segunda-feira, 6 de março de 2017

Defensoria Pública integra Justiça Itinerante na Vermelha

Defensoria Pública integra Justiça Itinerante na Vermelha

A ação prossegue até a quinta-feira (09) com distribuição de 100 senhas diariamente.

Defensores públicos orientam assistidos (Foto:Lázaro Lemos)

A Defensoria Itinerante da DPE-PI iniciou, nesta segunda-feira (6), mais uma participação na Jornada Justiça Itinerante. O atendimento ao público é realizado no Conselho Estadual da Cultura, na rua Treze de Maio, nº 1553, bairro Vermelha.
No primeiro dia da ação, nesta segunda-feira, estiveram presentes ao local, o diretor da Defensoria Itinerante, defensor público Afonso Lima da Cruz Júnior e as defensoras públicas Ana Cristina Carneiro de Melo, Ana Teresa Ribeiro da Silveira e  Karolyne Duarte Chaves Ellery Barreira.
A jornada segue até a quinta-feira (9), com distribuição de 100 senhas diárias, sendo que na sexta-feira (10), será feita a entrega das documentações que os juízes integrantes da ação conseguirem concluir. O excedente é sempre disponibilizado para a população na semana seguinte, na sede da Justiça Itinerante, no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.
A equipe da Defensoria Itinerante presta atendimento e orientações sobre reconhecimento de paternidade, serviços de  retificação de registro civil de nascimento, suprimento de óbito, divórcio consensual, homologação de acordo de pensão alimentícia, restauração de assento de nascimento, reconhecimento e dissolução de união estável, entre outros considerados ações de natureza consensual.
O diretor da Defensoria Itinerante, Afonso Júnior, diz que é esperado um crescimento em relação ao serviço prestado pela Itinerante. “A expectativa é a melhor possível porque, a cada jornada, observamos que a demanda cresce cada vez mais. É um trabalho já consagrado aqui no estado do Piauí. Hoje mesmo, no primeiro dia, registramos um número expressivo de pessoas para resolver essas demandas de menor complexidade. Esperamos que durante todo o ano tenhamos sucesso, como já vem sendo anteriormente para consagrar esse trabalho que continua agraciando a população do Piauí”, afirma o defensor.
"Entendo que a participação junto à Justiça Itinerante é um importante instrumento de aproximação da Defensoria à comunidade. Uma excelente oportunidade de contribuir para o exercício de direitos de forma célere, eficiente e satisfatória, tanto do ponto de vista do cidadão, que se sente ouvido e efetivamente assistido, quanto das instituições que têm como missão garantir o acesso à Justiça em todas as suas dimensões", afirma  Ana Teresa Ribeiro da Silveira.
População compareceu ao primeiro dia do atendimento( Foto: Lázaro Lemos)
Justiça Itinerante
A Jornada Justiça Itinerante é desenvolvida pelo Tribunal de Justiça do Piauí e tem a DPE-PI como parceira. A Defensoria Itinerante da DPE-PI conta, além da direção do defensor público Afonso Lima da Cruz Júnior, com a coordenação da defensora pública Paula Batista da Silva, tendo ainda em seus quadros os defensores públicos Arilson Pereira Malaquias, na 1ª Defensoria Pública Itinerante e o defensor público Francisco Cardoso Jales, na 2ª Defensoria Pública Itinerante.

fonte http://www.piaui.pi.gov.br

Governo prevê projeção de Cajueiro da Praia como cidade turística

Governo prevê projeção de Cajueiro da Praia como cidade turística

Pacto entre Estado, município e redes de construção e hotelaria deverão transformar a cidade em modelo mundial de turismo sustentável


Em reunião com o Governo do Estado e a Secretaria de Turismo nesta segunda-feira (06), no Palácio de Karnak, o prefeito de Cajueiro da Praia, doutor Girvaldo e o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Andre Bahia, acordam pacto de projeção turística para a região da praia de Barra Grande. A ação consiste em um planejamento estratégico de treze anos que deverá transformar a cidade em referência em ecoturismo.

Dentre as ações que estão sendo planejadas, Cajueiro ganhará um terminal turístico, já em processo de construção, e um contorno rodoviário de acesso à região da Barrinha. O centro da cidade vai passar por uma etapa de drenagem urbana, melhorando o saneamento local. A orla da cidade também vai ser contemplada com obras como a Reserva dos Pescadores, que abrigará um mirante e um jardim botânico.

Uma das primeiras ações do projeto é propor alterações no Plano Diretor da cidade de Cajueiro. O pacto será composto de três eixos, balizados no diálogo entre a sociedade civil organizada junto com o poder público, o planejamento estratégico consistente e participativo e a busca por parcerias com grandes instituições filantrópicas que auxiliem na promoção e preservação do meio ambiente.

O Governo do Estado deverá auxiliar na garantia de ferramentas de infraestrutura e saneamento, a exemplo da Adutora do Litoral que deverá ter sua primeira etapa concluída em maio deste ano. O executivo também garante a aplicação de recursos federais de saneamento para a região. “Temos garantido 4 bilhões em investimentos em plano executivo de saneamento básico junto a Funasa e o Ministério das Cidades, que também vai contemplar a região de Barra Grande. Queremos trabalhar a efetivação do projeto através do funcionamento dos conselhos gestores que deverão acompanhar de perto essa reestruturação. Eles devem ser compostos por diferentes empreendedores da região e sociedade civil organizada”, garantiu.

A pista ampla do aeroporto regional de Parnaíba e sua proximidade com pontos turísticos, bem como com suas estradas de acesso, chama a atenção de investidores regionais, como é o caso da rede baiana de hotelaria TXAI, de Itacaré. Com o suporte do aeroporto, empresas poderão ampliar o fluxo de turistas nas cidades litorâneas do Piauí, garantindo leitos para estadia e hospedagem de visitantes.

O Governo do Estado também se comprometeu em efetivar programas de habitação preventivos, preparando a cidade com bolsões habitacionais. Para o governo, a prevenção vai evitar déficits de moradia, contribuindo para a organização paisagística da cidade. 

fonte http://www.piaui.pi.gov.br

5º BPM prende homem em boca de fumo com dinheiro e crack no bairro Dom Avelar

5º BPM prende homem em boca de fumo com dinheiro e crack no bairro Dom Avelar

dom

Tática 01 do 5ºBPM: CB Magalhães, CB Odilon e SD Bruno Viano com apoio da Tática 04 realizou nesta segunda (06) prisão de indivíduo de nome Francisco Jardel no bairro Dom Avelar em uma boca de fumo com uma quantia de 235 (duzentas e trinta e cinco) pedras de crack embaladas pra venda e 05 (cinco) pedras maiores não embaladas e R$ 442 reais em dinheiro trocado. Como nada mais foi dito nem perguntado o infrator foi deslocado para a Central de Flagrantes.

dom

fonte http://www.pm.pi.gov.br

Inicia o II Curso Operacional de Choque Montado

Inicia o II Curso Operacional de Choque Montado



Nesta manhã de segunda-feira (06) aconteceu no auditório do Quartel do Comando Geral a aula inaugural do II Curso Operacional de Choque Montado realizado pelo Esquadrão Independente de Polícia Montada da PMPI – EIPMONT.
20170306-cavalaria
20170306-cavalaria
Foram feitos testes físicos e exames médicos, e dos 44 inscritos, 33 foram selecionados para o curso que tem duração de 45 dias. 
Ainda hoje se iniciam as atividades práticas dentro e fora da Cavalaria.
Policiais Militares de Alagoas, Pernambuco, Roraima, Maranhão, Ceará, e também de fora do Brasil - dois oficiais da Polícia Nacional do Paraguai - também estão no curso.
Segundo o Comandante do EIPMONT,Major Jamson, o objetivo é capacitar ainda mais o efetivo da Cavalaria, e da Polícia Militar como um todo, para que este possa ser empregado em atendimento de ocorrências de alto risco.

Fotos: SGT F.Carvalho







fonte http://www.pm.pi.gov.br

Capitães participam de Aula Inaugural do CGESP/2017

Capitães participam de Aula Inaugural do CGESP/2017

Na manhã de hoje (06), realizou-se no auditório do QCG a aula inaugural do 7° Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública, o CGESP/2017. Na ocasião, os cinquenta e quatro Capitães, que realizarão o curso para se habilitarem ao posto de Major, assistiram à palestra “O cangaço e os volantes”, apresentada por Leandro Fernandes, cardiologista e pesquisador de cultura popular. Também estavam presentes os alunos do Curso de Habilitação a Oficial – CHO/2017.

aula inaugural CGESP/2017
aula inaugural CGESP/2017
aula inaugural CGESP/2017
aula inaugural CGESP/2017
aula inaugural CGESP/2017
aula inaugural CGESP/2017
aula inaugural CGESP/2017
Durante a solenidade de inauguração do curso, foram homenageados, com entrega de placas, os primeiros colocados das seis últimas edições do CGESP. Além disso, cinco autoridades que fizeram parte da mesa de honra também foram agraciadas com uma placa de homenagem. Compuseram a mesa o Secretário de Segurança Capitão Fábio Abreu, o Comandante Geral Coronel Carlos Augusto, o Subcomandante Geral Coronel Lindomar e o Reitor da UESPI Nouga Cardoso, dentre outras autoridades.

O CGESP, que teve sua primeira edição em 2003, é resultado de um convênio entre Polícia Militar do Piauí e Universidade Estadual do Piauí. Ao tomar a palavra, o Coronel Carlos Augusto ressaltou a importância do CGESP para a qualificação profissional e intelectual dos oficiais, além de enfatizar que, embora os policiais militares sejam muitas vezes confundidos com pessoas sem instrução, cerca de 80% dos praças da corporação possuem atualmente ensino superior, e muitos dos oficiais superiores são mestre e até doutores, o que mostra o elevado grau de instrução dos profissionais que fazem parte da corporação, caracterizando uma tropa capacitada.

Segundo o Tenente-Coronel Sá Júnior, diretor do Centro de Educação Profissional da PMPI (CEP), apesar das dificuldades enfrentadas nas primeiras edições, o CGESP é um curso de alta qualidade e que resulta em ótimos trabalhos monográficos, por isso acredita que esta edição que se inicia será um sucesso.

Para o Capitão Lisboa, que está matriculado na 7ª edição do CGESP, esta é uma oportunidade e ter acesso ao quadro dos oficiais superiores e poder participar mais ativamente das decisões tomadas dentro da corporação, contribuindo para o bom desempenho das atividades da Polícia Militar do Piauí.

Ao final da solenidade, alunos CHO fizeram apresentação musical para os presentes. Após o término da palestra, o Coronel Lindomar fez a entrega do certificado ao palestrante Leandro Fernandes.


Texto: Aluna CFC Larissa
Fotos: Sargento F. Carvalho, Cabo Paulo Brito e Aluna CFC Larissa















































































fonte http://www.pm.pi.gov.br

Trabalho da Guarda Municipal pode ser interrompido; falta cumprir a lei

Trabalho da Guarda Municipal pode ser interrompido; falta cumprir a lei

Representantes do Sindicato dos Guardas Municipais de Teresina (Sindcgm-THE) comunicaram ao 180 que o trabalho da Guarda Municipal pode ser interrompido por falta adequações na estrutura. As reivindicações são várias, em especial as que se referem ao salários e gratificações. 
O presidente alega que não é pago algumas das gratificações obrigatórias, como risco de vida, adicional noturno e periculosidade. Segundo ele, em outras cidades, o valor pago é bem diferente, a exemplo da cidade de Timon, no Maranhão, vizinha a capital piauiense. Ele também compara o que é pago aos servidores da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) em Teresina.
“Hoje a gente ganha cerca de R$ 1.169, o salário é baixo, se você for comparar com Timon, Recife ou outras cidades eles ganham cerca de R$ 3 mil e alguma coisa, a gente foi cobrar as gratificações que a lei diz que são obrigatórias, risco de vida, adicional noturno e periculosidade”, afirmou ele.
9.JPG
Ele relata ainda que, quando se reuniu junto ao delegado Samuel Silveira, secretario da Semtcas (Secretária Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social), órgão ao qual a Guarda será vinculada, mas não teve resposta satisfatória.
“Ele falou que não tem previsão para dar as gratificações este ano, alegou que o prefeito está cortando gastos, que estão demitindo estagiários, terceirizados, a prefeitura está sem recursos e não deu uma posição de quando a gente vai ter essas gratificações”, pontua o presidente.
Ainda falou sobre as dificuldades de estrutura, como viaturas melhor equipadas, a ausência de rádio para se comunicarem ou de motos para o patrulhamento e ainda da qualidade de materiais que disponibilizam.
01.JPG
"As viaturas não tem 'giroflex', em uma perseguição é difícil darem passagem, pois a identificação do carro é difícil, também não temos motos e nem rádios, se não tivermos créditos para nos comunicarmos fica difícil e as bicicletas já se encontram com defeitos", disse ele.
O presidente do sindicato também alerta para a população, temendo que esta possa não entender o motivo das exigências tão cedo, haja vista que os trabalhos da guarda se iniciaram há pouco tempo. Ele diz que as gratificações são impostas por lei, que estas tem que ser cumpridas e que os valores deveriam estar inclusos aos contracheques desde o início dos trabalhos. A categoria está completamente insatisfeita com o problema.
02.JPG
“Nós nem precisaríamos reivindicar, porque essas gratificações são impostas por lei, elas são obrigatórias, já deveriam estar inclusas no nosso salário desde o inicio, mas como não está, o jeito é a gente procurar secretario pra conversar. Dos 96 guardas em serviço atualmente, é unânime a insatisfação”, afirma o presidente do Sindgcm-THE.
Ele ressalta que o trabalho da guarda municipal e faz muito necessário ao bem estar dos teresinenses. A equipe da guarda possui um relatório extenso sobre fatos ocorridos na capital, onde foram apreendidos simulacros, armas brancas, várias apreensões de drogas além apreensão ambiental.

fonte 180graus.com

Piauí gasta quase R$100 mil mensal com pensões de ex-governadores e dependentes

Piauí gasta quase R$100 mil mensal com pensões de ex-governadores e dependentes

O Piauí paga pensão a seis ex-governadores e dois dependentes

Endividados e em crise financeira, os governos estaduais gastam pelo menos R$ 35,8 milhões por ano com o pagamento de pensões a ex-governadores e dependentes deles. O Piauí gasta R$ 99.072,00 mensal com pensão a seis ex-governadores e dois dependentes.
Em todo o país, 16 estados pagam esses benefícios. O gasto mensal é de R$ 2,98 milhões. Algumas dessas pensões são pagas inclusive a quem ocupou o cargo por poucos meses ou poucos dias.
Esses pagamentos são legais, mas tramitam na Justiça várias ações que questionam essas pensões. Na Bahia, por exemplo, no último dia 15, a Justiça suspendeu por liminar (decisão provisória) o pagamento de pensão vitalícia a ex-governadores.
A lista de quem recebe pensão como ex-governador inclui também políticos investigados e até condenados.
É o caso do ex-governador e ex-senador mineiro Eduardo Azeredo, condenado a 20 anos e 10 meses de prisão em 2015 pelo chamado mensalão tucano.
O ex-governador Pedro Pedrossian, governador do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, recebe duas pensões, uma de cada estado: R$ 24.117,64 e R$ 30.471,11, respectivamente, num total de R$ 54.588,75 por mês.
49 anos de contribuição
O Congresso já começou a discussão sobre a proposta de reforma da Previdência enviada pelo presidente Michel Temer. A principal mudança prevista é que homens e mulheres só terão direito à aposentadoria pelo INSS a partir dos 65 anos.
A proposta também prevê que os trabalhadores precisarão contribuir para o INSS por 49 anos para ter direito à aposentadoria integral, ou seja, equivalente ao salário. Esse valor, porém, tem um teto, que hoje é de R$ R$ 5.531,31, bem mais baixo que a maior parte das pensões pagas a ex-governadores e suas viúvas.
O levantamento do G1 mostra que pelo menos 16 estados brasileiros pagam pensão vitalícia: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Acre e Rondônia.
Procurado pelo G1, o governo da Bahia não respondeu aos pedidos de informações sobre pagamento de pensões. Entretanto, no último dia 15, uma liminar (decisão provisória) da Justiça suspendeu o pagamento de pensões a ex-governadores do estado.
O governo de Sergipe informou o valor das pensões pagas a viúvas, mas não divulgou o nome delas. O Piauí, que paga pensão a seis ex-governadores e dois dependentes, não informou os nomes deles.
Supremo
A discussão sobre a legalidade do pagamento de pensões está no Supremo Tribunal Federal (STF), que já suspendeu, por exemplo, o pagamento do benefício pelo governo do Pará.
O estado, no entanto, mantém o pagamento das pensões, numa despesa mensal de R$ 275 mil. A assessoria do governo informou que o jurídico estadual entende que a decisão do STF afeta apenas o pagamento de novas pensões.
O STF analisa ações semelhantes contra o pagamento de pensão vitalícia para ex-governadores do Acre, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e Sergipe.
Em alguns desses estados, a pensão não é mais garantida a novos governadores, mas continua sendo paga àqueles que adquiriram o direito por terem deixado o cargo quando a respectiva lei ainda estava vigente. É o caso do Piauí e do Rio Grande do Norte.

fonte www.portalaz.com.br

Nassau fecha sua fábrica de cimento no Piauí

Nassau fecha sua fábrica de cimento no Piauí


Unidade da fábrica de cimento Nassau em Fronteiras
A Itapissuma, gigante produtora do cimento Nassau, do Grupo João Santos, fechou suas portas hoje no município de Fronteiras. Instalada em Fronteiras e explorando jazida mineral no vizinho município de Pio IX, a empresa lançou hoje uma nota (reprodução abaixo) comunicando a suspensão de suas atividades.
No comunicado, a empresa alega que a medida deve-se à crise econômica que assola o país. Também revela que suas vendas caíram 80%. A nota convoca os funcionários a compareceram ao Clube Nassau para assinarem o comunicado de dispensa.
Com o fechamento da fábrica, centenas de trabalhadores ficam sem emprego. O impacto da medida é desastroso para a economia da região. A empresa já vinha sinalizando dificuldades há algum tempo. A situação se agravou no mês passado.
No dia 17 de fevereiro, os trabalhadores decidiram paralisar as atividades por tempo indeterminado, por conta de atraso salarial. Com pouco mais de 500 funcionários, a empresa estaria sem pagar salários aos seus colaboradores há pelo menos três meses. Em seguida, a fábrica anunciou a redução de seu plantel de operários quase pela metade.
Foto: Lagoa do Rato

Impulso econômico

A instalação da fábrica de cimento em Fronteiras deu grande impulso ao desenvolvimento econômico e social do município e da região. A indústria está localizada na zona rural de Fronteiras, no limite com o município de Pio IX, próxima à localidade Quixaba, onde se encontra uma das maiores e melhores jazidas de mármore do mundo, comparada inclusive à de Carrara, na Itália.
A fábrica já foi apontada como uma das mais importantes do Nordeste e contribuiu para que Fronteiras alcançasse em 2012 o terceiro maior PIB per capita do Piauí (R$ 14.319,49). Quase igual, portanto, à média nacional (R$ 16.917,66) e mais de duas vezes maior do que a média estadual (R$ 6.051,10), conforme levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A sede do Grupo Nassau fica em Recife. Fundada por João Pereira dos Santos, patriarca da família, a marca homenageia o holandês Maurício de Nassau. O empresário João Santos - conhecido por "Seu Santos", como gostava de ser chamado - fundou um império que incluiu, além das fábricas de cimento, companhias de açúcar e papel, fazendas, empresas de comunicação (TV e jornal) e uma empresa de táxi aéreo. Ele faleceu em 2009 e seu império começou a entrar em dificuldades.
As onze fábricas do Grupo João Santos, todas iniciadas pelo prefixo “ita”, de origem Tupi e que significa pedra, estão distribuídas em 10 estados do Norte, Nordeste e Sudeste: Cibrasa (Capanema – PA), Itapuí (Barbalha – CE), Itabira (Cariacica – ES), Itaguassu (Nossa Senhora do Socorro – SE), Itapessoca (Goiana – PE), Itapetinga(Mossoró – RN), Itapicuru - Codó – MA), Itapissuma (Fronteiras – PI), Itautinga (Manaus – AM), Itacimpasa (Itaituba – PA) e Itaguarana (Ituaçu – BA).
O comunicado sobre o fechamento da fábrica de cimento em Fronteiras

fonte cidadeverde.com


Filho do vereador 'Carlitus' sofre infarto e morre em Luís Correia

Filho do vereador 'Carlitus' sofre infarto e morre em Luís Correia


Morreu hoje (6) o empresário Carlos José Rodrigues Machado Júnior, filho do vereador Carlos Machado, o Carlitus (PSD). Carlitus Júnior como era conhecido era dono de uma barraca na praia peito de moça e a família inteira é responsável pela marca Barraca do Carlitu's, conhecida há 20 anos na praia de Atalaia, na cidade de Luís Correia. 
Em contato com o Cidadeverde.com o vereador Carlitus explica que o filho passava mal desde a noite deste domingo (05) e hoje pela manhã desmaiou, quando foi levado para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde. "Ele sentiu umas dores no peito e de manhã cedo desmaiou. A esposa dele socorreu e levou para o Dirceu. Lá ele teve um infarto, ainda chegou a ser levado para a UTI, mas não resistiu", descreveu o pai.
A notícia já está causando comoção nas redes sociais, onde amigos, familiares e funcionários lamentam a morte prematura de Carlos Machado. 
Luto oficial
Carlos era empresário e professor do município de Luís Correia. Ele deixa mulher e filhos. O prefeito de Luís Correia, Kim do Carangueijo, decretou luto oficial de três dias pela morte do servidor. Carlos Júnior será velado no Ginásio Poliesportivo "Verdinho" em Luís Correia e o enterro está previsto para as 10h desta terça-feira )07) no cemitério da avenida Caramuru em Parnaíba.

fonte cidadeverde.com

Forte chuva provoca alagamentos em ruas e avenidas de Barras

Forte chuva provoca alagamentos em ruas e avenidas de Barras



As avenidas Pinheiro Machado e São José e inúmeras ruas de Barras, foram tomadas pelas águas na tarde desta segunda 06/03 devido forte chuva que caiu sobre a cidade.




fonte http://www.agrandebarras.com.br

Advogados revelam que há gente poderosa envolvida com grilagem no Piauí

Advogados revelam que há gente poderosa envolvida com grilagem no Piauí

Gestores e membros do judiciário estariam envolvidos

As prisões da última semana, envolvendo advogados e um Juiz de direito aposentado são apenas a ponta do iceberg, conforme afirmam os advogados que militam na área agrária, José Odon Maia Alencar Filho e Antonio Tito Pinheiro Castelo Branco que já vinham formulando várias denúncias referentes à grilagem de terras no sul do Piauí.
Ao se referirem às prisões do ex-juiz Cícero Rodrigues e de advogados envolvidos com grilagem no interior do Piauí, feitas em operação do Gaeco, na última sexta-feira, os advogados José Odon Maia Alencar Filho e Antonio Tito Pinheiro Castelo Branco chegaram a apontar que ainda existe muita gente grande envolvida, advogados, gestores, membros do Judiciário e empresários de fora do Estado.
Em conversa recente eles já haviam demonstrado vários crimes perpetrados por autoridades,advogados, membros do Poder Judiciário, sendo vários destes grileiros travestidos de autoridades. Lamentam que a OAB nunca deu apoio aos advogados que buscam a apuração dos fatos.
Segundo eles, casos emblemáticos envolvendo o Grupo Tomazini, no qual o advogado preso, Lincon Hermes Saraiva Guerra, teve participação fundamental, intermediando e confeccionando o contrato que lesou várias famílias da região de Uruçuí, Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro.
Eles lembram que Lincon e um sujeito de nome Luis Lobo Costa, fizeram uma simulação de venda das áreas das famílias lesadas para uma empresa intitulada Terra Imóveis Ltda., pertencente ao também grileiro, João Batista Fernandes – conhecido como JB – por um preço irrisório e, logo após, fizeram a venda para o Grupo Tomazini pelo valor de R$ 80 milhões, provocando enorme prejuízo aos membros das famílias que realmente eram as donas das áreas mencionadas.
José Odon e Antônio Tito informam que Lincon Hermes Saraiva Guerra chegou a conseguir uma decisão liminar e imediatamente uma sentença de mérito em um processo, estando com carga ao próprio advogado, com a participação notória do então Juiz José Ribamar Oliveira e Silva que respondia pela Comarca de Uruçuí/PI.
Há pouco mais de três anos, José de Ribamar Oliveira e Silva foi afastado por envolvimento com o ex-coronel Correia Lima. Era juiz criminal em Parnaíba quando liberou o chefe do crime organizado para tratamento de saúde, alegando que sua prisão na penitenciária de Parnaíba era em regime semi-aberto.
Segundo dialogo entre Correia Lima e um preso, em sua cela, na penitenciária, ele saiu para assassinar o deputado estadual Robert Rios e o jornalista  Arimatéia Azevedo. Teria ido ao Theresina Shopping, onde os dois costumavam se encontrar, mas não não viu oportunidade para praticar o crime, porque, segundo ele, um dos netos que o acompanhavam, começou a chorar.
Denúncia no CNJ
Os advogados José Odon e Antônio Tito Castelo Branco Informam ainda que os casos por eles denunciados estão sendo investigados e apurados pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ – e pela Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, onde esperam uma manifestação definitiva e a necessária tomada de providências no sentido de punir todos os envolvidos, nos termos da legislação em vigor.
“Esperamos que o GAECO do Ministério Público do Estado do Piauí continue com o exemplar trabalho que vem desempenhando na apuração e promoção de punição dos envolvidos. A OAB infelizmente nunca deu apoio aos advogados que buscam a apuração dos fatos, posto que na gestão anterior, o próprio Ex-Presidente Willian Guimarães está entre os envolvidos em uma denúncia formulada pelo empresário Dagoberto Antonio Faedo contra o Ex-Governador Wilson Martins, o Ex-Presidente do Interpi, Tadeu Maia onde se utilizou a própria máquina do Estado para grilar terras e prejudicar o mencionado empresário, ou seja, como o dito Ex-Presidente da OAB iria apurar fatos em que ele próprio parece está envolvido?”,
Eles esperam o apoio da atual gestão da OAB, lembrando que o atual presidente Chico Lucas, chegou a prometer o envolvimento da entidade no apoio à causa, porém, até o presente momento parece ter defendido interesses de outras partes, sem cobrar os rigores nas investigações já em tramitação.

fonte www.portalaz.com.br

Bandidos atiram e assaltam empresário, em Altos

Bandidos atiram e assaltam empresário, em Altos

Os bandidos ainda foram perseguidos mas conseguiram fugir e abandonar um veículo

No começo da tarde de hoje(06), um empresário do ramo da construção civil da cidade de Altos, sofreu um assalto a mão armada, antes de chegar ao seu destino, que seria o Banco Bradesco, que fica localizada na Avenida João de Paiva, no centro de Altos. 

O empresário teria estacionado o seu veículo na frente do Banco e ao sair, os bandidos que estavam provavelmente na espera, anunciaram o assalto. Os mesmo fugiram em uma Picape Strada, de cor vermelha. A placa do carro é clonada e pertence a um modelo Gol.

eb276ec8-8a54-4bcf-b48a-3a78967f0258.jpg

O empresário chegou a perseguir os bandidos até o Bairro Baixão de São José, mas após perceberem que estavam sendo seguidos, atiraram contra o empresário e abandonaram o veículo, fugindo em outro, um utilitário modelo Pagero TR4, de cor prata.

Uma ação parecida foi registrada a menos de uma semana também na cidade de Altos. Quando um homem iria depositar valores na Caixa Econômica.

Fonte: http://altosnoticia.com.br