Entidade repudia nomeação de dentista feita por Florentino Neto para a Cultura
A Frente de Articulação das Políticas Culturais do Piauí emitiu nota de repúdio nesta terça-feira (14), contra a nomeação do odontologista Antônio Neris Machado Júnior, para chefiar o recém-criado Escritório de Representação do Ministério da Cultura (MinC) no estado. A indicação é do deputado federal Florentino Neto (PT-PI).
A entidade afirma ainda que não aceita a nomeação de Neris Júnior e também não aceita nem aceitará “nomeações de pessoas com histórico de improbidades com recursos públicos, mesmo com currículo na cultura”.
Veja a nota na íntegra:
A custo de muito empenho e lutas, estamos construindo sobre escombros novas estruturas para Cultura e Artes no país. Como elementos vivos que se dedicam a tudo que toca o sensível e a cosmovisão sobre relações humanas e ambientais, temos papel fundamental a cumprir nesse momento da História.
Muito aprendemos nesse caminho de perseguições contra a área da cultura, que se deram justo por sua condição humanística e firme de posicionamentos em defesa da Democracia. Algumas lições, dentre outras, foram: não temos tempo a perder, não há espaço para concessões e que Política é construção enquanto politicagem é sabotagem.
Nós, na legitimidade do nosso poder como trabalhadoras e trabalhadores diários da cultura, declaramos aqui ao Deputado Florentino e quaisquer outres que cogitem nomear atores de outros setores para cargos de decisão no universo da cultura e das artes no Piauí, que NÃO, não aceitamos a indicação de Antônio Neris Machado Júnior para conduzir o escritório do Ministério da Cultura no Estado. Em tempo: também não aceitamos nem aceitaremos nomeações de pessoas com histórico de improbidades com recursos públicos, mesmo com currículo na cultura.
Lamentamos ainda o registro negativo demarcado sobre seu nome com esta atitude de nomeação confrontante com os objetivos da iniciativa de aproximação do
MinC com as unidades da federação. Como Deputado Federal eleito pelo Partido dos Trabalhadores, o que se espera é a consciência sobre a prática primordial de dialogar com a área em questão. Foi algo injustificável e que demanda reparação imediata.
Em tempo, remarcamos nossa atenção contínua e ampla sobre as gestões de nossos municípios e Estado, a fim de que se efetive a Participação Popular que se fez tão recorrente nos discursos durante campanhas eleitorais.
ARTICULA/PI
Frente de Articulação das Políticas Culturais do Piauí
Piauí - 2023
fonte www.portalr10.com