quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Homens participam de reflexão sobre a Lei Maria da Penha em programa de reeducação do MPPI

Duas pessoas de pé conversando entre si
O Ministério Público do Piauí, por meio do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid/MPPI), debateu, nesta terça-feira (17), a Lei Maria da Penha, no 7º módulo da 4ª edição do “Programa Reeducar: o homem no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher”.

Homens que respondem judicialmente por crime de violência contra a mulher estiveram reunidos em mais um encontro, no MPPI, para ouvir e refletir sobre o tema “Lei Maria da Penha e sua aplicabilidade nos casos de violência contra a mulher”, com a promotora de Justiça da 10ª PJ, Amparo Paz, que é coordenadora do Programa Reeducar e do Nupevid.

De acordo com Amparo Paz, foram abordadas diversas situações em que a Lei pode ser aplicada. “Da mesma forma, apontamos dados estatísticos, que são importantes para compreensão sobre essa cruel realidade em nosso país, no que diz respeito à violência contra a mulher.  Além disso, realizamos um momento reflexivo com eles sobre a temática e logo percebemos os avanços dos reeducandos neste módulo da 4ª edição", diz.
Durante a palestra, Amparo Paz ressaltou, também, dados estatísticos sobre a realidade da violência doméstica e familiar. “Temos uma triste estatística de 13 feminicídios por dia. O Brasil é o 5º lugar em feminicídio. Precisamos mostrar a realidade para eles e como eles podem contribuir para mudar essas estatísticas”, completa.

Após momento reflexivo com os participantes, a promotora de Justiça Amparo Paz e a psicóloga do Nupevid/MPPI, Cynara Veras, agradeceram a participação dos reeducandos, nos módulos realizados em 2019, e desejaram um fim de ano de paz e a prática dos aprendizados com o Reeducar.

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

Guarda Municipal recebe 70 rádios comunicadores



Ascom/Semcaspi
Foram entregues nesta quarta-feira (18) 70 rádios comunicadores e mais 14 rádios para a Guarda Municipal de Teresina (GCM). O material encerra a fase de aquisição de equipamentos da GCM e possibilita que os agentes tenham uma comunicação com mais qualidade e rapidez.
“A comunicação se dava por meio de aparelhos celulares funcionais. Agora, com rádio comunicador, o contato entre os agentes e viaturas será mais eficaz. Foi uma aquisição complicada, a licitação teve uma série de pormenores, assim como aguardávamos a liberação de uma frequência pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), mas com essa entrega conseguimos equipar totalmente nossa GCM”, afirmou o secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Samuel Silveira.
Com a entrega do material, todas as equipes da Guarda Municipal terão rádios comunicadores, assim como todas as 14 viaturas. “Estamos recebendo rádios de última geração, que têm longo alcance. Nossa expectativa é que os atendimentos as ocorrências sejam feitos de forma mais rápida do que é realizado atualmente”, avaliou o capitão José Monteiro, comandante da GCM.
Criada por meio da Lei complementar n° 3.834, a Guarda Civil Municipal de Teresina é vinculada à Semcaspi e atua nas praças da Bandeira, Rio Branco, Fripisa; parques Lagoas do Norte, Estação da Cidadania, Floresta Fóssil e Parque Encontro dos Rios; Centro Unificado de Esporte e Lazer (CEU) Sul e Norte e Complexo Esportivo José Ponce Filho (Parentão); além de realizar patrulhamentos preventivos no Centro Pop, Restaurante Popular de Teresina, Praça dos Skatistas e Corredores e Terminais de Integração do Itararé, do Parque Piauí e Bela Vista.
Atualmente com pouco mais de 150 agentes, o efetivo da GCM deve chegar a 450 homens e mulheres ainda no primeiro semestre de 2020. O acréscimo de novos agentes virá após o fim do curso de formação que começou neste mês de dezembro.

fonte pmt.pi.gov.br

Prefeito Firmino Filho sanciona Lei do Orçamento Popular e lança investimentos para 2020



Renato Bezerra
O Prefeito Firmino Filho sancionou a Lei do Orçamento Popular na manhã desta quarta-feira (18) durante evento de lançamento do OP 2019/2020, que prevê investimentos de R$ 21 milhões em obras e serviços escolhidos pelas comunidades.
De acordo com Firmino Filho, com a lei sancionada, o OP torna-se um projeto de execução anual e obrigatório. “É importante celebrarmos esse momento. A partir de agora, independente da vontade pessoal dos próximos prefeitos, o Orçamento Popular vai continuar acontecendo e isto está garantido em lei”, destaca.
Durante o evento que reuniu líderes comunitários e representantes da gestão municipal, também foi divulgado o início do Orçamento Popular 2019/2020.
“É com grande satisfação que damos início a mais um OP, dessa vez com investimentos na ordem de R$ 21 milhões, seguindo e sempre respeitando o processo de escolha dos teresinenses. A partir de amanhã, 19, as entidades comunitárias já podem se cadastrar junto a Assessoria Especial do Orçamento Popular, no Palácio da Cidade, e dar início à realização das assembleias zonais”, explica Marco Antonio Ayres, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH).
Para as entidades comunitárias que desejam participar do OP, um cadastro ou recadastramento deve ser realizado entre 19/12/2019 e 26/01/2020, na Assessoria do OP, com as seguintes documentações: Cópia da Ata de posse da diretoria registrada em cartório; Cópia do Estatuto de Fundação da entidade; Comprovante de endereço da sede da entidade e de residência, CPF, RG, foto 3×4 do presidente e do vice-presidente; e cópia do CNPJ da entidade.
Além disso, no mesmo período, acontecem as assembleias zonais com a presença dos moradores das zonas urbanas e rurais com o intuito de escolher um representante, um suplente e até três propostas de obras ou serviços que serão apresentados em fevereiro, nos Fóruns Zonais, para a escolha de 280 propostas que serão executadas em 2020.

fonte pmt.pi.gov.br

Colégio da PMPI divulga relação dos candidatos aprovados no teste seletivo



O  Colégio da Polícia Militar do Estado do Piauí (CPMPI) divulgou nesta segunda-feira (16) a relação dos candidatos aprovados no teste seletivo para ingressar no CPMPI em 2020. 

Ao todo foram disponibilizadas 210 vagas para a 1ª série do Ensino Médio em tempo integral.

Os pais ou responsáveis pelos alunos aprovados devem ir ao CPMPI no período de 17 a 19/12/2019 das 8h às 12h para receber o informativo que indica os documentos necessários para efetuar a matrícula.

A matrícula dos aprovados está prevista para ser realizada do dia 08 ao dia 10 de janeiro de 2020 das 8h às 11h30 e das 14h às 16h. 

Os responsáveis pelos estudantes que não foram aprovados e se interessam em saber a colocação no concurso devem ir ao colégio para conferir a lista.

Acesse a lista com a relação dos aprovados e dos documentos necessários para realização da matrícula:


fonte http://www.pm.pi.gov.br

PMPI festeja o Natal com celebração de Missa



A Polícia Militar do Piauí comemora o Natal com celebração eucarística realizada na Capela Militar de São Sebastião realizada na manhã hoje (18).

Durante o sermão, O Capelão Major Carlos citou a música Sinal Fechado, do artista Paulinho da Viola, cuja letra começa com a frase “Olá, como vai?” e segue com um diálogo entre duas pessoas. Com isso, o Capelão apresentou a importância de fazermos este questionamento tanto àqueles que nos rodeiam quanto a nós próprios, bem como a relevância de, apesar da correria, pararmos para fazer essas indagações, para ver e ouvir o que há tanto ao redor quanto as mensagens do corpo físico e de dentro da alma. Enfatizou, ainda, as nossas fragilidades humanas e a fugacidade da vida, ao lembrar o falecimento do Subtenente Crispino, que auxiliava as celebrações da capela.
missa natal 2019


A mensagem de natal frisou também a passagem bíblica que fala dos presentes oferecidos pelos três Reis Magos ao menino Jesus: ouro, mirra e incenso. De acordo com o Capelão, o ouro, que devemos ofertar, representa as coisas boas, os tesouros que possuímos, como nossa família, nossa saúde. Como não só de coisas boas vivem os seres humanos, devemos também entregar a mirra, o nosso sofrimento diário, para, com isso, tirarmos o peso que carregamos nas costas e seguirmos leves. Sem ouro e sem mirra, só nos resta o incenso, que simboliza a fé, pois sem ela nada somos.
missa natal 2019

O Comandante Geral da PMPI, Coronel Lindomar, aproveitou a oportunidade para agradecer e exaltar o trabalho de todos os policiais militares, desejando um feliz natal a todos.
missa natal 2019

A celebração contou com o auxílio dos oficiais e praças que realizaram as preces. Estiveram presentes também o Coronel Sousa Filho, Subcomandante Geral, o Coronel Alberto, Ex-subcomandante Geral, e os Coronéis Rodrigues e Valdinar, além de praças e oficias da Instituição.
missa natal 2019


fonte http://www.pm.pi.gov.br/ com informações Cabo PM Larissa
Fotos: Sargento PM Carvalho
DCOM

Polícia Mulher é morta a facadas pelo ex-marido em Marcos Parente

A polícia informou que o caso aconteceu nesta quarta-feira (18) e que após cometer o crime, o ex-companheiro tirou a própria vida.

Na manhã desta quarta-feira (18) uma mulher foi morta a facadas na comunidade Tabocas, zona rural do município de Marcos Parente.
Segundo informações do 10º BPM, a mulher foi identificada como Vandailma Ferreira da Costa. O companheiro de Vandailma, João Batista de Sousa, é o principal suspeito. Após cometer o crime, João teria tirado a própria vida.
  • Foto: Arquivo pessoalVandailma da Costa foi morta pelo ex-marido, João de Sousa, que após o crime se matou.Vandailma da Costa foi morta pelo ex-marido, João de Sousa, que após o crime se matou.
De acordo com populares, o casal estava separado, e eles acreditam que o motivo do crime seria o fato de Vandailma não querer mais reatar o relacionamento.
As testemunhas contam ainda que João teria procurado a ex-esposa na manhã desta quarta-feira (18). Quando a mulher atendeu, foi surpreendida por uma facada no peito. Vandailma chegou a ser socorrida e levada ao hospital, mas não resistiu. O casal deixa três filhos. 

fonte www.viagora.com.br/Com informações do Portal Cidade Luz  

Piauí Acidente deixa funcionário da Equatorial ferido na BR-316

Devido ao ocorrido, um logo congestionamento se formou na rodovia. O condutor do ônibus e os passageiros não sofreram ferimentos.
Na tarde desta quarta-feira (18), um acidente na BR-316 próximo à entrada do município de Miguel Leão, envolvendo um ônibus da empresa TransBrasil e um carro que presta serviços para a Equatorial Piauí, deixou uma pessoa ferida.
  • Foto: DivulgaçãoAcidente na BR-316 deixa funcionário da Equatorial feridoAcidente na BR-316 deixa funcionário da Equatorial ferido
Segundo informações do comandante da polícia Militar do município de Água Branca, o acidente teria acontecido após um dos condutores fazer uma ultrapassagem na BR no sentido Picos/Teresina, resultando em uma colisão lateral. 
Devido ao acidente, um longo congestionamento se formou, e agentes da polícia Rodoviária Federal (PRF) foram até o local para organizar o trânsito.
O condutor do ônibus e os passageiros não sofreram ferimentos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, levando o funcionário da Equatorial para uma unidade hospitalar da região.

fonte www.viagora.com.br

Vídeo: mulher é atropelada por caminhonete ao tentar fazer conversão indevida

Um mulher identificada como Maria da Luz Alves Bezerra da Silva, de 48 anos, ficou gravemente ferida em um acidente nesta quarta-feira (18/12), no cruzamento das ruas Quintino Bocaiuva com a PI 112, na saída de União para Teresina. As informações são do Clique União



Com a colisão, a motocicleta que a vítima pilotava ficou nas ferragens do carro. A vítima foi levada para o Hospital de União. Segundo a Unidade de Saúde, ela quebrou as duas pernas, um braço e sofreu uma pancada forte na cabeça.

De acordo com populares no local, a mulher  tentou entrar  na Rua Quintino Bocaiuva, sentido Bairro Cruzeiro/Bairro São Francisco quando foi atingida pelo carro que seguia no sentido União/Teresina.



A Polícia Militar esteve no local e conversou com o condutor do veículo. A PM não quis informar o relato do motorista. O HMU União informou que a vítima está sendo transferida para um hospital em Teresina e seu estado é grave.
Veja o momento da colisão:

 fonte 180graus.com


THE: filho de policial militar é detido com carga roubada avaliada em R$ 90 mil

Um homem foi preso com cargas de roupas roubadas, na manhã desta quarta-feira (18/12), no Residencial Árvores Verdes, na zona Leste de Teresina. Identificado como Geilson Almeida da Silva, ele é filho de um policial militar. 


Foto: Reprodução/ TV Meio Norte

Sergundo reportagem da TV Meio Norte, a mercadoria avaliada em R$ 90 mil, foi roubada nessa terça-feira (17), no depósito da empresa localizada no bairro Mateuzinho, em Timon-MA. 
De acordo com informações da Polícia Militar, cerca de oito homens chegaram no depósito vestidos com fardas do Exército Brasileiro e se apresentando como funcionários da Receita Federal.
Após entrarem no lugar, o grupo anunciou o assalto e pediu os aparelhos celulares e em seguida pegaram a carga e levaram até um caminhão de mudanças que estava estacionado na porta.
Policiais do 22º Distrito Policial (DP) receberam uma denuncia anônima informando o local onde a carga roubada estava. Chegando no local foi confirmado a informações, Gleilson estava no local e foi detido, ele afirmou que não participou do assalto. 

fonte 180graus.com

Procon interdita bombas em postos de combustíveis de Teresina



Foram visitados 14 postos na Capital e dois deles tiveram que ser interditados por irregularidades na composição da gasolina vendida. Foram encontrados produtos vencidos nas lojas de conveniência.


Equipes de Programação de Proteção ao Consumidor (Procon) realizam durante a manhã desta quarta-feira (18) uma série de vistorias em postos de combustíveis da Capital para verificar denúncias feitas por consumidores sobre irregularidade nos produtos vendidos. Os problemas encontrados vão desde adulteração da gasolina até venda de produtos vencidos nas lojas de conveniência.
O chefe de fiscalização do Procon, Arimateia Leão, explica que dos 14 postos visitados, foram encontradas irregularidades em quatro localizados nas zonas Leste e Norte. Destes estabelecimentos, os agentes interditaram dois por adulterações nas bombas de combustível como retirada de selos e falha na medição da gasolina vendida. 

Foto: Procon
“Coletamos cinco amostras e constatamos que a quantidade de etanol está abaixo do que deve ser, ou seja, o consumidor está comprando álcool e levando gasolina no lugar. A cada 20 litros de combustível, por exemplo, ele perde de 170 ml a 200 ml. Isso significa dizer que o consumidor está perdendo até R$ 1,50 a cada litro de gasolina comprado”, explica.
Já nas lojas de conveniência, os agentes de fiscalização do Procon encontraram produtos como sucos, refrigerantes e água com prazo de validade vencido sendo disponibilizados à venda aos consumidores nas prateleiras.

Foto: Divulgação/Procon
Nos postos em que houve interdição de bombas e onde se verificaram irregularidades no serviço de conveniência, o Procon deve aplicar uma multa que pode variar de R$ 600,00 a R$ 6 milhões, dependendo da gravidade do caso e dos danos causados ao consumidor na aquisição dos produtos.

Foto: Procon
A fiscalização do Procon segue nos próximos dias em regime intensificado neste final de ano por conta da intensa movimentação no comércio como um todo. “Por ser um período em que as pessoas consomem mais e também pela quantidade de reclamações e denúncias que recebemos, continuaremos neste esforço conjunto para garantir que as pessoas não sejam lesadas nas compras que fizerem”, finaliza Arimatea Leão.

fonte www.portalodia.com

Mulher dá à luz dentro de ônibus no litoral do Piauí



O motorista do ônibus estacionou na porta do SAMU e pediu socorro


Uma mulher entrou em trabalho de parto e deu à luz a um bebê dentro de um ônibus no litoral do Piauí. Cibele Paulino da Silva saiu da cidade de Cajueiro da Praia para realizar exames em Parnaíba. No trajeto de 68 km, a mulher começou a sentir dores.
O desespero diante da situação levou o motorista do ônibus a aumentar a velocidade. Já em Parnaíba, o condutor seguiu para a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
A equipe de plantão da noite anterior estava de saída, por volta das 7h, quando recebeu o chamado para o atendimento. Os profissionais de saúde encontraram a mãe em trabalho de parto. O SAMU de Parnaíba informou que não houve tempo para a mulher ser encaminhada para a maternidade e o parto foi concretizado dentro do próprio ônibus.
Logo depois, a mãe e o bebê, que passavam bem, foram transferidos na ambulância do SAMU para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde. Esse é o segundo filho de Cibele.
fonte www.portalodia.com

Dez pessoas são presas praticando roubos e furtos no Centro de Teresina



Grupo agia há pelo menos uma década furtando principalmente celulares e carteiras das vítimas.


Cinco homens e cinco mulheres foram presos na manhã desta quarta-feira (17) em Teresina por praticarem roubos e furtos a transeuntes do Centro da Capital. A ação foi deflagrada pelo 1º Distrito Policial, com o objetivo de reforçar a segurança na principal zona de comércio da cidade durante este final de ano.
O grupo criminoso agia no Centro há pelo menos uma década, segundo o titular do 1º DP, delegado Sérgio Alencar. As vítimas preferenciais deles eram idosos e mulheres grávidas. Os roubos e furtos eram praticados principalmente nas descidas dos ônibus ou na entrada e saída das lojas e após a concretização do delito, eles dividiam o que arrecadavam entre eles.

Foto: Divulgação/Polícia Civil
“Eles atuavam em grupos de três subtraindo os bens das vítimas. Eram celulares e carteiras principalmente. Depois de recebermos uma série de denúncias sempre com as mesmas descrições de pessoas suspeitas, nós iniciamos as investigações, há cerca de cinco meses. De lá para cá viemos monitorando alguns alvos e na manhã de hoje conseguimos dar cumprimento aos mandados judiciais”, explica Sérgio Alencar.
As dez pessoas presas foram encaminhadas para o 1º DP e de lá seguirão para o sistema prisional.

fonte www.portalodia.com

Ônibus perde controle e invade residência no bairro Angelim em Teresina



Na hora do acidente havia pessoas no ônibus e na casa atingida. Por sorte, ninguém se feriu.


Um ônibus coletivo invadiu uma residência no bairro Angelim, zona Sul de Teresina, na manhã desta quarta-feira (18). Havia pessoas no veículo e na casa atingida. Por sorte, ninguém se feriu. 
Ônibus invade casa. Foto: Reprodução Redes Sociais.
Segundo o secretário de Formação do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro-PI), Keith Nolan, o acidente ocorreu por volta das 8h30, quando o veículo fazia uma curva, apresentou uma pane no freio e acabou colidindo de frente com a casa que estava localizada na esquina da rua. Com a colisão, parte da estrutura da sala da residência ficou danificada.

“Verificamos que houve um problema na manga de eixo do ônibus, que causa a perda total do controle da direção. A Defesa Civil esteve no local e disse que a parte da frente da casa ficou comprometida”, disse Keith Nolan. 
A Strans esteve no local e controlou o trânsito. A Perícia Criminal foi acionada para realizar a apuração das causas do acidente. 

fonte www.portalodia.com

Avião não decola por problema técnico e passageiros esperam mais de 1 hora na aeronave

Foto: enviado por passageiro
Um avião da Latam não decolou na tarde deste quarta-feira (18) no aeroporto Petrônio Portella e causou apreensão e revolta dos passageiros.
O voo - 3823 - estava previsto para decolar, às 16h50, e até, às 18h30, a aeronave não tinha saído do aeroporto.
Os passageiros chegaram a entrar no avião e ficaram cerca de 1 hora dentro da aeronave aguardando uma posição da empresa. Em seguida, os passageiros tiveram que sair do avião e aguardam no saguão do aeroporto uma explicação para o incidente.
Um passageiro - que não quis se identificar - informou ao portal Cidadeverde.com que a informação que tiveram é que o avião teve um problema no freio.
"Foram momentos de apreensão. Agora estamos aguardando uma posição da empresa", disse.
O Cidadeverde.com entrou em contato com assessoria da Latam que garantiu enviar nota de esclarecimento.

Aguarde mais informações

fonte cidadeverde.com