quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Operação policial prende traficantes de drogas em Castelo do Piauí

Operação policial prende traficantes de drogas em Castelo do Piauí
Ele já havia sido preso no mês de maio desse ano na operação “Marvão”, que cumpriu mandatos de busca e apreensão na região


Uma operação da Polícia Civil na cidade de Castelo do Piauí na última quarta (12) prendeu o que a investigação considera com dos principais traficantes do município. Pedro Viera Gomes, 48 anos, foi preso em flagrante no momento em que comercializava entorpecentes para viciados.

De acordo com o delegado Renato Pinheiro, de Castelo do Piauí, operação denominada “Aparecida”, monitorava há dias um estabelecimento comercial onde a droga era vendida. Os investigadores acompanharam a intensa movimentação no local. 

Nessa quarta, os policias agiram quando Pedro Vieira comercializa pedras de Crack. 

Histórico
Pedro Vieira já havia sido preso no mês de maio desse ano na operação “Marvão”, que cumpriu mandatos de busca e apreensão na região de castelo visando desbaratar um rede de traficantes. 

 fonte http://www.campomaioremfoco.com.br

Homem é preso em Juazeiro do Piauí com moto roubada no Ceará

Homem é preso em Juazeiro do Piauí com moto roubada no Ceará
A policia acredita que outros furtos foram praticados pelo homem na região


Um homem identificado por Francisco Robério, natural da cidade de Novo Oriente - CE, foi preso na manhã desta quarta-feira (12) por volta das 08h00min na cidade de Juazeiro do Piauí de posse de uma moto roubada (modelo Titan Ks 125 de cor verde e placa HYK – 6855 de Novo Oriente).

Após a prisão realizada por uma guarnição da Polícia Militar composta por Sst. A. Carlos e Cb. Clemilton, o homem foi conduzido até a Delegacia de Castelo do Piauí, onde será feito os procedimentos legais.

Os policiais informaram a nossa equipe de reportagem que será investigado outros furtos praticados pelo individuo na região.

fonte http://www.campomaioremfoco.com.br

Duas pessoas morrem e mais de 40 ficam feridas em acidente com ônibus piauiense

Duas pessoas morrem e mais de 40 ficam feridas em acidente com ônibus piauiense

acidente-com

Um acidente com um ônibus de placas KZJ 0806, da empresa Transbrasil, ocorrido na BR-226, no município de Grajaú, a 440 km de São Luís do Maranhão, deixou um saldo de dois mortos e mais de 40 passageiros feridos.
As vítimas fatais foram identificadas como Noemi dos Santos Mariano Nascimento e Cláudia Nascimento. Os corpos foram liberados aos familiares nesta quarta-feira (12)
Segundo informações do G1, o ônibus saiu da estrada na tarde do dia 11, terça-feira, e chegou a tombar em uma ribanceira, entre Grajaú e Porto Franco.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o ônibus havia saído de Parnaíba, no Piauí, com destino a Brasília, durante o feriado do dia 12 de outubro.
Foram confirmadas 11 pessoas em estado grave. As duas vítimas fatais morreram no Hospital de Grajaú. Os 31 passageiros tiveram apenas escoriações.
De acordo com a PRF as causas do acidente estão sendo investigadas. A identificação dos feridos não foi repassada ainda à imprensa.
acidente-com

fonte http://realidadeemfoco.com.br Com informações do G1


Lavrador sofre grave acidente na PI-113 em José de Freitas e é levado para o HUT

Lavrador sofre grave acidente na PI-113 em José de Freitas e é levado para o HUT

O lavrador identificado por João Cleiton Pereira das Flores, de 23 anos, sofreu vários ferimentos na cabeça e no corpo e ainda fraturou a clavícula na noite desta quarta-feira (12 de outubro de 2016) após chocar uma moto 150 que ele pilotava com um cavalo na PI-113, na altura do Riacho do Cipó, a 4 km da cidade de José de Freitas-PI.
Segundo testemunhas, João Cleiton pilotava a motocicleta tranquilamente quando o animal atravessou a pista e ele não teve como evitar o acidente.
Após o choque, João Cleiton caiu sobre a pista e foi socorrido minutos depois por uma equipe do SAMU, sendo levado para o Hospital Nossa Senhora do Livramento, na cidade de José de Freitas, onde ele recebeu os primeiros cuidados médicos e em seguida foi transferido para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A moto que o lavrador pilotava ficou bastante danificada após o choque com o cavalo.
Imagens: F.Mendes 
11
12

fonte http://realidadeemfoco.com.br


Saúde realiza 284 testes gratuitos no Shopping da Cidade

Saúde realiza 284 testes gratuitos no Shopping da Cidade

Na sexta-feira (14), a ação será realizada na Ceapi, a partir das 8h.

Saúde realiza 284 testes gratuitos no Shopping da Cidade (Foto:Allana Sousa)



A Secretaria de Estado da Saúde iniciou, nesta quinta-feira (13), o “Fique Sabendo”, uma ação voltada para a realização gratuita de testes para identificar a sífilis, HIV/Aids, hepatites B e C, onde foram realizados 284 testes no Shopping da Cidade, em Teresina. A atividade será realizada em alusão ao dia 15 de outubro, Dia Nacional de combate à Sífilis e à Sífilis Congênita.

“O foco dessa campanha é o diagnóstico precoce da doença especialmente no combate à sífilis congênita que é passada da mãe para o filho. Nos últimos anos percebemos o aumento do número de casos e isso é muito grave”, disse a coordenadora de Doenças Transmissíveis, Karinna Amorim. “Todos os municípios foram convidados a fazer adesão dessa campanha oferecendo testagem à população, por meio do teste convencional ou rápido. O importante é a população ter acesso oportuno ao tratamento que é totalmente gratuito”, reforçou.

Só em 2015, foram notificados 131 casos de sífilis não identificados, sendo que 67 deles acometeram em pessoas do sexo masculino e 64 no sexo feminino. A faixa etária com maior número de casos está em pessoas de 20 a 34 anos de idade, com um total de 58 notificações; seguido por pessoas de 35 a 49 anos de idade, com 32 casos notificados.

De 2007 a 2015, o Piauí registrou 747 casos de sífilis congênita e 966 casos de sífilis em gestantes.

Programação:
Sexta-feira(14/10)
Local: Ceapi - Avenida Henry Wall de Carvalho
Hora: 8h

Sábado(15/10)
Local: Parque Potycabana – Avenida Raul Lopes
Hora: 18h

fonte http://www.piaui.pi.gov.br



Mercado de Oeiras será inaugurado nesta sexta-feira (14)

Mercado de Oeiras será inaugurado nesta sexta-feira (14)

Nova sede do mercado irá fortalecer o comércio local.

Novo Mercado Público de Oeiras. (Foto:Marcelo Cardoso)


Em cumprimento de agenda administrativa, o governador Wellington Dias visita, nesta sexta-feira (14), o município de Oeiras, onde inaugura o novo Mercado Público da cidade. Com uma estrutura de 176 lojas de secos e molhados, 44 boxes para venda de carnes e peixes, 194 bancas de verduras, 84 lojas de confecção, e uma praça de alimentação com capacidade para alocar 14 lanchonetes, o empreendimento deve gerar cerca de 520 empregos diretos, além de aquecer a economia local atendendo não apenas a demanda da população oeirense. 
“A nova sede do mercado irá fortalecer o comércio local e será um dos pontos turísticos do município, além de contribuir para a conservação dos espaços históricos de Oeiras, retirando o comércio ambulante do Centro da cidade”, destaca a secretária estadual da Infraestrutura, Janaína Marques.
Ocupando uma área de 41.325,42 m², a obra recebeu investimentos da ordem R$ 11.999.539,39, recursos oriundos do Governo do Estado.
Ainda em Oeiras, o governador participa da inauguração do Fórum do Tribunal de Justiça do município. Em seguida, o chefe do executivo piauiense visita a cidade de Santa Cruz, onde vista as obras de pavimentação da rodovia que liga o município a Torrões e Picos, autoriza as obras de reforma do estádio municipal e anuncia a implantação de cursos do ensino superior através do Modelo Universidade Aberta do Brasil (UAB). 

fonte http://www.piaui.pi.gov.br

Grupo de estudo analisa inquéritos de Feminicídio no Piauí



Grupo de estudo analisa inquéritos de Feminicídio no Piauí

Grupo de estudo analisa inquéritos de Feminicídio no Piauí (Foto:Ascom SSP)



A diretora de Gestão Interna da Secretaria de Segurança do Piauí, Eugenia Vila, reuniu estudantes e profissionais liberais para elaborar uma metodologia investigatória de crimes de Feminicídio no estado do Piauí. A primeira etapa do Núcleo de Estudo e Pesquisa da Violência de Gênero vai analisar 32 inquéritos para mapear o perfil da mulher vítima, arma utilizada e outros elementos que vão ajudar pesquisadores da área. Todo o trabalho está sendo coordenado pela delegada Thais Paz.
“São inquéritos policiais produzidos desde quando o Feminicídio entrou em vigor e vai até o mês de outubro. Nossa intenção é traçar um perfil da mulher assassinada e dos criminosos com a pretensão de descobrir elementos para que outros pesquisadores possam aprofundar nesses estudos e aprimorar as investigações de crimes de Feminicídio no Piauí”, disse.
Para Gerusa Leal, estudante de Direito, o trabalho deve ajudar no trabalho prático oferecido pelo curso e também escolher área de atuação após se tornar profissional. “É uma área que interessa toda mulher e, possivelmente, esse estudo vai me ajudar no embasamento do meu trabalho de conclusão de curso. É um processo que vem instigando nossa curiosidade de querer saber mais sobre o perfil de agressores de mulheres e também ajudar na escolha de atuação quando estiver inserida no mercado de trabalho”, relatou.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa da Violência de Gênero, delegada Thais Paz, os encontros estão ocorrendo semanalmente para a realização desse estudo. “Nós temos cerca de 30 pessoas analisando os inquéritos de 2015 e 2016 estudando de maneira mais profunda o modus operandi e buscando saber também se os inquéritos estão sendo instaurados mediante portaria ou prisão em flagrante. Provavelmente a sociedade terá acesso a esse trabalho no final deste ano”, falou.

fonte http://www.piaui.pi.gov.br

Piauí: Colisão frontal deixa Corolla e Punto parcialmente destruídos;fotos

Piauí: Colisão frontal deixa Corolla e Punto parcialmente destruídos;fotos

Uma colisão frontal envolvendo dois veículos deixou o trânsito lento na tarde desta quinta-feira (13/10) na BR 343, no trecho da rodovia que liga Parnaíba a Luis Correia, no litoral do Piauí.
Segundo informações do Portal do Catita, uma pessoa teria saído ferida, mas sem gravidade. Os carros envolvidos no acidente, um corola e um punto, tiveram as dianteiras destruídas na colisão.
A PRF foi acionada para fazer o levantamento da ocorrência e detalhar à real causa do acidente.
bater1.jpg
bater2.jpg
ggfsd.png

Fonte:180graus.com Com informações do Portal do Catita


Incêndio 'assusta' no Jardins do Leste e Terras Alphaville

Incêndio 'assusta' no Jardins do Leste e Terras Alphaville

Moradores deixam casas com medo do fogo e Bombeiros fazem esforço 'sobre-humano'

O incêndio que já dura três dias nas margens da BR-343, trecho entre Teresina e Altos, ganhou força na tarde desta quinta-feira (13/10) e se proliferou rapidamente na mata ao lado do Terras Alphaville. Desde 11h30, o Corpo de Bombeiros está no local tentando conter as chamas, que chegaram ao limite da área de isolamento do condomínio. Pela região, há dezenas de focos de incêndio.
A situação também é grave próximo ao residencial Jardins do Leste, onde famílias já saíram de casa com os filhos. Novamente a cidade está encoberta por uma nuvem de fumaça, com dezenas de focos de incêndio por toda região.
Os bombeiros fazem um esforço sobre-humano para atender aos chamados, mas a demanda é bem maior do que a capacidade operacional do grupamento.
portal conversou com o segurança do Terras Alphaville, que falou dos riscos provocados pelas chamas. De máscara, ele afirma que pela manhã o fogo se aproximou do muro de uma das residências, mas já foi contido pelo Corpo de Bombeiros. "Este fogo já dura três dias, sempre à tarde ele piora. Por todo lado", diz, apontando para o outro lado da rodovia.
- Foto: Fábio Carvalho/180grausWhatsApp Image 2016-10-13 at 15.07.01.jpeg
Nossa entrada no condomínio, para registrar o trabalho dos Bombeiros, não foi permitida pela administração. Mas pelo WhatsApp recebemos imagens que mostram a situação dos moradores. A fumaça chega encobrir algumas casas. Caminhões-pipa estão ajudando a conter o fogo.
alphs.png
As chamas se espalham por toda região da Cacimba Velha, e também ameaça os moradores do residencial Jardins do Leste. Alguns moradores já saíram de casa com os filhos, assustados, temendo o pior. Muita gente está jogando água no fogo com a ajuda de bombeiros.
- Fotos: Guido FilhoWhatsApp Image 2016-10-13 at 15.13.15.jpeg
Já no Condomínio Alphaville, que fica à direita da pista no sentido Teresina-Altos, as casas estão encobertas pela fumaça. Residências que ficam às margens da pista por pouco não foram consumidas pelas chamas. Em muitos casos, são os próprios moradores que trabalham para debelar o fogo, com baldes e bacias.
terras.png
O fogo mudou a paisagem da região, e assusta quem olha em direção à zona Leste da cidade. Enquanto circulávamos pela região, ao menos duas equipes do Corpo de Bombeiros cruzaram a nossa equipe.
WhatsApp Image 2016-10-13 at 15.07.17.jpeg
Num dos focos à beira da pista, era possível ver o fogo consumindo a fiação telefônica.
fiacao.png
Na capital, mais de 100 chamados estão sendo feitos por dia ao Corpo de Bombeiros. Desde o início da semana a situação é crítica, principalmente na zona Rural, ameaçando casas, sítios e condomínios inteiros.
- Segurança trabalha com máscara no rosto. Foto: Fábio Carvalho/180grausmascara.png
Reforço mínimo
Cobrado durante todo dia de ontem sobre a situação emergencial provocada pelo número excessivo de incêndios em Teresina, o Governo do Estado recebeu nesta quinta-feira (13/10) o comando do Corpo de Bombeiros e confirmou a liberação de recursos para a compra de folga de militares, em reforço ao efetivo na capital.
Mas, segundo o comandante-geral Coronel Carlos Frederico, a medida possibilitará apenas o aumento de 10 homens ao efetivo de plantão, que hoje reúne apenas 15 militares, divididos em cinco viaturas. "A situação de anormalidade na capital, exige reforço da atuação", disse em entrevista à TV Clube.
fogod[.png
Nesta manhã, o comando dos Bombeiros esteve reunido com a Defesa Civil do Estado, que de forma emergencial garantiu a liberação de caminhões-pipa para ajudar na operacionalização do serviço.
Em nota, o governo estadual disse que irá solicitar o reforço do Exército Brasileiro, mas segundo os bombeiros, esta parceria já existe. "O Exército sempre foi um parceiro das nossas ações, através de planos de auxílio mutuo, trabalhando com o Corpo de Bombeiros recebendo orientações para a tropa, seja com carros-pipa, que dá segurança de operação muito grande", disse o Coronel Carlos Frederico, afirmando ainda que a corporação não tem esse tipo de veículo.
WhatsApp Image 2016-10-13 at 15.31.32.jpeg
afpla.png
- Fotos: Guido FilhoWhatsApp Image 2016-10-13 at 15.13.15 (1).jpeg
WhatsApp Image 2016-10-13 at 15.13.16.jpeg
WhatsApp Image 2016-10-13 at 15.13.17.jpeg
- Foto: Reprodução/WhatsAppWhatsApp Image 2016-10-13 at 15.20.58.jpeg
- Fotos: Fábio Carvalho/180grausWhatsApp Image 2016-10-13 at 15.06.58.jpeg
WhatsApp Image 2016-10-13 at 15.07.20.jpeg
chama1.png
chama2.png
chama3.png

fonte http://180graus.com

MPPI participa de reunião sobre Poços Jorrantes na Câmara Técnica de Águas Subterrâneas na sede do Ministério do Meio Ambiente

MPPI participa de reunião sobre Poços Jorrantes na Câmara Técnica de Águas Subterrâneas na sede do Ministério do Meio Ambiente


O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Promotor de Justiça Regional Ambiental em São Raimundo Nonato, Vando da Silva Marques, participou da 96ª Reunião da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas – CTAS do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, na sede do Ministério do Meio Ambiente, em Brasília-DF, nos dias 05 e 06 de outubro de 2016. Na oportunidade, foram debatidas propostas relacionadas à gestão integrada de recursos hídricos, e, em especial, ao tema relacionado à viabilidade de implementação da Adutora do Sertão do Piauí, objeto da ação civil pública n.º 0015781-3.2015.4.01.4000, em trâmite na 5ª Vara Federal de Teresina-PI.

Na ocasião, o Promotor de Justiça Vando da Silva Marques expôs diversas situações verificadas nas investigações realizadas pela Promotoria Regional Ambiental nos 08 (oito) inquéritos civis que embasaram a ação civil pública, especialmente ligada à escassez hídrica na região do semiárido cristalino piauiense. Grande parte da população que mora na área depende exclusivamente da Operação Carro-Pipa para sobrevivência, em total paradoxo ao desperdício de água de poços jorrantes existentes na região do Vale do Gurgueia, destacando diversas situações que foram narradas nos autos da ação judicial em curso.

O Procurador da República Chefe do Ministério Público Federal no Piauí, Marco Aurélio Adão, também se fez presente ao evento, referendando a proposta da Adutora do Sertão como empreendimento viável ao enfrentamento da seca no Piauí.

Houve ainda um amplo debate sobre o tema na Câmara Técnica de Águas Subterrâneas – CTAS, com exposição de estudo técnico do geólogo Fernando Feitosa, da CPRM-Geologia do Brasil, sobre a imensa capacidade hídrica existente nos aquíferos Cabeças e Serra Grande na Região do Vale do Gurgueia. Em seguida, manifestaram-se os representantes da ANA-Agência Nacional de Águas e das demais entidades ligadas à política e gestão hídrica no País, bem como Conselheiros do Conselho Nacional de Recursos Hídricos-CNRH. Todos se comprometeram a adotar medidas visando a melhoria da gestão de recursos hídricos no Estado do Piauí.

Segue o link da reportagem acerca da Ação Civil Pública da Adutora do Sertão:
http://www.mppi.mp.br/internet/index.php?option=com_content&view=article&id=4447:ministerio-publico-ingressa-com-acao-judicial-para-implantacao-de-adutora-visando-o-combate-a-seca-com-captacao-de-agua-de-pocos-jorrantes-de-cristino-castro-e-regiao-do-vale-do-gurgueia&catid=224:internet/noticias&Itemid=101   

fonte http://www.mppi.mp.br

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

Ministério Público do Estado articula parcerias para promoção de caravana pela paz no trânsito

Ministério Público do Estado articula parcerias para promoção de caravana pela paz no trânsito

Foto: pessoas reunidas em torno da mesa do gabinete do Procurador Geral de Justiça.

O Procurador-Geral de Justiça do Piauí, Cleandro Alves de Moura, coordenou uma reunião na manhã de hoje (13/10), com o intuito de celebrar parcerias para promoção de uma grande campanha pela paz no trânsito. A Assessora de Planejamento e Gestão do Ministério Público, Cláudia Seabra, explicou que o projeto resultará no desenvolvimento de uma caravana educativa, que deve percorrer vários municípios estratégicos, abrangendo grandes regiões. No encontro de hoje, estavam presentes o Secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, o advogado da Associação Piauiense de Municípios, Marcos Patrício Nogueira, o comandante da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito, Major Iran Moura Soares, além de outros representantes da SESAPI e da Polícia Militar do Piauí.

De acordo com o projeto, os primeiros trabalhos serão realizados na região de Bom Jesus, sul do Piauí. A programação incluirá atividades educativas, distribuição de material informativo, mobilização em unidades de ensino e realização de oficinas destinadas à discussão dos principais problemas de trânsito enfrentados pela comunidade. “Nosso intuito é ouvir a população para elaborar um diagnóstico detalhado, que permita a identificação das demandas locais e a construção de soluções. Os relatórios obtidos subsidiarão o trabalho dos Promotores de Justiça, que por sua vez contarão com todo o apoio da Procuradoria Geral para atuar pela promoção da paz no trânsito”, explicou Cleandro Moura.
 Foto: pessoas reunidas em torno da mesa do gabinete do Procurador-Geral de Justiça.
O Prefeito do Município de Bom Jesus, Marcos Elvas, também participou de reunião com membros do Ministério Público e declarou total apoio à causa, assegurando que a Prefeitura contribuirá para maximizar a mobilização social. O saldo do encontro de hoje foi igualmente positivo, pois as instituições se comprometeram a trabalhar de forma integrada pelo sucesso das atividades.

Foto: pessoas reunidas em torno de uma mesa.
Reunião entre a Assessora de Planejamento e Gestão, a Secretária Geral do Ministério Público, coordenadoras de Centros de Apoio Operacional e o Prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas.


Entre os objetivos específicos do projeto estão: promover uma atuação integrada dos membros do MPPI no fomento a uma cultra de paz no Trânsito nos municípios atendidos pelo projeto; promover medidas educativas de conscientização sobre os fatores de violência no trânsito; utilizar os meios de comunicação, para divulgar e conscientizar a comunidade e região sobre a importância de um trânsito seguro; intensificar a fiscalização e repressão aos crimes de trânsito no Piauí; promover a municipalização do trânsito no Estado do Piauí, divulgar campanhas de conscientização da sociedade, demonstrando os males que a direção desabilitada pode trazer à população, em especial, às crianças e adolescentes; coibir a condução de veículos após consumo de bebidas alcoólicas; e prevenir mortes e sequelas resultantes dos acidentes de trânsito.

fonte http://www.mppi.mp.br

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

Governador baixará decreto proibindo queimadas e pede ajuda do Exército

Governador baixará decreto proibindo queimadas e pede ajuda do Exército


O governador Wellington Dias (PT) irá baixar decreto estadual proibindo as queimadas no Estado durante os meses de B-R-0 Bró, considerados os mais quentes e de baixa umidade no Piauí. O Estado vive situação de alerta devido às altas temperaturas com registros recordes de incêndios e destruição de residências. 
Em reunião de emergência nesta quinta-feira (13), o governador organizou uma força tarefa para combater os incêndios no Piauí. Wellington Dias também vai acionar o Exército Brasileiro para reforçar o combate às queimadas. O decreto – que será elaborado pelo Palácio de Karnak – irá proibir inclusive as legais, e reforçar a frota de carros-pipas.  O governador também vai acionar a Defesa Civil Nacional, Polícia Militar e voluntários brigadistas de incêndios.
Wellington Dias esteve reunido na manhã desta quinta-feira (13) com o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Piauí, coronel Carlos Frederico. 
Com relação ao Corpo de Bombeiros, o governador liberou recursos para a compra do horário de folga dos bombeiros para reforçar o trabalho de combate a incêndios em todo o território piauiense. Além disso, haverá a aquisição de novos equipamentos e expansão de batalhões por cidades polos do estado, como Floriano, Picos Teresina, e Parnaíba.
“Estamos liberando mais recursos para o combate a esses incêndios. Desde 2015, nós trabalhamos na expansão dos batalhões, adquirindo equipamentos, além de ampliar o trabalho com bombeiros voluntários, dispondo de equipamentos para que a sociedade civil possa ajudar. Isso tem permitido bons resultados. Parabéns a toda a equipe dos bombeiros que estão se empenhando nesse trabalho”, destaca o governador.
Em entrevista ao Jornal do Piauí de hoje, o secretário estadual de Governo, Merlong Solano, comentou que o Piauí vive uma preocupante situação. 
“O governador determinou uma parceria entre o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, a Defesa Civil, resolveu recorrer ao Exercito para que tenhamos, por parte do poder público, o máximo de esforço para somar com a ação da sociedade e diminuir os focos de incêndios”, disse Solano. 
Além disso, o secretário destacou que a maioria dos casos de incêndios é provocada pelo homem e, por isso, é preciso que a sociedade tenha mais atenção e cuidado para evitar incêndios e queimadas.
“São seis anos de seca, que contribui para aumentar a área seca e propícia para a propagação de incêndios, baixíssima umidade do ar e a infeliz prática do uso descuidado do fogo. Pessoas que queimam lixo,jogam baganas de cigarro em locais inadequados e prática irregular da queimada. Essa é uma luta que o Governo do Estado não tem como combater sozinha, precisamos da união com empresas e da sociedade”, disse Merlong.  

Decreto
O secretário estadual de meio ambiente, Ziza Carvalho, disse que o decreto proibirá inclusive as queimadas que são regulamentadas, devido ao período de seca no estado. O documento será expedido pelo governador e será executado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. 
"Em vários estados, principalmente do Centro-Oeste, existe já uma prática legislativa para combater esses incêndios. A ideia aqui em Teresina é uma lei proibindo as queimadas nesse período emergencial de seca e baixa umidade. Serão proibidas inclusive as queimadas legais, usadas na agricultura. Temos dados de que na zona Rural, mais de 90% dos incêndios têm origem na ação humana", disse.

fonte cidadeverde.com

Governo libera R$ 3 mi para comprar folgas de bombeiros e combater incêndios

Governo libera R$ 3 mi para comprar folgas de bombeiros e combater incêndios

Defesa Civil vai ceder cinco carros-pipa, o Exército Brasileiro cederá 10 militares e mais duas viaturas de pequeno porte para atuarem no combate ao fogo no Estado.

O governador Wellington Dias se reuniu com representantes do Corpo de Bombeiros, Ministério Público e Defesa Civil para discutir formas de combater mais efetivamente a grande quantidade de incêndios que vem sendo observada no Estado nas últimas semanas. Só nas duas primeiras semanas do mês, a região da Grande Teresina concentrou mais de 50 focos de incêndio, principalmente nas rodovias. Diante disso, o Governo do Estado autorizou a liberação de R$ 3 milhões para comprar folgas de bombeiros e aumentar o efetivo no combate ao fogo.
Fotos: Assis Fernandes/O Dia
No momento, 15 homens do Corpo de Bombeiros, divididos em três viaturas, já estão em campo tentando conter o fogo nas cercanias de Teresina. No entanto, visando aumentar a efetividade dos atendimentos, o Exército Brasileiro cederá 10 militares de sua tropa para se somarem aos 15 bombeiros. Esses militares serão distribuídos nas necessidades que se apresentarem durante o dia de serviço. O Exército também vai ceder duas viaturas de pequeno porte que permite trabalhar com um número reduzido de homens, aumentando, assim, a mobilidade até os locais das ocorrências.
Já a Secretaria de Defesa Civil está disponibilizando cinco carros pipa para dar suporte ao combate dos incêndios. “Estamos disponibilizando toda a estrutura necessária para podermos auxiliar nesse combate. A estrutura do Corpo de Bombeiros está em contato com a Defesa Civil, mas os municípios, através de suas comissões especiais, também entrar em contato com a Secretaria para solicitar reforço, quando necessário, e nós colocaremos toda a estrutura nossa estrutura para atuar nesse sentido”, afirma o secretário de Defesa Civil, Hélio Isaías.
Para o comandante dos Bombeiros, coronel Carlos Frederico, um dos fatores que mais têm contribuído para a quantidade absurda de incêndios registrados nas últimas semanas é a seca prolongada que vem assolando o Piauí há seis anos. O coronel explica que a vegetação, nesse caso, se torna altamente vulnerável às ordens temperaturas por conta da baixa umidade. Por conta disso, a corporação está mantendo contato direto com o IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) para poder atuarem juntos na amenização dos efeitos desta estiagem.
“Isso tudo é meio que consequência natural desse processo. Nós precisamos de ajuda não só faz forças especializadas, mas também da própria comunidade, pedindo, novamente, que evitem atear fogo em lixos ou terrenos baldios, porque as chances das chamas se alastrarem e tomarem proporções maiores é muito superior neste período”, explica o coronel.
Índices preocupantes
Entre os dias 1º e 12 de outubro, o Corpo de Bombeiros informou que houve 60 ocorrências de fogo no mato, 16 em terreno baldio, seis incêndios em residências e cinco em estabelecimentos comerciais. Desde o início do ano, foram 673 atendimentos realizados. Os dados referem-se somente a Teresina.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em 2016 o Piauí teve 5.253 focos de incêndio identificados até hoje (13). Somente nos 12 primeiros dias de outubro, foram identificados 966 focos em todo o Estado.

fonte portal o dia

Caminhão bitrem é retirado da BR 343 e tráfego volta ao normal

Caminhão bitrem é retirado da BR 343 e tráfego volta ao normal

Via está bloqueada em um dos sentidos; Operação para tirar veículo deve demorar até às 11 da manhã, segundo previsão da PRF.

A Polícia Rodoviária Federal informa que a operação para tirar o caminhão da pista foi concluída. O veículo, os semi-reboque e a carga que caiu na pista foram retirados e colocados em uma posição que não atrapalhe o trânsito. A operação durou desde as 7 da amanhã até em torno das 11h20min. 
Segundo a PRF, a operação causou um congestionamento que chegou a 500 metros de comprimento, durante momentos em que os dois lados da rodovia tiveram de ser fechados para a segurança das pessoas que trabalhavam na remoção do caminhão.
O tráfego no local foi normalizado. 
Um caminhão bitrem tombou no balão da Usina Santana, na BR 343. Apenas os reboques do caminhão viraram na pista, mas foi o suficiente para causar transtornos no trânsito.
Semi-reboque tombou na BR 343 com carga de algodão (Foto: Assis Fernandes/ O Dia)
O motorista, Antônio Alcimar Alves, natural do Ceará, explica que fez a manobra com cuidado, mas que uma inclinação na pista o fez perder o controle do veículo. “Esse virador é muito inclinado para a direita. Eu parei 100%, para dar preferência a um rapaz de moto, antes de entrar no balão. Quando olhei no retrovisor, o pneu estava levantando”, relata o caminhoneiro.
O inspetor Hélio Cipriano, da Polícia Rodoviária Federal, disse que pelo que foi verificado pelos policiais, o caminhão trafegava em velocidade compatível com o limite do trecho. “A priori, a possibilidade é de que a carga estava mal acondicionada dentro do veículo. Ainda estamos investigando”, explica o PRF.
Segundo ele, A carga, de fardos de algodão prensado, é bastante pesada e está sendo retirada da avenida. Um munck (guindaste preso a um caminhão) será usado para liberar a pista e desvirar o caminhão. No momento, uma a via sentido Teresina- Altos está bloqueada. Segundo o inspetor Hélio Cipriano, a operação para liberação da avenida deve terminar antes do meio-dia. "Teremos que fechar as duas vias para destombar a carreta, mas até lá, o trânsito flui", disse o inspetor.

fonte portal o dia

Incêndio em União já dura três dias e ameaça residências em comunidades

Incêndio em União já dura três dias e ameaça residências em comunidades

Pelo menos quatro regiões do município estão debaixo de muita fumaça. Ministério Público vai apurar civil e criminalmente responsabilidades pelas queimadas.

O fogo que há três dias atinge o município de União, a 40 Km de Teresina, está se alastrando rapidamente e começa a ameaçar residências em pelo menos cinco comunidades do município. Desde as nove horas da segunda-feira (10) até o começo da tarde de hoje (13), as chamas já haviam chegado a quatro comunidades, sendo necessário o auxílio de carros-pipa para ajudar os bombeiros no combate.
Moradores das comunidades São Felipe, Pedra Branca, Buriti Alegre e Taboca temem a aproximação do fogo, que encontra na mata seca o combustível ideal para que se espalhar. Segundo a assistente social de União, Cristiane Sales, na região de Buriti Alegre as chamas já estão mais sob controle, com a cortina de fumaça tendo reduzido um pouco em relação aos outros dias da semana.
Já em Pedra Branca, São Felipe e Taboca, as chamas seguem altas. “Está seguindo pela estrada na direção de José de Freitas desde ontem e os Bombeiros, as vezes não conseguem dar conta por causa do vento”, relata Cristiane Sales. Os moradores ajudam como podem, mas mesmo assim, em algumas comunidades, os animais já sentiram os efeitos do fogo. Um novilho teve boa parte do corpo queimado pelo fogo e foi socorrido por populares.
MPE vai apurar responsabilidades civis e criminais
Após analisar os dados dos estragos que o fogo já causou no Piauí nas últimas semanas, o Ministério Público Estadual vai apurar responsabilidades civis e criminais nos casos das queimadas e exigir que o Governo do Estado tome providências emergenciais quanto ao assunto.
A informação é do promotor Sávio Carvalho, que se reuniu na tarde de hoje (13) com o procurador-geral Cleandro Moura, para planejar a ação do Ministério Público. Segundo o promotor, a grande quantidade de queimadas que se observa é um problema de saúde pública, de cunho patrimonial e também de segurança pública, porque a maioria dos focos são resultados de ação humana, numa ação, que Sávio Carvalho classifica, como dolosa ou culposamente irresponsável.
“A Procuradoria-Geral, de forma institucional, tomou as rédeas e vamos nos reunir amanhã com o governador para tratar dessa questão e exigir a apresentação de um plano emergencial de contenção dessas queimadas. Infelizmente os dados colhidos mostram que é uma situação que não se restringe apenas a Teresina, mas que está presente em todo o Estado”, diz o promotor.
O relatório entregue ao MP pelas forças de combate aponta que há focos de incêndio em toda a extensão da BR-343, que leva ao litoral, na região de São Raimundo Nonato e na região do cerrado piauiense.
Com relação à investigação criminal das causas das queimadas, o Ministério Público informou que está fazendo valer o que determina a Legislação brasileira e que serão apuradas ainda eventuais omissões com relação aos casos. O promotor Sávio Carvalho lembra que provocar queimadas é considerado prática criminosa aos olhos da lei, podendo ser punida com até seis anos de reclusão por crime contra o meio ambiente e atentado à segurança e à saúde pública.
“Há uma necessidade de uma força tarefa do Estado no sentido de atacar de frente esse problema. Há igual necessidade de um combate repressivo a essas queimadas porque a maioria não são causas naturais, e sim atos. Tem-se que verificar as ações dos órgãos competentes e apurar o que fato está sendo feito para acabar com essa situação ou o que vai ser plano em curto prazo, porque o fogo está se espalhando e nós não temos tempo de espera”, finaliza o promotor.

fonte portal o dia