Nesse final de semana, (7 e 8 de outubro), 20 profissionais do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), vinculado a Fundação Municipal de Saúde (FMS), participaram de uma capacitação sobre morte encefálica em processo de doação de órgãos e tecidos.
O evento foi uma iniciativa da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HUT, em parceria com a Central Estadual de Transplantes e o Conselho Regional de Medicina (CRM).
O conteúdo da capacitação realizada no auditório do CRM-PI e no espaço de eventos do Hotel Arrey foi centrado no diagnóstico de morte encefálica e em ações práticas relacionadas às doações de órgãos.
O coordenador da CIHDOTT, médico Danilo Luz, falou sobre os objetivos do curso. “Cerca de um terço dos médicos que estavam presentes na capacitação são do HUT e isso amplia nossa capacidade de realizar o protocolo de morte encefálica (ME) para que a CIHDOTT possa realizar o processo de acolhimento com as famílias e estabelecer um diálogo sobre doação, impactando diretamente na vida daqueles que aguardam por um transplante no estado”, explicou o coordenador.
A doação de órgãos é um ato que pode salvar vidas. O procedimento só ocorre quando a morte encefálica do paciente é constatada pela equipe médica. Para se tornar doador de órgãos, o primeiro passo é conversar com a família e deixá-la ciente de seu desejo.
O HUT é a maior urgência e emergência de alta e média complexidade para vítimas de politraumas do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado com atendimento multiprofissional, humanizado. Além do trabalho de acolhimento das famílias, a unidade atuará em breve como captador de tecidos e órgãos para transplantes.