Promotor de Justiça participa de evento acadêmico em Piripiri
Na última quinta-feira, 16 de maio, o promotor de Justiça Francisco de Jesus Lima, que atua na defesa da mulher vítima de violência doméstica e familiar, participou da III Jornada de Serviço Social organizada pela faculdade CHRISFAPI, em Piripiri. Com discussões do tema "A gente enfrenta o racismo no cotidiano", o membro do Ministério Público do Piauí abordou as ações executadas pelo projeto “Violência contra mulher: um olhar racial" e relatou vivências cotidianas.
O evento também contou com palestra da professora doutora Maria Sueli Rodrigues de Sousa, da UFPI (Universidade Federal do Piauí), que falou sobre as raízes históricas do racismo, direitos e cidadania.
O projeto “Violência contra mulher: um olhar racial" é desenvolvido pela 5ª Promotoria de Justiça de Teresina, órgão de execução integrante do NUPEVID (Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar), em parceria com a UESPI (Universidade Estadual do Piauí), desde janeiro de 2018. A iniciativa leva informações, articula ações e provoca o desenvolvimento de políticas públicas de cidadania às mulheres negras para o acesso aos serviços de saúde, educação e cultura, enfrentamento ao racismo estrutural/institucional e resgates dos valores afrodescendentes, dentre outras ações.
Fotos: Faculdade CHRISFAPI
fonte www.mppi.mp.br
Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI