segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Polícia Militar amplia campanha 'Todos pelo trânsito: vida salvar' para o interior do Piauí

 A Polícia Militar do Piauí, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), inicia, nesta semana, a expansão da campanha “Todos pelo Trânsito: Vida Salvar” para o interior do Estado. As ações integradas serão lançadas nos principais polos regionais: Bom Jesus e Picos , além de Parnaíba, tendo como objetivo intensificar o combate aos acidentes e mortes nas rodovias piauienses.

Em Bom Jesus, o lançamento ocorrerá, nesta terça-feira (4) às 7h30, na praça da Catedral Nossa Senhora das Mercêdes (Praça Central). Em Picos, o evento está previsto também para a terça (4), às 11h30, no Ginásio Poliesportivo Severo Maria Eulálio Filho.

Foto: Divulgação/Gov-PI
Foto: Divulgação/Gov-PI

Já em Parnaíba, a solenidade será realizada, na sexta-feira (7), no estacionamento do Aeroporto de Parnaíba, às 17h30, marcando o lançamento simbólico da primeira etapa da interiorização da operação.

De acordo com o comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, a interiorização da campanha atende a uma determinação do governador Rafael Fonteles e do secretário de Segurança, Chico Lucas, para ampliar o foco de atenção à segurança viária em todo o território piauiense. “Lamentavelmente, o trânsito ultrapassou o número de óbitos por homicídio no Estado. Precisamos ter um trabalho específico voltado para essa realidade. Por isso, encampamos essa campanha de conscientização e chamamento, tanto para nossa tropa quanto para a população. A parceria com a PRF tem mostrado resultados concretos e, agora, vamos levar essa lógica para todo o Piauí”, destacou o coronel.

O comandante explicou ainda que a ampliação será acompanhada de ações educativas, fiscalizações integradas, reforço do efetivo e uso de inteligência estatística para direcionar as ações aos pontos mais críticos. A meta é consolidar a queda nos índices de acidentes e fortalecer a cultura de prevenção entre motoristas e pedestres.

“A ideia é envolver toda a tropa e a sociedade num esforço conjunto para reduzir as mortes no trânsito e garantir mais segurança aos piauienses”, completou Scheiwann Lopes.

Resultados positivos já aparecem nos números

As ações conjuntas já mostram impacto direto na redução dos sinistros no Piauí. Dados do Observatório do Trânsito da Secretaria de Segurança Pública (DOT/SSP-PI) revelam que o mês de outubro de 2025 registrou 86 mortes no trânsito no estado, contra 112 no mesmo período de 2024, uma queda de 23,21%.

Na capital, onde a operação foi lançada no dia 30 de setembro, com o reforço da nova turma de policiais do Comando de Trânsito, a redução foi ainda mais expressiva: de 12 para 8 óbitos, o que representa queda de 33,33% em relação ao ano anterior.

No acumulado de janeiro a outubro de 2025, o Piauí contabiliza 907 mortes no trânsito, redução de 1,52% em relação a 2024. Já o número de acidentes caiu 26,68% no mesmo período, refletindo o efeito das blitzes integradas, campanhas educativas e ações de fiscalização.

Com a ampliação da campanha para o interior, a expectativa das forças de segurança é consolidar a tendência de queda e reforçar o compromisso com um trânsito mais seguro e responsável em todas as regiões do Piauí.

fonte www.portalr10.com

Suspeito é baleado após quadrilha armar emboscada para roubar arma de policial em União

 Dois policiais militares foram esfaqueados em União no mesmo fim de semana.

Foto: PM-PI

Wallyson Ferreira Lopes foi baleado na perna após tentar roubar a arma de um policial militar juntamente com outros três homens em União-PI, cerca de 59 km de Teresina-PI, na madrugada desta segunda-feira (3). O grupo teria armado uma emboscada contra o agente de segurança no momento em que ele foi ao banheiro do estabelecimento.

O policial sacou o revólver e atingiu Wallyson, enquanto os outros tentaram fugir, mas foram contidos por um segundo soldado que estava no restaurante lanchando. De acordo com o 26º Batalhão da Polícia Militar do Piauí (26º BPM), a ocorrência foi registrada em um restaurante, por volta de 1h e os soldados estavam de folga. Os quatro suspeitos foram presos.Dois policiais são esfaqueados em cemitério por suspeito de furtar velas; agressor foi preso

Os comparsas foram identificados como José Milton Barbosa, Edson Marle Barcelar Silva e Leonardo Rodrigues Alves dos Santos. Os suspeitos são membros de uma facção criminosa e possuem ficha criminial por tentativa de assalto, roubo a um supermercado, entre outros.


De acordo com a PM-PI, um dos suspeitos machucou a cabeça durante a luta corporal. Ele e o jovem baleado foram levados ao Hospital Municipal de União para receber atendimento médico. Os demais foram conduzidos à Central de Flagrantes. Eles devem responder por tentativa de homicídio.

fonte portalclubenews.com

PRISÃO Quase 9 meses depois, suspeito de perseguir e executar homem em matagal é preso em Teresina

 À TV Antena 10, delegado relata que crime pode ter sido motivado por briga entre facções

Um homem identificado como Erisvaldo da Silva Carvalho, de 27 anos, foi preso nesta segunda-feira (03) no bairro Santa Bárbara, na zona Leste de Teresina. Ele é suspeito de perseguir e executar Marcos Vinícius Bezerra, de 21 anos, em fevereiro deste ano. Um segundo indivíduo estaria envolvido no crime. 



Na época, a vítima foi perseguida por dois indivíduos. Durante a fuga, a vítima atravessou uma vala e correu em direção a um matagal, onde foi executada. Marcos Vinícius respondia por posse de drogas e de arma de fogo ilegal. Ele estava visitando a irmã antes de ser morto. 

 

Suspeito de perseguir e executar homem em matagal é preso em TeresinaTV Antena 10

 

“Ele estava na frente de uma residência e lá ele foi surpreendido por indivíduos que saíram do matagal e efetuaram disparos. A vítima ainda tentou correr para dentro do matagal”, disse o delegado Bruno Ursulino à TV Antena 10. 

O delegado relatou ainda que a principal suspeita é que o crime teria sido motivado por uma desavença entre organizações criminosas. Outros indivíduos ainda são investigados pela participação. 

“A gente não sabe de forma concreta a real motivação, porque ainda não chegamos ao final da investigação, mas tudo indica que foi uma questão de desavença, de organização criminosa, tendo em vista que a vítima já tinha passagens pela polícia por tráfico de drogas. A gente está apontando que sim (o preso seria o autor dos disparos). Existem ainda outros indivíduos que são apontados como suspeitos”, completou.

O preso foi levado para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e segue à disposição da justiça.

Fonte: Portal A10+

Ciclista reage a assalto e mata suspeito na zona rural de Cocal

 Durante abordagem, vítima conseguiu desarmar criminoso; segundo suspeito fugiu com pertences de um casal

Um homem morreu na tarde do último domingo (2), após uma tentativa de assalto na localidade Campestre, zona rural de Cocal, a 266 km de Teresina. A vítima do disparo foi um dos suspeitos que tentou roubar ciclistas na região.

Segundo informações da Polícia Militar, a dupla estava em uma motocicleta quando abordou quatro ciclistas. Um dos suspeitos estava armado e entrou em luta corporal com um dos ciclistas, que conseguiu tomar a arma e disparar duas vezes contra ele, provocando a morte no local.


Foto: Polícia Militar O ciclista contou que estava andando de bicicleta com a esposa, cerca de 6 km após o Posto Fiscal de Pirapora, no sentido Campestre, quando foram surpreendidos pelos dois homens. Um deles anunciou o assalto e tentou reagir, mas acabou desarmado e atingido durante a ação.

O segundo suspeito conseguiu fugir levando o celular de um casal que estava no local. A Polícia Militar isolou a área e acionou equipes da Perícia Criminal e do Instituto Médico Legal (IML) para a remoção do corpo. A arma utilizada pelos criminosos foi localizada e entregue à polícia por um dos ciclistas.

O ciclista que efetuou os disparos foi encaminhado ao Hospital Regional de Parnaíba (HEDA) para atendimento médico. A Polícia Civil de Cocal será responsável pela investigação do caso.


fonte bandpiaui.com.br

Homem tenta arrombar Catedral e quebra portas de vidro em Teresina

 Polícia Militar realizou buscas, mas não localizou o suspeito; igreja não sofreu furtos

Na madrugada desta segunda-feira (3), três portas de vidro da Catedral de Nossa Senhora das Dores, localizada no Centro de Teresina, foram quebradas durante uma tentativa de arrombamento. De acordo com a Polícia Militar, o homem não conseguiu entrar na igreja, caracterizando o ato como vandalismo.

O 1º Batalhão da Polícia Militar informou que realizou buscas nas imediações, mas o suspeito não foi encontrado. Tijolos e pedras foram deixados aos pés das portas, que ficam na fachada principal do templo.

Em nota, a Arquidiocese de Teresina afirmou que não houve furtos ou outros danos à igreja e que acionou as autoridades de segurança para investigar o caso. A instituição também informou que irá verificar as imagens das câmeras de segurança da região para identificar o responsável pelo vandalismo.


Foto: Reprodução Veja a nota da arquidiocese:

A Arquidiocese de Teresina informa que, na madrugada desta segunda-feira, 03 de novembro, a Catedral Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça Saraiva, no centro da capital, foi alvo de vandalismo. Criminosos quebraram as três portas de vidro da fachada principal do templo.

Felizmente, não houve registro de furtos e nem de danos maiores ao patrimônio.

A Arquidiocese lamenta o ocorrido e já acionou as autoridades de segurança pública para que o caso seja devidamente investigado e os responsáveis identificados.

Reafirmamos nosso compromisso com a preservação do patrimônio religioso e cultural da cidade, bem como com a promoção da paz, do respeito e da segurança em nossas igrejas.


fonte bandpiaui.com.br

Polícia prende suspeito de assalto que fez juiz e família reféns em Teresina

 Parte dos bens roubados foi recuperada e dois suspeitos seguem sendo procurados pela PM

Três assaltantes invadiram a residência de um juiz, na madrugada de sábado (1º),  no bairro Primavera, zona Norte de Teresina, rendendo o magistrado e seus familiares e fazendo-os reféns enquanto saqueavam o imóvel. De acordo com a Polícia Militar do Piauí (PM-PI), os suspeitos levaram quatro celulares, placas solares e uma caminhonete durante a ação. 

Foto: Divulgação/RONECapa

Horas após o ocorrido, parte dos objetos roubados foi recuperada por equipes do 9º Batalhão da Polícia Militar do Piauí e do Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRone). Os bens apreendidos estavam ocultos em uma residência abandonada no bairro Matadouro, zona Norte de Teresina. Um dos celulares utilizados pelos criminosos foi rastreado, o que permitiu a localização do esconderijo. 

O suspeito preso foi identificado pela vítima e encaminhado à Central de Flagrantes, onde foi autuado pelos crimes de roubo qualificado e restrição de liberdade das vítimas. Dois comparsas, entre eles um adolescente de 16 anos, seguem foragidos, conforme informado pela PM-PI. 

 As autoridades solicitam colaboração da população, por meio de denúncias anônimas, para a localização dos outros envolvidos e prevenção de novos casos

Fonte:www.portalaz.com.br/  Polícia Militar

Homem é encontrado morto em área de mata após dois dias desaparecido no interior do Piauí

 Um homem identificado como Francimar Sousa da Silva, de 41 anos, foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (03/11) em uma área de mata entre os bairros Xique-Xique e Corujal, no município de Barras, Norte do Piauí. Ele estava desaparecido desde o último sábado (1º/11), quando foi visto pela última vez usando roupa de trabalho, calça, botas e carregando uma mochila. Com informações do Longah.

De acordo com informações da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), por volta das 6h30, populares localizaram o corpo e acionaram as autoridades. A guarnição isolou a área e comunicou a Perícia Criminal e o Instituto Médico Legal (IML), que realizaram os procedimentos necessários no local.

Familiares de Francimar, conhecido como “Bar”, estavam aflitos com o desaparecimento. O corpo foi encontrado já em início de decomposição, e moradores relataram que ele poderia ter apresentado sinais de um possível surto antes de desaparecer.

As causas da morte ainda não foram identificadas e o caso será investigado pela Polícia Civil. O corpo foi encaminhado ao IML para a realização de exames que deverão esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Foto: ReproduçãoHomem é encontrado morto em área de mata após dois dias desaparecido no interior do Piauí

Saiba quem era o homem que morreu após perder controle da moto e colidir com caminhão em Teresina

 Um motociclista identificado como Luiz Germano, de 58 anos, faleceu na manhã desta segunda-feira (03/10) em um acidente ocorrido na Avenida Joaquim Ribeiro, localizada no Centro de Teresina. O homem perdeu o controle da moto pouco depois de sair com o veículo que estava estacionado.

Foto: ReproduçãoSaiba quem é motociclista que morreu após perder controle da moto e colidir com caminhão em Teresina
Saiba quem é motociclista que morreu após perder controle da moto e colidir com caminhão em Teresina

De acordo com o sargento Sigefredo Macedo, do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), testemunhas relataram que o motociclista teria se desequilibrado logo após iniciar o trajeto. "Acreditamos que o cabo de aceleração apresentou problema. Ele saiu e bateu na parte traseira de um caminhão que passava. O motorista deixou o local sem prestar socorro”, informou.

O perito criminal Luiz Carlos afirmou que a ausência do caminhão envolvido dificultou a análise completa da ocorrência. “Constatamos ranhuras na pista, sinal de arrastamento da motocicleta e do corpo. O restante não é possível determinar por falta do outro veículo. Ainda não podemos afirmar se foi colisão ou abalroamento”, destacou.

A vítima sofreu ferimentos graves, incluindo lesões no tórax, fratura em uma das pernas e trauma na cabeça. O Instituto de Medicina Legal (IML) foi acionado para realizar a remoção do corpo, enquanto a Polícia Civil dará continuidade às investigações para esclarecer as causas do acidente.

fonte 180graus.com

Cidadão denuncia abordagem truculenta da Rocam em Teresina após sair da igreja com a esposa



Teresina (PI) – Um casal que retornava da igreja passou por momentos de tensão ao ser abordado de forma agressiva por policiais militares do Batalhão Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas), em Teresina. Segundo relato da vítima, o policial responsável pela ação teria utilizado tom autoritário e ameaçado o cidadão de prisão por desacato, após este questionar a forma da abordagem.

De acordo com testemunhas, não havia qualquer atitude suspeita que justificasse a ação violenta. O homem, que preferiu não ter o nome divulgado, afirmou que apenas buscava entender o motivo da revista quando foi surpreendido com palavras de intimidação.

“Eu vinha tranquilo com minha esposa, voltando da igreja, quando eles mandaram parar de forma grosseira. Perguntei o motivo e o policial já me ameaçou de me levar preso por desacato. Me senti humilhado”, relatou.

A Lei brasileira prevê que abordagens policiais devem ocorrer com base em fundada suspeita, o que significa a existência de indícios concretos de que uma pessoa esteja praticando um crime. Especialistas em direitos humanos destacam que o simples fato de um cidadão questionar a ação policial não configura desacato, sendo um direito legítimo de todo brasileiro exigir respeito e explicações sobre os procedimentos.

Moradores da região afirmam que situações semelhantes têm se tornado frequentes envolvendo equipes da Rocam, o que gera medo e desconfiança entre a população.

“Esses policiais estão nas ruas para proteger, não para amedrontar. O comandante geral precisa colocar um freio nesses abusos”, declarou um morador.

A reportagem tentou contato com a Polícia Militar do Piauí, mas até o momento não obteve resposta sobre o caso.

O episódio reacende o debate sobre a necessidade de preparo e equilíbrio nas abordagens policiais, para que o direito à segurança pública não se transforme em motivo de violação da dignidade e do respeito aos cidadãos.