quarta-feira, 31 de maio de 2017

Ministério Público participa de audiência sobre o projeto da lei de diretrizes orçamentárias para 2018

Ministério Público participa de audiência sobre o projeto da lei de diretrizes orçamentárias para 2018

Audiência pública. Pessoas reunidas em uma sala.

A Assessora Especial de Planejamento e Gestão da Procuradoria Geral de Justiça, Itanieli Rotondo Sá, e o Analista de Orçamento Ítalo Silva Vaz participaram de audiência pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Piauí.

A LDO compreende as metas e prioridades da administração pública, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientando a elaboração da lei orçamentária anual e dispondo sobre as alterações na legislação tributária.

A Promotora de Justiça Itanieli Rotondo parabenizou a Assembleia Legislativa pela iniciativa de promoção da audiência. “É salutar a abertura de espaços para discussão. Todos reconhecemos que a sociedade passa por um momento de crise, que exige de todas as instituições uma atuação mais resolutiva e o gerenciamento racional dos recursos. No âmbito do Ministério Público, temos trabalhado pela redução de custos, ao tempo em que aparelhamos as unidades com os elementos estruturais necessários para seu correto funcionamento. Conseguimos diminuir gastos, não obstante ainda existam grande desafios. Por outro lado, o Ministério Público coloca-se como parceiro no trabalho pela otimização da arrecadação”, declarou ela, ressaltando a participação ministerial no Grupo Interinstitucional de Combate aos Crimes contra a Ordem Tributária (GRINCOT).

O Secretário de Estado de Planejamento, Antônio Neto, apresentou o projeto da LDO para o ano de 2018. Ela falou sobre a necessidade de alinhamento com as propostas a nível federal, discorrendo também sobre a territorialização do orçamento e a promoção da transparência. Em seguida, o Secretário apresentou dados financeiros sobre a administração do Estado e respondeu aos questionamentos dos representantes das diversas instituições participantes.

A audiência foi realizada na manhã de hoje (31), na sala da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Piauí.

Audiência pública. Pessoas reunidas em uma sala.

fonte http://www.mppi.mp.br

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Fones: (86) 99401-1718 , (86) 3221-2065
imprensa@mppi.mp.br 

Alunos realizam Caminhada da Paz no Dirceu Arcoverde

Alunos realizam Caminhada da Paz no Dirceu Arcoverde

A iniciativa é parte do Projeto Paz e envolveu todos os alunos da escola, matriculados do 6º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio

Divulgação
Aluns fazem caminhada (Divulgação)
O Centro de Ensino de Tempo Integral Milton Aguiar realizou nesta quarta-feira (31) a 2ª Caminhada Pela Paz. A iniciativa é parte do Projeto Paz e envolveu todos os alunos da escola, matriculados do 6º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio, que saíram pelas ruas do bairro Dirceu Arcoverde, em Teresina, levando mensagens de paz e combate à violência.
De acordo com o diretor da escola, professor Luiz Avelino, o objetivo foi chamar a atenção d a população, além de conscientizar os alunos e a comunidade local sobre a importância de reduzir os índices de violência na região. “Queremos tornar esses jovens um instrumento de paz no meio em que eles vivem, muitos tem uma realidade difícil e com essas iniciativas queremos prevenir a violência e todas as suas consequências”, disse o diretor.
Dando continuidade as atividades do Projeto Paz na Escola, o CETI Milton Aguiar receberá nesta quinta-feira (1º), a visita da delega Vilma Alves que ministrará uma palestra sobre o combate à violência contra a mulher.

Autoria: Lívia Barradas

fonte http://www.pi.gov.br

Parque Nova Potycabana comemora quatro anos neste fim de semana

Parque Nova Potycabana comemora quatro anos neste fim de semana

Aniversário tem entrega de obras e atividades culturais e esportivas

Paulo Barros
Parque Potycabana (Paulo Barros)
O Parque Nova Potycabana, principal espaço de lazer de Teresina, completa quatro anos neste fim de semana, com atividades culturais e esportivas.  Nesta sexta (06), com a presença do governador Wellington Dias, será realizada a solenidade de abertura do aniversário do parque. Na oportunidade, será realizado o lançamento do novo projeto de monitoramento do parque, uma parceria com a Secretaria de Estado da Segurança. Outra novidade será a inauguração da academia para pessoas com deficiência, projeto construído junto a iniciativa privada.
“O que queremos é mostrar para as pessoas que o parque está aberto para o público. A nossa preocupação, hoje, é mudar essa visão que as pessoas têm de que o Parque Potycabana é específico para a prática esportiva. Não é apenas isso. É um espaço de inclusão social, espaço onde as famílias podem se divertir e praticar esportes”, destaca a coordenadora da Coordenadoria de Desenvolvimento Social e Lazer (CDSOL), Simone Araújo.
Além da entrega de benefícios, o governador Wellington Dias irá assinar a ordem de serviço para reforma do parque, que prevê a promoção de mais acessibilidade.
E para animar a festa, atividades culturais e esportivas movimentam o fim de semana no parque. Na noite de abertura, a Banda de Música Eficiente – Banda de Música Tom Jobim é responsável por animar a celebração a partir das 17h.
No sábado, a festa fica por conta da Banda da Polícia Militar do Piauí e artistas convidados. Além de música, o dia reserva também atividades para as crianças , como pintura de rosto e roda de leitura, com atividades começando também a partir das 17h.
No domingo, a apresentação fica por conta do projeto Música para Todos. Durante os três dias, a comunidade poderá visitar a Feira de Artesanato: Projeto Mãos Criativas – Mentes que Criam, Mãos que Produzem.
A programação também conta com diversos campeonatos esportivos de diversas modalidades no sábado (03) e domingo (04), coordenados pela federação de cada modalidade.
Autoria: Pablo Cavalcante
fontehttp://www.pi.gov.br

Homem é preso em Campo Maior por dirigir com CNH falsa

Homem é preso em Campo Maior por dirigir com CNH falsa

A prisão ocorreu na noite dessa terça-feira (30).
Um homem identificado pelas iniciais P.S. foi preso na noite dessa terça-feira (30) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-343, km 269, em Campo Maior, por dirigir com Carteira de Habilitação falsa.
  • Homem preso na cidade de Campo Maior.Foto: Divulgação/PRFHomem preso na cidade de Campo Maior.
O homem estava em um veículo Fiat/Strada de placa FHK-2090. Após vistoria foi verificado que a CNH não era verdadeira. Ele confirmou que comprou a carteira de habilitação em São Paulo por R$ 4.800 (quatro mil e oito centos reais). Além disso, o condutor encontrava-se fazendo transporte remunerado de pessoas sem a devida permissão.
O homem foi enquadrado com base no art. 304 do Código Penal que diz: “Fazer uso de qualquer dos papéis falsificados ou alterados, a que se referem os arts. 297 a 302”.
O autor foi encaminhado à polícia Civil de Campo Maior.
fonte http://www.viagora.com.br

Oficiais da PMPI concluem Curso de Policiamento Ambiental no MS

Oficiais da PMPI concluem Curso de Policiamento Ambiental no MS



Encerrou-se ontem (30) o Curso de Policiamento Ambiental-CPA da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, o qual contou com a presença de dois Oficias do Batalhão de Polícia Ambiental da PMPI. 
20170531-ocorrencias
20170531-ocorrencias

O curso teve mais de 160 horas aulas, com disciplinas de:  gps e georreferenciamento, direito ambiental, cubagem, técnicas de manejo de Ofídios, manutenção de barcos e lanchas, abordagens à veículos suspeitos, proteção à fauna, flora e pesca, abordagens à embarcações e pilotagem de lanchas e barcos de 15hp, 25hp e 40hp; armamento e tiros com .40, 556 e 762, instruções de perícia ambiental e fiscalização ambiental, além da operação real de 5 dias nos rios Paraná, Ivinhema, Poita e outros na divisa com o Paraguai.  

O Comandante Geral da PMPI e o Secretário de Segurança Pública, Deputado Federal Capitão Fábio Abreu, dando continuidade à política de qualificação dos policiais militares e civis do Estado, para posterior transmissão dos conhecimentos às tropas e Delegacias do Piauí, enviaram dois Oficiais do BPA os Capitães, Davi de Sousa Silva e Iratan Bezerra de Oliveira, e os agentes da futura Delegacia Estadual de Combates aos Crimes Ambientais, Gabriel Paula de Moura e Wagner Lopes, respectivamente, para adquirirem conhecimentos fundamentais ao exercício do policiamento ambiental e das investigações de crimes ambientais. 

Segundo o Capitão Davi, o CPA-MS é um dos cursos mais completos do Brasil, uma vez que é referência para diversas instituições que participaram como a Polícia Federal, A PM da Paraíba,  do Mato Grosso e tantas outras. 

O Tenente Coronel Jefferson, Comandante do 15º BPMA-MS, tem na gestão de seus comandados a política de estreitar os conhecimentos com várias instituições de Polícia Brasil afora, tendo em seus quadros policiais militares com doutorado, mestrado e pós graduações nas diversas áreas de meio ambiente. 

A Sociedade Piauiense terá na excelência dos serviços prestados por estes órgãos, através dos novos formados, um meio ambiente mais protegido e sustentável para às futuras gerações. 


Texto: Cap Davi-BPA-CPE

















fonte http://www.pm.pi.gov.br


Julgamento de acusada de mandar assassinar cabo do Bope é marcado para junho

Julgamento de acusada de mandar assassinar cabo do Bope é marcado para junho

No mesmo dia, também serão ouvidos outros cinco acusados de envolvimento no crime

O juiz Thiago Brandão de Almeida marcou uma audiência de instrução e julgamento de Maria Ocionira Barbosa de Sousa e Francisco Luan de Sena, acusados de envolvimento na morte do cabo do Bope, Claudemir de Sousa.
Maria Ocionira foi indiciada e apontada como coautora intelectual do crime. Apesar de estar com casamento marcado com Claudemir para fevereiro de 2017, Oceonira mantinha um relacionamento amoroso com Leonardo Ferreira Lima, também envolvido no crime.
Maria Oceonira e o cabo Claudemir de Sousa
Maria Oceonira e o cabo Claudemir de Sousa
Já Francisco Luan de Sena foi responsável por transmitir um aviso aos dois atiradores quando a vítima saísse da academia.
O magistrado marcou a audiência de instrução e julgamento para os dias 12, 13 e 14 de junho às 8h30 na 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri. No mesmo dia, também serão ouvidos outros cinco acusados de envolvimento no crime e testemunhas.
Entenda o caso
O cabo do Bope, Claudemir Sousa, 32 anos, foi assassinado na noite do dia 06 de dezembro do ano de 2016, ao sair da Academia Adrenalina, no bairro Saci, zona sul de Teresina. Dois homens que estavam em um Fiat Uno preto, foram os autores de vários disparos contra o policial. Eles fugiram com o apoio de outros dois, que estavam em uma moto.
De acordo com a Polícia Civil, os homens chegaram a tomar sorvete ao lado da academia enquanto esperava a vítima sair do campo de visão das câmeras de segurança do estabelecimento para evitar imagens do assassinato.
Oito pessoas foram presas acusadas de participação no crime. Entre elas, Maria Oceonira Barbosa, noiva do policial Claudemir. A mulher é ex-diretora administrativa do Hospital Areolino de Abreu e foi denunciada pelo Ministério Público do Estado acusada de encomendar a morte do policial militar. 

fonte www.portalaz.com.br

Exército sorteia 98 rotas para carros-pipa em quatro cidades do Sul do Estado

Exército sorteia 98 rotas para carros-pipa em quatro cidades do Sul do Estado


O Exército vai sortear nesta quarta-feira (31), os carros-pipa que vão atender 98 rotas em quatro cidades do Sul do estado. Ao todo, 390 pipeiros estão credenciados para disputar as vagas destinadas aos polos de Picos, Pimenteiras, Jaicós e Paulistana. O sorteio vai acontecer das 8h às 16h no 25° BC em Teresina.

Segundo o comandante do 25º BC, coronel Francisco Nixon, a ideia é que todos os pipeiros participem da operação pelo menos uma vez. "Esses 98 que serão sorteados hoje já não participarão dos próximos, de modo que todos tenham feito uma rota pelo menos uma vez", explicou ao Cidadeverde.com.
O credenciamento dos pipeiros vem ocorrendo desde o dia 9 de abril. O trabalho é feito pela Comissão Especial de Credenciamento da Operação Carro-Pipa, coordenada pelo 25º BC. A área de atribuição do batalhão inclui 61 cidades divididas em 13 polos.
Além de Picos, Pimenteiras, Jaicós e Paulistana, o trabalho de credenciamento dos pipeiros já foi concluído para as cidades de Assunção do Piauí, São Miguel do Tapuio, Dom Inocêncio, São Raimundo Nonato, Canto do Buriti, São João Piauí, Simplício Mendes, Oeiras. Para estes municípios, os sorteios serão feitos posteriormente.
Na semana passada, pipeiros decidiram paralisar a distribuição de água em Jaicós, município a 352 km de Teresina. O motivo da paralisação é uma redução na quantidade de água distribuída e na quilometragem a ser feita pelos pipeiros.

fonte cidadeverde.com


Agespisa: deputados fazem nesta quarta sabatina de Emanuel Bonfim

Agespisa: deputados fazem nesta quarta sabatina de Emanuel Bonfim

A sessão na Assembléia Legislativa está marcada para às 11 horas, no Plenário

A sabatina de Emanuel Bonfim ao cargo de presidente da Agespisa será realizada na sessão desta quarta-feira (31) da Assembleia Legislativa. O nome, que será apreciado pelos deputados estaduais, é uma indicação do governador Wellington Dias. A sabatina é uma exigência constitucional para quem preside a Agespisa.
O ex-superintendente da Caixa Econômica Federal no Piauí, Emanuel Bonfim, assumiu interinamente o cargo de presidente da Agespisa, no último dia 15, em substituição a Raimundo Trigo, que estava no cargo desde janeiro de 2015.
Emanuel do Bonfim Veloso Filho, 57 anos, casadopai de dois filhos, é graduado em Administração pela Universidade Estadual do Piauí, Pós – graduado em MBA Marketing pelo Instituto de Estudos Empresariais do Rio de Janeiro e Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalhou na Caixa Econômica Federal por mais de 33 anos, onde exerceu várias funções gerenciais. Implantou e Coordenou o Programa Minha Casa Minha Vida no Piauí, foi superintendente Regional da Caixa no Piauí de agosto de 2011 a agosto de 2016. Exerceu ainda o cargo de presidente da Associação de Gerentes da Caixa - AGECEF/PI.
A sessão na Assembléia Legislativa está marcada para às 11 horas desta quarta-feira, dia 31.
unnamed (2).jpg

Fonte:180graus.com/com informações AsCom