quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Ribeirinhos dizem ter encontrado sucuri de sete metros, que é uma das maiores do Amazonas


Ribeirinhos dizem ter encontrado sucuri de sete metros, que é uma das maiores do Amazonas

Segundo o morador que registrou a imagem, Rafael Bastos, a cobra já havia feito cinco vítimas na região
Cobra teria feito cinco vítimas na comunidade
Cobra teria feito cinco vítimas na comunidade
Ribeirinhos da comunidade do Miriti, localizada no município de Barcelos (distante 405 quilômetros de Manaus), afirmam ter se deparado com uma cobra gigantesca da espécie sucuri esta semana.
De acordo com populares, a cobra mede quase sete metros e é uma das maiores serpentes encontradas no Amazonas.
Segundo o morador que registrou a imagem, Rafael Bastos, a cobra já havia feito cinco vítimas na região, e, por conta deste risco, os vizinhos resolveram matar o animal. “Ela foi morta a tiros e cacetadas, por isso que a boca dela está desse jeito”, conta.
Apesar da dúvida em torno da foto, Rafael confirmou a veracidade da imagem. “Quem tirou a foto fui eu, mas quem ta segurando a cobra é o meu tio. A foto é verdadeira, podem acreditar”, assegura.
Bastante comum no interior do Amazonas, a pele e a gordura do animal serão usadas na fabricação de remédios caseiros, os quais serão produzidos pelos próprios moradores da região.
O Batalhão Ambiental da Polícia Militar e o Comando de Policiamento do Interior (CPI) não confirmaram a ocorrência. A reportagem tentou contato com Polícia Militar no município de Barcelos, mas as ligações não foram atendidas.
FONTE: A critica

Comissão aprova projeto que susta decisão do CNJ sobre união gay


Comissão aprova projeto que susta decisão do CNJ sobre união gay

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara, presidida pelo deputado Marco Feliciano (PSC-SP), aprovou nesta quarta-feira (20) duas propostas polêmicas sobre união homoafetiva. Uma delas, de autoria do deputado Arolde de Oliveira (PSD-RJ), susta os efeitos de resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que proíbe cartórios de negar pedidos de casamento entre pessoas do mesmo sexo.
O outro projeto votado pelo colegiado prevê a convocação de um plebiscito com a seguinte pergunta: "Você é a favor ou contra a união civil entre pessoas do mesmo sexo?".
Os dois textos ainda precisam passar pela Comissão de Constituição e Justiça e o plenário antes de seguirem para o Senado.
Editada em maio pelo presidente do CNJ, ministro Joaquim Barbosa, a resolução obriga os cartórios de todo o país a celebrar o casamento civil e converter a união estável homoafetiva em casamento. O documento visa dar efetividade à decisão tomada em maio de 2011 pelo Supremo Tribunal Federal, que liberou a união estável homoafetiva.
Conforme o texto da resolução, caso algum cartório se recuse a concretizar o casamento civil, o cidadão deverá informar o juiz corregedor do Tribunal de Justiça local. "A recusa implicará imediata comunicação ao respectivo juiz corregedor para providências cabíveis", diz o texto.
Na época de sua aprovação, Joaquim Barbosa argumentou que seria um contrassenso esperar que o Congresso analisasse o tema para se dar efetividade à decisão do STF. "Vamos exigir aprovação de nova lei pelo Congresso Nacional para dar eficácia à decisão que se tomou no Supremo? É um contrassenso."
No projeto que susta a decisão do CNJ, o deputado Arolde de Oliveira argumenta que o órgão "extrapolou" suas funções ao decidir sobre união homoafetiva. "O CNJ usurpa a competência constitucional do Congresso Nacional, ao exorbitar do poder regulamentar administrativo e não apenas esclarecendo uma determinada lei e sim normatizando como tal", diz o parlamentar.
Plebiscito
A proposta sobre a convocação de consulta popular prevê a realização de plebiscito no primeiro turno das próximas eleições, em outubro de 2014. Se o texto for aprovado em definitivo pela Câmara, o presidente da Casa deverá comunicar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que realize a convocação e faça campanhas explicativas à população.
A tramitação de projetos que tratam de união homofaetiva seriam suspensos até o fim da consulta popular. A possibilidade de união entre pessoas do mesmo sexo seria decidida, de acordo com o texto, por maioria simples dos votos computados.
O relator da proposta, deputado Marcos Rogério (PDT-RO), argumentou que no Parlamento a "radicalização das posições" dificultam o debater acerca do tema.
"A realização de um plebiscito sobre o tema permitirá que as apaixonadas posições em torno da união civil de pessoas do mesmo sexo tenham o tempo e a ocasião para colocar seus argumentos para toda a sociedade, promovendo seu esclarecimento e, assim, acatando o resultado que vier das urnas."
Feliciano
Após a sessão da Comissão de Direitos Humanos, Feliciano defendeu a votação das propostas polêmicas. "Nós não fugimos do debate, embora seja polêmico o assunto", justificou.
Ele também disse concordar com o teor dos dois projetos. Para ele, a resolução do CNJ sobre casamento homoafetivo "feriu a Constituição".
"Uma vez que o CNJ obriga os cartórios a fazer algo que não passou aqui pela Casa, isso extrapola os debates. O assunto precisa ser debatido, alguém tem que ter coragem de debater. A falta de coragem de debater aqui nesse parlamento é que faz o Supremo Tribunal Federal e o CNJ tomarem essas decisões", disse. (Globo)

Biomédico será o primeiro a dirigir laboratório de exames no Piauí


Biomédico será o primeiro a dirigir laboratório de exames no Piauí

Egresso da Uninovafapi vai dirigir laboratório no interior do Estado. Espaço abre em dezembro.

O Dia do Biomédico, comemorado nesta quarta-feira (20), será lembrado também pela criação do primeiro laboratório biomédico do Estado. A unidade será aberta em dezembro na cidade de Esperantina, Norte do Piauí. 

Rodrigo Mendes, formado na Uninovafapi, está no comando do projeto do laboratório Biomed, que irá dirigir a partir de 2 de dezembro. O espaço aguarda apenas o credenciamento no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Além de ser o primeiro laboratório biomédico, com garantias de responsabilidade ambiental e atendimento humanizado, o Biomed também será o primeiro dirigido por um profissional da área no Piauí. 

O curso de Biomedicina foi criado há 30 anos no Brasil e tem como atribuições as análises laboratoriais. Antes, os laboratórios de análises clínicas eram dirigidos somente por farmacêuticos. Com o surgimento da graduação no Piauí há cinco anos, o cenário começa a abrir outras oportunidades. Mas o registro dos profissionais no conselho da categoria ainda é feito em Recife (PE). 

Avanços
A inauguração do laboratório em Esperantina vai abrir uma nova frente de atendimento na região dos cocais, no Norte do Piauí. O Biomed pretende fazer 700 análises por dia e até 30 mil atendimentos por mês. 

"Com certeza quem vai ganhar a população e o meio ambiente. Essas pessoas não vão ter que mais viajar para fazer o exame", explica Rodrigo Mendes. 

O laboratório possui licença ambiental, conquistada com a implantação de um sistema de biodigestão dos efluentes. Esperantina não possui sistema de tratamento de esgoto. Uma empresa será contratada para recolher o lixo, que será incinerado. 

"É possível fazer. Apesar de todos os problemas ambientais, foi possível cumprir os requisitos", comemora o biomédico, que há dois anos trabalha na busca pelas licenças e autorizações para o empreendimento. 

fonte cidadeverde.com

Após notificação, SDU Norte cobre com tinta outdoors irregulares


Após notificação, SDU Norte cobre com tinta outdoors irregulares

A gerência de Fiscalização da SDU Centro/Norte realizou uma ação na manhã de hoje (20) de combate ao uso irregular de outdoors e painéis na cidade. Equipes da gerência utilizaram tinta cinza para cobrir as publicidades afixadas nestes locais. Nesta primeira ação, que começou na Av. Miguel Rosa, próximo ao cruzamento com a Rua Pires de Castro, foram alvo oito conjuntos de outdoor (cada um podendo ter até quatro placas) e sete de painéis (simples ou frente e verso).

Segundo o gerente de Fiscalização, Alexandre Mariano, todos esses proprietários destes outdoors já foram devidamente avisados, notificados e multados. “Na verdade, desde fevereiro que a gente vem conversando com eles, tentando que todo mundo se regularize, mas muitos não fizeram nada neste sentido”, destacou.

Todos esses outdoors que estão sendo pintados pela SDU não estão devidamente licenciados pela Prefeitura. Uma das principais desobediências a legislação é o não comprimento da distância mínima entre os conjuntos de placas de publicidade, que deve ser pelo menos de 50 metros. “Alguns deles até tiveram o pedido de instalação indeferido. Notificação para que fossem retirados e mesmo assim os proprietários não se manifestaram. Não tem mais como esperar”, disse. Alexandre Mariano ressaltou ainda que a próxima etapa será a retirada dos outdoors.

fonte cidadeverde.com

Fóruns tiveram 20 arrombamentos no PI nos últimos três anos


Fóruns tiveram 20 arrombamentos no PI nos últimos três anos

O fórum do município de Eliseu Martins, região Sul do Estado, foi arrombado entre os últimos dias 15 e 17. As salas da juíza e da Promotoria de Justiça, a secretaria e o depósito de arquivos foram revirados. Cerca de 500 gramas de maconha que se encontravam apreendidos no local foram levados pelos bandidos.

De acordo com o promotor de Justiça Márcio Fernando Magalhães Franca, que responde também pelo município de Canto do Buriti, os bandidos entraram no fórum após quebrarem os cadeados da porta da frente e das salas. Papéis e armas brancas foram jogados ao chão. Uma lanterna acessa foi encontrada no local. 

O promotor Márcio Franca encaminhou diligências sobre o caso a serem cumpridas pela Delegacia de Polícia. O município de Eliseu Martins conta com uma população de aproximadamente 4.700 habitantes.

Segurança Institucional
Na última segunda-feira (18), o presidente da Associação Piauiense do Ministério Público (APMP), Paulo Rubens Parente Rebouças, se reuniu com a procuradora geral de Justiça do Piauí, Zélia Saraiva Lima, para tratar sobre a segurança institucional dos membros do Ministério Público. Entre 2010 e 2013 foram 20 arrombamentos a fóruns no interior do Piauí. 

Paulo Rubens afirma que “o arrombamento do fórum de Eliseu Martins demonstra, ainda mais, o clima de insegurança vivido pelos operadores do sistema jurídico e pelos cidadãos no Estado e a necessidade de se debater a fundo medidas de segurança nos fóruns e promotorias”.

A procuradora Zélia Saraiva encaminhou ofício ao secretário estadual de Segurança Pública, Robert Rios, ao governador Wilson Martins e ao Tribunal de Justiça solicitando ações no sentido de solucionar os problemas que vêm sendo enfrentados nos fóruns.

De acordo com a procuradora Geral de Justiça, o Ministério Público do Piauí, ainda que com orçamento reduzido, tem feito gestão de recursos no sentido de, gradualmente, implementar projetos de segurança nos prédios do MP. É o caso de União, onde a sede das Promotorias será inaugurada no início de dezembro já com equipamentos como câmeras de segurança, detectores de presença, cerca elétrica. Em 2014, as demais Promotorias também devem receber melhorias. 

Fóruns arrombados no Piauí
Eliseu Martins - Entre 15 e 17.11.2013
Cristino Castro - 20.10.2013
Demerval Lobão - 29.07.2013
Corrente - 29.07.2013 (quinto arrombamento em cinco meses)
Altos - 20.12.2012 (também foi arrombado em 2009)
Beneditinos - 12.07.2013
Cristalândia - 01.05.2012
Curimatá - 11.10.2013 / 19.11.2012
Luís Correia - 03.06.2012
Avelino Lopes - 14.06.2012
Água Branca - 12.12.2012
Regeneração - 22.12.2012
Fronteiras - 28.02.2012
Monsenhor Gil - 19.10.2010
Elesbão Veloso - 10.11.2010
São Pedro do Piauí - 06.12.2008

fonte cidadeverde.com

Correios homenageia o centenário de Vinicius de Moraes


Correios homenageia o centenário de Vinicius de Moraes

O objetivo é retratar a contribuição e a importância do artista à musica e à dramaturgia.

Os Correios lançam hoje, quarta-feira (20), uma emissão especial de selo em comemoração ao centenário do nascimento de Vinicius de Moraes, na exposição Filatélica Mundial Brasiliana 2013, no Rio de Janeiro (RJ). 
O objetivo é retratar a contribuição e a importância do artista à musica e à dramaturgia brasileira.

O selo foi inspirado nos antigos LP’s de Bossa Nova e traz elementos ligados a Vinicius, como o calçadão de Ipanema, violões e máscaras de teatro, além de um trecho do Soneto da Fidelidade.

Com arte de Juliana Souza, o selo tem tiragem de 600 mil unidades, a R$ 2,75 cada. 

fonte cidadeverde.com

PMT troca balão por cruzamento na avenida Barão de Castelo Branco


PMT troca balão por cruzamento na avenida Barão de Castelo Branco

Diretor da Strans afirma que obra deve durar cerca de duas semanas.

A obra do viaduto na avenida Higino Cunha, na zona centro-sul de Teresina, acabou diminuindo e muito os congestionamentos na via, entretanto, causou um efeito colateral na rotatória que fica no encontro das avenidas Barão de Castelo Branco e São Raimundo, onde os engarrafamentos agora ficaram comuns. Por conta disso, a prefeitura de Teresina iniciou na última terça-feira (19), uma obra para eliminar o balão e criar um cruzamento no local. 

Evelin Santos/CidadeVerde.com


Segundo o diretor de Trânsito e Sistema Viário da Strans, Augusto Basílio, a obra deve durar cerca de duas semanas. “Uma pesquisa que fizemos mostrou que o trânsito aumentou muito depois que o viaduto foi feito porque a obra lidou apenas com uma visão pontual, não se preocupou em analisar o contorno geral. Estamos agora realizando estes ajustes”, descreve. 

Além da instalação dos semáforos e da nova pista de tráfego, está prevista a criação de meios-fios e faixas de pedestres. “Estamos mexendo nas calçadas para aumentar uma faixa na avenida Barão de Castelo Branco. O cruzamento não vai permitir a conversão a esquerda, de modo que quem vier da zona sul para dobrar em direção ao Mercado da Piçarra terá que fazer a alça uma rua – que estamos asfaltando – antes de chegar ao sinal. O mesmo acontecerá com quem vier do viaduto para seguir em direção ao Emílio Falcão: o motorista passará o sinal, dobrará na primeira rua à direita, para contornar e pegar a São Raimundo”, exemplifica.

fonte cidadeverde.com

Médico fala sobre cuidados para prevenir câncer de estômago


Médico fala sobre cuidados para prevenir câncer de estômago

Alimentação saudável e comer de três em três horas previnem a doença.

O médico Fidélis Manes Neto foi entrevistado nesta quarta-feira (20) no Jornal do Piauí e falou sobre o câncer de estômago. Segundo ele, a alimentação saudável e em intervalos de três horas é a melhor forma de prevenir a doença. 

“O sódio também afeta o câncer gástrico, além de causar hipertensão. A quantidade ideal de ingestão de sódio é dois gramas por dia”, acrescenta. 

Fidélis diz ainda que os sintomas que podem indicar o início da doença é um quadro de queimação, azia e sensação de estômago cheio. “Um grande problema no Brasil é a facilidade que as pessoas têm de comprar remédios sem prescrição. Ele toma o antiácido e acaba não procurando o médico. Mas quem nunca teve esses sintomas e passa a sentir, deve procurar o médico”, aconselha. 

Os fatores principais de risco são idade acima de 60 anos, hábitos alimentares ruins e cigarro. Além disso, pessoas jovens com dois ou mais casos de câncer de estômago na família devem procurar um oncologista regularmente. 

Prevenção
Para prevenir o câncer de estômago, é preciso ingerir mais alimentos ricos em fibra e pobres em sódio, comer pouca quantidade de comida a cada três horas, evitar o jejum por longos períodos e ter bons hábitos de vida. 

fonte cidadeverde.com

Prefeitura vai lançar concurso para novos modelos de pontos de ônibus


Prefeitura vai lançar concurso para novos modelos de pontos de ônibus

O diretor de Transportes Públicos da Strans, Ricardo Freitas, informou que um concurso para escolher os novos modelos de paradas de ônibus de Teresina será lançado para que arquitetos e designers. A informação foi dada após uma cama box ser usada como cobertura de uma parada no bairro Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina. 

Ele disse que o edital deverá sair nos próximos dias. “Estamos promovendo esse concurso para extrair um modelo mais adequado para nossas calçadas que são curtas. Precisamos de modelos resistentes, confortáveis e de fácil implantação”, destacou Ricardo Freitas. 


Enquanto o concurso não é feito, o diretor disse que estão sendo recuperados vários pontos com limpeza e manutenção. Em outros locais serão colocadas placas indicativas. 

Outra empresa já licitada irá recuperar as paradas que possuem espaço para publicidade. “Estamos perseguindo modelos adequados e confortáveis. Com a integração teremos estações de embarque e desembarque em diversas avenidas como: Barão de Gurgueia, Frei Serafim, Duque de Caxias, João XXIII e outras”, afirmou. 

fonte cidadeverde.com

Cáritas e CNBB lançam campanha para apoio emergencial às Filipinas


Cáritas e CNBB lançam campanha para apoio emergencial às Filipinas

Em consonância com a campanha emergencial lançada pela Caritas Internationalis ao povo filipino, a Rede Cáritas Brasileira e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançam uma campanha emergencial de arrecadação de recursos em solidariedade aos afetados pelo supertufão "Haiyan" que devastou o arquipélago filipino na última sexta-feira (8).

De acordo com o governo local, 3.976 pessoas foram mortas, 2.582 feridas e 82 estão desaparecidas. Os números podem ainda subir, pois, de acordo com relatório enviado pela Cáritas Filipinas, as operações de busca continuam e as comunicações estão se reestabelecendo. Em Tacloban, cidade localizada na ilha de Leyte, as tempestades provocaram ondas de até nove metros de altura e o número de vítimas pode chegar a 1.200, com 95 % da cidade destruída.

Ainda conforme o relatório, um total de 6.937.229 pessoas teriam sido afetadas em 39 províncias. Deste número, cerca de 286.433 estão em centros de evacuação, enquanto 305.298 optam por ficar fora desses centros.

A Rede Cáritas Internacional está em pleno processo de mobilização. A Cáritas Filipinas e a igreja local, por meio das dioceses e das paróquias das áreas mais afetadas, estão arrecadando e distribuindo alimentos. Em breve, 18 mil tendas serão distribuídas para abrigos temporários.

Os recursos arrecadados pela campanha emergencial no Brasil serão destinados à Cáritas Filipinas e serão revertidos, nesse primeiro momento, em produtos de primeira necessidade como comida, água potável e artigos de higiene pessoal. Após esta primeira etapa, os recursos serão destinados para apoiar a reconstrução do país.

A Cáritas Piauí, como parte desta Rede Internacional, sempre pronta a socorrer populações em situação de emergência, abraça esta campanha.

Você pode contribuir com o povo filipino através de doações:

Banco do Brasil
Agência: 3475-4
Conta Corrente: 29368-7

Caixa Econômica Federal
Agência: 1041
Conta Corrente: 832-0
Operação: 003

Bradesco
Agência: 0606
Conta Corrente: 66000-0

Para DOC e TED, o CNJP da Cáritas Brasileira é 33654419/0001-16

Da cidade de Tacloban, Rey Barnido, membro da Cáritas Filipinas, que está presente no local atingido informou que "o hospital regional está superlotado de pacientes que precisam de ajuda. Existem mortos por todas as partes. Não há água e nem energia. Os voluntários estão trabalhando para amenizar essa situação. É como se tivessem lançado bombas nucleares."

Equipes de Cáritas chegam a Leyte de barco

Uma equipe da Cáritas Filipinas e membros da Caritas Internationalis presentes na região chegaram a ilha de Leyte para avaliar as necessidades mais urgentes. A Cáritas está no local para a avaliação de danos em várias dioceses pertencentes à Arquidiocese de Palo (em Leyte), a Borongan (em Samar Oriental), ao Vicariato Apostólico de Calapan e a São José Mindoro. 

Água potável, produtos de higiene e limpeza, alimentos, remédios e abrigos, são, segundo o governo filipino, as prioridades imediatas, assim como a retirada dos escombros e o restabelecimento das comunidades.

A Cáritas está coordenando seus esforços de ajuda com a colaboração das dioceses próximas com capacidade para fornecer os suprimentos de emergência.

fonte cidadeverde.com

Professores em greve e alunos não terão férias; Montezuma aciona MPE


Professores em greve e alunos não terão férias; Montezuma aciona MPE

Cerca de 250 professores da rede municipal de ensino, ainda em greve, terão que permanecer em sala de aula durante os meses de janeiro e fevereiro para concluírem os 220 dias letivos. Com isso, os alunos do segundo ciclo também não poderão entrar de férias. 

Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde
Segundo o secretário de Educação, Kleber Montezuma, este ano os professores estão impedidos de passar trabalho valendo nota ou repor aulas aos sábados. Essas aulas serão fiscalizadas pelo próprio secretário e pela promotoria da Infância e Juventude. 

"Eles estão recebendo salário e gratificação, mas há dois meses não pisam em sala de aula porque estão em greve. Pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, tem que pagar 800 horas em 200 dias letivos. Em janeiro e fevereiro esses professores e alunos permanecerão em sala de aula porque temos o dever de assegurar os 200 dias letivos. Não teremos aquela história de outros carnavais que o professor passa um trabalho ou faz uma aula no sábado. Vamos acompanhar de perto e pedir ao Ministério Público para fazer o acompanhamento de perto dessas aulas", assegurou.

Ainda de acordo com o secretário, o calendário de matrículas seguirá normalmente, tanto para os alunos que vão tirar férias no período normal quanto para os que permanecerão em sala. "Dias 4 e 5 de fevereiro acontecerá a semana pedagógica e dia 06/02 começam as aulas normalmente para a educação infantil e primeiro ciclo", esclareceu.

A Semec havia tomado a decisão de afastar cerca de 10 professores da escola José Carlos, no bairro Real Copagre. Porém, uma liminar obrigou a secretaria a recolocar os professores no cargo. Então, o secretário orienta que os próprios pais de alunos, alegando prejuízos à educação dos filhos, entrem na justiça contra a falta de aulas. 

Porém, Kleber acredita que a eleição do Sindicato dos Professores Municipais, que acontecerá no dia 05/12, deverá por fim ao movimento grevista. "Acredito que eles, depois da eleição, voltarão ao trabalho porque a greve é uma oportunidade de eles estarem livres para fazer campanha", comentou.


fonte cidadeverde.com

Ator Francisco Carvalho apresenta a comédia "Doido Varrido" em Teresina


Ator Francisco Carvalho apresenta a comédia "Doido Varrido" em Teresina

O ator piauiense Francisco Carvalho, conhecido nacionalmente, está em Teresina para apresentar a peça "Doido Varrido" - comédia dirigida por Duda Ribeiro, que está em cartaz no Teatro da Assembleia Legislativa nos dias 22,23 e 24 de novembro, a partir das 20h.

Fotos: Raoni Barbosa / Revista Cidade Verde
O espetáculo traz uma conversa entre um homem (interpretado por Francisco Carvalho) e seu "eu interior", que se materializará no palco e será representado pelo ator Jone Brabo. 

"É uma peça de humor. De humor verdadeiro. Colocaremos em discussão temas como homossexualidade e relacionamentos amorosos. Hoje em dia os casamentos duram pouco e não são levados a sério. Discutiremos isso de forma bem humorada", explicou o ator piauiense, ao Cidadeverde.com.

A peça se passa dentro de um manicômio. O personagem de Francisco Carvalho conta que foi internado por sua esposa, que exige dele notas boas em três quesitos: amor, sexo e projetos comuns. "É a plateia que irá analisar e decidir se eu consigo ou não notas boas nesses itens", destacou o artista, enfatizando a interação do público no espetáculo.

O humorista piauiense José Filho, um dos responsáveis pela apresentação da peça no Piauí, fará participação especial no espetáculo, que já foi apresentado em outros cinco Estados brasileiros.


fonte cidadeverde.com

Grupos lavam escadaria da Igreja São Benedito e alerta para preconceito


Grupos lavam escadaria da Igreja São Benedito e alerta para preconceito

Movimento comemora o Dia Nacional da Consciência Negra.

Os grupos do movimento negro de Teresina realizam nesta quarta-feira (20), Dia Nacional da Consciência Negra, a tradicional lavagem das escadarias da Igreja São Benedito.

Fotos: Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde
Segundo a mãe Eufrasina de Iansã, coordenadora do Renafro/PI, a atividade é praticada para conscientizar a sociedade sobre o preconceito e racismo que o grupo tem enfrentado. "As pessoas precisam entender que a Umbanda não é feitiçaria, como muitos acreditam. Serve para ajudar as pessoas que necessitam de ajuda espiritual", declarou.

Eufrasina de Iansã ressalta que o ato da lavagem das escadarias também é alvo de preconceito. "Nós não somos bem vindos na igreja católica. Não sabemos o motivo. Esse preconceito parte dos membros e dos frequentadores", disse.


De acordo com a coordenadora do movimento Coisa de Nego, Assunção Aguiar, o ato de hoje é importante para conscientizar as pessoas do objetivo da lavagem da escadaria. "A maioria das pessoas acredita que vamos apenas lavar o chão. Mas, a escolha da escadaria tem um motivo: ao lado da igreja havia um cemitério, que servia para esconder os corpos dos negros".

Apesar das conquistas da classe negra, Assunção destaca que ainda falta oportunidade de emprego, tanto para mulheres como para homens negros. "Hoje eles assumem cargos na construção civil e domésticos, que são trabalhos honrados, mas nós temos capacidade para conseguir outros cargos. Esse preconceito acontece porque algumas empresas entendem que o negro não se enquadra no perfil exigido. É algo para se lamentar", declarou.

A coordenadora cita como alternativa para diminuir a exclusão social a implantação de um sistema de educação inclusivo. "Se medidas não forem tomadas, continuaremos vendo pessoas negras competentes assumindo cargos inferiores", finalizou.




fonte cidadeverde.com

Polícia inicia ocupação e monta central provisória no Promorar


Polícia inicia ocupação e monta central provisória no Promorar

Ocupação reúne as polícias civil e militar na zona Sul e uma delegacia foi improvisada na praça para os flagrantes.

As polícias civil e militar iniciaram na noite desta quarta-feira (20) a ocupação no bairro Promorar, zona Sul de Teresina (PI). Uma central de flagrantes provisória foi montada na praça da Vila Santo Antônio para dar conta dos casos a serem registrados. 

Fotos: Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde
O secretário estadual de segurança, Robert Rios Magalhães, o delegado geral de Polícia Civil, James Guerra, e o coronel Gerardo Rebelo, comandante da Polícia Militar do Piauí, foram ao local pessoalmente para iniciar as ações ostensivas no bairro. 

De acordo com o coronel Fernando Albuquerque, 160 policiais militares participam da ação, desde o Ronda Cidadão a cavalaria, tropa de choque, Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone) e até mesmo a polícia ambiental. Isso sem contar os policiais civis.




"Estamos colocando os policiais na comunidade para que ela possa se sentir segura", explicou o coronel. Segundo ele, as equipes vão permanecer na região até determinação do secretário de segurança. 

Um ônibus de monitoramento, com computadores ligados a câmeras de segurança da Polícia Militar, também foi levado para o local.



A ocupação foi anunciada após uma dona de casa ser baleada no domingo, dentro de sua residência. A suspeita é de que integrantes do tráfico de drogas tenham ordenado o crime, por acreditarem que ela teria denunciado as atividades ilícitas para a polícia. 

"Estamos envolvendo tudo o que for preciso", disse Robert Rios Magalhães, confirmando ao Cidadeverde.com que mandados de prisão devem ser cumpridos nos próximos dias.



fonte cidadeverde.com

Após pedir desconto à Claro, homem tem conta em nome de 'Otário Chorão'


Após pedir desconto à Claro, homem tem conta em nome de 'Otário Chorão'

Cliente, de MS, desconfia que atendente da empresa alterou seu cadastro. Empresa diz que esse tipo de conduta não faz parte de seus princípios.


Fatura Claro, Otário Chorão

Fatura endereçada a Otário Chorão (Foto: Gabriela de Moraes / VC no G1 MS)
A conta do mês de novembro da televisão por assinatura do empresário de Campo Grande César de Medeiros, 42 anos, veio com uma surpresa que ele considerou desagradável. A fatura, gerada pela Claro TV, estava em nome de “Otário Chorão”. O cliente desconfia que um atendente da empresa alterou o cadastro depois que ele ligou pedindo desconto no plano.
Por meio da assessoria, a empresa disse que esse tipo de conduta não está de acordo com os princípios e valores da companhia e por esse motivo adota todas as providências para solucionar a questão.
De acordo com o empresário, ao pegar a correspondência na caixa de correio junto com várias outras, o nome ao qual estava destinada passou batido. “Acabei lendo Otávio no lugar de Otário”, conta. No entanto, ao olhar com mais atenção, percebeu os adjetivos e em seguida, pelo endereço, viu que estava destinada a ele. “Eu achei que fosse brincadeira, mas depois fiquei indignado”, disse ao G1.
Foi então que Medeiros lembrou-se da ligação que fez pedindo redução na mensalidade. Ele viu uma propaganda oferecendo o mesmo tipo de assinatura que ele contratou, mas com valor menor.
O empresário questionou o motivo de não poder pagar valores menores e foi informado que teria que cancelar e depois recontratar o plano, pois assim teria o desconto dado aos clientes novos. “Começou tudo aí. Paguei pelo cancelamento e depois pela ativação”, relata.
Medeiros diz que ao comentar o caso com amigos, todos pensaram que ele havia forjado o boleto. “A primeira coisa que se pensa é isso, que é montagem”, comenta.
O empresário diz que ficou indignado, sentiu-se desrespeitado e por isso entrou em contato com a Claro TV há 15 dias para reclamar da situação. “O que eles fizeram afeta minha honra como pessoa, como pai de família”, relata.
Nós aprendemos a relevar, mas não tem como ignorar"César de Medeiros, empresário
“Tentei resolver direto com eles. Liguei, questionei e eles me pediram quarenta e oito horas para resolver o problema, isso na semana retrasada. Eu queria a certeza de que o problema foi resolvido, uma carta de retratação, um simples respeito, mas nem resposta da empresa eu tenho”, afirma.
A princípio, o empresário diz que não pretende processar a empresa. “É uma situação que chateia. Talvez se um processo contra eles for impedir que outros clientes passem pelo que eu passei, eu até entro [com a ação]. E se ganhar dinheiro de indenização eu entrego pra doação. Graças a Deus não preciso de dinheiro dessa forma”, afirma.
Medeiros diz ainda que não guarda ressentimento do atendente que ele suspeita ter feito a alteração. “Nós aprendemos a relevar, mas não tem como ignorar”, conclui.
Fatura Claro, Otário Chorão Campo Grande
Cliente acredita que atendente alterou cadastro após pedido de desconto (Foto: Gabriela Pavão/G1 MS)
Fonte: G1