segunda-feira, 15 de abril de 2019

Governo lança cartilha na abertura da 17ª Semana dos Povos Indígenas

Governo lança cartilha na abertura da 17ª Semana dos Povos Indígenas

O evento segue até o dia 17 de abril no Museu do Piauí.

Francisco Leal
Abertura da Semana dos Povos Indígenas (Francisco Leal)
O governador Wellington Dias participou, nesta segunda-feira (15), da abertura da 17ª Semana dos Povos Indígenas, promovida pelo Museu do Piauí - Casa Odilon Nunes, para naltecer e celebrar a cultura indígena. A cerimônia, marcada pela realização do Ritual Toré, pelos grupos indígenas presentes, abriu a programação do evento, que segue até o dia 17 de abril.
De acordo com a diretora do museu, Dora Medeiros, o evento começou a ser realizado timidamente para celebrar o Dia do Índio, 19 de abril, e hoje já faz do calendário da Casa Odilon Nunes e ganha seu reconhecimento pelas comunidades indígenas. "A cada ano recebemos mais comunidades, pois eles fazem questão de vir e participar, bem como utilizar esse momento para reivindicar seus direitos e discutir propostas", destacou Medeiros.
A estudante Tércia Cristina foi conhecer a cultura indígena. "Não sabia a diferença entre o pajé e o cacique. Achei muito interessante o modo como eles se vestem, cantam e dançam; é uma cultura riquísima, sem dúvidas", disse a aluna.
Na oportunidade, o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, lançou a cartilha "No Piauí tem índio sim", publicação que fomenta políticas públicas direcionadas aos índicos e reflete sobre a organização da saúde indígena no Piauí. "A discussão sobre a saúde indígena, aliado a estudos científicos, está consolidada nessa cartilha, que reflete sobre a saúde indígena e consolida sua presença no estado", explicou o gestor.
O pajé Chicão contou que se sente reconhecido e satisfeito pelas conquistas para sua comunidade. "É uma satisfação muito grande ser chamado para participar todos os anos desse evento. Já conseguimos muita coisa, como uma escola para a comunidade, meios de trabalho, terra, mas a satisfação maior é porque aqui é um resgate de memória, que não podemos deixar acabar", comentou o indígena.
O governador reiterou a garantia de direitos dos índios e os avanços já conquistados para as comunidades, como escola e terras para trabalharem. “O índio quer o que todos nós queremos, meios para trabalhar, estudar e, acima de tudo, respeito. Temos várias comunidades indígenas no Piauí, o IBGE está aqui para provar isso. Seres humanos com total capacidade de trabalhar e que precisam ter seus direitos reconhecidos", explicou Wellington, que solicitou à vice-governadora Regina Sousa que coordene a política indígena no Estado.
A programação segue com uma exposição do artista plástico Orlando Bonfim, além de palestras e mesas-redondas, no qual serão colhidas propostas e levada para apreciação do governador.
Autoria: Marília Andrade
Abertura da Semana dos Povos Indígenas

Abertura da Semana dos Povos Indígenas

Abertura da Semana dos Povos Indígenas

Abertura da Semana dos Povos Indígenas

Abertura da Semana dos Povos Indígenas

Abertura da Semana dos Povos Indígenas

Abertura da Semana dos Povos IndígenasAbertura da Semana dos Povos Indígenas

Abertura da Semana dos Povos Indígenas

fonte http://www.pi.gov.br

EIPMON participa de prova de hipismo

EIPMON participa de prova de hipismo



Na noite de sábado, 13, foi realizada, no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, a primeira etapa do Campeonato de Provas de Hipismo, organizado pelo Esquadrão Independente de Policiamento Montado da PMPI – EIPMONT – e Jockey Clube.

hipismo
hipismo
hipismo
hipismo
Participaram atletas da Escolinha de Hipismo da Cavalaria PMPI, da Escolinha da Sociedade Hípica e da Federação Hípica Maranhense. As provas foram dividas em quatro categorias (escolinha, iniciante, intermediaria e principal), sendo a  premiação em troféus e medalhas.

O Major Jamson, Comandante do EIPMONT, afirma que o esporte oferece inúmeros benefícios, como equilíbrio, autoconfiança e disciplina, além de ser uma atividade agregadora para o desenvolvimento e para superar limites.

Maria Vitória, de 11 anos, pratica o esporte desde janeiro para incentivar uma prima que admira a modalidade. Segundo ela, após praticar o hipismo com o cavalo Zeus, está encantada pelo esporte e pretende continuar incentivando outras meninas. Bárbara pesquisou lugares em Teresina para praticar hipismo, foi direcionada à Escola da Cavalaria da Polícia Militar do Piauí e, há dois meses, monta o cavalo conhecido como General. Cláudio Mendes, pai da atleta Maria Clara, percebeu mudanças na autoconfiança e diminuição de sintomas de ansiedade, e afirma que esse desenvolvimento vem melhorando a relação interpessoal entre eles. 

O evento promoveu  a integração de crianças e alunos que praticam hipismo em vários horários diferentes durante a semana, sendo esta a primeira vez desse encontro como suporte para fortalecer o grupo.


Postagem: Cabo Larissa e Jardenya Bezerra
Fotos: Jardenya Bezerra







Professores da Uespi aprovam fim da greve, mas categoria permanecerá mobilizada

Professores da Uespi aprovam fim da greve, mas categoria permanecerá mobilizada

Governo e professores ainda vão discutir em junho três das principais reivindicações da categoria: reajuste, concurso para efetivo e autonomia para a Uespi.

Em assembleia-geral realizada na manhã desta segunda-feira (15), os professores da Universidade Estadual do Piauí decidiram encerrar a greve que havia sido iniciada desde o dia 18 de março. 
Na última sexta (12), durante audiência de conciliação realizada no Tribunal de Justiça do Piauí, o Governo do Estado já havia chegado a um consenso com os membros da diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí (Adcesp). Nesta segunda, os professores aprovaram a decisão de retomar as atividades, o que deve ocorrer na próxima segunda-feira (22), quando o novo calendário letivo estiver pronto.
O fim do movimento ocorre sem que haja uma resposta do governo para três das mais importantes reivindicações da categoria: o reajuste salarial de 35%, a autonomia financeira da universidade e a realização de concurso público para professores efetivos. 
Ficou agendada para o dia 7 de junho uma nova reunião para que o governo e os representantes dos servidores voltem a tratar desses três pontos.  
A coordenadora-geral da Adcesp, Rosângela Assunção, afirma que o fim da greve é uma forma de mostrar ao governo que os docentes estão dispostos a dialogar, e aguardam um comportamento recíproco por parte do Executivo.
Por outro lado, ela alerta que a categoria continuará mobilizada, inclusive realizando paralisações pontuais e atos públicos.

Na audiência de sexta, mediada pelo desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas, o Governo do Estado firmou o compromisso de, até o dia 29 de abril, contratar professores temporários para atender as disciplinas que estão descobertas - quase 300, atualmente. E acertou que será prorrogada a validade do último certame, com o promessa de que 26 classificados sejam nomeados - sendo nove a princípio e os demais à medida que o Executivo conseguir cumprir o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal para gastos com pessoal.
O governo também comprometeu-se a efetivar as progressões, mudanças de regime e promoções dos professores, bem como a destinar recursos para obras emergenciais nos campi da instituição, as quais serão selecionadas pela Reitoria. 
Houve, ainda, o compromisso de regularizar o pagamento das bolsas estudantis da universidade. E o governo ficou de lançar um novo edital com oferta de bolsas na mesma quantidade ofertada no ano passado, além de criar um calendário para que elas sejam pagas nas mesmas datas em que são efetuados os pagamentos dos salários dos professores e demais servidores da instituição.
Antonio Dias, coordenador de comunicação da Adcesp, afirma que os professores da Uespi continuarão vigilantes, cobrando do governo a execução dos pontos que já foram acordados. Ele enumera uma série de situações que não podem mais ser toleradas pela categoria, como a defasagem salarial que, segundo a associação, vem sendo acumulada há cinco anos, os casos de professores que, mesmo após concluírem o doutorado, continuam recebendo como mestres, os atrasos nos pagamentos das bolsas estudantis e a precariedade estrutural dos campi, bem como a ausência de um restaurante universitário. 
"O governo fez uma proposta e a gente entende que é positiva, embora esteja muito aquém de atender todas as reivindicações da categoria. Mas, além da suspensão da greve, a categoria também aprovou um calendário de lutas e mobilizações. Vamos nos manter atentos, e caso o governo não cumpra suas propostas vamos retomar a mobilização", avisa o Antonio Dias.

fonte www.portalodia.com

Idoso é assassinado ao reagir a assalto em parada de ônibus na zona Sudeste

Idoso é assassinado ao reagir a assalto em parada de ônibus na zona Sudeste

Firmo Rodrigues Santiago tinha 83 anos e estava em uma parada de ônibus quando foi abordado por dois homens chegaram em uma motocicleta. Idoso reagiu mostrando facão.

Parada de ônibus onde Firmo Rodrigues Santiago foi assassinado - Foto: Policia Oliveira/O Dia
Um idoso de 83 anos de idade, identificado como Firmo Rodrigues Santiago, foi assassinado a tiros na manhã desta segunda-feira (15) quando estava em uma parada de ônibus no conjunto São Sebastião, zona Sudeste de Teresina. Ele foi abordado por dois homens em uma motocicleta, que chegaram anunciando o assalto. Segundo a polícia, o idoso teria puxado um facão para reagir à abordagem, mas acabou sendo alvejado.
De acordo com o tenente Costa, do 8º BPM, os suspeitos estão foragidos.  “Ao que consta eles anunciaram o assalto e ameaçaram investir contra uma conhecida que lhe fazia companhia. Então ele agiu rápido e mostrou o facão aos dois. Nisso, o garupa acabou atirando três vezes contra ele e fugiram logo em seguida”, explica o tenente.
Vizinhos de Firmo lamentaram o ocorrido. "Ele era muito gente boa conversava com todo mundo todos os dias. Nós saímos cedo para vir caminhar só que ele ficava na parada acompanhando a nossa vizinha e eu seguia fazendo a rota até o final da rua, mas hoje por acaso eu atrasei. Quando eu cheguei minutos depois foi que vi toda aquela aglomeração de pessoas e quando me aproximei eu vi que era ele", diz o aposentado Agnelo neto, 65 anos, vizinho do idoso.
Os suspeitos do crime seguem foragidos, mas a polícia já está de posse de suas descrições físicas, bem como das características da motocicleta usada no latrocínio. Policiais da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa foram acionados para colher as primeiras e fazer a perícia. O caso seguirá sob investigação.

fonte www.portalodia.com

General Mourão recebe título de cidadão piauiense na próxima semana

General Mourão recebe título de cidadão piauiense na próxima semana

A proposta foi feita pelo deputado estadual Fernando Monteiro (PRTB)

O vice-Presidente da República, general Hamilton Mourão, estará em Teresina na próxima sexta-feira (26), onde irá receber o título de cidadania piauiense. A proposta foi feita pelo deputado estadual Fernando Monteiro (PRTB) e foi subscrita pelo deputado Henrique Pires (MDB). Hamilton Mourão estará na capital dia 26 e deve participar da abertura da 24ª Convenção Lojista do Piauí.

O vice-Presidente da República, General Hamilton Mourão (Foto: Divulgação)
Fernando Monteiro, ressalta que o mesmo está à frente das solicitações realizadas por ele e o governador Wellington Dias (PT), no que se refere ao pagamento do débito da união da venda da Cepisa, a retomada das obras da ferrovia Transnordestina, o andamento da barragem de algodões e o plano de segurança para as barragens do estado do Piauí. 
“Essas são ações importantíssimas para o desenvolvimento do Estado”, disse Monteiro.
Fernando Monteiro (Foto: Lucas Sousa/Portal AZ)
Fernando Monteiro deve receber Hamilton Mourão ao lado do atual presidente do PRTB, Levy Fidélix, que estará em Teresina no dia 25.

Policial militar é baleado em tentativa de assalto na zona Leste

Policial militar é baleado em tentativa de assalto na zona Leste

A vítima foi atingida no tórax e no queixo

Um policial militar foi alvejado com disparos de arma de fogo durante tentativa de assalto na região do bairro Pedra Mole, zona Leste de Teresina. O suspeito de ter praticado o crime foi identificado como Antônio Carlos de Oliveira.

Sede do 5° Batalhão de Polícia Militar, na zona Leste de Teresina (Foto: Divulgação/PM-PI)
O policial, não identificado, foi atingido no tórax e no queixo. O caso aconteceu na noite do domingo (14).
Antônio foi capturado por populares e sofreu tentativa de linchamento. As agressões só pararam com a chegada de guarnições do 5° Batalhão de Polícia Militar. Ele foi socorrido e levado para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e, posteriormente, à Central de Flagrantes.
“A viatura foi acionada, via Copom [Centro de Operações Policiais Militares], para atender a uma ocorrência envolvendo disparo de arma de fogo em um bar. Chegando lá os policiais se depararam com a população tentando linchar o suspeito de ter atirado no policial militar”, informou a coronel Elza Soares, relações públicas da Polícia Militar do Piauí.
Com o suspeito policiais apreenderam um revólver calibre .38, com três munições não deflagradas.
A vítima também foi levada ao HUT, onde já passou por procedimentos cirúrgicos. De acordo com a Polícia Militar do Piauí, o estado do militar é estável.