sábado, 30 de setembro de 2017

Preso é encontrado morto em delegacia no interior do Piauí

Preso é encontrado morto em delegacia no interior do Piauí

Luiz havia sido preso por não pagar pensão alimentícia

Um detento foi encontrado morto dentro de uma das celas da Delegacia de Polícia Civil de Buriti dos Lopes. O corpo de Luiz de Arimatéia, mais conhecido como “Luiz Abobora”, de 47 anos, já estava sem vida quando foi encontrado na manhã de sexta-feira (29) com sinais de enforcamento.

Delegacia de Buriti dos Lopes (Foto: Diário Buritiense)
Delegacia de Buriti dos Lopes (Foto: Diário Buritiense)
Policiais estavam na delegacia no momento da ação. De acordo com a delegada titular, Rafaela Bezerra, será realizada uma investigação baseada na perícia criminal para obter mais informações sobre o caso. Luiz havia sido preso por não ter pagado uma pensão alimentícia e ficou por três dias sob custódia na delegacia de Policia Civil de Buriti dos Lopes.
Ainda de acordo com as informações, a pensão de quase R$ 2.400,00 reais já havia sido negociada momentos antes da morte.

fonte www.portalaz.com.br

Piauiense com várias passagens pela polícia é morto a tiros no Ceará

Piauiense com várias passagens pela polícia é morto a tiros no Ceará

O picoense Francisco Rogério da Silva, o Rogério das "Creós", de 28 anos, foi assassinado na noite desta sexta-feira (29/09), na cidade do Crato (CE).
Rogério, que residia no Bairro Morada do Sol, possui várias passagens pela polícia pelos crimes de roubo qualificado, receptação e adulteração. Além disso, o mesmo já cumpriu pena da Penitenciária José de deus Barros.
O picoense e mais quatro pessoas estavam em Fiat Pálio Wekend de cor preta e placa MYZ-4039, quando dois homens em uma motocicleta começaram a disparar em direção do veículo.
Quando a polícia chegou ao local encontrou os corpos de Rogério e de Leonardo de Vasconcelos Sousa. Enquanto no chão, do lado de fora do carro, se encontrava Cicero de Deus Lima baleado na coxa direita.
Os três já tem passagens pela polícia e acusados de um assalto a banco no Piauí e tinham sido presos como suspeitos de envolvimento nas implosões do Bradesco e Banco do Brasil de Potengi, porém negaram. Eles tinham acabado de deixar a Delegacia Regional de Polícia Civil de Crato acompanhados do seu advogado Jerry Cruz Bezerra, que também estava no veículo, saiu baleado e foi socorrido por populares ao Hospital São Camilo.
Tiago Sostenes Miranda de Matos, assistente do advogado conseguiu escapar da linha de tiros e relatou aos policiais que o crime aconteceu quando, Jerry reduziu o veículo em um semáforo.
O carro ficou bastante avariado pelos projéteis e foi recolhido pela polícia para ser periciado.  

fonte http://180graus.com

Moradores de Bom Jesus denunciam obra que causa transtornos e degrada o meio ambiente

Moradores de Bom Jesus denunciam obra que causa transtornos e degrada o meio ambiente

Moradores dizem que está acontecendo um verdadeiro cenário de guerra


Moradores do município de Bom Jesus denunciam que as obras de um parque de preservação está causando uma série de transtornos à população. Eles alegam que muitos moradores que tem escritura de imóveis estão sendo expulsos das suas casas, além da degradação do meio ambiente que as obras estão causando.
“O povo da Chapadinha não tem mais sucesso, nem paz porque de dia e de noite a Prefeitura de Bom Jesus , com seus secretários, Elvinhas , Aridelson e com o apoio total da Polícia Militar, resguardando os secretários para entrar nas casas, lotes, terrenos particulares escriturados, sem ordem judicial”, disse uma denunciante ao 180graus.
Moradores dizem que está acontecendo um verdadeiro cenário de guerra e que a prefeitura está usando máquinas do PAC para fazer crateras nas ruas do bairro, impedindo que as pessoas transitem pelo local onde moram.
A demarcação da área do Parque Municipal do Salão da Serra iniciou no dia 31 de agosto e conta com 352 hectares de extensão. O parque será composto pelas encostas e chapada da Serra de Bom Jesus, com vegetação típica do Cerrado, e preservando as nascentes dos córregos Grotão, Cedro e Palmeira.
Moradores denunciam ainda que a área original do parque foi modificada para beneficiar amigos do prefeito, Marcos Elvas (PSDB) e que a nova área está onde várias família construíram suas residências.
A área em vermelho foi definida através de estudo, mas teria sido modificada para atender interesses da prefeitura, como na marcação azul
O 180 tentou contato com a Prefeitura de Bom Jesus, mas não foi possível. O portal está a disposição para esclarecimentos.

fonte http://180graus.com

Governador W. Dias autoriza concurso para professor efetivo da Uespi

Governador W. Dias autoriza concurso para professor efetivo da Uespi

Ao todo, serão contratados 197 professores efetivos para a Universidade Estadual do Piauí. A previsão de lançamento do edital é para o mês de outubro.

O governador Wellington Dias autorizou, nesta sexta-feira (29), a realização de concurso público para contratação de 197 professores efetivos para a Universidade Estadual do Piauí (Uespi). A previsão é de que o edital seja publicado no mês de outubro. O Governo do Piauí autorizou também a contratação imediata de 70 professores substitutos, para preenchimento de vagas abertas por motivo de rescisão contratual.
Em nota, o Governo do Estado informou que, além das vagas já estabelecidas, um quantitativo extra, correspondente a 20%, cerca de 40, ficará classificado para chamamento posterior, dependendo da disponibilidade orçamentária do Poder Executivo. “Primeiro teremos prova escrita, depois a prova didática, seguida dos títulos. Concursos para a academia costumam ser longos, duram de 6 a 8 meses. Iniciando ainda esse ano, temos uma perspectiva muito boa para contratação no final do primeiro semestre de 2018”, comemorou o reitor da Uespi, Nouga Cardoso.
Governador W. Dias autoriza concurso para professor efetivo da Uespi. (Foto: Divulgação/Ccom)
Já os contratados como professores substitutos, cuidarão das disciplinas que estão sem professores desde o início deste segundo semestre letivo. De acordo com o reitor Nouga Cardoso, os candidatos estão selecionados, e garantiram vaga em certames anteriores.
Além disso, o governador Wellington Dias anunciou a sanção da lei recém-aprovada pela Assembléia Legislativa do Piauí que organiza o organograma administrativo da Uespi. A medida corrige uma distorção legal, permitindo o enquadramento para ocupação de mais de 400 cargos comissionados na instituição.
“É uma reorganização administrativa da Uespi. Uma cobrança de 31 anos, onde agora ela passa a sua completa legalização”, pontuou o governador.

fonte http://www.portalodia.com

Casal suspeito de realizar assaltos é morto a tiros na Zona Norte de Teresina

Casal suspeito de realizar assaltos é morto a tiros na Zona Norte de Teresina

Um casal foi assassinado na noite desta sexta-feira (29/09) no bairro Porenquanto, Zona Norte de Teresina,. As vítimas foram identificadas como Witalo, de 19 anos, e Taynara, de 18, e foram atingidos com vários disparos.
A polícia apura a dinâmica do crime, pois segundo informações iniciais, Witalo foi baleado primeiro, a namorada tentou fugir, mas também acabou sendo atingida com os disparos.
Witalo já tinha várias passagens pela polícia e estaria praticando vários assaltos na região com a namorada. A suspeita é que o casal foi assassinado por desafetos.
A perícia foi realizada no local, mas nenhum autor do crime foi identificado. A Polícia Civil investiga o caso.

fonte 180graus.com

Presa quadrilha que causou apagão de telefonia móvel na região de Paulistana

Presa quadrilha que causou apagão de telefonia móvel na região de Paulistana

Com os criminosos foram encontrados materiais de uso de empresas de telefonia móvel usados em torres de transmissão.

A Polícia Militar prende nesta sexta-feira (29) uma quadrilha suspeita de ter causado um apagão de telefonia móvel na região do município de Paulistana, a 460 quilômetros de Teresina. Aquela área estava sem sinal de celular desde as primeiras da manhã de ontem. Com os criminosos, a polícia encontrou várias ferramentas de uso restrito de empresas de telefonia móvel. Os equipamentos foram roubados das torres de transmissão de Alegrete, Padre Marcos, Alagoinha, Geminiano e Jacobina.
Os criminosos foram abordados em uma barreira policial montada na entrada de Paulistana. Eles estavam em um veículo modelo Hyundai Sonata, de Feira de Santana/PE. Dentro do carro foram encontrados quatro retificadores de corrente elétrica, dois transformadores de rede micro-ondas, dois conversores de dados 2G e 3G, e alicates de vários modelos.
Segundo o major Stanislau Felipe, comandante do 20º BPM de Paulistana, o equipamento apreendido está avaliado em cerca de R$ 30 mil. “O bando contava com informações privilegiadas sobre a localização das cidades e tipo de material encontrado em seus alvos. No veículo foi encontrada ainda uma lista contendo coordenadas das cidades e qual a tecnologia empregada na torre”, explica o comandante.
Fora presos Lesley Augusto Conceição, 39 anos; Arles Santos de Queiroz, 24 anos; Maicon Francisco Oliveira, 25 anos; e Elson Santos Júnior, 22 anos. Todos os presos são naturais da Bahia, sendo que Arles já tem passagens pela polícia por receptação e homicídio e Maicon por homicídio.

fonte http://www.portalodia.com

Fábio Abreu garante concurso da Polícia Civil e finaliza edital com 190 vagas

Fábio Abreu garante concurso da Polícia Civil e finaliza edital com 190 vagas

O edital do concurso da Polícia Civil do Piauí está em fase de elaboração. A informação foi repassada durante o encerramento do curso ministrado por policiais americanos. O concurso deve ofertar 190 vagas, com cadastro de reserva, podendo ser chamada duas vezes e meia a quantidade de aprovados. 
“Estamos finalizando o edital e queremos lançar em outubro, bem como as provas devem ser realizadas até o mês de dezembro”, disse o secretário de segurança, Fabio Abreu. 
Segundo o secretário, ainda não há confirmação sobre a banca organizadora do certame, mas há a probabilidade de ser a Nucepe (Núcleo de Concurso e Promoção de Eventos) por questão de facilidades da licitação. 
“Esse concurso terá algumas particularidades, vamos firmar parceria com a OAB, Ministério Público e Judiciário que vão acompanhar desde a confecção do edital até a realização das provas”, disse Fabio Abreu. 
As declarações foram dadas no encerramento do curso de agentes e delegados da Polícia Civil do Piauí e também alguns militares no qual compartilharam experiência do trabalho desenvolvido no Estado e receberam treinamento sobre técnicas modernas no enfrentamento da criminalidade através do conhecimento a cerca do processo investigatório de homicídios. 
"Eu vi várias metodologias que a gente pode copiar. Nossa meta é a vida. Esse curso traz várias inferências para o nosso plano de segurança pública do Estado que estamos projetando para dez anos e deve ser lançado ainda esse ano", disse a delegada Eugênia Villa, diretora de Gestão Interna da Secretaria da Segurança Pública do Piauí.
O adido dos EUA ao Brasil e agente federal americano, Jason Gardner, elogiou o trabalho desenvolvido no Piauí. 
"Respeito o trabalho de vocês que exige muito coragem. Respeito a maneira como vocês trabalham aqui", disse Gardner. 
Durante a solenidade de encerramento, delegados compartilharam a experiência desenvolvida no Estado. Os policiais americanos que ministraram o curso receberam certificados e garrafas de cajuína, bebida que simboliza o Estado.

fonte cidadeverde.com

Agente da PRF preso ao receber propina paga fiança e é solto

Agente da PRF preso ao receber propina paga fiança e é solto


Policiais da PRF-PI deram apoio na operação
O agente especial da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Eraldo Brandão, já está em liberdade. Ele foi preso na quinta-feira (28) em uma operação da própria PRF flagrado solicitando e recebendo como propina uma caixa de legumes. Fato esse filmado pela Corregedoria da PRF no local de trabalho do policial, no posto de Campo Maior, na BR-343. 
Durante a audiência de custódia, na Justiça Federal,  o juiz competente entendeu que o policial deverá responder ao processo em liberdade. O flagrante foi homologado e o agente responderá em liberdade. Para isso, foi arbitrada uma fiança no valor de cinco salários mínimos; pouco menos de R$ 5 mil. O montante já foi pago.
A única medida posta pelo juiz é a de que o policial se abstenha de fazer o patrulhamento nas rodovias federais. No entanto, Eraldo Brandão poderá continuar trabalhando no órgão.
O corregedor da PRF, Francisco das Chagas Lopes Sobrinho, disse ao Cidadeverde.com que o órgão não foi notificado oficialmente da decisão, mas adiantou que o policial vai ficar trabalhando na parte administrativa da PRF e não retorna ao posto que estava lotado.
"A gente não está ciente da decisão do juiz oficialmente, mas neste caso ele fica trabalhando apenas no administrativo", disse.
Ainda segundo o corregedor, o PRF vai responder a um processo na esfera administrativa e judicial.

FONTE CIDADEVERDE.COM