sábado, 5 de maio de 2018

Ônibus estava na contramão no momento do acidente, diz PRF

Ônibus estava na contramão no momento do acidente, diz PRF

Ônibus e caminhão bateram de frente na BR-153 (Foto: Divulgação/PRF)

ônibus da Real Sul Turismo que bateu de frente com um caminhão na BR-153 próximo a Colinas do Tocantins estava na contramão no momento do acidente, segundo a Polícia Rodoviária Federal. A batida deixou quatro mortos e nove feridos. Ainda não há informações sobre o motivo do ônibus ter invadido a pista contrária ou se esta foi a causa do acidente.

A perícia da Polícia Civil foi ao local para colher evidências, mas o laudo deve levar alguns dias para ficar pronto. A pista foi completamente liberada por volta das 14h, quase 10 horas após o acidente.

Entre os mortos estão o motorista do ônibus, Jonas Pereira da Silva, 44 anos; o motorista do caminhão, Lázaro Franciel Lima de Souza, 30 anos e as passageiras Ildene Marinho de Abreu, de 47 anos e Clarinda da Silva Cunha, que não teve a idade divulgada. O ônibus saiu de Picos (PI) com destino a Brasília e levava 13 passageiros.

Acidente deixou quatro mortos e nove feridos (Foto: Divulgação/PRF)

A primeira informação divulgada pela Polícia Rodoviária Federal foi de que três pessoas morreram no local. Conforme o Corpo de Bombeiros, os corpos estavam presos às ferragens e já foram levados para o Instituto Médico Legal.

Ainda de acordo com os Bombeiros, uma das passageiras que foi socorrida e levada para o hospital com vida, morreu na unidade.

Segundo o Hospital Municipal de Colinas, além da mulher que morreu na unidade, outros 9 feridos deram entrada no local. Um deles, o motorista reserva do ônibus identificado como Francisco Gama, foi socorrido com traumatismo craniano.

A Secretaria do Estado da Saúde confirmou que ele foi transferido para o Hospital Regional de Araguaína e está internado em estado estável. Três feridos tiveram alta e outros cinco seguem internados na unidade, em observação.

Parte dos feridos foi socorrida pelos Bombeiros e outra parte por populares que chegaram ao local antes da corporação.

Por telefone, a empresa de ônibus informou que vai prestar o auxílio necessário às famílias das pessoas que morreram e aos feridos.

Ônibus estaria na contramão no momento do acidente (Foto: Divulgação/PRF)
Ônibus estaria na contramão no momento do acidente (Foto: Divulgação/PRF)

FONTE g1.globo.com/to/tocantins

Cinema em Picos: Carneiro de ouro é exibido pela primeira vez em Teresina

Cinema em Picos: Carneiro de ouro é exibido pela primeira vez em Teresina

Documentário sobre Dedé Rodrigues, cineasta que produz com poucos recursos no sertão do Piauí será exibido às 19h.


Nunca duvide da capacidade de esbarrar com algo surpreendente ao navegar, à deriva, na internet. Foi isso que aconteceu com a cineasta e professora de Comunicação da UnB, Dácia Ibiapina, quando viu, pela primeira vez uma produção de cinema ousada, criativa e literalmente independente. Estava tudo no Youtube. E era tudo feito bem aqui, no Piauí.
No sertão do Piauí, a exatamente 314 km da capital, Teresina, surge um improvável polo de produção cinematográfica. “Eu conheci os filmes de Dedé Rodrigues antes de conhecê-lo pessoalmente”, diz Dácia. A produção de cinema em Picos virou objeto de estudo do pós-doutorado de Dácia, pela Universidade Federal do Piauí-UFPI.  “Meu interesse pelo tema decorre da importância que atribuo às expressões e manifestações culturais que surgem no Brasil onde menos se espera e que fazem a diferença em um país onde a diversidade cultural é grande e infelizmente não tem a merecida visibilidade”, diz a diretora.
Ao longo das pesquisas ela foi conhecendo melhor os diretores, seus filmes, atores e atrizes. “Como sou cineasta, não me bastava colocar no papel os resultados da pesquisa, queria levá-los às telas”, relembra. E foi assim que surgiu o filme Carneiro de Ouro (2017), que será exibido hoje, pela primeira vez em Teresina, dentro da programação da Parada de Cinema.
Primeiramente pensado para ser o episódio piloto de uma série retratando a produção de cada coletivo daquela região, o documentário foi filmado em dez dias na cidade de Picos, no final do ano 2016. A montagem e finalização aconteceu entre Brasília e São Paulo em abril de 2017. No mesmo ano o filme estreou no 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, conquistando o prêmio de Melhor Filme de Curta-Metragem - Júri Popular, além de Melhor Direção na Mostra Brasília. 
Quem for à Parada de Cinema hoje vai ficar cara a cara com o diretor da trilogia “Cangaceiros fora do tempo”, além de alguns atores documentados por Dácia - Dedé Rodrigues e parte do elenco são convidados especiais da sessão que começa às 19h, na Sala Torquato Neto. “Eles criaram uma cadeia produtiva e um modo de produção próprios”, destaca a cineasta. “Contam histórias locais e regionais para o mundo”, elogia. “Eles são realmente cineastas independentes”. 
Fonte: www.portalodia.com

Alckmin chega tentando afinar discurso para o Nordeste

Alckmin chega tentando afinar discurso para o Nordeste

Foto: Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
Atualizada às 16h20
Pré-candidato à presidência da República pelo PSDB, Geraldo Alckmin chegou à sede do partido em Teresina às 16h, acompanhado do prefeito Firmino Filho, do deputado Luciano Nunes e do presidente do PSDB Marcos Elvas. Neste momento, ele está dando entrevista coletiva aos jornalistas.
A intenção é dar fôlego à campanha, que ainda não deslanchou, inclusive por conta de divisões na sua base em São Paulo. Em Teresina, Alckmin deve tentar afinar o discurso que pretende apresentar ao Nordeste, região considerada crucial para o êxito tucano.
O Nordeste teve papel crucial na segunda eleição de Lula e nas duas vitórias de Dilma Rousseff. Ao mesmo tempo, foi o calvário do PSDB. Alckmin busca uma aproximação maior com a região e tenta encontrar o tom devido no discurso, em termos de forma e conteúdo. A polidez e suavidade do médico paulista não empolgam por aqui. Tampouco o discurso com viés marcadamente técnico.
Internamente, o partido tem discutido temas que considera fundamentais para o país. Educação e desenvolvimento são particularmente destacados para a transformação do Nordeste, além do problema da segurança – um tema sob medida para qualquer estado ou região do país. O problema é que educação, apesar de básico, não gera encanto popular em uma região onde a maior parte dos pais fica feliz se os filhos têm aula e merenda, sem maiores considerações sobre a qualidade do ensino.
Diante disso, é provável que Alckmin não deixe de lado a educação – que enfatiza a formação técnica para o mercado de trabalho. Mas é mais provável ainda que enfatize a preocupação com o fortalecimento econômico da região, com foco no desenvolvimento regional que pode gerar emprego e transforma a vida das pessoas. Exatamente por isso terá um encontro com os empresários, na FIEPI, já que o tucano pretende ver o empenho dos investidores por um novo perfil econômico e social no Nordeste.
No papel, as preocupações de Alckmin parecem bem desenhadas. Mas o tucanato sabe que precisa encantar a partir da forma, do jeito de dialogar com o eleitor nordestino. O tucano é visto como monocórdio, que não empolga e nem gera envolvimento. Para encantar o eleitor nordestino tão agradecido aos programas sociais tipo Bolsa Família, a tarefa tem que envolver muito mais que propostas bem escritas.
 

Encontro com Ciro Nogueira

Na programação que cumprirá em Teresina, Geraldo Alckmin incluiu um encontro com o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressista. Alckmin vislumbra o apoio do PP como passo fundamental para ganhar musculatura política e eleitoral. O encontro será encaixado na agenda apertada.
O tucano chega a Teresina pouco antes de 16. Do aeroporto segue para a sede do PSDB, onde concede uma entrevista à imprensa. Em seguida, ainda na sede do partido, tem reunião com os segmentos do PSDB – representantes de LGBT, negros, mulheres, movimentos culturais, movimentos de bairros etc. Daí seguirá para palestra na FIEPI. De lá vai para o encontro com Ciro e, depois, para um jantar com aliados.

fonte cidadeverde.com

Após tentativa de estupro, suspeito se esconde na Câmara para não ser linchado

Após tentativa de estupro, suspeito se esconde na Câmara para não ser linchado

Foto: Enviadas ao Cidadeverde.com por internauta
Uma jovem sofreu tentativa de estupro dentro de casa no Centro de Monsenhor Gil (a 56 km de Teresina) na manhã deste sábado (05), por volta das 9h. O suspeito invadiu a casa para tentar roubar um celular, mas ao ver a vítima sozinha, decidiu violentá-la. 
A jovem gritou por socorro e pescadores que estavam nas redondezas correram até o local. O suspeito fugiu ainda com a roupa desabotoada. Ele chegou a ser perseguido por populares e pelo pai da vítima por alguns quarteirões, até entrar na Câmara de Vereadores da cidade, que estava com a porta aberta.
Lá, por pouco, não foi linchado. Policiais Militares que estavam na delegacia a poucos metros ouviram os gritos e chegaram à Câmara a tempo de evitar as agressões. O suspeito foi autuado em flagrante no local e encaminhado para Teresina. Imagens do momento da autuação foram registradas pelas câmeras de segurança.
Crimes recentes
A população de Monsenhor Gil está aterrorizada com a onda de violência que está tomando de conta da cidade. Na última quarta-feira (2) foi registrado um tiroteio no Morro do Cruzeiro, um ponto turístico. Já na quinta-feira (3), houve uma tentativa de assalto a um restaurante e um dos suspeitos foi baleado por um policial que estava no local. O suspeito foi preso em Demerval Lobão, quando pedia atendimento em um hospital.

fonte cidadeverde.com