quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Centro de Controle Operacional deve ser entregue no primeiro bimestre de 2020

Centro de Controle Operacional deve ser entregue no primeiro bimestre de 2020



O Centro de Comando e Controle Operacional (CCO) deve ser entregue no primeiro semestre de 2020. A ordem de serviço foi assinada na manhã desta quarta-feira (13), pelo prefeito Firmino Filho. A central tecnológica vai permitir a inovação na segurança, operação e monitoramento do trânsito da capital.
A obra, com investimento total de quase R$26 milhões oriundos de recursos federais, é uma iniciativa da Prefeitura de Teresina, através da Strans e Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), com apoio de instituições de segurança.
A Central contará, inicialmente, com 479 câmeras instaladas  através de um sistema de visualização profissional, estação de monitoramento, controle de semáforos, corredores, estações e terminais.
O prefeito de Teresina, Firmino Filho, afirmou que, no primeiro momento, a central permitirá o melhor gerenciamento dos corredores, estações e terminais, tendo como base o transporte público. “Essa central será de grande valor nos setores de segurança e mobilidade urbana, sendo voltada, inicialmente, para o transporte coletivo. Nosso propósito é melhorar a atuação das estações, corredores e terminais e trazer mais segurança para os teresinenses”, explicou.
O Centro também possuirá a mais alta tecnologia, por meio de uma sala de servidores (Datacenter), para a gravação de arquivos, gerenciamento, conexão e controle da energia dos equipamentos que compõem o CCO internos e externos.
Weldon Bandeira, superintendente da Strans, enfatizou que o investimento tecnológico da obra é essencial para que o monitoramento seja realizado de forma eficaz, permitindo mais segurança para população teresinense. “Tudo será equipado com o que há de mais moderno, de modo que se possa servir melhor a população da cidade”, destacou Weldon.
O secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, ressaltou que a assinatura é um dos pontos de partida para o funcionamento do centro. “A assinatura da ordem de serviço é um passo fundamental para que essa central comece a operar em breve e para que possamos ampliar os serviços. Ao final do processo, junto ao BNDES, teremos mais de mil câmeras instaladas em Teresina”, revelou o secretário.
O centro terá seu foco, primeiramente, no setor de transporte público, com o monitoramento e manutenção frequente dos corredores, estações, terminais e semáforos. Posteriormente, a expansão abrangerá a segurança e gerência das entradas e saídas dos principais bairros e avenidas da cidade.

fonte pmt.pi.gov.br

Permissionários não podem ocupar margem do Rio Poty, diz Justiça

Permissionários não podem ocupar margem do Rio Poty, diz Justiça

Destino dos floristas do Shopping Natureza está indefinido. Justiça Federal fala em remanejá-los para o Parque Potycabana.


O destino dos permissionários do Shopping Natureza, que fica na Av. Marechal Castelo Branco, às margens do Rio Poty, está indefinido. Isto porque a Justiça Federal decidiu, após audiência com órgãos ambientais e com os próprios trabalhadores, que eles não podem permanecer naquele local, pois se trata de uma Área de Proteção Ambiental (APP).

Os 51 permissionários que trabalham no Shopping Natureza foram remanejados para a área que ocupam, em frente à Assembleia Legislativa (Alepi), após o início das obras da Ponte do Meio, nas Avenidas Frei Serafim e João XXIII. À época da construção, a Secretaria Estadual de Transportes (Setrans) teve que retirar os trabalhadores que tinham quiosques embaixo da ponte, para que os pilares da via do meio fossem levantados.
Shopping Natureza está localizado embaixo da Ponte da Frei Serafim. (Foto: Arquivo O Dia)
No entanto, segundo a Justiça Federal, o Estado remanejou os floristas para a margem do rio com o compromisso de devolvê-los para o talude após a conclusão da obra, o que não aconteceu. O Portal O Dia teve acesso à ata da última reunião de conciliação entre a Setrans e os permissionários. Conforme o documento, o Estado propôs remanejar os floristas para a área da Poticabana, onde há um palco desativado como forma de compatibilizar a área hoje abandonada com a atividade de floricultura.
A justificativa das Setrans para não ter colocado os floristas de volta ao talude é que o espaço foi aproveitado para atividades culturais. A Secretaria acrescentou que a área da Poticabana está sob responsabilidade da Fundespi (Fundação de Esportes do Piauí) e da Coordenadoria de Desenvolvimento Social, que precisam ser consultadas sobre a proposta apresentada.
Na reunião, os permissionários apresentaram uma contraposta que lhe garanta a permanência às margens do Poty, desde que fossem feitas as devidas alterações de forma a ocupar menos espaço e permitir a permeabilidade do solo. Estes foram alguns dos pontos mencionados pela Justiça Federal ao não permitir mais que eles fiquem no local.
A Justiça Federal determinou que a Setrans apresente em 20 dias um estudo técnico preliminar que informe as intervenções necessárias para o remanejamento dos floristas para a Poticabana ou para a alça da Ponte JK, inclusive com o cálculo do espaço que seria reservado para cada quiosque. 
O que diz a Setrans
A reportagem do Portal O Dia entrou em contato com a Secretaria Estadual de Transporte (Setrans) e foi informada por meio de sua assessoria que o órgão já tinha um projeto de readequação das margens do rio no mesmo local em que os permissionários do Shopping Natureza estão. No entanto, a proposta apresentada não foi aprovada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), nem pelos demais órgãos competentes.
A Secretaria destacou que não tem nada previsto ainda quanto à retirada dos floristas e que isso só deve acontecer quando um novo projeto for finalizado, apresentado e aprovado. O órgão reiterou que “não há nenhuma solicitação da Setrans para que eles ]os floristas] saiam de lá”. 
Está marcada para o próximo dia 19 uma nova audiência de conciliação com os permissionários do Shopping Natureza, representantes da Setrans e da Seman e com representantes da Fundespi tendo como conciliadora a juíza Marina Rocha Cavalcanti Barros Mendes, coordenadora do Centro de Conciliação em Políticas Públicas da Justiça Federal do Piauí
“O Shooping Natureza é cartão postal de Teresina”, diz vereador
O vereador Dudu (PT) fez críticas quanto à possibilidade de remanejamento dos permissionários do Shopping Natureza nas margens do Rio Poty. De acordo com ele, os órgãos competentes deveriam pensar em formas de tornar o trabalho dos floristas mais digno e não retirá-los de um local onde eles já estão há anos.
Vereador Dudu. (Foto: Arquivo O Dia)
“Como é que querem tirar 51 permissionários que ganham sua vida honestamente e inclusive pagam imposto para a Prefeitura? Eles não depredam nada da natureza, pelo contrário, eles fazem é preservar. O Shopping a Natureza faz parte da história de Teresina, é um cartão postal. São 51 boxes que geram mais de 300 empregos diretos e se botar os indiretos gera quase mil. Não vamos permitir isso”, afirma o parlamentar.
Dudu disse que vai propor uma audiência pública na Câmara Municipal para discutir o impasse.

fonte www.portalodia.com

PRF apreende 5 mil maços de cigarros contrabandeados na BR-343

PRF apreende 5 mil maços de cigarros contrabandeados na BR-343

Todo carregamento estava sendo transportado em uma kombi na cidade de Piripiri/PI.


Policiais Rodoviários Federais efetuaram apreensão 5 mil maços de cigarros contrabandeados na noite de ontem 12) na BR 343 na cidade de Piripiri/PI. Todo o carregamento era transportado em uma Kombi. Segundo a PRF, o veículo era conduzido por um homem de 42 anos que transportava cigarros contrabandeados do Paraguai. 
Foto: Divulgação/PRF
O carregamento estava no interior do veículo sem nenhum artifício de camuflagem. No momento da abordagem, o condutor não obedeceu a ordem de parada efetuada pelos policiais, empreendendo fuga. Os policiais realizaram o acompanhamento tático ao veículo e conseguiram apreender o carregamento, o veículo e realizaram a detenção do condutor.
O condutor, o carregamento de cigarros e o veículo foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil no município de Piripiri/PI para os procedimentos que o caso requer. O condutor poderá responder pelo crime de contrabando.

fonte www.portalodia.com

Lojas de Teresina funcionarão no feriado da Proclamação da República

Lojas de Teresina funcionarão no feriado da Proclamação da República

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com
O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI) informou hoje que, na próxima sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República, as lojas do Centro e bairros estarão abertas. 
A abertura dos estabelecimentos localizados fora dos shoppings foi definida após um acordo entre o Sindilojas/PI e o Sindicato dos Empregados no Comércio e Serviços de Teresina/PI para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho 2019/2020. Com isso, no próximo dia 15 de novembro, o comércio local funcionará em horário normal. 
 Segundo o presidente do Sindilojas/PI, Tertulino Passos, o funcionamento das lojas durante os feriados tem o intuito de promover a circulação de capital e mais empregos em Teresina. "O Centro é um importante polo de vendas da capital e o empresariado vem realizando ações com o objetivo de promover a geração de mais emprego e renda. A ideia é exatamente contribuir para o desenvolvimento econômico da cidade por meio do fortalecimento do setor varejista", afirmou.     
 Os estabelecimentos localizados nos shoppings, por exemplo, já funcionam sempre aos feriados oferecendo horários mais flexíveis para os clientes. Algo que tem sido observado como um fator bastante positivo para o comércio.      
"A iniciativa de abrir as lojas nos feriados possibilita que as pessoas tenham mais tempo e opções para realizar as suas compras. Além disso, oferece a oportunidade para que pessoas que estejam visitando a nossa cidade possam conhecer o centro comercial e um pouco da história de Teresina", disse Tertulino Passos, presidente do Sindilojas/PI. 

fonte cidadeverde.com

Uma pessoa morre e duas ficam feridas em acidente na COMVAP, em União/PI

Uma pessoa morre e duas ficam feridas em acidente na COMVAP, em União/PI


A COMVAP divulgou nota sobre o acidente que provocou a morte de uma pessoa e deixou outras duas feridas após problema em uma válvula de vapor.

A diretoria da COMVAP lamenta o ocorrido e se solidariza com todos os envolvidos. Ressalta ainda que está dando todo o atendimento necessário, com uma equipe disponível e prestando todos os esclarecimentos aos órgãos competentes.
ACIDENTE DEIXA UM MORTO E DOIS FERIDOS
Um acidente no fim da tarde desta terça-feira (12/11) deixou uma pessoa morta na Usina COMVAP, na estrada que liga Teresina à cidade de União.
O comandante do 13º Batalhão da Policia Militar, Major Pessoa, responsável pela área, disse ao 180 que uma válvula de pressão rompeu e o trabalhador foi atingido pelo vapor, morrendo ainda no local.
Outras duas pessoas ficaram feridas por conta do vapor e tiveram queimaduras.
Segundo o portal Clique União, a assessoria de comunicação da COMVAP confirmou a morte e a vítima seria um consultor de Recife, que estava prestando serviço para a empresa. Foi solicitada a presença da pericia criminal, Instituto Médico Legal e Polícia Militar.
Um dos feridos foi levado para hospital particular em Teresina com queimaduras no abdômen. Ele está consciente, sem maiores riscos. Já a outra vítima teve queimaduras nos braços, mãos e rosto, mas não corre risco de morte.
As causas do acidente ainda serão apuradas.

fonte 180graus.com