quarta-feira, 4 de abril de 2018

Governo lança Plano Estadual de Segurança Pública na sexta (06)

Governo lança Plano Estadual de Segurança Pública na sexta (06)

O mecanismo vai nortear as políticas públicas voltadas para a segurança em todo o território do estado.

Ascom SSP-PI
Plenária para elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública (Ascom SSP-PI)
O Governo do Piauí lança, nesta sexta-feira (06), o Plano Estadual de Segurança Pública. O mecanismo vai nortear as políticas públicas voltadas para a segurança em todo o território do estado, desenvolvendo ações de estrutura e melhorias em recursos humanos.

Para o secretário de Estado da Segurança, Fábio Abreu, o plano piauiense já é uma realidade e está referenciado nas demandas da população. “Algumas das ações já estão em curso. O maior destaque que damos a este plano é sua abertura à participação popular. É o único plano que existe no país que tem até agora esta metodologia”, afirmou o gestor.

Os eixos do programa são baseados em audiências feitas pelos órgãos de segurança do estado que reuniram quase duas mil pessoas em diferentes pontos do território. Dentre as linhas de ação, estão políticas na área da atenção à saúde do profissional da segurança, aposentadoria, política habitacional, estruturação de carreira, formação continuada e equidade de gênero, de raça e etnia.

O plano também abarca políticas para a área de monitoramento e inteligência estratégica, integração de unidades de segurança e modernização das estruturas do setor. Os temas se subdividem em oito programas que, por sua vez, abrigam 20 projetos para a área.

A integração das forças de segurança seguem uma política internacional de aproximação entre as forças policiais e a sociedade. A subsecretária da Segurança, delegada Eugênia Villa, explica que a política estadual é inspirada em metodologias da polícia inglesa Scotland Yard, que recentemente passou a trabalhar com o diálogo efetivo com a sociedade.
“São métodos de trabalho que buscam o consentimento da população com as ações policiais. Sem o consentimento da população não trabalharemos com legitimidade”, explicou Villa. 

O Plano Estadual de Segurança deverá ir ao encontro do Plano Nacional de Segurança traçado pelos governadores do Nordeste que assinalou para a classificação de zonas de risco na região e para o fortalecimento das polícias nas divisas entre os estados.

O governador Wellington Dias defende a criação no Piauí de um “cinturão de segurança” para controlar a entrada de armas, drogas e quadrilhas de assalto a bancos e transportes de valores no território piauiense.
Inauguração DHPP
O Governo do Piauí inaugura, nesta quinta-feira (05), às 11h, na Avenida Pedro Freitas, a nova sede do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).
Concurso
Também na quinta (05), está previsto o lançamento do edital do concurso da Polícia Civil do Piauí. A seleção deverá oferecer mais de 300 vagas, sendo 250 para os cargos de agente de polícia, 50 para perito criminal e 50 para delegados. O anúncio demonstra o andamento da política de fortalecimento da segurança pública no estado.
Autoria: Redação CCom

Plenárias para elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública

Plenária para elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública

Plenária para elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública

Plenária para elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública

Plenária para elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública

Plenária para elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública

Plenária para elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública

Plenária para elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública

fonte http://www.pi.gov.br

PGJ recebe membros do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura

PGJ recebe membros do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura

Pessoas sentadas em volta de uma mesa

O Procurador-Geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, recebeu, na manhã de hoje (03), a equipe do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT). O grupo foi instituído a partir do compromisso estabelecido pelo Estado brasileiro, após a ratificação, em 2007, do Protocolo Facultativo à Convenção contra a Tortura e outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes (OPCAT),  e tem como função precípua a prevenção e combate à tortura. O MNPCT atua por meio da realização de visitas aos estabelecimentos de privação de liberdade, da emissão de recomendações às autoridades, da elaboração de estudos temáticos e e da redação notas técnicas sobre assuntos pertinentes.

Os membros da equipe estarão no Estado do Piauí até a próxima sexta-feira (06), visitando os estabelecimentos de prevenção de liberdade e estabelecendo diálogos com agentes do Poder Público e da sociedade civil. Durante a audiência de hoje, o Procurador-Geral de Justiça falou sobre a atuação ministerial no enfrentamento aos crimes de tortura, destacando que a instituição é signatária de diversos pactos nesse sentido.

“O Ministério Público promove a dignidade da pessoa humana, protegendo os direitos fundamentais. Ao passo em que zelamos pela responsabilização de agentes delituosos e pelo aprimoramento da segurança pública, estamos atentos à estrutura e os recursos do sistema prisional, de modo que as punições efetivamente contribuam para a ressocialização e a conscientização, e não que se tornem instrumentos de violação a direitos ou de aplicação de tratamentos degradantes. Para tanto, contamos com a atuação dedicada de diversos órgãos, que estão sempre acompanhando, in loco,  a situação dos estabelecimentos prisionais, e ainda demandando, judicial e administrativa, a promoção de melhorias no sistema”, declarou Cleandro Moura.

O MNPCT foi representando pelos peritos José de Ribamar de Araújo e Silva, Ana Cláudia Camuri e Luís Gustavo Magnata Silva. Na sexta-feira, eles conduzirão uma audiência pública, das 14 às às 17h,  no auditório da OAB/PI (R. Gov. Tibério Nunes - Cabral, Teresina).

Pessoas sentadas em volta de uma mesa


fonte http://www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

Coronel Alberto é nomeado Subcomandante Geral da PMPI

Coronel Alberto é nomeado Subcomandante Geral da PMPI 


Na manhã do dia (03), ocorreu a Solenidade de assunção do Coronel Alberto à função de Chefe do Estado Maior e Subcomandante Geral da Polícia Militar do Piauí, realizada no auditório do Quartel do Comando Geral.
cel alberto
cel alberto

cel alberto
O atual Comandante Geral da PMPI, Coronel Lindomar, esteve presente no evento de assunção do Coronel Alberto, que exercia, anteriormente, a função de Coordenador Geral de Operações (CGO). “Eu tive a sorte de contar com o Alberto para ser meu Subcomandante, que me parece ser esse homem simples, humilde, vocacionado, determinado, de fato um homem que veste bem a nossa farda, a farda da nossa briosa Polícia Militar Piauí”, declarou o Comandante Geral.

Segundo o Coronel Alberto, é motivo de gratidão estar servindo à Polícia Militar em um cargo bem alto, como o Subcomando, “Na minha visão, o papel do Subcomandante é auxiliar o Comandante Geral, tanto na parte administrativa quanto na parte operacional, e em outro cargo a que ele me designar, nos seus impedimentos e nas suas missões”, explicou, além de adiantar alguns detalhes do trabalho que pretende concretizar ao assumir o cargo, “Nós temos alguns projetos de estar melhorando, junto com o Comandante Geral, a qualidade de vida dos nossos policiais. São vários projetos que passam pelo Estado Maior, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos, através do policiamento. Nós já temos ideia de estar lançando, recentemente, um reforço no policiamento, por meio de estratégia que nós estamos combinando com o Coronel Márcio, que vai ser o CGO (Comandante Geral de Operações), e com o Diretor do Centro de Educação Profissional, Tenente-Coronel Sá Júnior”, adiantou o novo Subcomandante Geral. 


Texto: Cabo PM Larissa
Fotos: Jardenya Bezerra
fonte http://www.pm.pi.gov.br

Estudante da UFPI morre após colisão entre carreta e motocicleta na BR-316

Estudante da UFPI morre após colisão entre carreta e motocicleta na BR-316

Um acidente envolvendo uma carreta Volvo/M 260, placa de Maceió/AL, e uma motocicleta Honda CG 125, foi registrado na noite desta terça-feira (03/04), nas imediações do posto de combustível Nacional, na BR-316, que terminou com a morte de um estudante em Picos.
O acidente aconteceu no bairro Junco, por volta de 22h30, e vitimou fatalmente o estudante da UFPI Ruan Araújo Luz Silva, de 19 anos. Ele pilotava a motocicleta, sofreu graves ferimentos e foi encaminhado pelo SAMU para o Hospital Regional Justino Luz.
Ruan chegou a ser submetido a um procedimento cirúrgico, mas não resistiu e veio a óbito na madrugada desta quarta-feira (04/04).
Ruan Araújo Luz Silva  sofreu ferimentos e veio a óbito
Ruan Araújo Luz Silva sofreu ferimentos e veio a óbito     Foto - Arquivo pessoal
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal,a carreta seguia sentido bomba Junco quando realizou uma conversão à esquerda, vindo a colidir com a motocicleta.

Fonte: 180graus.com

Zona Sul de Teresina: morador de rua é assassinado com facadas no pescoço

Zona Sul de Teresina: morador de rua é assassinado com facadas no pescoço


Um morador de rua identificado como Elton foi assassinado a facadas na noite desta terça-feira (03/04) no bairro Tabuleta, Zona Sul de Teresina.
O homem estava bebendo em um bar com conhecidos e saiu. Minutos depois ele foi esfaqueado e chegou a pedir ajuda no posto de combustível São Domingos.
O SAMU foi acionado, mas quando chegou ao local, Elton já estava morto. A vítima sofreu vários golpes de faca, os mais graves foram no pescoço.
A Polícia Militar esteve  no local, o suspeito chegou a ser identificado e estava em um bar próximo, mas ele conseguiu fugir.

fonte 180graus.com