terça-feira, 19 de novembro de 2024
Nota de Pesar PM Piaui
Acusado de matar estudante já assassinou mulher em Teresina; veja a ficha criminal
O adolescente escolhia vítimas de forma aleatória por morarem na região controlada pela facção rival
O adolescente, identificado como Francisco Emmerson da Silva Meneses, de 15 anos, conhecido como Emmerson da Baixada, preso nessa segunda-feira (18/11), acusado de assassinar o adolescente Pedro Leonardo da Silva Furtado, de 14 anos, no bairro Pedra Mole, também é responsável por uma série de crimes também registrados na zona Leste de Teresina.
Segundo investigações da Secretaria de Segurança do Pública do Piauí (SSP-PI), o acusado, que afirma ser membro da facção criminosa Bonde dos 40, tem a característica de escolher vítimas de forma aleatória, em sua maioria somente por morar na região sob controle da organização criminosa rival. Um dos casos no qual Emmerson está envolvido é a morte a tiros de Regina Célia da Silva Magalhães, no dia 31 de março deste ano, também no bairro Pedra Mole.
Na época do crime, o adolescente, diante da agressividade, chegou atirando na frente da casa onde se encontrava um grupo de pessoas e acabou atingindo Regina Célia. A vítima chegou a ser socorrida ao Hospital São Carlos Borromeo, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O principal alvo do criminoso seria sobrinho da vítima, conhecido como ‘Jamanta’, acusado de envolvimento com uma facção rival.
Já no dia 1º de abril, horas depois do homicídio, Emmerson se dirigiu ao Portal da Esperança e efetuou vários disparos de arma de fogo contra Roniel Gomes de Oliveira e sua namorada, Ana Carolina de Sousa Gomes. Da mesma maneira que o ataque anterior, o acusado atirou e atingiu pessoas que não possuíam envolvimento com qualquer facção, porém com alguma ligação com seus alvos.
No dia 5 de maio deste ano, Emmerson e um comparsa foram apreendidos suspeitos de roubarem a motocicleta de um motorista por aplicativo, ainda no bairro Pedra Mole, zona Leste de Teresina. Contra Emmerson havia dois mandados em aberto por homicídio, latrocínio e outros roubos.
Em agosto, o adolescente atirou contra pessoas em uma arraiá, no Conjunto HBB, e atingiu quatro vítimas. O crime teria sido motivado por vingança após sua namorada ter sido ameaçada pelo membro de uma facção criminosa rival. Durante a apreensão, nessa segunda-feira (18/11), o adolescente confessou está envolvido em ao menos sete homicídios na capital.
fonte conectapiaui.com.br
Polícia cumpre mandado contra "Piranha", suspeito de assassinar cadeirante a tiros na porta de casa no Piauí
Piranha ostenta extenso histórico policial por outros crimes. O homicídio ocorreu em julho deste ano
A Polícia Civil do Piauí, através da Delegacia da cidade de Luzilândia, cumpriu mandado de prisão preventiva de um criminoso de iniciais F.J.C.S., vulgo "Piranha", nesta terça-feira (19). Trata-se de mandado expedido em uma investigação que apura a execução de Félix Pereira de Freitas Neto, 30 anos, ocorrida na noite do dia 19 de julho deste ano no município.
A vítima, que era cadeirante, estava na porta de uma residência do bairro Coroa, em Luzilândia, quando foi abordada e morta com vários disparos de arma de fogo. Félix Pereira morreu ainda no local do crime.
O cumprimento foi efetuado no sistema prisional, onde onde o investigado já estava preso pela prática de outros crimes. Piranha ostenta extenso histórico policial.
Fonte: Portal A10+
Oito meses depois, suspeitos de matar morador em situação de rua no Centro de Teresina são presos
O crime aconteceu em março deste ano; vítima foi morta a pauladas
Dois homens, de inicias Z.C.B.A e E.C.R, foram presos, na segunda (18) e na terça-feira (19), suspeitos de matar um morador em situação de rua a pauladas na Praça João Luís Ferreira, no Centro de Teresina. O crime aconteceu em março de 2024.
Segundo o delegado Sérgio Alencar, titular da 1ª Delegacia, o crime foi registrado pelas câmeras instaladas próximo ao local do fato.
Na época do fato, testemunhas relataram à polícia que a vítima estava dormindo quando foi surpreendida por duas pessoas, que o agrediram a pauladas. A madeira utilizada no crime foi encontrada próximo ao corpo e com marcas de sangue.
A motivação do crime ainda não foi revelada. Os presos foram encaminhados para a delegacia e ficarão à disposição da justiça.
Fonte: Portal A10+
Baleia em decomposição é encontrada encalhada em praia de Luís Correia
Moradores da região acharam o animal
Moradores da cidade de Luís Correia encontraram uma baleia-cachalote encalhada, nesta terça-feira (19), na Praia de Maramar. O animal, de 12 metros e com peso aproximado de 4 toneladas, estava em estado de decomposição.
O Instituto Tartarugas do Delta foi acionado e tomou as medidas necessárias para retirar a baleia do local. A ação contou com a ajuda de um trator.
Segundo biólogos que foram até a praia, a baleia está morta há, pelo menos, três meses. A cauda do animal não foi encontrada.
Para garantir segurança durante a remoção, o local foi isolado pela Polícia Ambiental. O animal será enterrado em uma área acima da praia.
fonte bandpiaui.com.br
Mais de 250 policiais militares do Piauí foram promovidos nesta terça (19)
A ação aconteceu no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar
Uma solenidade em honra ao Dia da Bandeira, ocorrida nesta terça-feira (19), promoveu 255 policiais militares no Quartel do Comando Geral (QCG), em Teresina.
O governador do estado, Rafael Fonteles, e o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, estiveram presentes no cortejo, cujo propósito era reconhecer os serviços prestados pelos PMs.
Segundo o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, mais de 3200 profissionais foram promovidos desde janeiro do ano passado.
“É um momento que marca mais uma etapa de progressão na carreira desses profissionais que se dedicam diuturnamente. Ficamos felizes com o reconhecimento do governador e do secretário à PM-PI, instituição quase bicentenária de muito trabalho em prol dos cidadãos piauienses”, afirmou.
fonte bandpiaui.com.br
Idoso morre espancado por moradores após estuprar menina de 12 anos em Teresina
O suspeito chegou a ser socorrido com vida, mas morreu no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) por hemorragia interna
Um idoso, que não teve a identidade revelada, de 71 anos, suspeito de estuprar uma menina de 12 anos, morreu nesta segunda-feira (18) após ser linchado por moradores da Vila Dagmar Mazza, na Zona Sul de Teresina.
Segundo informações da Polícia Militar, o idoso atraiu a adolescente para dentro da sua residência oferecendo bombons, quando ela estava a caminho de uma creche, que fica em frente a casa dele. Em seguida, a menina foi encontrada sem roupa pela polícia na casa do suspeito.
Após o ato, moradores do bairro se revoltaram e invadiram a casa do idoso, iniciando o linchamento. Ainda segundo a polícia, ele chegou a ser socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que o conduziu para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). No entanto, devido a gravidade dos ferimentos, ele teve hemorragia interna e morreu na unidade de saúde.
A menina foi encaminhada ao Conselho Tutelar, onde recebeu atendimento.
Fonte: Portal AZ
Polícia Civil prende líder do PCC acusado de tráfico e homicídios no litoral do Piauí
A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia Seccional de Luís Correia, prendeu nesta segunda-feira (18/11) Eduardo Oliveira Machado, conhecido como "Madruga", apontado como um dos principais traficantes do litoral piauiense e líder da facção criminosa PCC na região.
Contra Madruga foram cumpridos dois mandados de prisão após ele passar por audiência de custódia devido a uma prisão realizada pela PRF no último dia 16. Agora, ele está detido por força de quatro mandados de prisão em aberto.
Entre os crimes atribuídos a Madruga, ele é acusado de ser um dos mandantes do duplo homicídio e tentativa de chacina ocorridos na Praia de Atalaia, em junho de 2023.
Segundo a Polícia Civil, a prisão faz parte de uma operação para desarticular lideranças do PCC no litoral piauiense, interromper o tráfico de drogas e combater crimes violentos relacionados à facção.
fonte 180graus.com
Vigilante morre em acidente de moto enquanto buscava a filha no trabalho em Teresina e causa comoção
Um vigilante identificado como Antônio Luís Rezende da Silva, 49 anos, morador da região da Vila Irmã Dulce, em Teresina, faleceu na tarde desta terça-feira (19/11) após sofrer um acidente de moto na BR-316, próximo a uma fábrica onde trabalhava. O homem, que fazia o mesmo trajeto diariamente para buscar sua filha Gabriela no trabalho, perdeu o controle da motocicleta enquanto fazia um retorno, segundo informações de testemunhas.
De acordo com Marceleide Veras, colega de trabalho da filha da vítima, o acidente ocorreu em um momento de rotina. “Ele sempre vinha buscar a Gabriela, nosso estagiário de psicologia, por volta das 13h30. Era um horário habitual para ele”, contou.
A tragédia foi comunicada à família de forma inesperada. Uma pessoa que encontrou o celular da vítima no local do acidente ligou para a jovem, que estava no trabalho aguardando o pai. Inicialmente, Gabriela achou que poderia ser um trote, mas ao chegar ao local, acompanhada de colegas e familiares, foi informada que seu pai já havia falecido.
Testemunhas relataram que o homem perdeu o controle da moto, colidiu no meio-fio e foi arremessado. A motocicleta teria caído sobre ele, intensificando o impacto. Nenhum outro veículo esteve envolvido no acidente, conforme informações preliminares.
Marceleide descreveu a reação da filha ao chegar ao local: “Foi um choque muito grande. Ela ficou extremamente abalada, pois essa era uma rotina deles. Ele era um pai muito presente e cuidadoso.”
A Polícia Civil está investigando o caso e realizando os procedimentos para esclarecer as causas do acidente. O clima é de comoção entre amigos e familiares, que destacaram a dedicação do vigilante à família e ao trabalho.