terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Saúde e Fundação Hospitalar entregam leitos e reforma para o Natan Portela

Saúde e Fundação Hospitalar entregam leitos e reforma para o Natan Portela

Foram 12 leitos de enfermaria além de entrega de mobiliário e equipamentos.

James Almeida
(James Almeida)
O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, e o presidente da Fundação de Serviços Hospitalares, Pablo Santos, entregaram, nesta terça-feira (27), 12 leitos de enfermaria e reforma de diversas salas do Hospital, além de equipamentos e mobiliário para o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela. 
Foram entregues a reforma das salas de radiologia, endoscopia, enfermarias, bloco da Pediatria e o Bloco F, totalmente reformado, com gases medicinais canalizados, mobiliários novos, com camas, colchões, suporte de soro e tripé. A ala reformada abrange quatro enfermarias, com três leitos cada. Sendo um leito para isolamento. A ação é uma sequência de realizações de benfeitorias na casa, que ano passado já havia reformado as salas de radiologia, endoscopia, bloco da pediatria, além de pequenos reparos nas enfermarias. Com a reforma, os gases medicinais agora são canalizados. 
 O hospital atende pacientes do Piauí, parte do Maranhão, Ceará e Bahia e possui atualmente 132 leitos, 100% disponibilizados para o SUS, para assistência às doenças infecciosas e parasitárias. 
Segundo Florentino Neto, a Saúde junto com a Fundação Hospitalar está ampliando os serviços e fazendo investimento nos Hospitais para descentralizar a assistência e torná-los mais resolutivos. “A reforma trará mais funcionalidade ao Hospital, que é referência para vários estados do norte e nordeste”, declarou. 
Para o presidente da Fundação Hospitalar, Pablo Santos, o órgão vem trabalhando para melhorar os serviços e a qualidade no atendimento nos hospitais que necessitam de uma atenção maior, pela enorme demanda e grande procura da população da capital e do interior. "Ações como as de reforma, ampliação e melhorias estruturais refletem na qualidade do atendimento e na recuperação do paciente. Um ambiente adequado, higiênico e mais confortável é essencial para o restabelecimento de quem está internado, sobretudo de quem vem de municípios distantes da capital. Essas benfeitorias e aperfeiçoamentos são contínuas e estão sendo realizados em outros hospitais", destaca.
Autoria: David Carvalho e Denise Nascimento

fonte http://www.pi.gov.br

Governadora em exercício participa das comemorações pelos 56 anos de Aroazes

Governadora em exercício participa das comemorações pelos 56 anos de Aroazes

Na oportunidade, foram garantidas novas obras do Estado para o município.

Em agenda no município de Aroazes, a 240 quilômetros de Teresina, a governadora em exercício Margarete Coelho participou de solenidade comemorativa aos 56 anos da cidade. 
Na Câmara de vereadores do município houve o corte de bolo em alusão ao aniversário da cidade, onde, na ocasião, a governadora anunciou novos investimentos na cidade. Uma academia pública e o recapeamento asfáltico da estrada que liga a BR-316 ao município estão entre as obras garantidas.
“Aroazes é uma cidade jovem, mas sua história é muito importante para o Piauí. Aqui viveram tribos indígenas muito importantes e há também fazendas da época da colonização. O Rio Sambito passa aqui e é próximo da barragem Mesa de Pedra. Fico muito feliz de estar compartilhando esse momento com esse povo tão amigo e acolhedor”, revelou Margarete Coelho.
O prefeito Tomé Portela agradeceu a presença da governadora em exercício e as obras destinadas à cidade. “Aqui temos construção de praças, calçamentos, dois quilômetros de asfalto e a manutenção da estrada que liga a BR até o nosso município”, informou o gestor.
A agenda foi acompanhada por outras autoridades políticas, como secretários e vereadores de municípios vizinhos da região do Vale do Sambito. 
Missa
Ao chegar a Aroazes, a governadora iniciou a agenda participando de Missa em Ação de Graças na Igreja Sagrado Coração de Jesus, na praça Detinho Soares, Centro da cidade. A celebração, conduzida pelo padre Mairton, da Arquidiocese de Picos, abriu a programação do aniversário do município.
História Local
Habitada pelos índios Aroazes, primeiros habitantes da região, a cidade passou a ser habitada por colonos e jesuítas por volta do século XVIII, com destaque para o percursor Dom Emanuel da Cruz, advindo do Maranhão.
O município abriga fazendas históricas do estado, como Serra Negra, Lindóia e Alto Alegre. Em 27 de fevereiro de 1962, a cidade alcançou sua emancipação política, se desmembrando assim do município de Valença.
Autoria: Valmir Macêdo
Margarete Coelho participa de comemoração pelos 56 anos de emancipação política do município Aroazes

Margarete Coelho participa de comemoração pelos 56 anos de emancipação política do município Aroazes

Margarete Coelho participa de comemoração pelos 56 anos de emancipação política do município Aroazes

Margarete Coelho participa de comemoração pelos 56 anos de emancipação política do município Aroazes

fonte http://www.pi.gov.br

CNMP arquiva queixa de promotor sobre racismo e manda investigar seu 'comportamento arrogante'

CNMP arquiva queixa de promotor sobre racismo e manda investigar seu 'comportamento arrogante'

Conselho mandou instaurar um processo para analisar a conduta do promotor Francisco de Jesus.

O Conselho Nacional do Ministério Publico (CNMP) indeferiu o pedido do promotor Francisco de Jesus sobre suposta prática de racismo que teria sofrido por parte de um segurança da recepção do Ministério Público de Santa Catarina.
Promotor Francisco de Jesus Lima (Foto: Telsirio Alencar)
Promotor Francisco de Jesus Lima (Foto: Telsirio Alencar)
Ao determinar o arquivamento da representação, o CNMP manda instaurar processo para analisar a conduta do promotor Francisco de Jesus.
O CNMP considerou que o promotor Francisco de Jesus agiu de maneira arrogante quando chamado pelo segurança da recepção do MP-SC para se identificar, uma vez que se encontrava fotografando o ambiente em posição suspeita.
Francisco de Jesus participava de evento em Santa Catarina em setembro de 2017 e, ao chegar em Teresina, acionou a mídia para dizer que foi vítima de racismo por parte de um segurança do Ministério Público.
O CNMP conclui que Francisco de Jesus teve comportamento desrespeitoso e abusou do direito de petição.

Veja o relatório do CNMP:

RECLAMAÇÃO DISCIPLINAR. IMPUTAÇÃO DE PRECONCEITO RACIAL POR SEGURANÇAS DO MPSC. INOCORRÊNCIA. INEXISTÊNCIA DE ILEGALIDADE NA CONDUTA. ARQUIVAMENTO DE PLANO. COMPORTAMENTO DESRESPEITOSO DO MEMBRO E ABUSO DO DIREITO DE PETIÇÃO. INSTAURAÇÃO DE RECLAMAÇÃO DISCIPLINAR.
1. A análise dos elementos de prova trazidos aos autos não indica comportamento preconceituoso por parte de servidores da segurança institucional do Ministério Público de Santa Catarina, os quais, no primeiro fato se limitaram a orientar o reclamante para que procurasse a recepção e, no segundo, apenas solicitaram sua identificação.
2. Conquanto a abordagem de pessoa desconhecida na recepção de repartição pública seja medida recomendável em qualquer aparato de segurança, nos autos a medida mostrava-se ainda mais necessária, ante a conduta do reclamante, que perambulava pela recepção do MP/SC empunhando câmera ou similar em posição que insinuava estar efetuando gravação, somando-se a isso o contexto de ataques a repartições públicas perpetrados por organizações criminosas.
3. Não havendo qualquer indício de ilícito administrativo, impõe-se o arquivamento.
4. Há violação de deveres funcionais quando o membro age de forma arrogante e desrespeitosa com servidor público que estava no cumprimento de seu dever, recusando-se a identificar-se, insistentemente insinuando que este era racista e, ainda, após isso, formula representação manifestamente improcedente perante o CNMP, abusando de seu direito de petição. Inteligência do art. 82, I, II e IX, da Lei Complementar Estadual 12/1993, Lei Orgânica do Ministério Público do Piauí.
5. Reclamação Disciplinar arquivada de plano, com fundamento no art. 76, parágrafo único, do RICNMP, e determinada a instauração de reclamação em face do reclamante.

fonte www.portalaz.com.br

Bandidos rendem funcionários de escola e roubam carro de diretora

Bandidos rendem funcionários de escola e roubam carro de diretora

Dois homens armados invadiram a Unidade Escolar Severiano Sousa, localizada no bairro Acarape, zona Norte de Teresina, e assaltaram funcionários da escola. O assalto foi realizado na tarde dessa segunda-feira (26). 
Os bandidos entraram na sala da coordenação da escola e renderam funcionários com arma de fogo e roubaram aparelhos celulares. O carro da diretora da unidade escolar também foi roubado pelos criminosos. 
Uma imagem do circuito de segurança da escola mostra os funcionários com as mãos para o alto enquanto são rendidos pelos assaltantes. 
O veículo da diretora foi encontrado por volta das 7h desta terça-feira (27) na região do bairro Buenos Aires, também localizado na zona Norte. 

fonte cidadeverde.com

PF investiga militares do Exército que teriam adquirido armas de forma ilegal

PF investiga militares do Exército que teriam adquirido armas de forma ilegal



A Polícia Federal realiza na manhã desta terça-feira (27/02) a operação 'Fogo Amigo', que tem como objetivo apreender armas de fogo que foram adquiridas de forma fraudulenta. A ação tem como alvo 11 suspeitos, que são militares temporários do 2º Batalhão de Engenharia e Construção (2º BEC) em Teresina.
Os militares investigados estariam fazendo uso de documentos falsos para iniciarem os processos de aquisição das armas e omitiam que eram do Exército, já que essa autorização só é expedida pela corporação.
A Polícia Federal cumpre 11 mandados de busca e apreensão nas residências dos suspeitos e o 2º BEC está colaborando com a investigação. 

fonte 180graus.com