quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Criança baleada já respira sem ajuda de aparelhos, mas segue na UTI

Criança baleada já respira sem ajuda de aparelhos, mas segue na UTI

Menina foi alvejada na segunda-feira (30), no bairro Frei Damião

A criança de cinco anos que foi baleada no bairro Frei Damião, zona Sudeste de Teresina, na tarde de segunda-feira (30), já está respirando sem ajuda de aparelhos, segundo o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). 
Local do crime (Foto: Divulgação)
A unidade hospitalar informou que a situação de saúde da menina é estável. Ela está bem e consciente, mas devido à gravidade do caso, ainda está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e segue sem previsão de alta médica. 
A criança passou por uma cirurgia, na qual foi feita uma laparotomia exploradora. A bala transfixou o estômago e lesionou o fígado. Por conta da lesão no tórax, foram colocados dois drenos. 
No crime, outros dois jovens foram atingidos, mas estão fora de perigo. 

Prisão 

A prisão do adolescente de 17 anos aconteceu na manhã desta terça-feira (31). Segundo a responsável pelo caso, a delegada Laura Monteiro (24° distrito), o jovem confessou o crime. “Ele confessou também que fez uso de maconha no dia do crime”, acrescentou.
Apesar da pouca idade, o infrator já possui extensa ficha criminal. Já respondeu, por exemplo, por roubo e sequestro. “Ele reponde por vários outros delitos na Delegacia do Menor”, contou a delegada do caso.
O infrator, que é morador da zona sudeste, praticou o delito com a ajuda de um rapaz morador do município de Altos. A Polícia Civil ainda está no encalço do comparsa. “A gente ainda está atrás [do comparsa] porque ele [o menor] diz que não sabe exatamente onde o rapaz mora, só disse que mora em Altos. A gente ainda está em contato com a delegacia de Altos para ver se a gente encontra esse outro rapaz”, finalizou Laura Monteiro. 

fonte www.portalaz.com.br

Mulher é esfaqueada pelo ex-companheiro na frente dos filhos

Mulher é esfaqueada pelo ex-companheiro na frente dos filhos

Uma mulher foi esfaqueada pelo ex-companheiro na cidade de Cocal nesta terça-feira (31/07) em um crime cometido na frente dos filhos dela. A dona de casa, Maria Vanessa Soares, de 23 anos, foi socorrida em estado grave após ser ferida com seis facadas.
O fato aconteceu no povoado São Carlos, zona rural, e segundo informações, o agressor, identificado como Diego, não aceitava o fim da relação e resolveu se vingar da mulher.
A vítima foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e encaminhada para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) em Parnaíba. A mulher apresentava três perfurações na região do tórax, duas no braço direito e uma nas costas. Os filhos da vítima presenciaram a ação.
Relatos afirmam que mulher teria dado fim a relação devido às constantes agressões e ameaças do suspeito. O casal estava separado há cerca de um mês e a mulher já estaria em outro relacionamento. Diego, então, teria esfaqueado Maria Vanessa para se vingar.
No hospital, Vanessa foi submetida a cirurgias para conter uma hemorragia no peito, causada pelas perfurações próximas ao coração. Ela teve paradas cardiorrespiratórias, mas foi reanimada pela equipe de médica do Heda. A mulher continua em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Diego está foragido e as Polícias Civil e Militar, além da Guarda Municipal realizam buscas do agressor.

Fonte: 180graus.com/com informações Blog do Coveiro

Piauí é o Estado com maior risco de mortes em consequência do trânsito

Piauí é o Estado com maior risco de mortes em consequência do trânsito

Segundo o Ministério da Saúde, o Estado registra evolução no ranking de risco, passando do 20º lugar em 2000 para o 1º lugar há três anos.


Quando o assunto é trânsito, há diferentes graus de infrações, desde as leves às gravíssimas. No entanto, os efeitos de todo um sistema, onde a educação no trânsito não é seguida por todas as pessoas, pode refletir em um risco maior. No Brasil, 37 mil pessoas morrem, por ano, em acidentes de trânsito. Neste cenário, o Piauí aparece como o estado com o maior risco de mortes em consequência da violência no trânsito. Quem afirma é Cheila Marina de Lima, consultora técnica do Ministério da Saúde e coordenadora da área de prevenção de acidentes do órgão. 
De acordo com a consultora, em 15 anos, o Piauí subiu do 20º lugar no ranking de risco de morte, registrado nos anos 2000, para o 1º lugar em 2015 – onde permanece desde então. Já no que diz respeito ao número de óbitos, o Piauí perde apenas para o Tocantins no ranking dos estados com pior índice de óbitos por 100 mil habitantes do país, segundo o Relatório da Segurança Viária 2017, com base em dados de 2015. 
Foto: Elias Fontenele/O Dia
Tantos acidentes impactam negativamente o sistema de saúde pública, que fica sobrecarregado. Segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária, cerca de R$ 52 bilhões são gastos por ano com acidentes de trânsito e, desse montante, os maiores gastos são com a previdência social e os óbitos. 
Sobrecarga do sistema
Em Teresina, o sistema de saúde sobrecarregado leva à demora no atendimento. A falta de recursos devido à alta demanda é sentida por quem precisa utilizar a rede pública, como é o caso do seu Inocêncio José, acidentado há alguns anos. O filho dele, Samuel Andrade, conta a dificuldade em conseguir atendimento após o acidente, onde o condutor do carro invadiu um semáforo vermelho e não se responsabilizou, fugindo do local do acidente. 
“Sem plano de saúde, recorremos ao serviço público. Primeiros socorros prestados no HUT, soubemos que precisaria fazer imediatamente duas cirurgias na perna e uma no ombro. A primeira só foi realizada após 17 dias internado, e a outra esperamos um mês. Nesse período, ele não podia se movimentar e passava o dia aguardando na cama do hospital. A terceira cirurgia, juntamos dinheiro para pagar, aproximadamente R$ 8 mil, porque não tinha previsão para ser feita”, explica Samuel.
Apesar da demora, Samuel e a família ainda se consideraram sortudos por conseguirem o atendimento na rede pública de saúde da Capital. “Tivemos sorte porque, nesses dias no hospital, pudemos conhecer muitas histórias deprimentes, pessoas que todos os dias se animavam com o anúncio da cirurgia e, por algum motivo, era cancelada repetidas vezes. Ouvimos relatos de mais de dois meses de espera, pessoas que desistiram e se contentaram em voltar para casa sem o movimento da perna. Outros com diversos problemas de coluna, respiratório, por permanecerem tanto tempo acamados”, lamenta.

fonte www.portalodia.com

Rodovia da morte: mulher morre e mais de 40 pessoas ficam feridas em acidente

Rodovia da morte: mulher morre e mais de 40 pessoas ficam feridas em acidente

O fato ocorreu quando um ônibus que vinha de uma romaria capotou na BR 135, após perder o controle ao tentar desviar de motocicleta.

Um acidente gravíssimo envolvendo um ônibus de Turismo vitimou mais 40 pessoas na BR 135, próximo a cidade de Cristalândia, região Sudeste do Estado. Uma das vítimas, identificada como Gardênia de Carvalho Brito, de 59 anos, faleceu inda no local. O caso ocorreu no final da tarde desta terça-feira (31), na via que já é conhecida popularmente como 'rodovia da morte' por conta do grande número de acidentes.
Foto: Reprodução/Portal Corrente
“O acidente ocorreu após uma motocicleta atravessar na frente do ônibus. O motorista tentou frear e perdeu o controle do veículo. Ele acabou descendo um barranco e capotando”, conta o Cabo José Barbosa, do 7º Batalhão da Polícia Militar, que esteve no local após o ocorrido. 
De acordo com informações da Polícia Militar, o ônibus da empresa RFG Turismo vinha da cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, com destino à Teresina, após uma romaria. Junto com ele, mais dois ônibus participavam do comboio. 
Segundo a polícia, cerca de 40 pessoas ficaram feridas e foram distribuídas de acordo com a gravidade para o Hospital Regional de Barreiras, Hospital Municipal de Corrente e para o Hospital regional de Corrente.  A polícia não soube informar o estado das vítimas. 

fonte portalodia.com

Morte de primo de delegado pode ter sido crime por encomenda, revela Baretta

Morte de primo de delegado pode ter sido crime por encomenda, revela Baretta


O delegado Francisco Costa, o Baretta, coordenador da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), afirmou que a polícia está trabalhando com a hipótese de crime por encomenda, no caso da execução do primo de um delegado no Piauí, ocorrida nesta terça-feira (31) na zona sul de Teresina. 
Nesta quarta-feira (1º), o delegado disse que a polícia já tem as características de um suspeito da autoria do crime. 
José Wilton Nogueira de Melo, de 35 anos, foi morto ontem com sete tiros quando estava chegando em casa, na rua Pires Rebelo, bairro São Pedro. Baretta disse que a perícia identificou que foram disparados três tiros no braço direito, dois na costas, um na cabeça e um no tórax da vítima.
“Nosso pessoal já tem as características e identificou parcialmente um suspeito. Inclusive, uma testemunha interrogada disse que um rapaz foi visto no local e teria perguntado mais de uma vez pela vítima, o que mostra que não conhecia José Wilton e por isso a suspeita de crime por encomenda”, esclareceu o delegado. 
Baretta disse que pelo histórico de envolvimento com drogas da vítima, há possibilidade de ter sido cometido por “dívida de drogas”. Além disso, contou que dois indivíduos ficaram de tocaia esperando ele ir deixar a esposa e retornar para casa para dispararem contra José Wilton. “O que mostra que queriam matar só ele mesmo”.
O delegado acrescenta que, como pode se tratar de crime de encomenda, é preciso investigar se o executor corresponde é o autor intelectual (mandante) ou não. O DHPP já tem imagens do carro e da rota de fuga dos suspeitos e está coletando mais imagens de empresas próximas ao local. 
“Eles saíram pela Rua Pires Rabelo em direção à avenida Maranhão. Ainda segundo o delegado, os familiares não relataram conhecimento sobre que a vítima tenha sofrido ameaças de morte", finaliza o diretor do DHPP. 

fonte cidadeverde.com