segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Homem é executado a tiros no Bar da Raylha na cidade de Picos


Homem é executado a tiros no Bar da Raylha


A violência urbana fez mais uma vítima na cidade de Picos. O jovem Natanael Albuquerque, mais conhecido por “Socó”, foi executado a tiros no bairro Conduru. O crime aconteceu na madrugada desta segunda-feira (12), no Bar da Raylha, e foi o 12º homicídio registrado na cidade em 2016.
A polícia ainda não divulgou informações sobre suspeitos ou as motivações do crime. Mas, segundo pessoas próximas, o jovem morto era usuário de drogas e tinha envolvimento no mundo do crime.
Vítima foi executada sem chance de defesa - Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
Vítima foi executada sem chance de defesa – Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
Outro caso
O mesmo bar onde “Socó” foi assassinado foi cenário de outra morte há menos de dois meses. A vítima foi Valdemar Vicente dos Santos, 35 anos, morto na madrugada de 20 de julho com um tiro no peito. Ao portal, populares informaram que ele bebia em companhia de amigos quando houve um desentendimento que culminou com sua morte.

fonte http://grandepicos.com.br

Detento é preso dentro de ônibus na 343 após fugir de penitenciária


Detento é preso dentro de ônibus na 343 após fugir de penitenciária
O homem cumpre pena por ter sido condenado pelo crime de Corrupção de Menores
Na manhã deste domingo (11/09), no km 333 da BR 343, em Teresina, policiais rodoviários federais prenderam um homem de 28 anos que havia fugido da Colônia Agrícola Major César.

Desde o momento no qual foi identificada sua fuga, os Agentes Prisionais mantiveram contato com a PRF, sendo feitos levantamentos por toda a região, até que o indivíduo foi encontrado dentro de um ônibus da Empresa Barroso com destino a Teresina.

O homem cumpre pena por ter sido condenado pelo crime de Corrupção de Menores, previsto no artigo 218 do Código Penal Brasileiro cuja pena prevista é de 2 a 5 anos de reclusão. Além disso, ele tem passagem pela prática do delito de roubo qualificado.

O homem foi preso e a ocorrência encaminhada à Delegacia local.

fonte http://www.campomaioremfoco.com.br com informações do portal 180graus

Motoqueiro tem a perna dilacerada em acidente


Motoqueiro tem a perna dilacerada em acidente

img_6924

Na noite deste sábado (10), um acidente com o motoqueiro chamado João Batista Carvalho de Oliveira, 35 anos, movimentou o Pronto Socorro de Piracuruca, a perna direita da vítima ficou dilacerada.
Segundo informações o motoqueiro estava retornando de um evento político na localidade Catarina, quando ocorreu o acidente, populares que trafegavam pela estrada, avistaram João Batista acenando às margens da via, resgataram a vítima e encaminharam para o PS.
O paciente foi estabilizado e encaminhado para o HUT em Teresina, segundo avaliação médica, o membro inferior direito ficou profundamente lesionado, comprometendo a perna, a amputação deverá ser realizada.

FONTE: realidadeemfoco com informações Piracuruca Ao Vivo

TRE autoriza registros de candidatura de Amadeu Campos e Lourdes Melo


TRE autoriza registros de candidatura de Amadeu Campos e Lourdes Melo


O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) aprovou, na tarde desta segunda-feira (12), os registros de candidatura de Amadeu Campos (PTB) e Lourdes Melo (PCO). Ambos disputam o Palácio da Cidade nestas eleições. 

O registro de Lourdes Melo foi o primeiro a ser julgado e aprovado por  unanimidade. Além dela, todos os registro do PCO foram liberados. O relator do processo, desembargador Edvaldo Moura, disse que o partido conseguiu comprovar que a comissão provisória da legenda, que ensejou no indeferimento em 1ª instância estava regular e em conformidade com a lei eleitoral. Com isso, o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) do PCO não apresenta falhas.
Em seguida, o TRE deferiu por maioria de votos o registro de Amadeu Campos. Os juízes Geraldo Magela e Silva Meneses e Antônio Lopes de Oliveira se manifestaram contra o deferimento. O procurador regional eleitoral, Israel Gonçalves, deu parecer favorável à candidatura, indeferida em primeira instância pela juíza Zilnéia Gomes, titular da 1ª Zona Eleitoral.
A relatora do processo, juíza Maria Célia Lima Lúcio, se baseou na decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que acatou ação cautelar proposta pela direção nacional do PTB, onde o partido pedia autorização para fazer um ajuste, em seus estatutos, no prazo de filiação partidária. A Reforma Eleitoral de 2015 (Lei nº 13.165) reduziu de um ano para seis meses antes do pleito o prazo de filiação partidária, para que um postulante a candidato possa concorrer em uma eleição. É justamente essa a adequação que o partido se propôs a fazer.
O TSE alegou que a eventual negação do pedido do PTB poderia causar sérios prejuízos ao partido, pois os candidatos da legenda, que pleitearam o registro de candidatura nas eleições de 2016, respeitando o prazo legal de filiação partidária de seis meses, estariam inviabilizados de concorrer, em razão da norma estatutária de um ano atualmente em vigor.
O TRE faz na tarde desta segunda uma força-tarefa para julgar mais de 100 registros de candidaturas, dentre eles 18 para prefeito.

fonte cidadeverde.com

Detran promove ações educativas no trânsito de Piripiri


Detran promove ações educativas no trânsito de Piripiri


O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), por meio da Escola Piauiense de Trânsito (EPT), promove ações de educação em Piripiri, a partir desta segunda-feira (12) até a quarta-feira (14). Semana passada, o órgão esteve em União realizando palestras e blitzen educativas durante os festejos da cidade, período de grande fluxo de pessoas e veículos.
Assim como em União, a EPT vai realizar em Piripiri abordagens no trânsito para sensibilizar condutores a respeito das condutas que contribuem para um trânsito mais seguro. "Nas blitzen, nós distribuímos kits educativos e falamos sobre a importância de respeitar a sinalização e os limites de velocidade, de usar os itens de segurança e de não conduzir o veículo após ingerir bebida alcoólica", explica a educadora Larissa Caldas.
Durante todo o ano, a EPT trabalha um cronograma de atividades na capital e no interior do estado. Além da campanha permanente de educação no trânsito, o órgão também realiza campanhas pontuais com foco em questões específicas.
"Quando existe a necessidade, por conta do aumento de ocorrências de uma natureza, como acidentes envolvendo condutores alcoolizados, por exemplo, nós desenvolvemos uma campanha que trabalhe isso de uma maneira mais particular com o objetivo de bater de frente para reduzir esses dados”, informa Larissa Caldas.
Além de União e Piripiri, a EPT também tem agenda programada para o mês de setembro em Bom Jesus, no Sul do Piauí.

fonte http://cidadeverde.com

Sesapi realiza atividades de prevenção ao suicídio


Sesapi realiza atividades de prevenção ao suicídio

Na ocasião, o secretário Francisco Costa irá apresentar boletim com dados deste agravo.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realiza, nos dias 14 e 15 de setembro, uma mobilização no sentido de envolver os profissionais de comunicação, saúde e sociedade em geral em relação ao suicídio, reforçando a campanha mundial de Prevenção ao Suicídio - Setembro Amarelo.

Com o tema "Abordagem e prevenção ao suicídio na mídia", a Secretaria vai promover na quarta-feira (14), a partir das 8h, uma roda de conversa entre psicólogo, psiquiatra, Ministério Público Estadual (MPE-PI) e profissionais da comunicação de jornais, rádios e TVs locais. Durante essa ação, o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, irá apresentar o boletim com os dados de suicídio no Piauí e ações da Secretaria nos cuidados, acolhimento e prevenção.

Para a assessora de Comunicação da Saúde, Graciene Nazareno, a sociedade tem que se apropriar dessas informações para também dá um apoio nessa causa. “É importante que possamos trabalhar todos os segmentos da sociedade. E que a imprensa trabalhe a informação com ética e respeito pelos familiares”, afirma.

Teresina é uma das capitais com maior número de suicídios no Brasil. “E, visando à prevenção e redução desses casos, a Secretaria de Saúde está assumindo o compromisso de organizar a vigilância do suicídio em todo o Piauí”, comentou a coordenadora estadual de Epidemiologia, Amélia Costa.

Amélia explana ainda que a atividade tem como objetivo conscientizar à sociedade em geral. “Muitas pessoas entendem o suicídio como um ato individual e, na realidade, não é. A sociedade precisa se organizar pra ter essa visão e contribuir para a redução desse agravo”, afirma.

Na quinta-feira (15), será promovido um workshop "O suicídio como pauta na saúde", ministrado pela psicóloga da Unidade Integrada do Mocambinho, Valéria Raquel Alcântara Barbosa, a partir das 8h, no auditório do Hospital Getúlio Vargas (HGV). Após o workshop, será exibido um documentário com o tema “Suicídio no Brasil”.

Ainda no dia 15, a Secretaria vai trabalhar essa temática, também em rodas de conversa e orientação à população, apresentação artística cultural e encerramento com a dança circular do Grupo Somos Saúde AS, no Parque da Cidadania, às 16h, com a participação das faculdades, Conselhos de Medicina, Psicologia e técnicos da Fundação Municipal de Saúde de Teresina.

Essas atividades são promovidas em parceria com o Hospital do Mocambinho, Hospital Getúlio Vargas, ProVida, Centro de Valorização da Vida(CVV), Conselho Regional de Psicologia(CRP21), Conselho Regional de Medicina(CRM), Secretaria de Estado da Educação, e universidades públicas e privadas.

fonte http://www.piaui.pi.gov.br

PM prende filho acusado de matar rival com 72 facadas


PM prende filho acusado de matar rival com 72 facadas


Um policial do 6º Batalhão da Polícia Militar prendeu o próprio filho na manhã desta segunda-feira (12) em Teresina. O jovem estava sendo investigado pela Delegacia de Homicídios e é suspeito de ter assassinado um rival com 72 golpes de faca e enterrado o corpo no bairro Cerâmica Cil, crime ocorrido na última terça-feira. 

O corpo da vítima, identificada como Antônio Rafael da Silva, de 25 anos, foi encontrado enterrado na última quinta-feira (8) em um local abandonado próximo a um grotão na Cerâmica Cil. Com as investigações, os policiais conseguiram chegar a um jovem identificado como Marcelo Vitor Ferreira de Araújo, de 19 anos.
Entretanto, a missão de prender o jovem ficou para o policial militar Fábio Oliveira, da Força Tática do 6° BPM, pai do suspeito, que apresentou o filho à Delegacia de Homicídios juntamente com um adolescente que teria ajudado a ocultar o corpo.
 
Em depoimento na Delegacia de Homicídios, Marcelo teria contado que o crime ocorreu por uma discussão banal e que teria desferido 72 golpes de faca no rival durante a briga. “Eles estavam em um churrasco numa casa do povoado Cerâmica Cil quando a vítima chegou ao local. Marcelo e o adolescente contaram que estavam sob efeito de álcool e de maconha quando a vítima pegou um pedaço de carne e começou a confusão. Neste momento os suspeitos começaram a esfaquear a vítima com um punhal”, destaca o coordenador delegacia o delegado Francisco Costa, o Barêtta.
Segundo o delegado, Marcelo contou que está profundamente arrependido e que havia contado sobre o homicídio para o pai. Foi então que o policial militar decidiu apresentar tanto o filho como o parceiro de crime para a delegacia.
Como o tempo de prisão em flagrante passou, e mesmo admitindo o crime, os jovens não serão presos ou apreendidos, no caso do menor. Segundo o delegado Barêtta, as investigações vão continuar com o depoimento de mais pessoas para concluir o inquérito e denunciar os suspeitos à justiça. Eles devem responder por homicídio duplamente qualificado, por ter sido cometido por motivo banal, e ocultação de cadáver.

fonte cidadeverde.com

Piauí tem 31 projetos científicos contratados na área da Saúde


Piauí tem 31 projetos científicos contratados na área da Saúde

Até o edital anterior, o Piauí vinha aprovando entre 12 e 15 projetos para posterior aplicação pelo SUS.


Técnicos da Saúde estiveram presentes na solenidade (Foto:Ascom Fapepi)

O termo de outorga que contrata 31 projetos de pesquisadores piauienses para fim de possibilitar a futura incorporação de seus resultados ao Sistema Único de Saúde (SUS) foi assinado, na manhã desta segunda-feira (12), na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa no Piauí (Fapepi).
A solenidade foi mais uma das etapas do Programa de Pesquisa Para o SUS (PPSUS) que visa à gestão compartilhada na saúde pública com participação de vários segmentos de estudiosos nas áreas definidas pelo edital Fapepi/Sesapi/MS/CNPq nº 002/2016, lançado em agosto de 2015.
Até o edital anterior, o Piauí vinha aprovando entre 12 e 15 projetos. Nesse ano será o dobro de pesquisas sendo trabalhadas nos cinco eixos de ação: atenção à saúde com equidade e integralidade, Inovação tecnológica em saúde, Vigilância de riscos e agravos à saúde individual e coletiva, Gestão e organização das redes de assistência à saúde e Gestão do trabalho e da educação permanente em saúde.
“Na prática, as pesquisas realizadas com o apoio do PPSUS norteiam o desenvolvimento de políticas públicas na área da Saúde, para aplicação pelo SUS, levando em consideração as peculiaridades de cada estado”, explica Ioli Piauilino, supervisora do programa.
O investimento do Ministério da Saúde previsto para os projetos de pesquisa aprovados no Piauí é no valor de R$ 1,2 milhão, com resultados que refletem no melhoramento dos serviços em saúde.
Um exemplo disso é o projeto de pesquisa “Humanização da assistência à saúde: o impacto do Programa de Humanização da Assistência Hospitalar nos hospitais do Piauí”, da dra. Lúcia Vilarinho, contemplado no primeiro edital do programa, em 2003.
Desse projeto, resultou a criação do Comitê Estadual de Humanização (2003/2004), referência para todo o Piauí, a realização do curso para formação de 35 apoiadores do Programa Nacional de Humanização(PNH) no estado. Atualmente, todos os hospitais do Estado e dos municípios passaram a trabalhar com princípios de humanização.

fonte http://www.piaui.pi.gov.br

Evangelina Rosa recebe melhorias em sua infraestrutura


Evangelina Rosa recebe melhorias em sua infraestrutura

A melhoria é através de aquisição de equipamentos, reestruturação de salas, readequação do centro cirúrgico e leitos de UTI.

Maternidade Dona Evangelina Rosa investe na melhoria de sua infraestrutura (Foto:Ascom Sesapi)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está investindo na melhoria da infraestrutura da Maternidade Dona Evangelina Rosa através de aquisição de equipamentos, reestruturação de salas, readequação do centro cirúrgico e leitos de UTI. Com estes investimentos, a unidade intensifica o avanço na assistência à mulher e ao bebê.
Segundo o diretor técnico da MDER, Marcos Bittencourt, só este ano, já foram realizadas diversas melhorias na Maternidade, como a aquisição de material de reanimação neonatal e material de ventilação mecânica, reformas em banheiros e aquisição de dez unidades do equipamento monitor fetal (cardiotocógrafo).
O diretor também explica que foram realizadas melhorias e ajustes nas escalas e plantões de profissionais, como, a dos fisioterapeutas, que foi implementada para que tenha sempre um no período da noite e nos finais de semana, com previsão de plantão cobrindo às 24 horas.
Essas melhorias são acompanhadas pelo Ministério Público (MP), por meio da Promotoria de Justiça e do Centro de Apoio de Defesa da Saúde (Caods).
“É importante esse acompanhamento da equipe do Ministério Público, que tem o cuidado de monitorar todas as adequações realizadas na maternidade, visando à melhoria do atendimento ao paciente”, afirma Bittencourt, que apresenta outros avanços na unidade.
Na área de terapia intensiva, duas ações estão em fase de orçamento de projeto, como a reforma física da Unidade de Terapia Intensiva – UTI Adulta, que está em fase de elaboração de planilhas de custos na Secretaria de Estado da Saúde. Além da UTI, a adequação de leitos de Cuidados Intermediários e Canguru.
“Trabalhamos para melhorar cada vez mais a estrutura da maternidade proporcionando para nossos pacientes uma boa qualidade no atendimento. Para isso, a aquisição de diversos equipamentos, como incubadoras dupla parede e de transporte, aparelhos CPAP Neonatal, aparelhos de fototerapia microprocessada de super led, monitores multiparâmetros e aparelhos de fototerapia reversa e reflexiva, e na infraestrutura, a adequação de mais dez leitos na Unidade de Cuidados Intermediários", afirma o diretor, explicando ainda que todos os procedimentos estão em andamento, seja em processo de pagamento na Secretaria ou em análise na Procuradoria Geral do Estado (PGE).

fonte http://www.piaui.pi.gov.br

Decreto institui carteira funcional e distintivo para agentes penitenciários do Piauí


Decreto institui carteira funcional e distintivo para agentes penitenciários do Piauí

A medida representa um avanço na valorização dos agentes penitenciários e atende antiga reivindicação da categoria.


O Governo do Estado publicou o decreto 16.743, de 5 de setembro de 2016, que institui a cédula de identidade funcional e o distintivo para os agentes penitenciários do Piauí.
A medida, para o diretor da Unidade de Administração Penitenciária da Secretaria de Estado da Justiça, Enemésio Lima, representa um avanço na valorização dos agentes penitenciários e atende a uma antiga reivindicação da categoria.
“É mais uma importante conquista para os agentes penitenciários do Piauí, que, cada vez mais, têm alcançado melhorias para o seu trabalho, graças ao empenho da Secretaria da Justiça”, pontua o diretor.
O secretário de Estado da Justiça, Daniel Oliveira, frisa que valorizar o agente penitenciário é “construir um sistema prisional mais seguro e verdadeiramente humanizado e ressocializador”.
A identidade funcional dos agentes penitenciários será confeccionada em papel moeda, o que evitará falsificação. Os distintivos, que já estão sendo entregues aos agentes, é feito de metal.

fonte http://www.piaui.pi.gov.br

Violência contra a mulher é o segundo crime mais praticado no Estado, diz PM


Violência contra a mulher é o segundo crime mais praticado no Estado, diz PM

Diante dos altos índices de violência doméstica, Polícia Militar e Ministério Público Estadual assinaram termo de cooperação para capacitar policiais no atendimento às vítimas.

A violência contra a mulher representa o segundo maior índice de crimes praticados no Piauí, de acordo com a Polícia Militar. Agressões domésticas e feminicídios perdem apenas para o tráfico de drogas no que diz respeito às ocorrências recebidas no 190. A informação é do comandante da PM, coronel Carlos Augusto Sousa.
Fotos: Assis Fernandes/O Dia

De acordo com o comandante da PM, coronel Carlos Augusto, a violência contra a mulher responde pelos segundos maiores índices de criminalidade do Estado
Diante desta constatação, Polícia Militar, Ministério Público e o Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher firmaram um termo de parceria com o objetivo de capacitar policiais militares para a abordagem às vítimas destes tipos de crime e a seus agressores. Assinaram o termo o procurador-geral de Justiça do Estado, Cleandro Moura, o promotor de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Francisco de Jesus Lima, o comandante da PM, coronel Carlos Augusto, e a psicóloga Cinara Veras, que vai fazer o acompanhamento das vítimas.
“Estamos buscando essa parceria porque é a Polícia Militar que primeiro faz a abordagem e queremos ir além da simples prisão do agressor e acolhimento da vítima. Queremos traçar o perfil deles e, a partir disso, estabelecer políticas públicas efetivas voltadas para a prevenção deste tipo de violência. Vamos abordar essas ocorrências em três planos: o social, o jurídico e o psicológico e fazer desses policiais agentes transformadores nesse sentido”, explica o promotor Francisco de Jesus.
O promotor Francisco de Jesus Lima afirma que o objetivo do projeto é capacitar militares para abordagem às vítimas de violências doméstica
A capacitação começará a partir do próximo dia 14, com uma palestra no Centro de Educação Profissional (CEP) da Polícia Militar, onde vão se reunir os policiais que trabalham na parte ostensiva, em viaturas e nas ruas de Teresina. Inicialmente, serão capacitados mil policiais, mas esse número será ampliado gradativamente à medida que o projeto for apresentando resultados. “Vamos começar primeiro pela capital e depois seguiremos com a interiorização dessa ação. Nós queremos subsidiar as tropas com mais informações de forma contextualizada para melhorar esse atendimento às famílias vítima deste tipo de violência”, explica a capitã Joseline Alves Dias, do CEP.
A capitã Joseline Dias explica que o projeto começa por Teresina e será interiorizado à medida que surgem os resultados
Para o coronel Carlos Augusto, a parceria com o MP vai dar os encaminhamentos necessários para uma melhor prestação de serviço por parte da Polícia Militar. Ele cita o exemplo de Parnaíba, onde o Comando da cidade formou um grupo especializado para acompanhar casos de violência doméstica no que diz respeito à fiscalização das medidas determinadas pela Justiça o combate ao crime. “Nós temos que nos inserir cada vez mais nessas diversas modalidade criminais e precisamos capacitar a PM como um todo porque é grave isso no nosso Estado e temos que reverter essa situação”, finaliza o coronel.

A psicóloga Cinara Veras diz que a intenção é dar um tratamento humanizado às vítimas de violências doméstica
Já a psicóloga Cinara Veras, que fará o acompanhamento das vítimas de violência doméstica, afirmou que o objetivo principal é que seja realizado um acolhimento humanizado para que as mulheres possam ter referências e essa segurança, segurança pública, no andamento do processo.

fonte portal o dia

Considerado um dos maiores assaltantes de bancos, 'Batman' é preso no PI


Considerado um dos maiores assaltantes de bancos, 'Batman' é preso no PI

Ele é conhecido da polícia desde 1997, que agia principalmente na região sul do país. Rogério Mattos usou nome falso quando foi preso em Teresina.

Dentre os nove presos no último sábado (10), durante a Operação 'Forasteiros', um conhecido da Polícia desde a década de 90 foi novamente capturado. Apresentando-se como Waldemar Muller, e mais conhecido como 'Batman', ele usou esse nome falso diante da Polícia Civil do Piauí. Considerado um dos maiores assaltantes de bancos e carros-forte do país, 'Batman' na verdade se chama Rogério Mattos da Luz, de 39 anos, e há pelo menos 19 atua nesse tipo de crime.
Rogério Mattos da Luz, conhecido como 'Batman' (Foto: Reprodução)
De acordo com informações do delegado Gustavo Jung, do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), Rogério foi solto há cerca de 15 dias, e agora foi recapturado pela Polícia piauiense por tentar dar continuidade aos roubos a banco, tipo de crime em que é especializado. Uma das características da quadrilha é a ligação com funcionários públicos ou pessoas ligadas aos alvos.
Delegado Gustavo Jung, do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) (Foto: Marcos Cunha/ODIA)
"Ele é um cara muito bem relacionado, com muitos contatos, e eles iam destruir o Piauí. Na metodologia dessa quadrilha, eles sempre tentam pegar informações privilegiadas, por meio de funcionários públicos, com pessoas que lidam diretamente com bancos, transportes de valores, essas coisas. Eles teriam informações de onde ia ter dinheiro, quando ia ter, e quando haveria transporte", detalha o delegado.
'Batman' é conhecido da polícia desde 1997, apontado como líder de uma quadrilha especializada em roubos a caixas eletrônicos e carros-fortes, que agia principalmente na região sul do país. No Piauí, ele também é considerado um dos chefes da quadrilha. Ele já foi preso diversas vezes e escapou pelo menos em três oportunidades, garante um site paranaense. O delegado Gustavo Jung acrescenta que em janeiro deste ano, o preso sofreu um acidente quando manuseava explosivos e perdeu uma das mãos.
Dentre os presos, também foi capturado um policial civil de Tocantins, que reforça a característica da quadrilha de agregar funcionários com cargos que facilitam os crimes. Segundo o delegado, a função do policial era fazer a retirada dos assaltantes do local do crime. "Eles entravam dentro do carro, o policial tirava eles de lá, apresentando a carteira de civil se preciso fosse, e saiam do local sem levantar maiores suspeitas", conta.
Ao todo, foram nove pessoas presas, sendo a maioria deles de outros estados, daí a motivação do nome da operação ser 'Forasteiros', já que a base da quadrilha é do Paraná e do Tocantins. Eles foram identificados como Charles Adriano Amorim, Rogério Mattos (Batman), Anderson Teodoro de Souza, Alexsandro Alves Barros, Alysson Aguiar Alves (Policial Civil Tocantins), Carlos Augusto Batista da Silva, Paulo Roberto de Oliveira, Vilmar Pedro Oliverio, e Cassia Alves Soares.
Somente Cássia Alves, mulher de um traficante da região do bairro Dirceu ligado a quadrilha, e Charles Amorim são do Piauí. Ele trabalha como advogado na capital, e foi liberado após pagamento de fiança, cujo valor foi estipulado pela Justiça e não foi informado. Cássia foi presa em casa, e seu companheiro ainda está foragido.
Caminhão apreendido em posse da quadrilha (Foto: Marcos Cunha/ODIA)
Fora o advogado, os demais presos ainda se encontram a disposição da Justiça. O inquérito final deve ser entregue nos próximos dias. Os cinco veículos apreendidos também permanecem na cidade, sendo três deles provenientes de roubo. O caminhão segue estacionado na porta da sede do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco).

fonte portal o dia

Quadrilha presa pela Polícia estava pronta para agir e tinha alto poder de fogo

Quadrilha presa pela Polícia estava pronta para agir e tinha alto poder de fogo

Serviço de inteligência da Secretaria de Segurança informou que empresas de transporte de valores e agências bancárias seriam potenciais alvos dos criminosos.


A quadrilha presa em Teresina no último sábado (10) durante a Operação Forasteiros estava pronta para agir a qualquer momento, e tinha alto poder de fogo, informou o secretário de Segurança Pública, capitão Fábio Abreu, que concedeu entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (12) para dar detalhes do trabalho investigativo que levou à prisão do grupo criminoso.
Além de Fábio Abreu, o delegado geral Riedel Batista e os delegados Carlos César e Gustavo Jung, do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), também participaram da coletiva. 
Ao todo, nove pessoas foram presas, a maioria oriundas de outros Estados, e quatro veículos foram apreendidos - um caminhão, uma S10, uma Frontier e uma CRV.
Em poder dos suspeitos a Polícia apreendeu três fuzis AK 47, duas pistolas, quatro coletes balísticos, e 16 emulsões explosivas encartuchadas da substância Anfo (óleo combustível com nitrato de amônio), além de balaclavas, munições, alavancas e dinheiro.
"Nosso objetivo é antecipar os fatos, antecipar as ações desses indivíduos, compartilhar essas informações com outros Estados, para que a gente consiga retirar eles de circulação e que seja feito o procedimento necessário, de maneira que a gente consiga apresentar à Justiça a maior quantidade provas possível, para que eles permaneçam mais tempo presos", ressaltou Fábio Abreu.
O secretário também disse acreditar que novas prisões devem ser realizadas nos próximos dias, tanto no Piauí como em outros Estados. 
Cada uma das emulsões explosivas aprendidas pela Polícia tem potencial para arrombar um cofre de uma agência bancária ou quatro terminais de auto-atendimento. Sendo assim, as 16 emulsões encontradas em poder dos criminosos poderiam ser usadas pela quadrilha para arrombar até 16 cofres de bancos ou 64 terminais eletrônicos.
Fábio Abreu afirma que a quadrilha estaria migrando de Estados do sul e sudeste porque as empresas de transporte de valores de lá teriam reforçado seus procedimentos de segurança, dificultando a ação dos bandidos. "Mas pelo que nós apuramos aqui, eles não chegaram a executar nenhuma ação em nosso Estado. As circunstâncias em que nós encontramos o material e a forma como eles foram presos indicam que eles estavam se planejando mas ainda não teriam executado nenhuma ação no Piauí", ressalta Fábio Abreu.
Parte do material apreendido pela Polícia estava escondido nas residências onde os acusados foram presos, e outra parte estava guardada num fundo falso dentro do caminhão que estava em poder da quadrilha.
Um dos presos já foi diretor de presídio no Tocantins
Um dos presos na Operação Forasteiros, o policial Alysson Aguiar Alves, da Polícia Civil do Tocantins, já chegou a ocupar o cargo de diretor de uma das principais unidades penais no Estado, a Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), localizada no município de Araguaína, região norte do Tocantins.
Mesmo respondendo a inquéritos por crimes como receptação e adulteração de veículos, o policial ainda não foi exonerado do cargo público e, inclusive, está na ativa. 
"Esse policial do Tocantins está de licença ou de férias, se não me engano, e aproveitou esses dias de folga para acompanhar as ações criminosas desse grupo aqui no Piauí", informou o delegado Gustavo Jung.
 
fonte portal o dia