sábado, 2 de agosto de 2014

Violência no Piauí cresce 47% e casos de estupro dobraram, diz Anuário


Violência no Piauí cresce 47% e casos de estupro dobraram, diz Anuário

Dados do Anuário de Segurança Pública de 2013 apontam que no Piauí aumentou nos anos de 2011 e 2012, em 47% em crimes violentos letais, sendo a maior variação do país. Esses crimes considerados letais englobam homicídio, latrocínio e lesão seguida de morte. 

A pesquisa destaca, ainda, que no ano de 2011 foram registrados 349 crimes violentos letais e em 2012 o número subiu para 517 casos. Outro dado preocupante são os casos de estupros, que de 2011 para 2012, o número quase que dobrou. Em 2011 foram 238 casos e em 2012 esse crime chegou a 442 casos. 

Portal az

Segundo a delegada Andréia Magalhães (foto) presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil de Carreira do Estado do Piauí há uma comissão da OAB, secção Piauí, analisando e criando um plano de ação sobre a segurança pública. “São preocupantes os dados mostrados pelo Anuário, e sem dúvida é o reflexo da falta de estrutura e efetivo da polícia”, afirma.

A delegada faz parte dessa comissão e ainda diz que a segurança do Piauí é ineficiente. “Temos uma segurança que deixa a desejar, não há ter bons resultados se não temos um plano de ação, se há um déficit de 2.106 policias, e se não temos estrutura adequada”, explica Andréia Magalhães.

A pesquisa divulgou também dados relacionados a roubos a instituição financeira, que se mantiveram na faixa de 6 casos durante os anos de 2011 e 2012. Os roubos de cargas também permaneceram com o registro de 3 casos. 

Já os roubos de veículos subiram consideravelmente de 717 para 1.131 registros em todo o Estado. Nesse total estão incluídas as seguintes ocorrências: outros roubos, roubo a instituição financeira, roubo a ou de veículo de transporte de valores (carro-forte), roubo a transeunte, roubo com restrição de liberdade da vítima, roubo de carga, roubo de Veículo, roubo em estabelecimento comercial ou de serviços, roubo em residência, roubo em transporte coletivo.

Os dados informados pelo Anuário de Segurança Pública de 2013 correspondem ao volume de ocorrências policiais registradas e não, necessariamente, indicam o número de vítimas envolvidas.

A comissão deve apresentar um plano de ação sobre a situação e propostas a ser trabalhadas ao governador do Estado Zé Filho. Além disso, também irá encaminhar o documento ao sucessor do mesmo.

fonte portal az

Presidente da FHT diz que sindicato repassou informações falsas contra PMT


Presidente da FHT diz que sindicato repassou informações falsas contra PMT

O presidente da Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), Aderivaldo Andrade (foto), afirmou que "informações prestadas pelo Sindicato dos Servidores Municipais, que subsidiaram a ação civil pública do Ministério Público contra a Prefeitura de Teresina, não são verdadeiras". Segundo ele, o número de cargos comissionados informados na ação, não corresponde com a verdade. 

A ação julgada pela 1ª Vara da Fazenda Pública e ratificada pelo desembargador Fernando Mendes ordena a demissão de 373 servidores comissionados da FHT e FMS.


Aderivaldo afirmou que não existem 20 motoristas comissionados e outros profissionais citados. "Essa ação iniciou com o Sindicato dos Servidores denunciando o prefeito, que estava dividindo a Fundação Municipal de Saúde em três. Isso foi promessa de campanha do prefeito e a proposta foi aprovada na Câmara Municipal. O sindicato forneceu à Procuradoria uma série de informações que não são verdadeiras. Não existem 20 motoristas comissionados, recepcionistas, exceto as chefias do Same.”, assegurou o presidente.

Segundo ele, “o prefeito determinou que todos os chefes de Same, onde há marcação de consulta, tem que ser servidor para a gente conseguir organizar o sistema de marcação de consultas", explicou.

Aderivaldo Andrade confirmou ainda, que não haverá afastamento imediato desses comissionados. Há uma determinação da presidência do Tribunal de Justiça que suspende o cumprimento da decisão judicial. A ação do TJ suspende qualquer decisão até que o caso seja transitado em julgado.

fonte portal az

Segunda noite do 6° Festival Cultural de Alto Longá


Segunda noite do 6° Festival Cultural de Alto Longá

Teve a presença de autoridades e homenagearam Fernandinho

Aconteceu nesta Sexta-feira (01/08), a segunda noite do 6° Festival Cultural da cidade de Alto Longá. Onde acontecem várias manifestações culturais, gincanas e shows. Nesta edição em especial, não haverá sete dias de evento, como é de costume na outras edições, mas só três dias, em relação ao falecimento do acessor e blogueiro Fernandinho.
O evento teve as apresentações das bandas Forrozeiro Doido, Marcelo Bel e como atração principal a dupla sertaneja Waldo e Felipe.
O prefeito Flávio do Teté esteve presente juntamente coma primeira-dama....., o candidato a deputado estadual Wilson Brandão, a prefeita de Altos, Patrícia Leal e secretários e vereadores municipais. Na oportunidade o gestor falou um pouco sobre o evento “Já é tradição em Alto Longá, esse ano irá ser diferente, por causa de Fernandinho. Desta vez serão só três dias de evento”, ressalta Flávio do Teté.
DSCF3063.JPG
DSCF3065.JPG
DSCF3066.JPG
DSCF3068.JPG
DSCF3069.JPG
DSCF3081.JPG
DSCF3082.JPG
DSCF3083.JPG
DSCF3084.JPG
DSCF3086.JPG
DSCF3087.JPG
DSCF3089.JPG
DSCF3090.JPG
DSCF3092.JPG
DSCF3091.JPG
DSCF3093.JPG
DSCF3095.JPG
DSCF3096.JPG
DSCF3097.JPG
DSCF3098.JPG
DSCF3099.JPG
DSCF3100.JPG
DSCF3101.JPG
fonte 180graus.com

Comitê da campanha de B.Sá é inaugurado em Oeiras


Comitê da campanha de B.Sá é inaugurado em Oeiras

Foi inaugurado nesta sexta-feira (1º), em Oeiras, o comitê da campanha do candidato a Deputado Estadual B. Sá. A sede foi aberta por volta das 9h e a população se fez presente. O candidato começou a apresentar suas propostas e a ouvir os populares para identificar as demanda que terá durante seu mandato, caso seja eleito.
O ex-prefeito de Oeiras e atual Superintendente de Representação do Piauí em Brasília (Surpi), B.Sá, esteve na inauguração. Neste sábado (2), será o lançamento oficial da candidatura de B. Sá a deputado estadual. O evento será realizado no Clube B. Maroca, a partir das 17h.
IMG-20140801-WA0090.jpg
IMG-20140801-WA0091.jpg
IMG-20140801-WA0098.jpg
Fonte: Ascom/PMO