domingo, 14 de junho de 2020

Sindicato dos Jornalistas se manifesta contra prisão de Arimateia Azevedo: 'Desproporcional'

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí divulgou nota para se manifestar contra a prisão do jornalista Arimateia Azevedo, dono do Portal AZ, ocorrida na última sexta-feira (12/06), suspeito de extorsão contra um médico.

Confira a nota na íntegra:

Pela transparência e direito ao contraditório

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí (Sindjor-PI) diante da prisão preventiva do jornalista Arimatéia Azevedo, ocorrida durante operação do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) da Polícia Civil do Piauí, realizada na manhã do dia 12 de junho de 2020, entende que, numa democracia, mesmo as de menor qualidade e aquelas postas à prova e a risco, a prisão sempre deve ser exceção, nunca a regra. Daí porque, em que pese ser esta uma decisão judicial, o Sindjor-PI insurge-se contra a prisão do jornalista, proprietário do Portal AZ. Trata-se de medida desproporcional, sobretudo considerando ser a pessoa privada de liberdade um profissional com trabalho e residência fixos, reconhecido respeito de seus pares e da comunidade

Acresça-se ao descabimento da prisão o fato de o portal de notícias do jornalista ter sido submetido a medidas restritivas à veiculação de dados relacionados à ação judicial, a qual tramita em segredo de Justiça, fator que se mostrou impeditivo ao amplo direito de defesa e ao contraditório.

Esperamos que a decisão judicial monocrática em primeira instância possa ser reformada em instância superior, de modo a reparar o que este Sindicato considera uma injustiça contra o jornalista Arimatéia Azevedo.

O Sindjor-PI acredita na elucidação dos fatos e das acusações, e que a Justiça seja feita, predominando o Estado Democrático de Direito, garantia do respeito das liberdades civis, dos direitos humanos e pelas garantias fundamentais, através do estabelecimento de uma proteção jurídica.

Teresina, 12 de junho de 2020
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí

O atual presidente do Sindjor-PI é o jornalista Luiz Carlos de Oliveira.

Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí, Luiz Carlos Oliveira
Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí, Luiz Carlos Oliveira 

Sobre a prisão de Arimateia Azevedo
A Polícia Civil do Estado do Piauí deflagrou operação na manhã desta sexta-feira, (12/06) e efetuou a prisão de duas pessoas em Teresina, entre elas o jornalista Arimateia Azevedo.

Jornalista Isabel Ribeiro
Jornalista Isabel Ribeiro    Reprodução Portal AZ

Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva em desfavor do jornalista e um professor universitário.

Arimateia, que é dono do Portal AZ está sendo investigado pelo cometimento de crime de extorsão, na forma qualificada, praticado contra o médico. O segundo preso se trata do professor Barreto, da UESPI, que prestou auxílio ao jornalista na prática delitiva, agindo como coautor, segundo apontam as investigações. 

A operação foi desencadeada pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado, Greco. De acordo com o coordenador do Greco, delegado Tales Gomes, a polícia civil também cumpriu mandados de busca e apreensão nos endereços residenciais dos investigados e no portal de notícias de propriedade de Arimateia.

A empresa de Arimateia também esta sendo investigada por receber pagamentos  indevidos do Estado do Piauí sem possuir regularidade fiscal,  usando, para tanto, documentos fabricados. Essa última investigação está a cargo da Delegacia de Combate à Corrupção (DECCOR).

fonte 180graus.com

Adolescente é morta a golpes de machado em município do Piauí

Um crime de feminicídio chocou o município de São Francisco de Assis na madrugada deste sábado (13/06). Um homem de idade entre 35 e 40 anos, pintor, de nome Valdinei Valdemar da Costa, assassinou a golpes de machado, uma adolescente de apenas 15 anos de idade. As informações são do WDNotícias.

    Reprodução

Ainda segundo informações, o homem era amigo da família e sempre quis namorar a adolescente Brenda. Além da mesma não querer, a família não aprovava o relacionamento devido a idade da garota.

Segundo informações, o crime ocorreu enquanto Brenda estava dormindo, momento em que o assassino atacou ela, atentando contra a própria vida depois de realizar o crime. 

Novas informações

Em entrevista o tenente Torres, da Polícia Militar da cidade, contou que o acusado do feminicídio era amigo da família e tinha livre acesso a casa onde a jovem estava dormindo.

“O acusado invadiu o quarto em que a adolescente estava, por volta das 3h da manhã, e deferiu golpes de machado no rosto e pescoço da vítima. Não houve tempo para reação, porque a jovem dormia. Esse suspeito tinha livre acesso a casa dos pais da adolescente, era considerado da família. Esse indivíduo também foi encontrado morto, alguns metros da casa com um tiro de espingarda na cabeça”, informou o tenente Torres.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, a área foi isolada até a chegada da perícia. Os corpos da jovem e o do suspeito do feminicídio foram recolhidos e encaminhados para o Instituto de Medicina Legal em Floriano.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

fonte 180graus.com

Coronavírus no Piauí Maternidade Evangelina Rosa já atendeu 27 casos de Covid-19

Segundo dados do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia da Instituição ( NHE), 22 já ficaram curadas e receberam alta.Foto: DivulgaçãoMaternidade Dona Evangelina Rosa.Maternidade Dona Evangelina Rosa.

Desde a a primeira paciente registrada com Covid-19 no 25 de abril, a Maternidade Dona Evangelina Rosa ( MDER) contabilizou 27 mulheres com a doença.

Segundo dados do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia da Instituição ( NHE), 22 já ficaram curadas e receberam alta. Não houve registros de bebês contaminados. Até quinta-feira (11) , quatro pacientes estavam em tratamento.

O diretor-geral da Maternidade, médico Francisco Macêdo, destaca que o fato da equipe de gestores ter agido rápido desde o início dos primeiros casos no Estado, vem contribuído para o sucesso do trabalho realizado na Maternidade.

“Além disso, nosso profissionais, além de competentes são dedicados e incansáveis”, comenta o diretor, que diz ter orgulho da equipe formada por profissionais extremamente preparados que compõem os quadros da MDER. Ele lembra que Unidade Hospitalar se adiantou e preparou uma plano de contingência para enfrentar a crise sanitária. “E vamos vencer”, completa.

Segundo o diretor Clínico da Evangelina, médico Marcos Bittencourt, o sentimento é de gratidão. Ele relata que tem recebido elogios da maternidade em relação ao enfrentamento da Covid-19. “Esse reconhecimento é extensivo a todos (as) profissionais e é resultado do esforço de equipe”, reconhece.

A Maternidade dona Evangelina Rosa é referência em tratamento de alta complexidade e um fato que é importante a ser ressaltado é que nenhum dos bebês contraiu o vírus. Apesar do enfrentamento de uma doença séria, a MDER está mostrando mais uma vez que está com todos seus setores orientados e treinados para trabalhar no combate à pandemia que envolve todos as áreas da Instituição. Foi instalado, na parte externa da Casa, um estande com consultório e recepção para receber gestantes e orientá-las, testá-las e classificá-las quanto ao risco, além encaminhá-las para o local indicado. Uma ambulância é disponibilizada para transferência de pacientes em casos necessários.

Além disso, A MDER tem disponíveis 10 leitos de UTI e 16 leitos de internação clínica. Além da ALA E que está disponibilizada para receber gestantes e puérperas com casos confirmados da doença. A MDER vem tomando medidas enérgicas para proteger pacientes e colaboradores (as). Não está sendo permitida a presença de acompanhantes nos Centros Cirúrgicos (CC), Obstétrico (COS) e Sala de Recuperação pós-anestésica. As visitas a pacientes estão suspensas.

Readequação

A Evangelina Rosa está passando por reformas e adequações para reforçar a segurança de pacientes, colaboradores e acompanhantes. Além de passar constantemente por processo de sanitização, estão sendo instalados nos setores de admissão cabines de acrílico para proteção de pacientes e atendentes.Também está sendo instalada na parte externa da Casa, um túnel de desinfecção que dará maior seguranças aos que entram e saem da maternidade. A cabine terá um névoa com a dispersão ideal para aderir sobre toda superfície da pessoa e permite que a Casa funcione de maneira segura.

A diretoria da Casa também orientou a ficar em casa em isolamento social os servidores que têm mais de 65 anos e aqueles acima de 60 que possuem comorbidades (associação de duas ou de várias doenças que aparecem de modo simultâneo) ou sintomas da Covid-19. Os setores administrativos estão trabalhando em escalas alternadas para evitar aglomerações. O uso de aparelho celular também está proibido em alas de tratamento da COVID-19.

fonte www.viagora.com.br