Alunos do Curso de Operações de Choque fazem visita técnica ao 25º BC
O III Curso de Operações de Choque da Polícia Militar do Piauí realizou na tarde do dia 09/08 (quarta-feira), visita técnica ao 25º Batalhão de Caçadores Alferes Leonardo de Carvalho Castelo Branco, em Teresina-PI.
A visita foi uma inciativa da coordenação geral do curso juntamente com o instrutor da disciplina de Legislação Aplicada ao Controle de Distúrbios Civis, ministrada pelo 1º TEN PM Emanoel, fazendo parte das atividades complementares afetas a capacitação.
Na oportunidade, sendo o fechamento da disciplina de Legislação Aplicada ao CDC, foram ministradas duas palestras para o turno de Choque, sendo a primeira divida entre o próprio Comandante do 25º BC, TC EB Inf Nixon Frota e dois de seus Oficiais, onde abordaram o tema relativo às Operações de Garantia da Lei e da Ordem – GLO executadas pelo Exército Brasileiro e Forças Armadas, onde explanaram desde a fundamentação legal e a aplicabilidade operacional e tática dessas Operações quando motivadas no contexto nacional.
Na segunda palestra, foi convidado o Promotor de Justiça Estadual, doutor Rômulo Paulo Cordão, que é o Coordenador do Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Piauí (GAECO-MPPI), que versou sobre a temática do Abuso de Autoridade (Lei nº 4.898, de 09/12/65) e sobre a Tortura (Lei nº 9.445, de 07/04/97). Os assuntos abordados pelos palestrantes são parte da ementa da disciplina de Legislação Aplicada ao Controle de Distúrbios Civis, e na visão do instrutor, foram convidas pessoas que puderam apresentar com muita propriedade os assuntos em comento.
Ao término das palestras, que foram realizadas no auditório do 25º BC, a coordenação, os alunos e convidados seguiram para o pátio interno daquela Organização Militar, onde foram expostos materiais utilizados pelo Exército quando empregado em Operações de GLO e ainda foi realizada uma demonstração de Operações de Controle de Distúrbios (OCD) pelos militares do 25º BC, onde executaram parte das formações ofensivas e defensivas de Choque. O intuito também é cada vez mais intercambiar e integrar as forças através do conhecimento.
A troca de experiências e conhecimento é fundamental, pois fomenta cada vez mais o preparo que devemos ter para atuar junto a sociedade, sempre defendendo o Estado democrático de direito, onde devemos preservar vidas e aplicar a Lei, garantindo a ordem pública e paz social.
Informações: Coordenação do III COPC/PMPI e 1º TEN PMPI Emanoel.