se urgente a adoção de medidas que impeçam mais mortes, principalmente por falta de vagas no sistema de saúde pública e privado.

“A preocupação é que o Piauí não se torne uma Amazonas em que a capital, Manaus, ficou sem atendimento, devido o colapso no sistema”, disse Mírian Parente, presidente do CRM. 

fonte cidadeverde.com

Greve dos motorista de ônibus que dura um mês em Teresina repercute no Jornal Nacional

 



A greve dos motorista de ônibus em Teresina, que já dura um mês, foi tema de matéria do Jornal Nacional, da Rede Globo, na noite desta quinta-feira (12/03).

Foi mostrado que teresinenses aguardam até três horas por um ônibus, ou usam transportes alternativos, que são caros, lotados e sem nenhuma medida de prevenção contra a Covid-19.

A jornalista Aline Moreira realizou a reportagem que revelou também o prejuízo no comércio da capital.

Os motorista e cobradores reivindicam pagamento de benefícios e salários atrasados.

Clique aqui e confira a reportagem

fonte 180graus.com

PI: Pais de autista denunciam preconceito de empresa de ônibus por causa de passe-livre

 O Ministério Público do Piauí, através da promotoria de justiça de Beneditinos, converteu notícia de fato em procedimento administrativo para apurar denúncia de irregularidade contra a empresa Princesa do Poty/São Gonçalo.

Famílias assistidas denunciaram que funcionários da empresa insultam pessoas portadoras de necessidades especiais que fazem uso do passe-livre.

Os pais de uma criança com autismo denunciou que sofrem de forma reiterada preconceito, sendo inclusive, por parte dos funcionários da viação, sendo desferidas expressões como: "Estamos fazendo um favor para vocês".

Um pais denunciou que  foi obrigado a levantar-se de seu assento para conceder lugar para outro passageiro que estava pagando, por este ser o único beneficiado com o passe-livre. O declarante ainda acrescenta que ouviu a conversa entre o cobrador e este outro passageiro, ocasião em que o cobrador relatou: "Diga que eu mandei ele sair".

A promotora Denise Costa Aguiar determinou uma série de diligências para apuração do caso.

 fonte 180graus.com

Crânio humano é achado dentro de sacola em terreno baldio no Norte do Piauí

 Um crânio humano foi encontrado por um morador dentro de uma bolsa em um terreno baldio, na manhã desta sexta-feira (12/03), na Avenida Brasil, centro de Buriti dos Lopes, Norte do Piauí. As informações são do Portal do Rurik.

De acordo com populares, quando o crânio foi encontrado, ele estava dentro de uma bolsa prateada da marca Hering, e, enrolada numa sacola plástica de cor verde.

O Instituo Médico Legal (IML) e a Perícia Criminal de Parnaíba estiveram no local e recolheram o crânio para exames preliminares. Eles disseram para uma vizinha residente na mesma avenida, que o crânio pode ser antigo – ter vários anos - de uma pessoa idosa.   

 

O terreno por ser abandonado, é bastante utilizado por vândalos e usuários de drogas. Os vizinhos contaram que o local é moradia de um homem com problemas mentais, e que ele tinha hábitos de carregar restos de animais em putrefação e descartar no local.

    d

 fonte 180graus.com