Cavalgada abriu oficialmente a 70ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), na manhã deste domingo (5)
Com 350 animais e 500 pessoas montadas e na organização e apoio, a Cavalgada abriu oficialmente a 70ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), na manhã deste domingo (5), começando no Balão do São Cristóvão, na zona Leste, até o Parque de Exposições Agropecuárias Dirceu Arcoverde , na zona rural de Teresina.
Luiz Augusto de Oliveira, presidente da APCEQ (Associação Piauiense dos Criadores de Equinos), disse que a Cavalgada reuniu 350 animais e 500 pessoas montadas nos cavalos e no apoio. "É a grande abertura da 70ª Expoapi e consagramento de familiares e dos criadores de equinos do Piauí", afirmou.
Crianças e adultos levaram seus animais. Luiz Arthur, de 6 anos, filho do assessor político Marcelo Vasconcelos Castelo Branco, participou da Cavalgada montado em um potro. "Eu sei cavalgar", falou Artur.
"Eu cavalgo desde criança e mantenho um cavalo na fazenda para momentos de lazer", afirmou a médica Milena Madeira, da fazenda Aracamirim, do município de Cajazeiras do Piauí.
O vaqueiro Cláudio Alves Ferreira, de 42 anos, da fazenda no povoado Extrema, do município de Demerval Lobão (40 km de Teresina) estava vestido de gibão de couro. Ele comentou sobre a saudade que levava do evento, que não foi realizado no ano passado devido à pandemia da Covid-19.
"É um prazer muito grande participar da Cavalgada para celebrar o que fazemos diariamente, que é cuidar do gado", afirmou Cláudio Alves.
Até mesmo o padre Padre Neto Rêgo, paróco da Igreja de Nossa Senhora das Cadeiras, do bairro Morro, na zona Leste de Teresina, abençoou os cavalos, vaqueiros e criadores de gado, cavalos e equinos que participaram da Cavalgada.
O secretário estadual da Fazenda e pré-candidato do PT ao Governo do Estado, Rafael Fonteles, participou da Cavalgada com o deputado estadual João Mádison Nogueira (MDB) e o deputado federal Fábio Abreu (PL), todos montados em cavalos.
"É a maior Feira Agropecuária do Nordeste do Brasil, é um grande espaço de intercâmbio dos pecuaristas e que reforça a nossa potencialidade histórica para a pecuária", expressou Rafael Fonteles.
O deputado federal Fábio Abreu disse que participa todos os anos da Cavalgada. "Eu participo da Cavalgada da Expoapi e de outras cavalgadas. Participo também como criador", falou Fábio Abreu.
O presidente da Associação Piauiense dos Criadores de Zebu (APCZ), André Nogueira, disse que a Expoapi, aberta oficialmente com a Cavalgada já ultrapassou todos os números que vinham sendo projetados.
Segundo André Nogueira, o número de criadores expondo aumento em 20 passando 600 para 700 criados e estão sendo expostos 6 mil animais de 18 estados brasileiros. Agora a projeção de faturamento é de R$ 45 milhões com a venda de animais, contratos com agências financeiras e venda de máquinas e equipamentos agrícolas. "A Expoapi é uma gigante do agronegócio nacional", afirmou.
André disse ainda que, além de movimentar a economia do estado, estimula o empreendedorismo na área do turismo, artesanato, cultura e agropecuária. “Temos grandes atrações nacionais, além disso reunimos o melhor da pecuária e agricultura do piauí e outras regiões do país”, explicou.
A edição comemorativa de 70 anos da Expoapi é uma realização do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado do Agronegócio e Empreendedorismo Rural (Seagro), Secretaria do Turismo do Estado do Piauí e APCZ, com o apoio da Prefeitura de Teresina, Sebrae e Senar.
O deputado estadual João Mádison afirmou que a 70ª edição da Expoapi, no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, vai movimentar cerca de R$ 40 milhões em negócios durante o evento, que vai de domingo, 5, a 12 de dezembro.