terça-feira, 5 de abril de 2022

Novo comandante da PM reúne coronéis e diz que tomará decisões em colegiado

 Fotos: Renato Andrade 

O novo comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes reuniu na manhã de hoje (5) com os coronéis para apresentar o plano de ação para os nove meses de gestão. Foram convocados 21 coronéis, entre eles, duas mulheres, a Júlia Beatriz, da coordenadoria de gerenciamento de crise da PM e Elza Rodrigues, que chefia a relações públicas da corporação. 

Scheiwann informou que vai investir na polícia ostensiva de rua, na inteligência e tecnologia para combater a criminalidade no estado. Outra prioridade de sua gestão é avançar na polícia comunitária e trabalhar na defesa de uma cultura de paz e respeito a diversidade sexual, de gênero e etnia. 

O comandante admitiu que fará algumas mudanças e que tomará decisões ouvindo oficiais e de “forma colegiada”.

“Vamos fazer algumas mudanças, trabalhando com os perfis de coronéis em alguns setores para puder implementar o plano de ação”, disse o novo comandante que na tarde de hoje iria se reunir, desta vez, com os chefes dos batalhões de policiamento. 

Na parte da manhã, o comandante informou o motivo da reunião. “Vamos apresentar o plano de ação do comando, produzido por nós com o apoio de alguns oficiais e vamos apresentar para eles e, lógico, ouvir sugestão do alto comando de coronéis para colocar em prática as ideias que a gente vem divulgando na imprensa”.

Segundo o comandante, a determinação da governadora Regina Sousa é fazer um governo de continuidade, reforçar a polícia ostensiva e dar visibilidade na ação presencial junto à sociedade. Uma das ideias do governo é implantar o moto policiamento e usar policiais em bicicletas para levar segurança aos parques e praças como ocorre em outros estados. 

“As mudanças vamos definir com os coronéis. A princípio os batalhões ainda não terá mudança, vamos fazer um redirecionamento no alto comando dos coronéis e decidir coletivamente com eles. Na nossa gestão queremos priorizar a unidade de comando dos oficiais da Polícia Militar”, disse Scheiwann Lopes.

“Temos problema de efetivo, como toda a polícia tem, mas podemos otimizar usando a inteligência, com câmeras, redireciona a polícia para outras cidades, com inteligência e tecnologia, se consegue otimizar. Já sabemos as  manchas (locais de maior incidência de crimes) e vamos trabalhar com foco, na raiz dos problemas”.

fonte cidadeverde.com

Homem é executado a tiros no dia do próprio aniversário na Zona Norte de Teresina

 Um homem identificado como Jansen Marciel de Araújo, de 36 anos, foi executado a tiros em um bar localizado na avenida Centenário, no bairro Aeroporto, próximo ao balão da sede do antigo jornal Diário do Povo, na Zona Norte de Teresina. O crime ocorreu por volta das 16h desta terça-feira (05/04), data de aniversário da vítima e também de seu filho.

    Reprodução

O corpo de Jansen ficou caído ao lado de veículo Parati, de cor preta. O estabelecimento onde Carlos morreu é de propriedade de sua mãe. Informações preliminares apontam que um carro com quatro atiradores parou no local e efetuaram os disparos de arma de fogo. Os criminosos fugiram logo em seguida.

O local já foi isolado por guarnições do 9º Batalhão de Polícia Militar. A Polícia Técnico Científica foi acionada para realizar a perícia e os removedores do Instituto Médico Legal para recolher o cadáver.

Jansen Maciel era casado, deixa dois filhos. Ele fez o curso de formação do Corpo de Bombeiros Militares do Piauí, referente ao edital de 2014, mas o certame foi anulado por fraude em 2017.

fonte 180graus.com