terça-feira, 17 de setembro de 2019

MPPI e Federação de Futebol lançam campanha de enfrentamento à violência em estádios

MPPI e Federação de Futebol lançam campanha de enfrentamento à violência em estádios

Pessoas de pé no gramado do estádio

Foi lançada na noite de ontem, 16, durante abertura de jogo da segunda divisão do Campeonato Piauiense, uma campanha educativa que visa combater a violência em estádios do Piauí. O estádio Lindolfo Monteiro foi a arena esportiva que recebeu o lançamento.

Pessoas de pé sorrindo
Pessoas de pé

A campanha é realizada pelo Ministério Público do Piauí em parceria com a Federação de Futebol do Estado, a Comissão Estadual de Arbitragem do Piauí e da Polícia Militar do Piauí. Antes do jogo, foram exibidas duas faixas com os seguintes dizeres: “Dê cartão vermelho para a violência e faça a paz ganhar de goleada” e “Racismo não se tolera, racismo se combate”. Além das faixas, foram produzidas placas e camisas que foram entregues aos atletas e árbitros.

Pessoas de pé sorrindo e segurando uma camisa

Representando o MPPI, a promotora de Justiça Graça Monte, titular da 32ª Promotoria de Justiça de Teresina, falou com os torcedores e enfatizou a importância de todos se engajarem no enfrentamento à violência e a discriminação racial nas arenas esportivas do Estado.

Fotos: Elziney Santos

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

PM conclui Curso Intermediário de Inteligência para Oficiais

PM conclui Curso Intermediário de Inteligência para Oficiais



O Capitão José Maria Frazão Neto, pertencente a Polícia Militar do Piauí, concluiu o Curso Intermediário de Inteligência para Oficiais no dia 06 de setembro deste ano.


Diante disso, o Comandante da Escola de Inteligência Militar do Exército (EsIMEx) lhe conferiu o Grau de Especialização em Gestão de Organizações de Inteligência. O curso, de carga horária de 855h, distribuídas em três disciplinas - inteligência, contrainteligência e operações de inteligência - ocorreu em Brasília-DF.

fonte http://www.pm.pi.gov.br

Homem é baleado no quintal de casa e morre em hospital no Norte do Piauí

Homem é baleado no quintal de casa e morre em hospital no Norte do Piauí

Um homem identificado como Gleison morreu após ser baleado no quintal de sua residência na manhã desta terça-feira (17/09) na cidade de Piracuruca, Norte do Piauí. Com informações do Piracuruca ao Vivo.
A 5ª Companhia do 12º Batalhão de Polícia Militar foi acionada por volta de 6h30 após a vítima ser encontrada caída nas proximidades do estádio Dr. Mário Machado. Após a guarnição chegar ao local, foi constatado que o indivíduo foi baleado e ainda se encontrava com vida.
A ambulância foi acionada, realizou os atendimentos iniciais e depois encaminhou a vítima para o Pronto Socorro, mas por volta das 10h20, não resistiu aos ferimentos e morreu.
Não há informações sobre os suspeitos e o que teria motivado o crime.

fonte 180graus.com

Polícia Civil: aprovados no concurso cobram curso de formação

Polícia Civil: aprovados no concurso cobram curso de formação


Os classificados para agente se reuniram em protesto na frente da Delegacia Geral. Secretaria anunciou curso apenas para delegados e peritos.

Os aprovados para agentes no último concurso da Polícia Civil do Piauí estão cobrando da Secretaria de Segurança sua convocação. Reunidos em protestos na frente da Delegacia Geral, no Centro de Teresina durante a manhã de hoje (17), eles denunciaram o déficit de efetivo na Polícia Civil, que já chegaria a quase 1.400 profissionais.



O concurso foi realizado há um ano e meio para preenchimento de vagas de agentes, delegados e peritos e o resultado homologado em agosto do ano passado. A principal reivindicação dos aprovados é justamente a inclusão da categoria dos agentes na chamada para o curso de formação, que está previsto para começar ainda este ano.

“Fomos surpreendidos com a notícia de que o curso de formação inicialmente seria apenas com delegados e peritos e nós não tínhamos previsão de quando seria com os agentes. Se formos levar em consideração os quadros da Polícia Civil, o déficit de agente é maior, porque a lei prevê mais de 2.300 cargos e desse total nós podemos preencher 920 e ainda assim restaria um saldo de 1.300 vagas”, explica Helen Kássia, representante dos aprovados para agente da Civil.


Aprovados para agente no concurso da Polícia Civil cobram inclusão no curso de formação - Foto: Lalesca Setúbal/O Dia
Reunidos na porta da Delegacia Geral, eles buscavam uma resposta da Secretaria de Segurança e tentavam chamar a atenção para a necessidade de compor os quadros da Polícia Civil e reforçar o efetivo

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Segurança Pública informou que o cronograma para a formação dos novos delegados, peritos e agentes segue dentro do previsto e que, por questões estruturais da Academia de Polícia Civil do Piauí (Acadepol), a formação dos 250 aprovados acontecerão em duas etapas: primeiro as turmas de delegados e peritos e logo na sequência as turmas de agentes.

“Atualmente a Acadepol possui sete salas aptas para aulas, número insuficiente para adaptar todos os alunos, o que comprometeria na qualidade do curso”, diz a nota enviada pela Secretaria.



fonte www.portalodia.com

Foragido que assaltou joalheria no Carvalho é preso na zona sul de Teresina

Foragido que assaltou joalheria no Carvalho é preso na zona sul de Teresina

Rivaldo Welton também participou de assalto a agência dos Correios em Araguaína em 2013. Acusado foi preso em uma casa na Vila Irmã Dulce

Delegado Laércio Evangelista explica prisão de foragido que assaltou joalheria no Carvalho Supermercado. (Foto: Assis Fernandes/ O Dia)

Os agentes doGRECO (Grupo de Repressão ao Crime Organizado) prendeu nesta terça-feira (17) um homem identificado como Rivaldo Welton Lima dos Santos, que estava foragidoda justiça desde o ano de 2013. Rivaldo é acusado de participação em diversoscrimes no Piauí e um no estado do Tocantins.

Segundo o delegado do GRECO, Laércio Evangelista, o acusado participou de uma saidinha de banco no ano de 2009, o assalto a uma joalheria localizada dentro do Carvalho Supermercado , na Avenida Homero Castelo Branco (Joalheria Diamantina) em dezembro de 2009, o assalto a uma drogaria no bairro Parque Piauí no ano de 2011 e assalto a agencia dos Correios da cidade de Araguaína, Tocantins, no ano de 2013, ano de expedição de seu mandado de busca.

Os policiais contaram com denúncias anônimas e diligências para conseguir realizar a prisão do acusado, que estava escondido em um endereço da zona rural de Monsenhor Gil, mas costumava passar alguns dias em uma casa no bairro Vila Irmã Dulce, zona sul de Teresina.

“Hoje ele foi localizado na vila irmã Dulce, ele também estava morando na zona rural de monsenhor Gil, mas hoje o Grego localizou ele nesse endereço e foi dado cumprimento ao mandado de prisão e não ofereceu resistência. Agora ele será encaminhado para ficar a disposição da Justiça”, explica o delegado Laércio Evangelista.
Rivaldo participou do assalto a joalheria no Carvalho Supermercado em 2009. (Foto: SSP/PI)


Segundo a polícia, no assalto realizado na Joalheria Diamantina, o acusado agiu em conluio com o advogado Ângelo Diógenes, que foi preso  com material explosivo e chegaram a levar  uma quantia de joias equivalente a R$ 1 milhão.


Rivaldo está custodiado na sede da GRECO e será encaminhado para a Central de Flagrantes de Teresina.

fonte

www.portalodia.com



Polícia

Polícia

Operação Vila Bairro apreende motos e faz abordagens na zona Norte

As ações de policiamento foram realizadas na zona Norte da capital nesse sábado (14) e devem prosseguir em outros pontos da cidade.

Operação Vila Bairro apreende motos e faz abordagens na zona Norte de Teresina

No último sábado (14), a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) realizou a 45ª edição do Programa Vila Bairro Segurança, na zona Norte de Teresina. A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).

O programa Vila Bairro Segurança tem como objetivo reforçar a segurança nos bairros da capital, por meio dos projetos Blitz Sufoco e Teresina Protege.
De acordo com a Semcaspi, durante a operação a Guarda Municipal e Polícia Militar realizaram 40 abordagens nas ruas e bares da zona Norte. Equipes policiais realizaram a apreensão de quatro motocicletas em situação irregular, agentes de trânsito fizeram 495 abordagens que resultaram em 54 notificações, 76 testes de alcoolemia e um recolhimento da CNH.

O secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, destacou a redução da violência na região através das ações educativas e disse que a operação será ampliada para outros bairros. “Já alinhamos com todas as instituições participantes do Vila Bairro Segurança. Vamos, agora, ampliar toda a estratégia para a grande região do Santa Maria da Codipi. É um desafio novo, mas nós estamos preparados”, afirma.


fonte

www.viagora.com.br


Criança fica gravemente ferida após colisão entre automóvel e motocicleta em Floriano

Criança fica gravemente ferida após colisão entre automóvel e motocicleta em Floriano


Um acidente envolvendo um veículo de passeio e uma motocicleta deixou uma criança gravemente ferida na noite desse domingo (15/09), no município de Floriano. Com o impacto a criança fraturou um dos braços. Com informações do Portal É Notícia.

Conforme informações repassadas pelo subtenente Luiz Carlos Nunes, o acidente aconteceu na Rua Alberto Drumond, bairro Pau Ferrado. Na ocasião a motocicleta e o automóvel colidiram, ocasionando a queda dos dois ocupantes da moto, um homem e seu filho menor de idade.

Com a queda, a criança que não teve o nome divulgado, sofreu fratura em um dos braços e foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel (SAMU), para o Hospital Regional Tibério Nunes.

Ainda segundo o oficial, o veículo estava com a documentação atrasada e por isso foi apreendido e encaminhado para o quartel da PM.

fonte 180graus.com

Após 20h desaparecida, corpo de jovem é encontrado na Lagoa do Portinho

Após 20h desaparecida, corpo de jovem é encontrado na Lagoa do Portinho


Foto: Reprodução Click Parnaíba

Após quase 24 horas submerso na Lagoa do Portinho, em Parnaíba, no litoral do Piauí, o corpo de Maria Luiza, 21 anos, foi encontrado por volta das 16h desta segunda-feira (16). A jovem se afogou após cair de um jet ski com quem andava com mais dois amigos. Ela não sabia nadar e não usava equipamento de segurança.

"A nossa equipe de busca e salvamento foi enviada desde ontem (15) quando recebemos o chamado por volta de 19h30, ela foi prontamente para o local. Mas ontem não tinha condições de navegabilidade e muito escuro. Decidimos retomar as 6h e o corpo foi encontrado por volta das 16h", contou o capitão dos Portos do Piauí, Benjamin Dante.

Trabalharam no resgate do corpo agentes do Corpo de Bombeiros de Parnaíba e da Capitania dos Portos do Piauí.

O caso ocorreu na noite deste domingo (15). O jet ski era conduzido por um rapaz, o único que usava colete salva-vidas, e teria fugido após o acidente. Segundo o major Rivelino Moura, comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, a segunda jovem escapou com vida após ser socorrida por um banhista. 

A Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos do Piauí, abriu inquérito administrativo para apurar as causas do acidente.

fonte cidadeverde.com

Polícia investiga adoção ilegal de bebê e se mãe foi mantida em cárcere privado

Polícia investiga adoção ilegal de bebê e se mãe foi mantida em cárcere privado


Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

A Polícia Civil investiga uma suposta adoção ilegal de um bebê de 15 dias de vida, após uma denúncia feita na tarde desta segunda-feira (16).
A mãe da criança foi levada à Central de Flagrantes e denunciou que foi mantida em cárcere privado e que sua filha iria para adoção de forma ilegal.

Policiais do 17° Batalhão da Polícia Militar foram acionados pela Central de Operações Policiais Militares através de denúncia anônima. A ocorrência foi no Portal da Alegria, bairro Porto Alegre, zona Sul de Teresina

A mãe Nairi de Sousa Cabral, 25 anos, conversou com o Cidadeverde.com e disse que uma mãe de santo prometeu que iria cuidar dela e da filha. "Descobri que minha filha iria ser entregue para um casal e que eles estavam usando documentação falsa sem a minha permissão", declarou.
O tenente Israel Machado informou que chegou até a residência e encontrou Nairi sem a filha. A mãe de santo proprietária da residência informou que o bebê estava em outra casa, no bairro Santa Luzia, para fazer o teste do pezinho.

"Eu enviei uma outra guarnição e constatamos que o bebê estava na residência e trouxemos o casal e o bebê para o Central de Flagrantes", relatou o policial militar.
Lucivânia Vidal, delegada que acompanha o caso, acionou o conselho tutelar da região e pediu que averiguasse a documentação do bebê para identificar se os documentos apreendidos pela polícia são verdadeiros ou falsos.

A mãe de santo, o casal, a mãe e a criança estão na central prestando depoimento. A polícia, por conta da investigação, ainda não divulgou o nome dos envolvidos.

O advogado Ulisses Neto, que acompanha a proprietária da residência, nega o fato e disse que tudo será esclarecido. No entanto, não deu detalhes de como sua cliente teria conhecido a mãe do bebê.

fonte cidadeverde.com