segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Funcionaria da Caixa Econômica é encontrada morta dentro de casa no Piauí


Funcionaria da Caixa Econômica é encontrada morta dentro de casa no Piauí

Ela saiu para almoço e não retornou ao trabalho.

Sandra Dantas.
Sandra Dantas.

Foi encontrada, na tarde desta segunda-feira, morta dentro da casa em que residia Sandra Dantas, de aproximadamente 32 anos, natural de Picos, que morava no centro de Uruçuí.
Segundo testemunhas, Sandra Dantas tinha saído para almoçar no final da manhã de hoje na residência onde morava com colegas de trabalho, porém com sua demora seus colegas foram até a casa e a encontraram com as portas fechadas. Seus colegas acharam tudo muito estranho e tiveram que arrombar a porta, e ao entrarem na casa a encontraram morta.
A polícia investiga o que aconteceu.
FONTE: notíciasdeuruçui

Tráfico atormenta familiares de pacientes do HUT


Tráfico atormenta familiares de pacientes do HUT

Testemunhas apontam que alguns flanelinhas trabalham sob efeito de substâncias químicas

Profissionais, pacientes, parentes e amigos de quem está internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), localizado próximo à Vila Jerusalém, convivem com o medo por causa dessa proximidade com a Vila. O medo se dá em razão do índice de violência no entorno do hospital.
Testemunhas apontam que alguns flanelinhas trabalham sob efeito de substâncias químicas, que são adquiridas com o dinheiro faturado nos serviços de vigília dos carros. A aquisição é feita nos pontos situados nos arredores do hospital.
Uma mulher não quis ser identificada e afirma que “tem gente que paga pelos serviços e eles (os flanelinhas) saem com o dinheiro alheio para trocar e não voltam. Eles saem direto para ir comprar(drogas)”.
O porteiro de plantão no HUT nesta segunda-feira, 06, confirma a existência dos riscos, mas se esquiva em falar sobre os pontos de venda de droga na região. “Aqui tem várias bocas de fumo aqui próximo. A gente tem notícia de que eles vêm oferecer para as pessoas e quem pode dizer mais alguma coisa é só a polícia.”
“É preciso que nós abracemos cada vez mais projetos sociais para prevenirmos que novos clientes se façam para o tráfico. A melhor forma de combatermos é evitarmos que novas crianças adentrem no mundo das drogas e do tráfico”, disse major Elisete, coordenadora estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).
Os policiais admitem que os usuários são os que mais dão trabalho a quem fica de plantão.
FONTE: Denison Duarte

Eletrobras fala sobre apagões e diz não ter culpa sobre incêndio


Eletrobras fala sobre apagões e diz não ter culpa sobre incêndio

Marcelino Cunha, diretor de operações da Eletrobras Distribuição Piauí, concedeu entrevista ao Jornal do Piauí na manhã desta segunda-feira (6) e falou sobre as quedas de energia que ocorreram em Teresina durante o final de semana. Ele afirma que dois acidentes foram responsáveis pelo apagão no sábado e no domingo. 


“O primeiro foi a queda da árvore de Natal no balão do Planalto Uruguai que atingiu três alimentadores, afetando o Dirceu, parte da Zona Leste e zona rural. Houve quebra de poste e partiu-se muitos cabos. O outro foi a queda de uma manta de proteção de um prédio próximo ao shopping Riverside, causando curto circuito e muita quebra de cabos na rede. Remanejamos as cargas mas só conseguimos recuperar totalmente um tempo depois”, pontua. 

Cunha explica por conta das chuvas muitas árvores estão caindo sobre as rede, causando a interrupção no fornecimento de energia elétrica. “Nós fazemos a poda para a distribuição da rede. Não podemos fazer mais além disso. Sugerimos que as pessoas não plantem árvores debaixo da rede para evitar que isso aconteça”, pontua o diretor, acrescentando que a população não deve tentar podar as árvores que já atingiram os fios de alta e baixa tensão. 

Incêndio
Marcelo Cunha acrescenta que a Eletrobras não teve culpa sobre o incêndio que atingiu uma casa no bairro Saci no último domingo. Os moradores saíram do imóvel por causa de um apagão e quando voltaram encontraram-no consumido pelas chamas. 


“A responsabilidade da Eletrobras vai até o ponto de entrega. A partir daí, a responsabilidade é do consumidor”, pontua.

fonte cidadeverde.com

Aulas da rede pública de ensino do Estado começam dia 28/01


Aulas da rede pública de ensino do Estado começam dia 28/01

A Secretaria da Educação e Cultura do Estado do Piauí (Seduc) divulgou, por meio de edital, informações acerca dos procedimentos de renovação de matrícula, transferência e remanejamento de alunos que são assistidos pela rede pública de ensino do Estado.

Como acontece nos anos anteriores, o sistema ofertará em 2014, além de educação básica para o Ensino Fundamental e Médio nas modalidades regular e Educação para Jovens e Adultos (EJA), também cursos profissionalizantes e desenvolvimento de projetos específicos em algumas unidades escolares, como ensino de tempo integral, ensino em escolas agrotécnicas e o programa de educação tecnológica Mais Saber. Para a 3ª série do Ensino Médio vale destacar a iniciativa de um preparatório para o ENEM para os alunos matriculados no ensino regular.

Uma preocupação da Seduc é em relação a quantidade de aluno por turma, visto que o excesso de estudantes por sala acarreta uma baixa na qualidade do ensino aplicado em sala de aula, para isso, foi estabelecido uma quantidade específica para cada etapa, disposta da seguinte forma:

Ensino Fundamental

1º ao 5º Ano: 25
6º ao 9º Ano: 35

Ensino Médio

1º ao 3º Ano: 45
3ª Série do Ensino Médio com Extensivo para o Enem (zona rural e urbana): 30 vagas

EJA

Etapa I: 25
Etapas II e III: 35
Etapas III e IV: 40
Etapas VI e VIII: 50

Os documentos necessários para matrícula, remanejamento ou transferência são:

1- Ensino Fundamental: cópia da certidão de nascimento do aluno e histórico escolar original;
2- Ensino Médio: documentos de identificação, histórico escolar do Ensino Fundamental e título de eleitor para alunos maiores de 18 anos;
3- Ensino profissionalizante: documentos de identificação, histórico escolar do Ensino Fundamental e título de eleitor para alunos maiores de 18 anos e foto 3x4.

Datas

O edital estabelece as seguintes datas para realização dos procedimentos:

1- De 06/01 à 10/01: Renovação, remanejamento e transferência de matrícula;
2- De 13/01 à 17/01: Matrículas para alunos novatos;
3- 21/01 à 24/01: Semana pedagógica;
4- 28/01: Início do período letivo de 2014.

As matrículas serão efetuadas nas secretarias das unidades escolares. No caso dos Centros de Educação Professor Ministro Petrônio Portela em Parnaíba, PREMEN Norte e Sul em Teresina, Centro Aurora Barroso em Regeneração e Centro Calixto Lobo em Floriano, a disposição das vagas serão mediante teste seletivo.

fonte cidadeverde.com

Fundação anuncia providências após foto de champanhe em hospital do PI


Fundação anuncia providências após foto de champanhe em hospital do PI

Foto de internauta na virada do ano repercutiu nas redes sociais.

A Fundação Hospitalar de Teresina (FHT) divulgou nesta segunda-feira (6) as providências tomadas após uma foto mostrar funcionários do hospital do Promorar, zona Sul, brindando a virada do ano com champanhe. O caso é alvo de investigação interna do órgão. 

Em nota, a FHT informou ter comunicado aos diretores de todos os hospitais municipais que é proibida a realização de qualquer comemoração com bebida alcoólica nas dependências públicas. Festividades excepcionais devem ser feitas em auditórios e refeitórios, "para que não tenha comprometimento na prestação de serviços para a população".

A Fundação ainda fez questão de frisar que, apesar do incidente, nenhuma ocorrência mais grave foi verificada na noite de 31 de dezembro, quando três médicos estavam de plantão, além de enfermeiros e técnicos. 

No dia 1º de janeiro, a internauta Laiane Nunes, que estava internada no hospital, postou em sua página no Facebook a foto de funcionários do hospital brindando a virada do ano. "Aqui eh assim ...medicação e médico não tem... mas bebida alcoolica com certeza", escreveu.

Depois da repercussão da postagem, a jovem ainda afirmou estar assustada com a repercussão, mas comemorou. "Se não abrirmos a boca e denunciarmos, as coisas no mundo não se consertam nunca"

fonte cidadeverde.com

Polícia anuncia blitze 24 h na capital para reduzir homicídios

Polícia anuncia blitze 24 h na capital para reduzir homicídios

O coronel Gerardo Rebelo reuniu todos os comandantes da PM e definiu metas para reduzir as mortes e assaltos.

O comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Gerardo Rebelo, anunciou na tarde desta segunda-feira (6) que iniciará blitze 24h para reduzir a criminalidade e as taxas de homicídios em Teresina. Hoje, a cúpula da PM se reuniu com todos os comandantes da capital e definiram estratégias para combater as mortes no trânsito. Segundo levantamento da Polícia Militar, os crimes de assaltos e homicídios estão relacionados ao uso principalmente de motos.
“Todas as polícias estarão integradas e capacitadas para a operação ‘Força Total. Serão blitz 24h para coibir os crimes”, afirmou Gerardo Rebelo.

Na reunião, o comandante apresentou os dados de 2012 e 2013 e detectou que um grave problema é o trânsito. Tem aumentado o número de mortes e homicídios na capital. Assassinatos houve um crescimento de 23% em relação ao ano anterior. 

Coronel Gerardo Rebelo informou que os homens da PM foram treinados para abordagem de trânsito. “O policiamento de trânsito será integrado com o Rone, Ronda Cidadão, otimizando as ações com foco no motorista, nas drogas, armas, assaltos a motos e meio ambiente”.

Segundo o coronel, por mês são apreendidas quase duas armas por dia. 

As operações irão iniciar nesta quarta-feira em vários bairros de Teresina. 

Rebelo destacou que a Polícia Militar do Piauí está com treinamento “holístico” e visão global para que possa atuar em várias frentes, respeitando os cidadãos. 

fonte cidadeverde.com