quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Leida Diniz pede ao TCE que proíba uso de verba pública no Carnaval


Leida Diniz pede ao TCE que proíba uso de verba pública no Carnaval

Conselheiros julgaram pedido de liminar que suspendia convênios da Fundac.

O Tribunal de Contas Estado (TCE) julgou na manhã de hoje(27) o pedido de medida cautelar que solicitava a suspensão dos convênios da Fundação Cultural do Estado (Fundac), no valor R$ 960 mil, com municípios do Estado para contratação de bandas para o Carnaval. A ação que pedia uma liminar de suspensão foi proposta pela promotora de Justiça, Leida Diniz.  

Em sua defesa, Diniz argumentou que o interesse público não está sendo atendido, que hoje o Piauí enfrenta uma das piores secas, com 212 municípios em situação de emergência. “Essas emergências são faz de conta? Esses municípios estão em calamidade por causa da seca e vão brincar o carnaval?”, questionou. 

Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com

A promotora citou que o Piauí está em terceiro lugar como o pior índice de desenvolvimento humano e na relação com o pior PIB e na relação da mortalidade infantil. “Estamos defendendo a prioridade absoluta para infância, com a criação de creches que muitos municípios não estão atendendo”, destacou. 

Os conselheiros ouviram atentamente a promotora e lastimaram os números citados pela representante do Ministério Público, mas negaram a medida cautelar, por unanimidade, argumentando que os gastos com festividades são planejados dentro dos orçamentos municipais, estaduais e federal e que a discussão da aplicação ou não desses recursos em festas populares ou em outra área é uma decisão política dos legisladores e do executivo. 


“Posso questionar essa política e fazer uma crítica aos municípios, que podem não usar a transparência na transferência dos gastos, que a rigor é com dispensa de licitação, precisamos ser mais exigentes nessa fiscalização, mas proibir de fazer não cabe a nós. Podemos até questionar que o município 0.6 (no Fundo de Participação do Município), com recursos escassos, não deveria promover o carnaval, mas será que a população concorda?”, questionou o conselheiro Jaylson Campelo.  


Ele disse ainda que defende que a discussão deve se dar nos parlamentos por ser uma decisão política e que deve continuar lá. “Mas devemos cobrar uma discussão dos orçamentos com audiências públicas como prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e que não é feito”, acrescentou. 

Os conselheiros Olavo Rebelo, Jackson Veras, Raissa Rezende, Luciano Nunes e Abelardo Pio Vilanova e Silva também votaram contra a medida cautelar, mas acataram o pedido alternativo de que seja convertida em representação para ser apreciada pelos termos do Tribunal De Contas do Estado os gastos envolvidos, ouvindo os prefeitos e a presidência da Fundac a respeito.

fonte cidadeverde.com

Operação prende 9 e encontra droga escondida dentro de TV na Macaúba


Operação prende 9 e encontra droga escondida dentro de TV na Macaúba

Entre os detidos estava um menor. Polícia ainda encontrou no imóvel armas e drogas escondidas em aparelho de TV.

Nove pessoas, sendo um menor de idade, foram detidas em uma casa localizada na rua Gabriel Ferreira, bairro Macaúba, zona Sul de Teresina, no início da tarde desta quinta-feira (27). A acusação era de manter um ponto de venda e consumo de drogas em um imóvel. Entorpecentes e uma arma foram achados escondidos em um aparelho de TV.

Fotos: Cida Cardoso e Helder Sousa/Cidadeverde.com

Com o grupo foram apreendidos uma arma de fogo calibre 38, pouco mais de 35 pedras de crack, um tablete de maconha, seis celulares e uma quantia em dinheiro ainda contabilizada. 


De acordo com o tenente Miguel Luz, do 1º Batalhão de Polícia Militar, a casa estava sendo monitorada há um tempo. A decisão de “estourar a boca de fumo” surgiu após denuncias e cobrança de populares da região.


“As informações é que um dos suspeitos detidos estava ostentando uma arma de fogo ao ar livre. Foi ai que decidimos fazer uma batida na casa e encontramos crack com uma pessoa. Decidimos averiguar mais e foi aí que encontramos mais drogas e uma arma dentro de um aparelho de TV”, disse o militar.


Segundo o capitão Souza Marques, da força tática do 1ºBPM, o grupo é conhecido como bonde do Pelado. “A maioria deles já possui passagens pela polícia. O mais perigoso foi identificado apenas como Jonatas. Ele é o dono da casa e já responde por três homicídios”, informou.


O restante do grupo tem passagem por acusação de assalto e um dos detidos está em liberdade condicional. Todos serão autuados pelo crime de tráfico de drogas. Agora, eles vão para a Central de Flagrantes serem submetidos aos procedimentos legais.


Fonte Cidadeverde.com

Borracheiro é executado com tiro na cabeça em oficina no Mocambinho


Borracheiro é executado com tiro na cabeça em oficina no Mocambinho

Assassinos chegaram em uma moto e atiraram na cabeça da vítima, que estava dentro da borracharia.

Um homem foi executado dentro de uma borracharia na avenida Josipio Lustosa, conhecida como avenida central do bairro Mocambinho, zona Norte de Teresina (PI). De acordo com informações preliminares, ele foi atingido com um tiro na cabeça, na tarde desta quinta-feira (27). 

Fotos: Helder Sousa/Cidadeverde.com

A vítima foi identificada como Daniel Rodrigues da Silva, 33 anos, e seria conhecido na região como "Abel", que era borracharia onde foi alvejado. 

De acordo com o capitão Saraiva, do Ronda Cidadão, dois homens em uma moto chegaram ao local já atirando contra a vítima. "O crime tem características de execução e tudo indica que tenha sido um acerto de contas", declarou. 


O delegado Mateus Zanatta, da Delegacia de Homicídios, acompanha o caso e aguarda o trabalho da perícia e do Instituto Médico Legal. A polícia investiga se a vítima tinha envolvimento com algum grupo criminoso. 

O trânsito na rua foi interrompido na avenida em função do crime. Dois parentes da vítima chegaram ao local e prestaram informações para a polícia. 

Dono da borracharia não viu o momento do disparo

O sargento Nilson de Sousa, da Polícia Militar, confirmou que Abel sofreu um tiro na cabeça. Segundo o policial, um rapaz gordo e alto pilotava a moto, enquanto o garupa usava uma jaqueta preta. 

"De acordo com informações do pai da vítima, o filho não tinha envolvimento com a criminalidade. Nem com drogas. Ele apenas trabalhava vendendo celulares e também era funcionário dessa borracharia. Mas, mesmo assim, acreditamos que tenha sido algum acerto de contar", declarou o sargento do Ronda Cidadão.

Sargento Nilson de Sousa, do Ronda Cidadão

O proprietário da oficina, Francisco Alves dos Santos, estava no local quando o crime ocorreu. "Estavamos sentados aqui fora, porém eu estava de costas e não vi como tudo ocorreu. Sei que ele (Abel) levantou e entrou e ouvi um barulho. Imaginei que tinha sido até o compressor que havia disparado. Há dois anos ele trabalhava comigo e era uma pessoa muito brincalhona, amiga de todo mundo. Não entendo o porquê do crime. Acredito que talvez tenham confundido ele com outra pessoa", concluiu.


fonte cidadeverde.com


Vereador é flagrado pela PRF com 30g de maconha na BR 316

Vereador é flagrado pela PRF com 30g de maconha na BR 316

Parlamentar de Ipiranga do Piauí foi detido em abordagem na manhã desta quinta-feira (27) e levado para delegacia

O vereador Waldson Antônio de Moura Santos Filho (PRP) foi detido pela Polícia Rodoviária Federal no Piauí na manhã desta quinta-feira (27). De acordo com a PRF, o parlamentar do município de Ipiranga do Piauí transportava "uma porção de substância análoga a maconha". 

                    Foto: divulgação/ PRF

Em comunicado, a PRF confirmou a detenção em flagrante de W.A.N.M.S, 29 anos, vereador de Ipiranga e motorista de um Idea com placa de Teresina. O único parlamentar do município cujas iniciais correspondem com as do condutor é Waldson Filho, eleito em 2012 com 228 votos.

Inspetores da Polícia Rodoviária de Valença e Picos faziam fiscalização quando abordaram o carro no quilômetro 260 da BR-316.  No veículo, a PRF afirma ter encontrado uma substância semelhante a maconha, pesando 30 gramas. O produto estava em uma bolsa, embaixo do banco do veículo. 

O parlamentar estava sozinho no carro e foi levado para a delegacia da cidade de Inhuma para os procedimentos legais - nesse caso, o comum é ser registrado um termo circunstanciado de ocorrência, com liberação do envolvido em seguida.

O Cidadeverde.com não conseguiu falar com o vereador. Na delegacia de Inhuma, a reportagem foi informada de que o parlamentar não se encontrava no local. O delegado da cidade também não foi localizado.

fonte cidadeverde.com