quarta-feira, 9 de abril de 2014

Idoso de 65 anos morre após ser atendido no chão do HUT


Idoso de 65 anos morre após ser atendido no chão do HUT

Um homem de 65 anos foi atendido e entubado no chão do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) deitado sobre um lençol que tinha a identificação da instituição hospital de urgência e emergência da capital piauiense. As imagens do atendimento improvisado no chão do hospital passou a circular no início da tarde desta quarta-feira nas redes sociais.
O diretor geral do HUT, médico Gilberto Albuquerque, afirmou que as imagens são verdadeiras e o paciente não resistiu à insuficiência cardiorrespiratória e morreu às 22h de terça-feira.
“O paciente chegou com um quadro de insuficiência respiratória grave e como não tínhamos leitos, macas e cadeira de rodas desocupados, o paciente foi atendido e entubado no chão do hospital. Não é a maneira que um paciente tem que ser atendido, mas o caso era muito grave e não poderia esperar. O paciente foi entubado, mas morreu às 22h”, falou Gilberto Albuquerque.
O paciente recebeu no chão do HUT uma massagem cardíaca e como ele estava fazendo uma recuperação cardiopulmonar era necessário uma maca dura a estável. Como não tinha maca, o paciente teve que ser atendido no chão.
“Isso aconteceu ontem e pode ocorrer hoje a qualquer momento., mas ninguém tomou providência ninguém quer ouvir e o problema se agravou e vai se agravar muito daqui pra frente. O governo (do Estado) vai anunciar uma solução daqui a 40 dias, mas não sei como a situação vai estar daqui até lá. Desde ontem está sendo assim. Não era comum, mas está se tornando, porque estão ocupados todos os corredores do hospital, macas, cadeiras de roda. A demanda está sempre crescente. Falta de maca e de espaço físico”, afirmou Gilberto Albuquerque.
Ele falou que o paciente chegou às 19h30 no HUT e morreu duas horas e meia depois por insuficiência cardiorrespiratória.
Gilberto Albuquerque informou que o Hospital de Urgência de Teresina possui 289 leitos, 150 macas e 24 cadeiras de roda, insuficientes para atender os cerca de 300 pacientes que recebe por dia da capital, mas também dos municípios do interior do Piauí e do Maranhão.
Ele declarou que os hospitais de retaguarda e com atendimento de casos clínicos não estão recebendo todos os pacientes que o HUT atende como caso de emergência e precisam ser atendidos clinicamente.
Albuquerque declarou que o HUT está recebendo 3 mil pacientes por mês e de janeiro até agora foram atendidos 9 mil pacientes e apenas 1.471 pacientes conseguiram ser recebidos no mesmo período nos hospitais de retaguarda de Teresina como o Hospital Universitário (HU) da Fundação Universidade Federal do Piauí, do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Hospital Infantil Lucídio Portella, Hospital São Marcos e Hospital Geral da Polícia Militar.
O prefeito de Teresina, Firmino Filho, diz que a situação ficou insuportável. Segundo Firmino Filho, o HUT realiza 1.400 cirurgias por mês, sendo que 55% delas são em pacientes vindos do interior do Piauí; 15% em pacientes do Maranhão e 30% em pacientes de Teresina.
O Hospital de Urgência de Teresina está atendendo hoje todas as emergências – cardiológica, de traumas, os acidentes que causam a quebra da cabeça, de uma perna – com atendimento de 24 horas.





fonte meionorte.com

'Chucky' é preso novamente após assaltar farmácia em Teresina


'Chucky' é preso novamente após assaltar farmácia em Teresina

As imagens em que Chucky aparece, foram exibidas no programa Agora da Rede Meio Norte

Antonio Carlos, o Chuky
Antonio Carlos, o Chuky

O assaltante Antonio Carlos de Macedo, o 'Chuky', foi preso nesta manhã de quarta-feira (09), após aparecer em imagens de segurança interna de uma madeireira, assaltada por ele e mais outro comparsa no inicio do mês de abril, na zona sudeste de Teresina.
'Chucky' tinha acabado de realizar mais um assalto com seu bando, dessa vez em uma farmácia da capital.
O investigador da Polícia Civil, Fred Maia garante que 'Chucky' era um dos bandidos mais procurados no Estado devido a sua lista extensa de crimes. "Ele já tem muitos homicídios, vários assaltos e sequestros relâmpagos. É um homem altamente violento" afirmou Fred Maia.
De acordo com a ficha de Chucky, ele já esteve três vezes preso na Casa de Custódia e, em um prazo de uma semana ele foi detido por receptação e poste ilegal de arma. Fred Maia também revela que o acusado de todos esses crimes se livrou com fiança de alto valor. "Em uma semana ele pagou aproximadamente de fiança o valor de R$ 6 mil e foi solto".
As imagens em que Chucky aparece, foram exibidas no programa Agora da Rede Meio Norte, que possibilitaram a prisão do meliante graças as denuncias dos telespectadores.
fonte meionorte.com

Grupo de delegados apoia Luis Carlos Martins na Segurança


Grupo de delegados apoia Luis Carlos Martins na Segurança

O novo secretário estadual de Segurança Pública, Luís Carlos Martins, recebeu o apoio de delegados que compareceram à apresentação dos novos gestores no Palácio de Karnak, na manhã desta quarta-feira (9). Mesmo com a posição contrária do Sindicato da categoria, que não aceitou indicação, mais de dez delegados, entre eles o presidente do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), prestigiaram a posse do novo titular da pasta. 

Evelin Santos/CidadeVerde.com

Segundo Menandro Pedro, a posição do sindicato não representa toda a categoria. Martins, por sua vez, minimizou a polêmica. “As críticas são naturais. Eles dizem o que querem”, declarou sobre as críticas do Sindicato.

O secretário disse ainda que sua prioridade será a Polícia Comunitária e a segurança na rua. Ele acrescenta que fará mudanças no Ronda Cidadão e vai aumentar o número de policiais no programa. 


 “Vamos dinamizar o sistema. Fazer uma interação maior entre as polícias, a comunidade e associações, para diminuir a violência”, declarou. 

Luís Carlos Martins ressaltou que uma das situações que precisam ser resolvidas é a superlotação dos presídios e citou que a Central de Flagrantes está “abarrotada” de presos. O sistema penitenciário está carente e precisa de novas vagas. 

Continuidade
O secretário de Segurança Pública, Luís Carlos Martins, compareceu à entrevista coletiva da operação que resultou na apreensão de várias armas em uma casa na zona sul de Teresina, e falou sobre o trabalho desenvolvido pelas polícias civil e militar do Piauí. “Há outras operações em andamento na Secretaria de Segurança. Demos uma resposta à zona sul e zeramos o número de homicídios no (bairro) Promorar, agora vamos para o interior do Estado implementar o serviço de inteligência e dar resposta a crimes como homicídios, furtos, assaltos”, observou. 

O gestor disse que será dada prioridade em Parnaíba e Picos e que é preciso fortalecer a fiscalização no trânsito nas rotas de fuga a fim de dar uma resposta aos criminosos de forma célere para que a população tenha a sensação e a certeza de que está segura. “O coronel Lídio (Filho, novo comandante da PM) está intensificando o Ronda cidadão que vai funcionar ainda melhor, proporcionando mais tranquilidade, mais presença, mais barreira, mais tudo”, declarou, acrescentando que mais policiais militares, agentes da Polícia Civil e delegados serão contratados e que atualmente está sendo feito apenas o estudo de impacto da folha.

“Não tenho nada a declarar (sobre a manifestação do Sindicato dos Delegados contra a sua indicação). É um cargo de livre escolha do governador; fui convidado, aceitei. Temos o melhor relacionamento com todos. Secretário não trabalha só”, declarou. 

fonte cidadeverde.com

Sete pessoas são detidas na ação que estourou fábricas de armas


Sete pessoas são detidas na ação que estourou fábricas de armas

Pelo menos sete pessoas foram conduzidas para a Central de Flagrantes após a ação da polícia na zona Sul, onde foram desbaratadas duas oficinas de fabricação e manutenção de armas. Entre eles, o armeiro Raimundo, de 74 anos, que confessou ser proprietário de uma das oficinas e Janaína Nascimento Carvalho, 33 anos, que em sua casa foram encontradas 40 papelotes de maconha. 

De acordo com o delegado Matheus Zanatta, da Delegacia de Homicídios, as armas encontradas em manutenção serão objetos de investigação, já que não têm registros e ele afirma que são de terceiro. O armeiro não tinha autorização legal para a atividade. 

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

“Nosso intuito foi retirar armas de circulação para diminui o número de homicídios e latrocínios, já que essas armas poderiam ser usadas em crimes contra vida. Estamos monitorando outros pontos que também sofrerão com uma operação como essa”, destacou o delegado Zanatta. 


Ele disse que as armas passarão por um exame de comparação de balística para saber se elas foram usadas em algum homicídio já praticado. Entre as armas, foi encontrado um fuzil 762, de uso restrito das Forças Armadas, mas que assaltantes de banco utilizam já que o projétil é capaz de transfixar carros blindados. Neste caso, o armeiro informou que esta arma pertence a um membro do Exercito, a informação será checada pela polícia.

Apesar dos 74 anos, Raimundo responderá pelo artigo 16 do Código do Desarmamento e a pena é de três a seis anos de prisão e não cabe fiança.  


Operação

Cerca de 50 policiais militares e civis cumpriram na manhã desta quarta-feira(09) cinco mandados de busca e apreensão que culminaram em quatro prisões. Os mandados foram cumpridos em três locais diferentes, nos bairros Parque Piauí e Promorar, onde foram encontrados materiais para a fabricação, montagem, conserto e manutenção de armas de fogo, totalizando mais de 30 armas, além de munições. 

fonte cidadeverde.com

Bancada discute com Zé Filho em Brasília sobre Eletrobras e porto


Bancada discute com Zé Filho em Brasília sobre Eletrobras e porto

O senador Ciro Nogueira (PP) preside na noite desta quarta-feira (9) uma reunião com a bancada federal em Brasília. Participa da discussão, o governador Antônio José de Moraes Souza Filho (PMDB). Na pauta, os principais temas discutidos são a paralisação das obras do porto de Luis Correia, a navegabilidade do rio Parnaíba e os constantes apagões no Piauí.



Também estão sendo discutidos sobre as obras paradas do Minha Casa, Minha Vida, os problemas de distribuição de energia e a possibilidade de construção de novas eclusas na hidrelétrica de Boa Esperança.

Participam da reunião, além do governador, o coordenador da bancada, senador Ciro Nogueira (PP), os senadores Wellington Dias (PT) e João Vicente Claudino (PTB), e os deputados Assis Carvalho (PT), Iracema Portella (PP), Átila Lira (PSB), Jesus Rodrigues (PT), Marllos Sampaio (PMDB), Hugo Napoleão (PSD) e Júlio César (PSD).


O encontro acontece na sede do Partido Progressista no Senado Federal.
fonte cidadeverde.com

Ex-prefeito Bernardone é preso e cumprirá 23 anos em presídio

Ex-prefeito Bernardone é preso e cumprirá 23 anos em presídio

Francisco Bernardone é acusado de matar ex-prefeito Manoel Portela. A prisão foi efetuada no dia do aniversário do réu.

O ex-prefeito de Aroazes, município a 291 quilômetros de Teresina, e delegado da Polícia Civil do Piauí, Francisco Bernardone da Costa Vale, foi preso na tarde desta quarta-feira (09) no bairro Ininga, zona Leste da capital do Piauí. Ele é acusado de assassinar o também ex-prefeito do município Manoel Portela.

Foto: Arquivo Cidadeverde.com
Francisco Bernardone.

A operação foi conduzida pelos delegados do Greco Menandro Pedro, Carlos Cezar Camelo e Cadena Júnior. Eles cumpriram decisão dada pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí, Erivan Lopes.

Além do homicídio, o ex-prefeito é acusado por tentativa de homicídio contra um funcionário de uma funerária de Teresina. Pela tentativa, ele foi condenado a 8 anos e 8 meses de prisão. Pela morte de Manoel Portela ele foi condenado a 15 anos de reclusão.

Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com

Bernardone Vale foi encaminhado para a sede da Greco, no bairro três Andares, zona Sul, para procedimentos legais. A prisão aconteceu na data de aniversário do réu. Ele deve ser encaminhado ainda hoje para a Casa de Custódia.  

“O processo dele já estava em grau de recurso no TJ, mas o tribunal mandou recolher o processo. Agora, ele vai direto para o sistema prisional”, declarou o delegado Menandro Pedro.

Prisão
Bernardone foi acompanhado do seu advogado, Nazareno Thé, ao Instituto de Medicina Legal (IML) fazer exame de corpo de delito e às 16h50 desta segunda-feira foi encaminhado para reclusão na Casa de Custódia. 


“Vamos verificar se há alguma irregularidade no processo para que seja desfeita. Tenho conhecimento da acusação do assassinato de Manoel Portela. O outra ainda vou verificar”, conta o advogado.

Caso Manoel Portela
Então presidente da Câmara de Vereadores de Aroazes, o gestor foi morto no dia 11 de dezembro de 1996, vítimas de dois disparos de arma de fogo, ao chegar em Teresina, no bairro Parque Piauí, zona Sul da Capital.

Delegado Menandro Pedro.

Manoel Portela foi o primeiro político do Estado a denunciar suposto esquema de desvio de verbas públicas com a utilização de notas frias. Ele morreu um dia antes de formalizar a denuncia no Tribunal de Contas do Estados e aos 65 anos de idade.

Sobre tentativa de homicídio
Neste processo, Bernardone teria ido até a residência que a vítima estava e, após uma discussão, supostamente disparado dois tiros contra o funcionário que conseguiu fugir. 

Advogado Nazareno Thé.

Segundo o relator do processo, desembargador Joaquim Santana, o acusado foi ao local para um suposto ajuste de contas a mando de "Geraldim", dono da Funerária. 

A defesa de Bernardone usou como justificativa legítima defesa e afirmou que os dois tiros disparados contra a vítima teriam sido efetuados após um primeiro disparo dado pelo funcionário da funerária. 

fonte cidadeverde.com