domingo, 5 de dezembro de 2021

Com 350 animais e 500 pessoas, Cavalgada abre a 70ª Expoapi

 Cavalgada abriu oficialmente a 70ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), na manhã deste domingo (5)

Com 350 animais e 500 pessoas montadas e na organização e apoio, a Cavalgada abriu oficialmente a 70ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), na manhã deste domingo (5), começando no Balão do São Cristóvão, na zona Leste, até o Parque de Exposições Agropecuárias Dirceu Arcoverde , na zona rural de Teresina.

Luiz Augusto de Oliveira, presidente da APCEQ (Associação Piauiense dos Criadores de Equinos), disse que a Cavalgada reuniu 350 animais e 500 pessoas montadas nos cavalos e no apoio. "É a grande abertura da 70ª Expoapi e consagramento de familiares e dos criadores de equinos do Piauí", afirmou.

Expoapi inicia com Cavalgada (Foto: Efrém Ribeiro)Expoapi inicia com Cavalgada (Foto: Efrém Ribeiro)

Crianças e adultos levaram seus animais. Luiz Arthur, de 6 anos, filho do assessor político Marcelo Vasconcelos Castelo Branco, participou da Cavalgada montado em um potro. "Eu sei cavalgar", falou Artur.

"Eu cavalgo desde criança e mantenho um cavalo na fazenda para momentos de lazer", afirmou a médica Milena Madeira, da fazenda Aracamirim, do município de Cajazeiras do Piauí.

Expoapi inicia com Cavalgada (Foto: Efrém Ribeiro)Expoapi inicia com Cavalgada (Foto: Efrém Ribeiro)Expoapi inicia com Cavalgada (Foto: Efrém Ribeiro)

O vaqueiro Cláudio Alves Ferreira, de  42 anos, da fazenda no povoado Extrema, do município de  Demerval Lobão (40 km de Teresina) estava vestido de gibão de couro. Ele comentou sobre a saudade que levava do evento, que não foi realizado no ano passado devido à pandemia da Covid-19.

"É um prazer muito grande participar da Cavalgada para celebrar o que fazemos diariamente, que é cuidar do gado", afirmou Cláudio Alves.

Expoapi inicia com Cavalgada (Foto: Efrém Ribeiro)Expoapi inicia com Cavalgada (Foto: Efrém Ribeiro)Expoapi inicia com Cavalgada (Foto: Efrém Ribeiro)

Até mesmo o padre Padre Neto Rêgo, paróco da Igreja de Nossa Senhora das Cadeiras, do bairro Morro, na zona Leste de Teresina, abençoou os cavalos, vaqueiros e criadores de gado, cavalos e equinos que participaram da Cavalgada.



O secretário estadual da Fazenda e pré-candidato do PT ao Governo do Estado, Rafael Fonteles, participou da Cavalgada com o deputado estadual João Mádison Nogueira (MDB) e o deputado federal Fábio Abreu (PL), todos montados em cavalos. 

"É a maior Feira Agropecuária do Nordeste do Brasil, é um grande espaço de intercâmbio dos pecuaristas e que reforça a nossa potencialidade histórica para a pecuária", expressou Rafael Fonteles.

O deputado federal Fábio Abreu disse que participa todos os anos da Cavalgada. "Eu participo da Cavalgada da Expoapi e de outras cavalgadas. Participo também como criador", falou Fábio Abreu.

O presidente da Associação Piauiense dos Criadores de Zebu (APCZ), André Nogueira, disse  que a Expoapi, aberta oficialmente com a Cavalgada já ultrapassou todos os números que vinham sendo projetados.

Segundo André Nogueira, o número de criadores expondo aumento em 20 passando 600 para 700 criados e estão sendo expostos 6 mil animais de 18 estados brasileiros. Agora a projeção de faturamento é de R$ 45  milhões com a venda de animais, contratos com agências financeiras e venda de máquinas e equipamentos agrícolas. "A Expoapi é uma gigante do agronegócio nacional", afirmou. 

Presidente da Associação Piauiense dos Criadores de Zebu (APCZ), André Nogueira - Foto: Efrém Ribeiro

André disse ainda que, além de movimentar a economia do estado, estimula o empreendedorismo na área do turismo, artesanato, cultura e agropecuária. “Temos grandes atrações nacionais, além disso reunimos  o melhor da pecuária e agricultura do piauí e outras regiões do país”, explicou.

A edição comemorativa de 70 anos da Expoapi é uma realização do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado do Agronegócio e Empreendedorismo Rural  (Seagro), Secretaria do Turismo do Estado do Piauí e APCZ, com o apoio da Prefeitura de Teresina, Sebrae e Senar. 





O deputado estadual João Mádison afirmou que a 70ª edição da Expoapi, no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, vai movimentar cerca de R$ 40 milhões em negócios durante o evento, que vai de domingo, 5, a 12 de dezembro.

fonte meionorte.com

Piauí Ministério Público inspeciona Unidade de Saúde de Matias Olímpio

 Segundo o órgão ministerial, foram vistoriados os seguintes setores da unidade de saúde: a sala de curativo, a sala da Central de Material e Esterilização, a sala de medicação, entre outros.

Nessa sexta-feira (03), o Ministério Público do Piauí, por meio da Promotoria de Justiça de Matias Olímpio e do Caods (Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde), realizou uma inspeção virtual na Unidade Mista de Saúde de Matias Olímpio. Os trabalhos foram coordenados pelos promotores de Justiça Carlos Rogério Bezerra, responsável pela PJ de Matias, e Karla Furtado, coordenadora do Caods.

Segundo o órgão ministerial, foram vistoriados os seguintes setores da unidade de saúde: a sala de curativo, a sala da Central de Material e Esterilização, a sala de medicação, a sala de estabilização, o consultório médico, a sala de observação, recepção, farmácia, entre outros.

  • Foto: Divulgação/MPPIUnidade de Saúde fiscalizada pelo MPPIUnidade de Saúde fiscalizada pelo MPPI

De acordo com o MPPI, além dos aspectos relacionados à estrutura física da unidade, a equipe averiguou questões relativas ao estoque e ao armazenamento de medicamentos e vacinas, a preparação e a administração de fármacos, a organização do fluxo de atendimento a pacientes, principalmente, aqueles com sintomas de síndromes gripais, a esterilização de materiais, e higienização dos espaços.

Ainda conforme o MPPI, entre os encaminhamentos da audiência ficou definido que os profissionais da saúde que atuam na esterilização dos materiais usados pela unidade de saúde devem passar por treinamento ministrado pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado. Outra medida a ser executada consiste na aquisição de geladeira para armazenamento das vacinas.

Uma nova audiência será realizada em janeiro do próximo em continuidade às discussões sobre as melhorias para a UBS Mista de Matias Olímpio.

Participaram da fiscalização representantes do Crefito-14 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª Região), do Coren (Conselho Regional de Enfermagem), da Divisa (Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado), da Diretoria de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH), da Secretaria Municipal de Saúde de Matias Olímpio.

fonte www.viagora.com.br

Dona de loja é morta enquanto trabalhava em shopping de Luís Correia

 Foto enviada por internauta

A proprietária de uma loja localizada no Shopping Amarração, em Luis Correia, identificada como Sâmia Araújo, foi morta no final da tarde deste sábado (4), enquanto trabalhava no estabelecimento. O marido dela também foi atingido no tórax, mas foi socorrido com vida e está internado no Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba.

De acordo com o tenente Sales, da Polícia Militar de Luis Correia, o crime foi cometido por dois homens que chegaram em uma moto.

"Chegaram dois elementos de capacete na loja dela de confecções e, segundo a funcionária que estava presente, eles anunciaram o assalto", afirmou.

De acordo com a PM, além da proprietária, do marido e da funcionária, os dois filhos pequenos do casal também estavam no local.

"O primeiro a ser atingido foi o companheiro dela. Ela se agachou e também foi alvejada. Não levaram nada e fugiram", relatou o tenente.

A polícia descarta o latrocínio. "Ele foi atingindo no tórax e encontra-se internado no Heda e ela foi a óbito no local", destaca.

A dupla fugiu e a polícia continua as diligências atrás dos suspeitos.

fonte cidadeverde.com