domingo, 10 de agosto de 2025

Sob forte comoção, vice-prefeito Sena Rosa é velado em Campo Maior

 O velório do vice-prefeito e secretário municipal de Assistência Social de Campo Maior, Sebastião de Sena Rosa Neto, segue neste domingo (10) sob forte comoção. O corpo chegou à Câmara Municipal na noite de sábado (09), onde foi recebido por familiares, amigos, autoridades e populares.

Na manhã deste domingo, uma missa de corpo presente está sendo realizada na Catedral de Santo Antônio, reunindo fiéis e lideranças políticas para prestar as últimas homenagens.

Foto: 180graus

Sebastião Sena faleceu na manhã de sábado (9), após enfrentar problemas de saúde. Além de vice-prefeito, ele ocupava a Secretaria Municipal de Assistência Social e era pai do presidente da Câmara Municipal, vereador Wellington Sena.

Em razão do falecimento, a Prefeitura decretou luto oficial por sete dias e cancelou o evento Vesperata, que aconteceria pela primeira vez no município neste sábado e domingo, na Praça Bona Primo. Também foi adiada a inauguração da Orla do Açude Grande. Novas datas para os dois eventos serão divulgadas posteriormente.

A programação da Vesperata previa apresentações de orquestras, coral do Lar da Juventude, queima de fogos, momentos de homenagem e shows com artistas locais e nacionais.

Fonte 180graus.com

Mulher morre e homem fica ferido após moto ser atingida por carro na BR-343, no Piauí

 Uma mulher identificada como Djane de Paulo Camilo, de 51 anos, morreu na madrugada deste domingo (10/08) após um acidente de moto na BR-343, nas proximidades da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em Campo Maior, a 82 km ao norte de Teresina.

Segundo testemunha, ela estava na garupa de uma motocicleta conduzida por um homem ainda não identificado quando o veículo foi atingido por um carro, cujo motorista fugiu sem prestar socorro.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e encaminhou o condutor da moto ao Hospital Regional de Campo Maior. O óbito de Djane foi constatado no local. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Instituto Médico Legal (IML) atenderam a ocorrência e realizaram os procedimentos necessários.

As circunstâncias exatas do acidente serão investigadas pelas autoridades competentes. A vítima era moradora do bairro Santa Rita, em Campo Maior.

Foto: ReproduçãoMulher morre e homem fica ferido após acidente de moto na BR-343 em Campo Maior (PI)

Com informações do Campo Maior em Foco.
Fonte 180graus.com

Metrô de Teresina terá viagens suspensas na segunda para obras na via férrea

 Foto: Gabriel Paulino / CCOM

A Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí informou que, na próxima segunda-feira (11), o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) realizará apenas as duas primeiras viagens do dia, às 6h40 e às 8h.

Após a pausa, a previsão é que o serviço seja retomado às 15h55, com saída da Estação Engenheiro Alberto Silva, na Avenida Maranhão.

Segundo a companhia, a interrupção será necessária para o descarregamento de dormentes de concreto ao longo do trecho compartilhado da via férrea entre os bairros Ilhotas e Matinha.

Fonte cidadeverde.com

Acusada de matar companheira e forjar suicídio será julgada pelo Júri Popular

 

Karita Joara

A Justiça do Piauí decidiu levar a júri popular a acusada Maria do Perpétuo pelo assassinato da ex-companheira Karita Joara. O crime aconteceu no dia 26 de setembro de 2024 e, na época, segundo a polícia, Maria do Perpétuo forjou o suicídio da companheira.

O juiz Muccio Miguel Meira, Juiz de Direito da 2ª Vara do Tribunal Popular do Júri, há elementos que sustentam a acusação de fraude processual (laudos e depoimentos) e esse crime continuará sendo julgado junto com o crime principal pelo Tribunal do Júri. Maria do Perpétuo será julgada pelos crimes de feminicídios e fraude processual.

“Admitida a imputação acerca do delito da competência do Tribunal do Júri, os ilícitos penais conexos também deverão ser apreciados pelo Tribunal Popular, visto que um crime conexo só pode ser afastado quando a falta de justa causa se destaca in totum e de pronto, o que não é o caso do crime de fraude processual imputada à acusada, o qual encontra respaldo nos laudos do exame pericial constante nestes autos e nos depoimentos prestados sob o crivo do contraditório”, diz em trecho da sentença.

O mesmo documento, do dia 10 de julho, também analisou a manutenção da prisão preventiva. Maria do Perpétuo está presa na Penitenciária Feminina desde o dia 27 de novembro de 2024. Na ocasião, ela teve a prisão temporária prorrogada e posteriormente convertida em preventiva.

Na decisão, o juiz pontua que Maria do Perpétuo deve aguardar o julgamento pelo Tribunal do Júri em cárcere.

“Com efeito, ao término da instrução criminal na primeira fase deste procedimento, restou comprovada a materialidade do delito e a presença de indícios da autoria atribuída à acusada. A conduta é grave e o modus operandi, em tese, empregado no seu cometimento revelam a periculosidade social da acusada, de modo a recomendar a sua segregação cautelar, como medida necessária ao resguardo e manutenção da ordem pública”, pontua na sentença.

Entenda o caso

Karita Joara de Lima Santos foi encontrada morta dentro de casa no dia 26 de setembro. A companheira, Maria do Perpétuo, estava com ela e alegou à polícia que encontrou Karita enforcada no local. As duas estavam juntas há cerca de três meses.

Inicialmente, o caso foi tratado como suicídio, mas o laudo cadavérico revelou que a vítima foi assassinada de forma violenta por estrangulamento.

No dia 27 de novembro, Maria do Perpétuo, companheira da vítima, foi presa sob suspeita de homicídio qualificado. As qualificadoras incluem feminicídio, meio cruel e fraude processual.

Segundo a delegada Nathália Figueiredo, apenas Karita e Maria estavam na residência no momento do crime. A relação do casal era descrita como conturbada, com constantes discussões, segundo relatos de familiares e vizinhos. Ambas trabalhavam na mesma empresa, e colegas também confirmaram os frequentes desentendimentos.

Fonte cidadecerde.com

Grande Dirceu celebra 48 anos com Troféu “Os Destaques de 2024 e Revelações de 2025”


No próximo dia 20 de setembro, a partir das 19h, o Teatro João Paulo II, localizado na Avenida Joaquim Nelson, nº 1885, no bairro Dirceu Arcoverde I, em Teresina-PI, será palco de uma grande noite de homenagens e celebrações.

O evento, intitulado “Troféu Os Destaques de 2024 e Revelações de 2025”, marcará também os 48 anos do Grande Dirceu, uma das regiões mais importantes e tradicionais da capital piauiense. A programação inclui apresentação cultural, entrega de homenagens, corte do bolo comemorativo e um coquetel especial para convidados.

Segundo a organização, a premiação busca reconhecer pessoas e instituições que contribuíram e continuam contribuindo para o desenvolvimento da região. Serão homenageados empresários de pequeno, médio e grande porte, lideranças comunitárias, políticos, professores, diretores, escolas, administradores da área da saúde, representantes de farmácias, agentes culturais, empreendedores e outros nomes de destaque.


> “Vamos comemorar mais um aniversário da nossa região homenageando quem ajudou a construir essa história. É um momento de reconhecimento e gratidão”, destacou a equipe organizadora.

A iniciativa é da Equipe JC, responsável por diversas ações culturais no bairro. O evento é aberto a convidados e promete reunir autoridades, personalidades locais e a comunidade em geral para celebrar quase meio século de história e progresso do Grande Dirceu.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (86) 9 8699471-9741.