quarta-feira, 3 de abril de 2019

Governador busca prorrogação de convênios para a Uespi

Governador busca prorrogação de convênios para a Uespi

Governador participou de audiências no Ministério do Desenvolvimento Regional e no FNDE

O governador Wellington Dias participou, na tarde desta terça-feira (2), em Brasília, de audiência com presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação, Carlos Alberto Decotelli.
“Buscamos a prorrogação de convênios afim de obtermos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e SiSU para tocarmos obras nos campi da Uespi nas cidades de Parnaíba, Picos, Floriano, Oeiras e Teresina, tanto na parte de reforma física quanto na aquisição de equipamentos e laboratórios”, explicou o governador.
Representando o reitor Nouga Cardoso, a assessora Fernanda Cordeiro agradeceu ao empenho do governador e bancada em buscar recursos que solucionarão os principais problemas da Uespi.
Audiência com o presidente do FNDE, Carlos Alberto Decotelli

O senador Marcelo Castro esteve no encontro e ressaltou o volume de recursos que a bancada piauiense destinou à Universidade Estadual do Piauí. “Foi um total de R$ 15 milhões para essa universidade que faz um belíssimo trabalho no estado”, disse o parlamentar.
Audiência com o presidente do FNDE, Carlos Alberto Decotelli

Desenvolvimento Regional
Wellington Dias também participou de audiência no Ministério do Desenvolvimento Regional onde tratou a respeito de projetos de macrodrenagem no município de Oeiras e Floriano. Acompanhado dos senadores Ciro Nogueira e Marcelo Castro e da deputada federal Margarete Coelho, o chefe do executivo estadual ressaltou que o objetivo desse encontro foi a busca de recursos para obras de saneamento básico para Floriano, que estão bem adiantadas, mas faltam recursos para conclusão.
Audiência com o presidente do FNDE, Carlos Alberto Decotelli
“Num trabalho conjunto com o Governo do Estado, a bancada do Piauí mostrou a importância do atendimento da população atingida pelas enchentes na região norte do estado e em Teresina”, disse o governador, declarando que o ministro Gustavo Canuto prontamente vai fazer a integração de estados com municípios.
O senador Ciro Nogueira esteve presente na reunião e destacou o trabalho da bancada piauiense nos pleitos mais importantes para o estado. “Temos um programa importante que é levar cinco mil cisternas para o Piauí e estamos muito felizes em trabalhar junto para atender a população seja com atendimento emergencial e também de investimentos”, afirma Ciro.

Autoria: Isabel Cardoso
Audiência com o presidente do FNDE, Carlos Alberto Decotelli


fonte http://www.pi.gov.br

Adriana Sousa critica novo presidente do PSL-PI: “não votou em Bolsonaro”

Adriana Sousa critica novo presidente do PSL-PI: “não votou em Bolsonaro”

O comando do partido no estado agora ficará à cargo do vereador Luís André

A médica Adriana Sousa mostrou descontentamento com o fato do vereador Luís André ter assumido o comando do PSL – partido do presidente da República, Jair Bolsonaro, no Piauí. Em seu perfil no Intagram ela reagiu disparando críticas ao parlamentar.
Adriana Sousa durante visita ao Portal AZ (Foto: Marcelo Gomes/Portal AZ)
Na postagem a médica deixou a entender que o vereador não merecia o posto porque, segundo ela, “não votou em Bolsonaro e em nenhum dos candidatos da direita em 2018”. Junto com as críticas foi anexada uma imagem com fundo preto e contendo os dizeres “Luto PSL Piauí”.
A publicação foi feita na manhã desta terça-feira (02), justamente no dia em que Luís André foi empossado. A solenidade aconteceu no plenarinho da Câmara Municipal e contou com a presença de membros do diretório do PSL.
Adriana foi uma das articuladoras da campanha, no Piauí, de Jair Bolsonaro à presidência da República em 2019. No mesmo ano a médica foi às urnas como candidata a deputada federal representando o PSL.

Carro com 4 pessoas cai em rio e duas morrem afogadas no Norte do Piauí

Carro com 4 pessoas cai em rio e duas morrem afogadas no Norte do Piauí


Duas pessoas morreram afogadas na noite de segunda-feira (2) e outras duas ficaram feridas após o carro em que elas estavam ser arrastado pelas águas do riacho Altamira na zona rural do município de Domingos Mourão, a 220 km ao Norte de Teresina. O local fica próximo a divisa com o Ceará. Segundo o tenente Gideão Silva, comandante do Grupamento da Polícia Militar (GPM) do município, o acidente aconteceu por volta das 23h40 quando o veículo passava por uma ponte.
"A água já estava alta quando eles tentaram passar. Na metade da ponte o carro flutuou e caiu no rio", disse o comandante.
Segundo ele, as duas pessoas que estavam atrás conseguiram escapar abrindo a porta do veículo, um Corolla de cor preta. 
"A porta traseira estava aberta. Haviam 4 pessoas e duas conseguiram sair. Quando eles viram que o carro ia cair tiveram a ideia de abrir a porta", afirmou.
Morreram no acidente Francisco Eugenio de Aguiar, 22 anos, e José Ismar de Oliveira, 37 anos. Os dois sobreviventes, mesmo feridos, conseguiram chegar ao município de Carnaubal, já no estado do Ceará, onde receberam atendimento médico.
O comandante disse que o carro só foi localizado por volta das 6h desta terça-feira, quando a água começou a baixar. "Fomos acionados por volta das 23h40. Levamos ambulância ao local, mas nada podemos fazer, pois estava muito escuro e a correnteza muito forte. Pela manhã, por volta das 6h, localizamos o veículo e dentro tinha duas pessoas mortas. Só quando a água baixou um pouco conseguimos ver a antena traseira do veículo", relata o policial.
Segundo ele, um dos sobreviventes machucou o pé quando pulou e o outro teve escoriações por conta de galhos de árvores. "Eles retornaram pela manhã e contaram que assim que perceberam que o carro ia cair, pularam", disse.
Os corpos das duas vítimas fatais, que são da cidade de Ibiapina (CE), foram levados para o posto de saúde de Domingos Mourão e em seguida para o hospital de Pedro II, onde passaram por exame cadavérico antes de ser liberados às famílias.
A PM informou que os ocupantes do carro tinham ido resgatar um caminhão que estava atolado na região. "Eles vieram deixar a peça e ficaram até o caminhão ser liberado", afirmou o tenente.

fonte cidadeverde.com