segunda-feira, 27 de maio de 2024

Suspeito de matar homem a facadas foi preso após vizinho tranca grade ao ouvir os gritos da vítima

 A prisão de Cauã Alexandre, acusado de matar Kaylson Carvalho Neiva com mais de 20 facadas, no último sábado (25/05), aconteceu graças a um vizinho, segundo o coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Francisco Costa, o Barêtta.

FOTO: REPRODUÇÃO

Após ouvir os gritos de Kaylson por volta das 5h, o vizinho utilizou um cadeado para trancar a grade do apartamento, evitando que Cauã fugisse do local. O crime ocorreu no Residencial Francisco Oliveira, localizado no Parque Sul, na zona sul de Teresina.

Crime gera revolta

Nas redes sociais, amigos e familiares prestaram homenagens a Kaká, a vítima fatal. "Vai com Deus meu amigo, que a justiça seja feita 😢", disse um amigo. "😭😭😭😭😭😭😭 Sem acreditar meu amigo 💔🥀", lamentou outra pessoa. "Era uma pessoa muito responsável", "Sem acreditar na sua morte 😢😢😢", "Estou sem acreditar na perda desse amigo, gente do bem", foram alguns dos comentários emocionados.

O que diz o DHPP

Segundo o delegado Barêtta, a violência do crime chamou a atenção dos policiais que atenderam à ocorrência. O apartamento da vítima estava revirado, com muito sangue. Cauã teria dito à polícia que agiu em legítima defesa, mas o delegado explicou que essa tese não se aplica ao caso. "Ele alega que a vítima tentou estuprá-lo, mas a brutalidade do crime não guarda traços de legítima defesa. Ele usou duas facas, possivelmente da cozinha da vítima, para matar o rapaz. Uma faca foi encontrada sobre o sofá e a outra ao lado do corpo, ambas com as lâminas retorcidas. Os peritos contabilizaram mais de 20 facadas no corpo da vítima, na região do pescoço, tórax e abdômen", disse o delegado.

FOTO: 180GRAUSImagem ilustrativa do delegado
Imagem ilustrativa do delegado

"Ele só não fugiu porque esse vizinho, ao perceber algo estranho, astuciosamente colocou o cadeado na grade, trancando o suspeito dentro do apartamento da vítima. Ele tentou sair várias vezes, mas não conseguiu. A polícia chegou e prendeu ele em flagrante", contou o delegado.

Antes do crime, Kaylson e Cauã teriam consumido bebida alcoólica em um bar nas redondezas do condomínio. Cauã teria dito à polícia que foram para o apartamento da vítima, onde fizeram uso de substância entorpecente e se desentenderam. "O suspeito alega que a vítima tentou ter relação sexual e ele não aceitou, por isso matou", contou Barrêtta.

Cauã Alexandre da Silva Lima continua preso. Ele passou por audiência de custódia no domingo (26) e teve a prisão em flagrante convertida para preventiva pelo juiz José Olindo Gil Barbosa.

A polícia agora tenta refazer os últimos passos da vítima para entender o que aconteceu no local.

fonte 180graus.com

Translado do mastro de Santo Antônio acontece nesta terça-feira (28) em Campo Maior-PI

 

 

Acontece na terça-feira (28), o translado do mastro de Santo Antônio Aparecido, onde os estivadores e a comissão da bandeira se reúnem para levá-lo  ao Patronato Nossa Senhora de Lourdes, no bairro de Lourdes, em Campo Maior. 

O translado vai acontecer a partir das 06h, no Centro Diocesano da cidade e deve sair, como todo ano,  em procissão no dia 31 para a procissão de abertura dos festejo de Santo Antônio.

Veja a programação  das festas

As festividades em homenagem a Santo Antônio Aparecido acontecem do dia 31/05 a 13/06 e levará o tema “Cristãos leigos e leigas na igreja sinodal.”

fonte www.campomaioremfoco.com.br

Alunos do COE participam da Olimpíada de Língua Portuguesa

 Os alunos da turma de Língua Portuguesa do Programa Cidade Olímpica Educacional (COE) participaram, no último sábado (25), da Primeira Fase da Olimpíada de Língua Portuguesa (OP). Dezoito alunos responderam 25 questões objetivas. Destes, dois irão para a segunda fase, que acontecerá no dia 29 de agosto deste ano.

A OP é uma competição nacional para alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas da rede pública e privada, e tem como objetivo incentivar o bom uso da Língua Portuguesa entre os alunos do Ensino Básico. As provas são diferenciadas, pois propõem a reflexão sobre a língua materna, fazendo uso de problemas, jogos e desafios idiomáticos, sem deixar de lado os textos clássicos e a tradição popular do nosso país.

O Programa Cidade Olímpica Educacional realizou para os seus alunos aulas preparatórias com foco na resolução de questões, baseadas em provas realizadas anteriormente, além de aulas expositivas, debates sobre temas gramaticais e literários pertinentes e leituras em grupo.

“A expectativa é de que o COE tenha, além de representantes na segunda fase, alunos conscientes do seu potencial linguístico e dispostos a continuar aprendendo e se dedicando ao idioma como forma de abrir novas portas em seu futuro profissional e humano”, destaca o professor da disciplina de Língua Portuguesa do COE, Orlando Nascimento.

O Coordenador destaca ainda a importância da participação dos alunos nesta olimpíada. “A  OP, assim como outros concursos dos quais participamos, desperta nos alunos o anseio por novas experiências, abre horizontes de expectativas profissionais e traz um crescimento pessoal, uma vez que os educandos vão se habituando a viver situações desafiadoras de forma mais tranquila”.

A Coordenadora do COE, Elinalva Barbosa, afirmou estar confiante na vitória dos alunos. “Tenho acompanhado de perto o interesse dos educandos na busca pelo conhecimento, seja por meio da procura de livros junto à Giroteca do COE, seja pela boa frequência às aulas”, destacou.

O Programa Cidade Olímpica Educacional recebe 330 alunos todos os sábados, vindos de diversas escolas da Prefeitura Municipal de Teresina, a qual garante a eles transporte escolar, lanche, fardamento e material escolar. São oferecidas diversas disciplinas, com foco naquelas que são tema de olimpíadas do conhecimento, como Matemática, Ciências, Astronomia, Robótica, Física e, claro, a turma de Língua Portuguesa.

Pai de Santo é preso por envolvimento em transferências de dinheiro de empresário morto em Teresina

 Um pai de santo, identificado como Anderson, foi preso na última sexta-feira sob suspeita de envolvimento no caso do assassinato do empresário Antônio Francisco dos Santos Sousa. Anderson é suspeito de ter recebido R$ 5 mil dos R$ 90 mil transferidos da conta da vítima, que foi encontrada morta no dia 1º de abril em um terreno no Povoado Cacimba Velha, na zona Rural Leste de Teresina.

Além de Anderson, uma faxineira que trabalhava em um prostíbulo frequentado pela vítima também foi presa. Seu nome não foi divulgado pelas autoridades.

Pai de Santo é preso por envolvimento em transferências de dinheiro de empresário morto em Teresina

Entenda o Caso

O corpo de Antônio Francisco dos Santos Sousa, pastor e empresário, foi encontrado em uma fazenda na Cacimba Velha, após ter desaparecido no domingo anterior. A vítima, de 50 anos, foi reconhecida por familiares no Instituto de Medicina Legal (IML). Segundo o 5º Batalhão da Polícia Militar, Antônio Francisco foi encontrado despido, com cerca de 18 perfurações no corpo e o pescoço degolado. Trabalhadores que construíam um muro no terreno descobriram o corpo.

A caminhonete Hilux do empresário foi localizada na estrada entre José de Freitas e União, cerca de quatro quilômetros do local onde o corpo foi achado. Manchas de sangue foram encontradas nas portas e no interior do veículo.

Antônio Francisco havia retornado de uma viagem de Semana Santa, deixando sua família em casa antes de desaparecer. A investigação está sendo conduzida pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Desdobramentos da Investigação

O DHPP cumpriu mandados judiciais em dois endereços no bairro Vila Maria, zona Leste de Teresina, como parte das investigações do assassinato. Um dos locais frequentados pela vítima antes de seu desaparecimento foi o Balde Azul, um prostíbulo no bairro Vila Bandeirantes.

Durante a operação, as sócias do estabelecimento foram detidas, enquanto uma terceira mulher investigada não foi localizada. No segundo endereço investigado, a polícia encontrou substâncias entorpecentes e uma arma de fogo. A área foi isolada para garantir a segurança durante a execução dos mandados de prisão e busca e apreensão.

A prisão do pai de santo e da faxineira representa um avanço significativo nas investigações, trazendo à tona a complexidade do caso e a rede de pessoas envolvidas. As autoridades continuam a trabalhar para esclarecer todos os detalhes do crime e levar os responsáveis à justiça.

De acordo com as investigações, o crime foi premeditado. 

fonte www.portalr10.com

POLÍCIA Adolescente é apreendido e carros são recuperados durante ações da Polícia Civil em Teresina

Operações aconteceram nesta segunda-feira; adolescente teria participado de ato infracional análogo a roubo

A Polícia Civil do Piauí (PC-PI) cumpriu, nesta segunda-feira (27), um mandado de busca e apreensão em uma oficina mecânica no bairro Tabuleta, zona Sul de Teresina, e realizou também a apreensão de um adolescente suspeito de ato infracional análogo a roubo.

Segundo a polícia, durante o mandado de busca e apreensão realizado na oficina, a equipe encontrou duas caminhonetes sendo desmanchadas, sendo uma com restrição de roubo registrada no Rio Grande do Norte, e outra com sinais de adulteração, os quais serão submetidos à perícia criminal. No momento da apreensão não havia ninguém na oficina. 

Logo após essa ação, o Departamento de Roubo e Furto de Veículos (DRFV) continuou os trabalhos e, em outra investigação, também cumpriu um mandado de internação de um adolescente suspeito de participar de ato infracional análogo a roubo contra um motorista de aplicativo, onde ele teria roubado um carro no bairro Deus Quer, zona Sudeste de Teresina. O caso aconteceu no dia 21 de março deste ano.


  

Veículos apreendidos estavam sendo desmanchados
Divulgação

  

Fonte: Portal A10+

APREENSÃO Homem que realizava delivery de drogas é preso pelo Denarc em Teresina; comparsa também é capturado

 Os dois estavam realizando entregas quando foram abordados pelos policiais na tarde desta segunda-feira (27)

Dois homens, identificados apenas como Luan e Douglas foram presos em flagrante pelo Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc) na tarde desta segunda-feira (27), na Vila Verde, próximo ao parque Jurema, na zona Sudeste de Teresina. Os dois estão envolvidos em um esquema de delivery de drogas. 

Em entrevista à TV Antena 10, o delegado Samuel Silveira informou que um dos indivíduos estava sendo investigado por realizar delivery de drogas. Durante a prisão, ele estava em um veículo com um comparsa possivelmente realizando as entregas de entorpecentes quando foram abordados pela equipe do Denarc.

 

Material apreendidoDenarc

 

“Um dos indivíduos que era apontado pela investigação como alguém que fazia o tráfico por meio delivery… o indivíduo, juntamente com seu companheiro, estava no veículo, provavelmente havia acabado de fazer uma entrega. Nós fizemos o acompanhamento e no momento em que ele diminuiu a velocidade, nós conseguimos fazer a abordagem. Com isso, houve ali a contenção, o que se evitou, a fuga, e nós conseguimos fazer a prisão”, disse. 

Luan quase foi preso na manha de hoje (27), mas conseguiu escapar. Ele já possui passagens pela polícia. No veículo foram apreendidos uma grande quantidade de maconha e dinheiro trocado. O valor não foi informado. 

Os presos foram encaminhados para a sede da Denarc para os procedimentos cabíveis e ficarão à disposição da justiça. 

Fonte: Portal A10+