domingo, 13 de junho de 2021

PM expulsa sargento por agressões e lesão corporal contra ex-companheira

 PM expulsa sargento por agressões e lesão corporal contra sua ex companheira e ele recorre da decisão

sargento João Paulo sendo preso

A Polícia Militar (PM) excluiu de seus quadros o sargento João Paulo Norões de Lima Menezes, após conclusão de julgamento do Conselho de Disciplina, por agressões e lesão corporal contra a sua ex-companheira. O sargento João Paulo recorreu da decisão.


O comandante geral da Polícia Militar, coronel Lindomar Castilho, informou que o recurso impetrado pelo sargento João Paulo ocorreu dentro do prazo legal e foi encaminhado ao governador Wellington Dias (PM), mas não tem efeito suspensivo sobre sua expulsão da corporação.

"Considerando a tese do  Superior Tribunal de Justiça, de que é possível o imediato cumprimento da penalidade aplicada na conclusão de processo administrativo disciplinar, os recursos administrativos e os pedidos de reconsideração, em regra, não possuem efeito suspensivo automático", ressaltou o comandante Lindomar Castilho.

Segundo ele,  gravidade dos atos do sargento João Paulo Norões acarretou ofensa à honra pessoal, ao pudor  militar e ao decoro da classe. Após o recurso impetrado por João Paulo, o Comando Geral da Polícia Militar decidiu manter o julgamento por sua exclusão a bem da disciplina.

O sargento João Paulo Norões de Lima Menezes  foi acusado de ter  praticado conduta contrária aos preceitos éticos da PMPI, ao protagonizar cenas lamentáveis veiculadas nos meios de comunicação da capital, quando proferiu ameaças e lesionou sua ex-companheira, incidindo com suas condutas transgressões disciplinares de natureza grave que afetaram a administração, o pundonor policial militar e o decoro da classe policial, e com tais condutas ter infringido os dispositivos legais e regulamentares previstos no Estatuto dos Policiais Militares e do Regulamento

Disciplinar da PMPI, comprometendo com sua conduta a moralidade, o pundonor policial militar e decoro da classe, bem como a honra e a imagem da Polícia Militar do Piauí e de cada um dos seus integrantes. "Os fatos apurados assinalaram que no dia do evento, o acusado proporcionou a sua ex-companheira momentos de terror na noite de 02/07/2020, conforme podemos extrair dos depoimentos coligidos aos autos prestados pela ofendida.

A atitude imputada ao acusado, constitui transgressão de natureza grave, afrontando as disposições legais do Estatuto dos Policiais Militares da PMPI e do Regulamento Disciplinar da PMPI, comprometendo com sua conduta a moralidade, o pundonor policial militar e decoro da classe, bem como a honra e a imagem da Polícia Militar do Piauí e de cada um dos seus integrantes", destaca o Conselho de Disciplina e o Comando Geral da Polícia Militar.

fonte www.meionorte.com

Em novo decreto, governo do Piauí mantém restrições e toque de recolher meia-noite

 Foto: Governo do Piauí

O Governo do Estado publicou, neste domingo (13), o Decreto nº 19. 769 com as medidas sanitárias para conter a transmissão do novo coronavírus no Piauí. As ações serão válidas no período de 14 a 20 de junho e são baseadas em indicações do Comitê de Operações Especiais (COE). 

Veja o decreto

De acordo com o novo decreto, ficam suspensas todas as atividades que gerem aglomeração, bem como eventos culturais, boates, casas de shows ou qualquer atividades festivas público ou privadas, com ou sem a cobrança de ingressos. O toque de recolher será das 24h às 5h, ressalvados os deslocamentos de extrema necessidade.

O comércio em geral deve funcionar até às 17h, os que funcionam no horário noturno podem funcionar até às 20h, não ultrapassando 9h de funcionamento; mercados, mercadinhos e mercearias podem ficar abertos até às 23h. Já os shoppings funcionarão das 12h às 22h.

Bares, restaurantes, trailers e lanchonetes podem funcionar até às 23h, mas não podem realizar confraternização, festas ou qualquer evento que gere aglomeração. O decreto também dispõe sobre os eventos realizados ou patrocinados pelo Poder Público.

A fiscalização das medidas determinadas no decreto será exercida de forma ostensiva pelas vigilâncias sanitárias estadual e municipal, com o apoio da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Guarda Municipal, onde houver. Os órgãos poderão solicitar a colaboração da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e do Ministério Público Estadual.

fonte cidadeverde.com

Política João Mádison quer auxílio combustível para taxistas e motoristas de aplicativo no Piauí

 Segundo o deputado, o projeto tem como objetivo ajudar taxistas, mototaxistas e motoristas de aplicativo.

O deputado João Mádison (MDB), juntamente com o deputado Evaldo Gomes (Solidariedade) propuseram um invocativo de Projeto de Lei que institui um auxílio combustível para taxistas, mototaxistas e motoristas de aplicativo no Piauí.

Em entrevista ao portal, o deputado João Mádison afirmou que o projeto tem como objetivo ajudar essa categoria devido às dificuldades financeiras devido a pandemia da Covid-19.

  • Foto: Luís Marcos/ ViagoraDeputado estadual, João MádisonDeputado estadual João Mádison (MDB)

Segundo o deputado, o projeto de lei já existe em outros estados, como o Maranhão, e seria de grande importância também implantar o auxílio combustível no Piauí para auxiliar taxistas, mototaxistas e motoristas de aplicativo no sustento de suas famílias.

“É uma importância muito grande, porque eles estão passando por uma fase difícil. Essa pandemia quebrou. É um projeto que já existe no Maranhão, já existem em outros estados, nós estamos apenas trazendo para o Piauí para que possamos nesse momento de pandemia, que eles possam estar sendo atendidos, que eles possam estar tendo condições de sobreviver e dar alimentação para suas famílias”, comentou o deputado. 

fonte www.viagora.com.br

Motorista capota carro após bater na traseira de outro veículo em Esperantina

 


Um motorista, identificado como Pedro, ficou ferido após capotar o carro que conduzia por volta das 13h30 deste domingo (13.jun) na Rua Leonardo das Dores, no centro da cidade de Esperantina.

Segundo testemunhas, o acidente ocorreu quando o condutor bateu na traseira de outro veículo que estava estacionado na via e perdeu o controle da direção.

O homem foi socorrido por populares e levado pelo Samu para o Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman.



fonte revistaaz.com.br