terça-feira, 22 de agosto de 2017

Ex-prefeito de Cristino Castro sofre grave acidente na BR-135

Ex-prefeito de Cristino Castro sofre grave acidente na BR-135


A Secretaria Estadual de Saúde informou ao Cidadeverde.com que o estado de saúde do ex-prefeito de Cristino Castro,  João Falcão Neto, continua grave. Por volta das 18h30, o ex-prefeito foi transferido do Hospital de Bom Jesus para o Tibério Nunes em Floriano. Ele foi levado por ambulância do Samu avançado.
A família tentou transferi-lo por Samu aéreo até Teresina, mas devido o horário a aeronave não pôde fazer a decolagem. 
O boletim médico informa que João Falcão teve traumatismo craniano e está com edema na face e tórax. A previsão é que ele deve chegar em Floriano por volta das 21h30 desta terça-feira. 

O ex-prefeito de Cristino Castro, João Falcão Neto foi vítima de um grave acidente no início da tarde desta terça-feira (22) na BR-135. O carro modelo Hilux que o prefeito seguia capotou próximo ao povoado Sítio, zona Rural do município. 
Em contato com o Cidadeverde.com a família informou que o estado de saúde do ex-gestor é grave. Ele sofreu um traumatismo craniano e torácico e passa neste momento por cirurgia no Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus, a 632 km de Teresina.
Segundo informações de testemunhas o prefeito retornava da capital. João Falcão tem 53 anos e é irmão do também ex-prefeito Valmir Falcão. e uma das principais lideranças políticas no Sul do Estado. O político é uma das principais lideranças  no Sul do Estado.
Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde, o ex-prefeito está respirando com a ajuda de aparelhos e passa pro cirurgia neste momento. O Samu aéreo chegou a ser solicitado mas por conta do horário e da falta de visibilidade, não será possível realizar o voo de resgate.
A direção do hospital aguarda a liberação do paciente da cirurgia pois a transferência deve ser realizada em aeronave particular de amigos do ex-gestor.

fonte www.blogger.com

Promotores de Justiça do MPPI participam de curso de aperfeiçoamento para agentes políticos do Ministério Público brasileiro

Promotores de Justiça do MPPI participam de curso de aperfeiçoamento para agentes políticos do Ministério Público brasileiro

Promotoras de Justiça participam de curso em Belo Horizonte-MG

Teve início nesta segunda-feira, 21 de agosto, na sede do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Curso de Aperfeiçoamento para Agentes Políticos do Ministério Público Brasileiro, realizado pela Escola Nacional do Ministério Público (Enamp), pelo Colégio de Diretores de Escolas dos Ministérios Públicos do Brasil (CDEMP) e pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). A chefe de gabinete da PGJ, Cláudia Seabra, as Promotoras de Justiça Ana Isabel Dias, Lia Burgos, Joselisse Carvalho e o Promotor de Justiça Sérgio Reis Coelho participam do evento que acontece em Belo Horizonte.

Representantes do Ministério Público de 13 estados participam do curso, que tem como objetivo promover uma reflexão acerca de aspectos da realidade brasileira de modo a permitir uma atuação responsável, proativa e resolutiva dos promotores de Justiça, contribuindo, assim, para a construção de um estado republicano cada vez mais comprometido com o bem estar coletivo, com os valores democráticos, com a preservação da coisa pública e da justiça.

A programação é dividida em quatro módulos: Formação Geral; Administração Pública e Políticas Públicas; Estado, Sociedade e Políticas Públicas; Ministério Público e Projetos de Intervenção. O curso, que é custeado pelos Promotores de Justiça, terá dois módulos presenciais e o restante por EAD (Ensino à Distância).

fonte http://www.mppi.mp.br/Assessoria de Comunicação Social

Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

Justiça determina que escola pública reintegre aluna em Altos

Justiça determina que escola pública reintegre aluna em Altos

Teclas de comutador com nome educação escrito em uma delas

A juíza da comarca de Altos, Andrea Parente Lobão Veras, determinou que a Unidade Escolar Mário Raulino, localizada no município, reintegre uma aluna que foi transferida compulsoriamente por infringir regras disciplinares. A decisão foi resultado de mandato de segurança impetrado pelo Ministério Público do Estado do Piauí, através da 2º Promotoria de Justiça de Altos, representada pelo promotor de Justiça Paulo Rubens Parente Rebouças, com o apoio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC).

De acordo com o livro de registro de ocorrências da escola, a estudante foi transferida por agredir, verbalmente, outra aluna em razão de um trabalho escolar e também por ser reincidente em agressões e outras ocorrências.

O promotor de Justiça Paulo Rubens Parente Rebouças, da comarca de Altos, considerou nulo o ato de transferência compulsória pela forma como a punição ocorreu - sumária, sem contraditório, sem ampla defesa - e por considerar o ato vertical, arbitrário e ilegal.  “Se as alunas erraram, se infringiram as regras escolares, elas deveriam ser punidas, mas dentro das regras, seguindo o procedimento legal. A adolescente está sem frequentar o ensino fundamental, havendo sério risco de que, mesmo com as medidas para a recuperação dos conteúdos e da carga horária, venha frustrar-se o aproveitamento do ano letivo, o que é desastrosamente grave”, afirma o promotor no documento.

Na decisão judicial também consta que não há notícia de prévia instauração de procedimento disciplinar na escola com esgotamento de instâncias internas de atendimento aos problemas apresentados, ou de encaminhamento da adolescente para o Conselho Tutelar em razão de sua conduta. Todo o episódio não passou de algumas ocorrências lavradas a punho em um livro da escola.  O Conselho Tutelar alertou a direção escolar da falha no procedimento adotado, mas o alerta não foi suficiente e a direção manteve seu ato.

As ações de reintegração de alunos têm ocorrido em todo o Estado do Piauí. Flávia Gomes, promotora de Justiça e coordenadora do CAODEC, destaca que o Projeto Queremos Paz, desenvolvido pelo Centro, busca justamente fortalecer os regimentos internos e orientar os gestores sobre como proceder em casos de atos de indisciplina escolar.

“É indiscutível o direito à educação fundamental. Entendemos que a escola não está disponível ao público apenas para lidar com os alunos não problemáticos, mas para saber lidar também com aqueles que se envolvem em problemas. Os profissionais de educação devem buscar soluções resolutivas e essas situações podem ser prevenidas com o simples cumprimento dos processos e do regimento escolar”, afirma a coordenadora.

O Ministério Público do Estado do Piauí também enviou ofício ao Conselho Estadual de Educação para que a Secretaria Estadual de Educação do Estado realize capacitação dos gestores sobre como proceder diante de atos de indisciplina.


fonte http://www.mppi.mp.br/Assessoria de Comunicação Social

Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

Ministério Público celebra acordo com empresa promotora de eventos para garantir proteção aos consumidores

Ministério Público celebra acordo com empresa promotora de eventos para garantir proteção aos consumidores

Banner em que se lê

A 32ª Promotoria de Justiça de Teresina, especializada na defesa dos direitos do consumidor, celebrou termo de ajustamento de conduta (TAC) com a Non Stop Produções LTDA, depois de instaurar procedimento preparatório com o objetivo de apurar os eventuais danos ou prejuízos causados às pessoas que adquiriram ingressos para o show “Proparoxítona”, do humorista Whindersson Nunes, realizado em abril de 2017. O Ministério Público recebeu informações de que houve falhas na prestação dos serviços ofertados.

A empresa se comprometeu a organizar um show gratuito do artista, a ser realizado na Fundação Abrigo São Lucas, ou um evento beneficente para arrecadar alimentos não perecíveis em prol da instituição. A Promotora de Justiça Maria das Graças do Monte Teixeira fixou o prazo de noventa dias para que essa obrigação seja cumprida.

A Non Stop também deve, ao organizar futuros eventos para realização no estado do Piauí, adequar-se imediatamente às obrigações constantes no Código de Defesa do Consumidor, principalmente no que diz respeito à oferta e à apresentação de serviços, assegurando que sejam veiculadas informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade e preço, entre outros dados.

O TAC prevê, ainda, a divulgação dos meios de contato com a Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Piauí, nos locais de realização dos eventos futuros, para que os usuários possam questionar o efetivo cumprimento dos compromissos celebrados. São eles: e-mail ( ouvidoria@mp.pi.gov.br), telefone (086 3216 4550) e atendimento pessoal ou por correspondência (Av. Lindolfo Monteiro, nº 911, Fátima, Teresina/PI, CEP 64049 440).

O descumprimento injustificado de qualquer uma das cláusulas implicará na aplicação de multa de R$ 20 mil à empresa, sem prejuízo das demais sanções previstas em lei.

Fazer download deste arquivo (TAC NON STOP.pdf)TAC NON STOP.pdf[ ]108 Kb

fonte Assessoria de Comunicação Social

Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

Dupla de Araripina-PE é presa após assalto em Marcolândia-PI

Dupla de Araripina-PE é presa após assalto em Marcolândia-PI


Ontem (21) a guarnição PM de Marcolândia prendeu dois assaltantes que foram identificados por Paulo Daniel dos Santos e Murilo Miguel dos Santos. 

Eles foram reconhecidos pelas vítimas após roubos a celular na praça do centro da cidade de Marcolândia.
Foto_22082017_120853
Foto_22082017_120853

Segundo os dois homens presos havia mais dois comparsas em outra moto, Eduardo e Isaías.

Eles foram localizados na Vila Serrania, município de Araripina-PE. 

Ao avistarem a Polícia abandonaram a moto que conduziam e efetuaram dois disparos em direção aos populares, adentrando no matagal das imediações. 

Os policiais fizeram o cerco no local, porém, não conseguiu localizar os outros dois.

Junto com eles foram apreendidas duas motocicletas Honda cg 125 vermelha.    
                    
Todos os infratores são da cidade de Araripina-PE e Trindade-PE. 

Eles foram encaminhados à Delegacia para os procedimentos cabíveis. 




























fonte http://www.pm.pi.gov.br

Prefeito Wellington Carlos anuncia programação completa da 13ª Festa do Caju

Prefeito Wellington Carlos anuncia programação completa da 13ª Festa do Caju

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Lisboa, que tem à frente o prefeito Wellington Carlos, anunciou no início de agosto a realização de mais uma edição da tradicional ‘Exposição Cultural do Caju’, que acontecerá no município.
O evento cujo objetivo é promover o desenvolvimento do setor na região, além de incentivar a industrialização e comercialização desta fruta que caracteriza o município.
Fotos: Piauí em Focobanner-festa-do-caju-sal-1.jpeg
convite-festa-do-caju-2017.jpg
wellington-carlos-sal-1-1.jpg
Fonte: 180graus.com/ com informações Piauí em Foco

THE: jovem é morto a tiros em matagal após perseguição

THE: jovem é morto a tiros em matagal após perseguição

page.jpg

Um jovem identificado como Fabrício da Silva Freitas foi assassinado na manhã desta terça-feira (22/08) em um matagal no bairro Parque Brasil III, região da Santa Maria, na Zona Norte de Teresina.
A vítima era conhecida como 'Palhaço' e tinha diversas passagens pela polícia. Ele estava fugindo de rivais quando foi atingido com os disparos.
"Acredito que ele tenha corrido para cá tentando se safar, vários objetos foram achados por populares nas imediações, chinelo, capacete, mas não conseguiu. Ele tem uma ficha extensa, já trocou tiros com a polícia, é mais um jovem que perdeu sua vida em Teresina", disse o delegado Marcelo Leal.
A área foi isolada para realização da perícia, e o Instituto Médico Legal foi chamado ao local. A Delegacia de Homicídios vai apurar o caso.

fonte http://180graus.com

Dez pessoas são presas em praça da zona sul por tráfico de drogas

Dez pessoas são presas em praça da zona sul por tráfico de drogas

Pelo menos dez pessoas foram presas na praça do bairro Monte Castelo, zona sul de Teresina, durante uma operação integrada da Força Tarefa da Secretaria de Segurança, ocorrida na manhã desta terça-feira (22).
Foto: Divulgação/PM
Foto: Divulgação/PM
“A operação foi deflagrada depois que a polícia recebeu denúncias de que traficantes de drogas estariam vendendo e consumindo entorpecentes no local”, explica o capitão da PM, Audivan Nunes.
Durante a ação, a Polícia apreendeu um veículo Fiat modelo Palio de cor prata, além de uma balança de precisão e 800 gramas de maconha.
Foto: Divulgação/PM
Foto: Divulgação/PM
Além da Força Tarefa, participaram da operação equipes do BOPE e 6º Distrito Policial.

fonte /www.portalaz.com.br

Polícia descobre 5 kg de drogas em compartimento secreto de casa

Polícia descobre 5 kg de drogas em compartimento secreto de casa


Uma estudante- que não teve a identidade confirmada- foi encaminhada para Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre), no fim da manhã desta terça-feira (22). De acordo com o delegado Matheus Zanatta, na residência dela foram apreendidos 5 kg de drogas que estavam escondidos em um compartimento secreto no chão

"Recebemos denúncia através do aplicativo Depre DH. Fizemos buscas e conseguimos apreender 5 kg de crack e maconha", explica o delegado. 
A estudante ainda será ouvida e, preliminarmente, informou que havia alugado o imóvel.
"Ela é réu primária, afirma que a droga não era dela e que tinha alugado a casa para uma terceira pessoa. Vamos continuar as investigações", declarou Zanatta.
O flagrante ocorreu na Vila Jerusalém, zona Sul de Teresina.

fonte cidadeverde.com


Lucy Silveira diz que aguardará momento certo para decidir sobre candidatura

Lucy Silveira diz que aguardará momento certo para decidir sobre candidatura


A primeira-dama de Teresina, Lucy Silveira (PP), confirmou que tem recebido convites para se candidatar a vários cargos nas eleições de 2018. Lucy negou que tenha sido convidada para sair como candidata a vice-governadora na chapa para a reeleição de Wellington Dias (PT).

Durante uma das comemorações do aniversário de Teresina, ao lado do esposo, o prefeito Firmino Filho (PSDB), ela disse que ainda não vê possibilidade de se candidatar a vice, caso seja convidada.  
"Eu fui convidada para várias (candidaturas), menos para vice-governadora", falou de forma breve a primeira-dama.
Tem sido veiculada a notícia de que Lucy Silveira dispute o cargo de deputada federal em 2018, ou até a estadual. Sobre a possibilidade de sair como candidata a vice, ela se limitou a dizer: "Eu não vi ainda (possibilidade)".
Mesmo com os convites, Lucy ainda não confirma que vai se candidatar e que aguardará "o momento certo", embora no meio político, a sua candidatura seja dada como certa. 
"Não, ainda tem muito o que pensar ainda. Eu agradeço a todo mundo que tem mencionado meu nome, os amigos têm me incentivado muito e vamos aguardar o momento certo". 

fonte cidadeverde.com

Galera do ciclismo fatura no Norte e Nordeste. Piauí fica em 5º na classificação geral

Galera do ciclismo fatura no Norte e Nordeste. Piauí fica em 5º na classificação geral


Piauí conquista 12 medalhas na CNorte e Nordeste de Ciclismo e é o 5º melhor estado no geral
O Piauí confirmou a sua boa fase no ciclismo de estrada e ficou na quinta colocação geral da 40ª Copa Norte e Nordeste de Ciclismo, evento oficial organizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC, que reuniu 14 estados em avenida de São Luís, no Maranhão. Em três dias de competição, que começou com a Prova Contrarrelógio, depois com a de Resistência e por último com a de Circuito, a seleção do Piauí, representada por 18 atletas selecionados por desempenho, conquistou 12 medalhas, sendo cinco de ouro, quatro de prata e três de bronze.
O estado do Pará conquistou o título geral após acumular 378 pontos, contra 323 pontos do Ceará e 310 pontos da Bahia. Piauí fiou na 5ª colocação geral, totalizando 228 pontos, resultado da conquista de 12 medalhas.
thumbnail_IMG_8892.jpg
Texto: Assessoria

fonte http://180graus.com

Mão Santa nega que tenha xingado funcionários em escola de Parnaíba

Mão Santa nega que tenha xingado funcionários em escola de Parnaíba

Sindicado dos servidores do município repudiou o caso que ganhou grande repercussão


Um caso ganhou grande repercussão em todo estado após começar circular nas redes sociais a informação de que o prefeito de Parnaíba, Mão Santa, havia ido em uma escola na última sexta-feira (18/08) e teria xingado servidores após constatar que as crianças haviam sido liberadas das aulas no início da manhã.
Uma professora chegou a informar em um vídeo que foi chamada em 'vagabunda' e 'ladra'. O sindicato dos servidores municipais repudiou o caso e disse que irá entrar com uma ação na justiça. A diretora da escola, que não estava no local na hora da confusão, foi demitida pela prefeitura.
Segundo os servidores, os alunos foram liberados porque naquele dia iria ser realizado um bingo beneficente para arrecadar dinheiro para pagar um exame de um aluno.
O prefeito Mão Santa divulgou uma nota afirmando que não xingou nenhum servidor, mas que se irritou pelo fato das crianças serem liberadas, perdendo aula, e que a Secretaria de Assistência Social, que sua esposa é a secretária, deveria ser procurada para providenciar o exame do aluno. “Sou educado. O que eu disse é que estão roubando a educação, roubando o futuro das crianças pobres, com a suspensão das aulas”, disse ele.
Segundo o prefeito, o caso ganhou mais repercussão porque a vice-diretora, Daniele Brito, havia sido nomeada diretora na gestão do ex-prefeito do PT e não aceitou sair do cargo após Mão Santa ganhar. Além disso, o fato do sindicato ter ligações com a 'esquerda', fazem de tudo para desmerecer a sua gestão.
O prefeito disse ainda que demitiu a diretora que nomeou com uma 'dor no coração', mas que deveria servir de exemplo, pois os pais confiam que as crianças vão para escola para assistirem aula, para aprenderem, e assim terem um futuro melhor, que eles pagam impostos por isso.
O Sindicato dos servidores não se conforma e diz que vai agir para que o prefeito seja responsabilizado.
CONFIRA A NOTA DE MÃO SANTA
Prefeito Mão Santa se posiciona sobre o episódio da Escola Municipal Francisca Borges
Diante das inúmeras informações, algumas das quais distorcidas, a respeito do episódio ocorrido na última sexta- feira, em que o Prefeito de Parnaíba, Mão Santa, exonerou a diretora da Escola Municipal Francisca Borges dos Santos, após constatar que ela havia dispensado os alunos por volta de 08h:30, sob a alegação da promoção de uma ação beneficente, o chefe do Poder Executivo disse hoje à imprensa que não xingou servidores, como foi divulgado, “sou educado. O que eu disse é que estão roubando a educação, roubando o futuro das crianças pobres, com a suspensão das aulas”, disse.
Mão Santa lamentou também o fato de pessoas mau intencionadas querem generalizar a questão, quando se trata de um fato isolado, “porque todos os demais professores nas outras escolas estavam trabalhando, cumprindo com o dever, como cabe a todo bom profissional”
O prefeito disse ainda não vai permitir, em hipótese alguma, a enganação que ocorria no passado, quando os alunos eram dispensados às 9 horas da manhã e às 15 horas, com prejuízos ao rendimento escolar. “O governo municipal está pagando bem os professores, a água a luz e a merenda escolar das escolas. Nada justifica a dispensa dos alunos fora do horário”, enfatizou. Ele disse que durante o seu governo quer que cada pai de aluno seja um fiscal da Prefeitura, para evitar esse tipo de problema, que tira do pobre a única oportunidade que tem de ser doutor, que é tendo uma escola pública de qualidade.
Ele disse que tomou a atitude de demitir a diretora da Escola para servir de exemplo, “mas fiz com o coração partido, porque quero que o meu município tenha escolas modelos. Ainda existem muitas reclamações, e isso eu não vou permitir. A nossa Escola Pública tem que ser melhor que a escola privada”, enfatizou.
A dimensão que foi dada ao episódio supõe-se ter sido também pelo fato da vice-diretora, Daniele Brito, que se responsabilizou de espalhar sua versão nas redes sociais, haver ocupado o cargo de diretora na gestão do ex-prefeito Florentino Neto, sendo ela, portanto, uma das tantas pessoas que detinham cargo de confiança e que até hoje não se conformou com a derrota imposta pelo prefeito Mão Santa ao governo do PT.
Quanto a ação beneficente que alegaram como razão para encerrar mais cedo as aulas, ao prefeito destacou também o meritório trabalho que vem sendo feito na atual gestão, pela Secretária do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) Adalgisa Moraes Sousa, a quem deveria ter sido pedido o apoio, a fim de que o episódio houvesse sido evitado.

fonte 180graus.com