quarta-feira, 25 de novembro de 2020

MPF faz recomendação e cobra retomada das aulas da UESPI

 Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde.com

Atualizada às 18h

O Ministério Público Federal (MPF) por meio do procurador regional dos Direitos do Cidadão, Kelston Pinheiro Lages expediu através da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) a recomendação dirigida ao Governo do Estado do Piauí, sobre o retorno das aulas do período regular da Universidade Estadual do Piauí - UESPI.

A recomendação tem como base o Inquérito Civil nº 1.27.000.000851/2020-13, oriundo de representação de alunos da UESPI, com o objetivo de acompanhar e fiscalizar a adoção das providências adotadas pela instituição, bem como do Governo do Estado do Piauí, para início imediato das atividades do período regular de 2020.1 e concessão do auxílio de conectividade aos alunos que necessitarem.

No documento, o procurador da República Kelston Lages considerou o tempo decorrido desde o início da pandemia da Covid-19, sem que os alunos da IES tenham iniciado o período regular, como a maioria das instituições públicas e privadas de todo o país, inclusive a Universidade Federal do Piauí - UFPI, já retornaram suas atividades na modalidade remota/ensino à distância e estão fornecendo bolsas para aquisição de equipamentos eletrônicos, como, computadores desktop, notebooks, tablets, bem como auxílio conectividade.

O Ministério Público Federal nos termos do artigo 6º, inciso XX, da Lei Complementar 75/93 recomenda:

a) Ao governador do Estado do Piauí a realização das providências cabíveis em relação à Universidade Estadual do Piauí, com a implementação de bolsas e/ou outros instrumentos necessários para que seja viabilizado o retorno do período regular 2020.1 da instituição.

Foi fixado prazo de 10 dias para que o MPF seja informado do acolhimento da Recomendação e as providências adotadas.
 

Entenda o caso

O Ministério Público Federal (MPF) junto à Procuradoria-Geral de Justiça, gestores da Universidade Estadual do Piauí e alunos da instituição participaram de reunião virtual dia 21 de outubro, com o objetivo de analisar e discutir o retorno das aulas do período regular 2020.1.

No evento, foi informado pelo Reitor da UESPI, Dr Nouga Cardoso Batista, que, em conversa com o governador do Estado, esse garantiu a compra de quantos tablets fossem necessários, mas conforme noticiado na imprensa local, os equipamentos distribuídos não são compatíveis com o aplicativo utilizado para aulas remotas, devido ao sistema operacional e hardware defasados.
 

Esclarecimento - Uespi

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) não recebeu nenhuma notificação do Ministério Público Federal sobre a recomendação de retorno das aulas do período regular na Universidade.

Qualquer documentação do MPF que chegar a Administração Superior da UESPI será avaliada com cuidado e respeito pelos Conselhos Superiores, que são responsáveis quanto as matérias relativas as regras,  normas e outras deliberações nos três pilares de uma instituição de ensino superior – ensino, pesquisa e extensão.

Vale destacar que a UESPI está com aulas remotas do Período Especial (PEC 2020.3) e que este período encerrará no próximo dia 07 de dezembro. O calendário aprovado pelo  Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex) determina que as aulas do ensino regular 2020.1 serão iniciadas no dia 11 de janeiro de 2021 e as garantias de conectividade já foram dadas pelo Governo do Estado.

O Auxílio Inclusão Digital – Modalidade Auxílio Pecuniário foi divulgado e corresponde a uma bolsa no valor de R$ 700,00 para os alunos que comprovarem o estado de vulnerabilidade social. Foram ofertadas no Edital mil bolsas para que os discentes contemplados possam comprar o equipamento e assim participar de forma satisfatória das atividades de ensino de forma remota.

O Governo, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) e da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), juntamente com a Administração Superior da UESPI também fizeram uma parceria com a operadora Claro para a entrega de chips aos nossos alunos. Essa entrega será feita a todos os discentes que informaram a necessidade de tal auxílio para que o semestre 2020.1 seja iniciado com todas as condições para um bom ensino-aprendizagem.

fonte cidadeverde.com

Detran retorna serviços de registro e licenciamento de veículos

 Foto: IzabellaPimentel/CidadeVerde.com

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) informou nesta quarta-feira (25) que os serviços prestados pelo órgão em relação ao registro de veículos como Comunicação de venda, CRLV Digital, transferência de propriedade, primeiro emplacamento, emissão de CRV e demais serviços relacionados ao Renavan já se encontram operando normalmente e todos os atendimentos estão disponíveis aos usuários.

A interrupção nos atendimentos ocorreu em virtude de uma pane elétrica ocorrida no domingo (22), no data center secundário da Agência de Tecnologia de Informação (ATI), em razão da chuva, que gerou a suspensão temporária desses serviços.

A pane aconteceu no servidor Mainframe que armazena alguns dados do Dentran como o Renavam, comunicação de vendas e CRLV Eletrônico.

fonte cidadeverde.com

Dr Pessoa participa de reunião após convite do vereador Jeová Alencar

 Dr Pessoa, candidato a prefeito de Teresina pelo MDB, participou de reunião na noite desta terça-feira (24/11) a convite do vereador Jeová Alencar (MDB).

"A convite do vereador Jeová Alencar estivemos reunidos na noite desta terça-feira. O carinho e a receptividade do povo teresinense me encantam e enchem meu coração de gratidão. A esperança aumenta por ver tanto apoio", postou o candidato.

    Reprodução Instagram
    Reprodução Instagram

 fonte 180graus.com

Polícia Civil prende homem com arma e munições em Teresina

 A Polícia Civil do Piauí, por meio do Grupo de Repressão ao Crime Organizado - Greco, com apoio operacional da Polícia Militar, efetuou a prisão de um homem na tarde desta quarta-feira (25) no bairro Mafrense, zona Norte de Teresina.

A ação se deu em trabalho de repressão aos crimes de roubo a banco ocorridos nos últimos dias em Teresina.

Em poder do suspeito foram apreendidos uma pistola, munições, dinheiro e um ventilador de escola pública.

O investigado, que tem vasto histórico criminal, inclusive relativo a roubo a banco, será autuado por posse irregular de arma de fogo e receptação de bem público.

    Foto: Divulgação/SSP

 


Fonte: 180graus.com/Com informações da Ascom/SSP-PI