Na foto o prefeito aparece sem camisa e fazendo o gesto de degolar uma clara ameaça a quem se impor ao seu plano de poder.
O portal recebeu um vídeo e uma foto onde aparece o atual prefeito de campo largo do Piauí que supostamente estar sobre efeito de álcool onde ele diz só na outra em 2028 porque essa aqui já era!
Na foto o prefeito aparece sem camisa e fazendo o gesto de degolação uma clara ameaça a quem se impor ao seu plano de poder.
prefeito Jairo leitão
O portal recebeu diversas denuncias entre elas a falta de estrutura na unidade básica de saúde, falta de combustível na ambulância, falta de merenda escolar recebemos ainda a denuncia de assedio moral contra os servidores do município.
O prefeito Jairo soares leitão que se apresentava como humilde antes de chegar ao poder agora já como prefeito vive em meio a luxuria, prepotência e muita arrogância que por meio de um podcast ele desafiou DEUS. Uma verdadeira afronta a população de Campo Largo do Piauí que na sua maioria e cristã e temente a DEUS.
A denuncia continua com o uso de veículos publico para fins privado do prefeito e da primeira dama.
Segundo o portal apurou o prefeito teria retirado de dois veículos os adesivos com a logo da prefeitura para fazer uso pessoal do veiculo. Um dos veículos teria sido visto em posse da primeira dama.
São diversas denuncias que o prefeito Jairo leitão vai ter que prestar conta com a justiça uma das que mais chamou a atenção são os super salários e pagamentos indevidos de servidores contratados.
Uma gestão mergulhada em atos de improbidade e denuncias de corrupção.
O portal já encaminhou formalmente a denuncia ao ministério publico federal e estadual.
Um incêndio de grandes proporções atingiu o pátio do posto da Polícia Rodoviária Federal em Campo Maior (PI), na tarde desta segunda-feira (04).
Segundo informações oficiais da Polícia Rodoviária Federal - PRF, o fogo se iniciou em uma mata próxima ao pátio, atingindo alguns caminhões que se encontravam nas proximidades do local.
O corpo de bombeiros esteve no local para conter o fogo que se alastrou rapidamente próximo da subestação de energia.
O risco do agravamento está na baixa umidade do ar e a temperatura elevada.
As comemorações da Semana da Pátria na capital piauiense começam nesta terça-feira (05), a partir das 17h, quando acontecerá o Desfile Cívico da região do Grande Dirceu, na zona Sudeste da cidade. O evento é realizado pela 21ª Gerência Regional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Piauí (SEDUC) e pela Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Sudeste I.
Este ano, o desfile chega a sua 33ª edição, sendo o mesmo um dos maiores do estado, reunindo aproximadamente 50 mil espectadores ao longo dos 1,5 km da Avenida José Francisco de Almeida Neto, principal avenida do bairro.
De acordo com Vani Queiroz, superintendente da SAAD Sudeste I, o evento já faz parte do calendário cultural da região, e que por isso o prefeito Dr. Pessoa determinou que a superintendência fizesse parte da programação, garantindo à população o direito de celebrar a data que marca a independência brasileira.
“Estamos mais uma vez com essa importante parceria com as escolas, grupos e bandas de música para garantir a realização deste desfile que tem grande importância para os moradores da região do Grande Dirceu. Vai ser uma festa bonita, e para isso, os profissionais da 21ª GRE estão há dias trabalhando de forma eficaz, buscando parcerias para que mais uma vez o Grande Dirceu seja exemplo nesta festa da democracia”, disse Vani Queiroz. A superintendente destacou ainda que a gestão municipal está responsável por parte da estrutura física do dia do evento, reforço na iluminação pública ao longo da avenida, banheiros, e a limpeza e manutenção da via antes e depois do desfile.
A gerente da 21ª Gerência Regional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Piauí, Clarisse Veloso, afirmou que este ano o evento contará com o desfile da Banda 16 de Agosto, banda oficial do município de Teresina, 11 escolas, pelotão mirim, grupos de capoeira e ainda o desfile da Polícia Militar do Estado do Piauí. Para a gerente, o momento é de civismo e cidadania.
“É uma passagem fantástica da história do Brasil e que traduz a importância de viver em sociedade e ter patriotismo”, comentou Clarisse Veloso, afirmando ainda que a cada edição, o evento conta com um número maior de espectadores, mostrando que o Grande Dirceu continua valorizando as suas tradições.
O Desfile Cívico do Grande Dirceu é antecipado para não chocar com o desfile oficial que ocorre na Avenida Marechal Castelo Branco. O mesmo terá início às 17h, onde as escolas irão se concentrar na região da Praça Cultural e seguirão desfilando até a região da Fundação Bradesco.
A Ponte Estaiada João Isidoro França ficará na cor amarela desta segunda-feira (4) até o dia 30 de setembro, em alusão à campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio.
A iluminação da Ponte Estaiada é de competência da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB). As luzes são acesas diariamente às 18h e apagadas ao amanhecer;
“A campanha Setembro Amarelo é sobre solidariedade. É sobre mostrar apoio e compreensão às pessoas que estão lutando com problemas de saúde mental. A Prefeitura de Teresina jamais poderia deixar de participar de uma ação tão importante, que ajuda a conscientizar sobre o problema”, afirma o presidente da ETURB, João Duarte.
A campanha Setembro Amarelo foi criada no Brasil em 2015, com o objetivo de alertar a população sobre a importância de falar abertamente sobre o tema do suicídio, reduzir o estigma associado a ele e oferecer apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade emocional.
“Além disso, a campanha fornece informações importantes sobre os sinais de alerta do suicídio e como ajudar alguém em crise. Isso capacita as pessoas a reconhecerem os sinais precoces e a oferecerem apoio adequado. A cor da Ponte Estaiada é só uma das ações que a Prefeitura de Teresina vai implementar neste mês. Este é um problema de saúde pública global, que merece toda a nossa atenção”, comenta do diretor-executivo da ETURB, Edmilson Ferreira.
Curiosidade sobre a campanha Por que a cor amarela?
Em setembro de 1994, nos Estados Unidos, o jovem de 17 anos Mike Emme cometeu suicídio. Ele tinha um Mustang 68 amarelo e, no dia do seu velório, seus pais e amigos decidiram distribuir cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para pessoas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais.
O Ministério Público do Piauí, por meio da Promotoria de Justiça de Batalha, celebrou Acordo de Não Persecução Cível (ANPC) com a Secretaria de Esportes do município, para garantir o ressarcimento de valores por contrato de aluguel de imóvel superfaturado. O documento foi assinado pelo promotor de Justiça Jaime Rodrigues.
O ANPC considera o Inquérito Civil instaurado na Promotoria, a partir de informações sobre o prédio alugado pela prefeitura de Batalha, onde funcionava a sede da Secretaria de Esportes. O imóvel pertence ao próprio secretário de esportes do município. Segundo o promotor, o município informou que após análise da Secretaria de Administração e Finanças, não há nenhum processo licitatório ou de inexigibilidade de licitação destinado ao imóvel em questão.
Porém, foi identificado através do Portal da Transparência de Batalha, que a sede da Secretaria Municipal de Esportes, Turismo, Lazer e Juventude tem como sede o endereço investigado, e a pasta funcionou no local até janeiro deste ano.
O MPPI pontua que, de acordo com a nova Lei de Licitações, a alocação de imóveis deverá ser precedida de licitação e avaliação do bem, observando o estado de conservação, custos de adaptações e prazo de amortização dos investimentos necessários.
Conforme certidão presente nos autos, o secretário de esportes do município, “maquiou” o contrato de aluguel firmado entre ele e a Liga Batalhense de Futebol, cobrando valor nitidamente superfaturado pelo aluguel do imóvel. Além disso, consta que de janeiro de 2021 até maio de 2023, foram firmados vários convênios entre o município de Batalha e a Liga Batalhense de Futebol, resultando no repasse de 190.000,00 (cento e noventa mil reais), sem qualquer indício de prestação de contas ou destinação desses valores, com o objetivo de favorecer financeiramente o secretário de esportes. Segundo a apuração, esses valores repassados eram pagos em espécie, pelo próprio secretário, sem nota fiscal ou recibo.
A partir dessas constatações, o MPPI firmou Acordo de Não Persecução Cível com os envolvidos, para que seja reconhecida a prática de improbidade administrativa. Eles deverão, também, devolver os valores correspondentes ao prejuízo causado. O total deve totalizar mais de R$ 70.000,00 (setenta mil reais). Os envolvidos ficam proibidos, ainda, de contratar com o poder público ou de receber benefícios, incentivos fiscais ou creditícios por 5 anos.
Caso não sejam cumpridas as cláusulas do Acordo, o MPPI fixou multa diária de R$ 500,00 (quinhentos reais) limitada ao valor de 50.000,00 (cinquenta mil reais) , sem prejuízo de demais sanções cabíveis.
fonte www.mppi.mp.br
Coordenadoria de Comunicação Social Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
_Documento da prefeitura de Batalha suspendendo o contrato
O secretário de Administração e Finanças da prefeitura de Batalha, Antônio de Pádua Silva, suspendeu contrato com a empresa Helton M de A Santos, após recomendação do promotor de Justiça Jaime Rodrigues, da promotoria de Justiça de Batalha, após o MP-PI apontar possíveis irregularidades envolvendo a contratação.
Segundo o promotor de Justiça, haveria “possível fraude em direcionamento de procedimento licitatório, disparidade da empresa contratada e indícios de vínculo familiar entre sócio da empresa e parente de 1º grau do gestor municipal”, na verdade, a filha do prefeito do município, José Luiz Alves Machado, o Zé Luiz do Frango.
A empresa é do ramo de alimentação.
Segundo informações divulgadas pelo site do MP, a ação foi decorrente de uma Notícia de Fato, instaurada a partir de informações sobre o suposto direcionamento para contratação da empresa HELTON M DE A SANTOS, no Pregão n° 026/2021, realizado pelo município de Batalha.
“Foi verificado que em menos de quinze dias após a criação, a empresa já tinha sido vencedora do processo licitatório do município de Batalha, com contrato no valor global de R$ 83.669,00 (oitenta e três mil, seiscentos e sessenta e nove reais), mesmo sem ter veículos ou empregados registrados”, diz a publicação.
“O MPPI identificou, ainda, uma disparidade entre os objetos de outro Contrato Administrativo celebrado já em 2023. Nos autos do Pregão Eletrônico nº 026/2023 resultando no valor de R$ 447.170,00 (quatrocentos e quarenta e sete mil, cento e setenta reais), a empresa contratada HELTON M DE A SANTOS possuía capital social de R$ 20.000 (vinte mil reais), sem funcionários contratados. Além de indícios do vínculo familiar entre sócio da empresa e filha do gestor, o Ministério Público do Piauí verificou irregularidades no processo de licitação, pois não houve a natureza de competição”, acresce a divulgação.
O Ministério Público informou ainda que a documentação foi encaminhada ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) para averiguações do caso.
O município suspendeu o contrato “enquanto tramitar o referido procedimento”.
O deputado estadual José Icemar Lavôr Neri, o Nerinho , foi nomeado para o cargo de secretário de Estado da Defesa Civil. A nomeação foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) da última sexta-feira (1º).
Segundo o gestor, o compromisso é realizar um trabalho firme, ético, pautado em importantes diálogos. “Queremos cada vez mais aproximar a Defesa Civil da sociedade, desenvolvendo grandes projetos e ações voltadas à proteção civil do estado”, diz Nerinho.
O secretário conta que o foco é ter equipes preparadas para as mudanças climáticas. “Sabemos que a Defesa Civil trabalha na emergência ou na urgência. Então, o foco, seja na seca ou nas enchentes, é termos uma equipe preparada. Sobre a atual incidência de incêndios, o governador Rafael Fonteles tem sido muito rígido: se for criminoso, que os culpados sejam punidos”, ressalta José Icemar.
Nerinho possui formação superior em Geologia pela Universidade de Fortaleza no Estado do Ceará (CE). Foi secretário do Turismo no segundo governo Wilson Martins, e secretário do Desenvolvimento Econômico no governo Wellington Dias, entre os anos de 2015 e 2018.
A Polícia Civil do Piauí efetuou, na manhã desta segunda-feira (04), a prisão de um homem com as iniciais M.M.D.S, de 51 anos, no Assentamento Ararinha, na zona rural de Amarante.
O suspeito foi preso por crime de tentativa de homicídio no ano de 2010. A ação foi feita pela Delegacia de Amarante. Segundo a delegada-titular da cidade, Carolina Diógenes, a vítima foi um homem chamado Joaquim José Pereira Leite e o crime também aconteceu em Amarante.
A Delegacia de Amarante reforça o seu compromisso com a segurança da população e disponibiliza o contato (86) 99963-7519, inclusive WhatsApp, para denúncias anônimas a respeito de quaisquer crimes na região. A Polícia Civil também possui o canal de denúncias anônimas em seu site oficial.
O juiz Francisco Gomes da Costa Neto, da Comarca de Floriano, foi eleito o desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) por unanimidade, em sessão plenária administrativa nesta segunda-feira (4). Ele tomará posse terça-feira (5), na vaga deixada após a aposentadoria do desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar.
Natural de Teresina, Francisco Gomes da Costa Neto é graduado em Direito e, antes de ingressar na magistratura, foi delegado distrital, delegado regional e comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar. É juiz desde outubro de 1984, tendo atuado em comarcas como Simões, Cristino Castro, Buriti dos Lopes, Corrente e Picos.
Após proclamar o resultado, o desembargador Hilo de Almeida, presidente do TJ-PI, deu as boas-vindas ao novo integrante da Corte, ressaltou seus quase 39 anos de serviços prestados à magistratura piauiense e desejou sucesso ao colega no cumprimento de suas novas funções.
Emocionado, o desembargador eleito falou sobre a felicidade por ascender ao cargo e sobre a responsabilidade por ele trazida. “Esse é um dia de grande alegria e agradecimento. Foram 39 anos me preparando por esse momento, passando por comarcas do interior, sempre com trabalho e dedicação”, declarou.
Acompanharam a votação representantes da Associação de Magistrados Piauienses (Amapi), do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Piauí (Sindjus), do Sindicato dos Oficiais de Justiça e Avaliadores do Poder Judiciário do Estado do Piauí (Sindojus), integrantes do Ministério Público, magistrados e servidores do TJ-PI.
Um homem e uma mulher foram presos nesta segunda-feira (04) como os verdadeiros autores do crime. Eles teriam coagido a vítima a colocar a culpa no rapaz, que tem deficiência intelectual e necessita de cuidados de terceiros continuamente. Em entrevista ao portal, a advogada Pâmella Monteiro explicou que desde o início do caso, a defesa observou inconsistências na acusação e realizou diligências ainda em delegacia para que fosse ouvidas outras pessoas e fosse identificado o verdadeiro autor.
Sem provas, homem foi preso acusado de abusar sexualmente de menina de 12 anos em TeresinaVictor Melo / A10+
"Ele foi injustiçado; ele tem problemas mentais e devido a isso ele também uma dificuldade na fala o que impossibilita ele se defender e explicar os fatos. No dia 2 de junho ele foi preso de forma injusta, ele foi apontado pela vítima como o autor do estupro de vulnerável [...] Nós tivemos a notícia de que as vestes da menina haviam sido lavadas e aquilo nos chamou atenção, ou seja, os verdadeiros supostos agressores estavam ali no ciclo familiar dela, o que dificultou a investigação e a elucidação", destacou a advogada.
A defesa ressaltou que sempre acreditou na inocência do jovem, diante de sua condição mental e física. A reviravolta no caso ocorreu há poucos dias, quando a vítima, ao ver que a mulher suspeita do crime fora intimada para prestar esclarecimentos, ficou nervosa e resolveu revelar a verdade aos pais, afirmando que o casal teria sido o verdadeiro autor do crime.
“Todo tempo a gente diligenciou, pediu a produção de provas e inclusive pedimos o exame de confrontamento genético, que é onde eles vão se o material colhido na garota era mesmo dele. Não houve coleta do material [...] Quando aconteceu a oitivas de algumas pessoas a garota não resistiu a pressão psicológica e falou. Ela foi obrigada a mentir, ela foi direcionada a apontar o rapaz como autor do estupro, mas aí ela voltou atrás e falou que mentiu porque havia sido obrigada e induzida”, completou Pâmella.
Moradores há mais de 20 anos no residencial Mario Covas, na zona Sul de Teresina, os suspeitos presos eram do círculo familiar da vítima e próximos dos familiares do jovem, o que fez com que facilitasse o apontamento dele acerca do delito, segundo a advogada. A mãe de M.P.C passou os três meses o acompanhando, diante do seu quadro que necessita de atenção.
"Apesar de não ter sido obrigada pela justiça, ela ficou no local para preservar a integridade do filho, pelo fato de que o filho não possui coordenação motora, não tem habilidade, força muscular. Nós diligenciamos, vimos algumas inconsistências, como o horário do abuso. Não teria como ele ter praticado aquele crime", pontuou a defesa.
Processo contra o estado
Para a defesa, a família deve ser reparada por todo o dano causado. A mãe do jovem vendeu bens para poder acompanhá-lo. E não foram só danos materiais. M.P.C após a detenção, passou a ter tremedeiras, traumas, nervosismo e precisará de acompanhamento psicológico.
“Agora nós vamos entrar com as medidas legais cabíveis para tentar reparar o dano que foi imposto a ele, mas também a mãe dele. São pessoas humildes, são pessoas desprovidas de capital financeiro; eles se desfizeram de bens, tudo em prol dele e ajuda ele, que passou por toda essa situação constrangedora. As pessoas que fizeram isso se aproveitaram do fato de ser uma pessoa com deficiência mental, impossibilitada de se defender. O que a família deseja é justiça e reparação. Se para um cidadão comum já é um trauma grande, para uma pessoa com problemas esse trauma é agravado”, finaliza.
Sentimento de revolta e pedido de justiça
Preferindo preservar sua identidade, a mãe do jovem disse que apesar do alívio de já ter seu filho em casa, o sentimento é de revolta diante de todo o constrangimento. A família quer justiça.
"Só Deus sabe o que passamos", diz mãe de homem que foi preso injustamente em TeresinaVictor Melo / A10+
"Hoje a gente soube a notícia que os verdadeiros culpados foram pegos. Meu filho foi acusado injustamente. Hoje estamos com sentimento de revolta por tudo que passou, não foi fácil o que a gente passou, foi muito difícil. Eu gastei, fiz dívida para pagar advogado e graças a Deus hoje resolvemos isso. Ele está com traumas, não quer sair de casa. Agora em diante uma vida nova, sentimento de revolta ainda, mas agora é seguir para frente", desabafou a mãe.
“O carro foi encontrado na saída para Caracol, por volta das 8 horas da manhã. A delegada está conduzindo as investigações, atrás de informações a respeito do contato que ele teve antes do crime acontecer. A delegada está partindo desse princípio e já fez a apreensão do celular da vítima para levantar alguma pista. As diligências estão em andamento”, destacou o tenente-coronel França, do 11º Batalhão de Polícia Militar.
O suspeito do crime ainda não foi localizado.
Veículo usado por suspeito na morte de empresário no Sul do Piauí é achado carbonizadoReprodução
A prefeita Carmelita Castro divulgou nota de pesar pelo falecimento de Júlio, que é irmão de um servidor público da cidade.
Nota de pesar
A Prefeita Carmelita Castro, em nome da Prefeitura de São Raimundo Nonato lamenta o falecimento de Júlio César de Negreiros Cavalcante, que veio a óbito na noite deste domingo (03).
Júlio César era empresário e irmão do servidor público do Serviço de Atendimento Móvel (Samu), Clerisvaldo Cavalcante. Nesse momento de dor, nos solidarizamos com a família de Júlio César, pedindo a Deus que conforte os familiares e amigos.
Fonte: Portal A10+ com informações da Polícia Civil