segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Saiba quem é o jovem que foi brutalmente assassinado a tiros em Água Branca-PI

 A Polícia identificou o jovem morto a tiros na tarde desta segunda-feira (27/10) na cidade de Água Branca, a cerca de 90 km de Teresina. A vítima é Anderson Pereira da Silva, conhecido como “Cheirim”, de 21 anos, morador do município de Passagem Franca do Piauí.

De acordo com informações da Polícia Militar, o crime ocorreu por volta das 14h20, em uma área localizada atrás do Clube do Ipê, na região central da cidade. Testemunhas relataram ter ouvido vários disparos de arma de fogo momentos antes de o corpo ser encontrado. Anderson foi atingido pelos tiros e morreu ainda no local.

Foto: Reprodução

A PM isolou a área e acionou a Polícia Civil, a Perícia Criminal e o Instituto Médico Legal (IML), que realizou os procedimentos de praxe e a remoção do corpo.

Segundo informações obtidas pela reportagem, Anderson já tinha passagem pela polícia e, até pouco tempo, usava tornozeleira eletrônica.

Até o momento, não há informações sobre a autoria nem sobre a motivação do homicídio. O caso está sendo investigado pela Delegacia Seccional de Polícia Civil de Água Branca.

Foto: Reprodução

Fonte: 180graus.com/ Canal 121

FATALIDADE Bombeiros resgatam corpo de homem que caiu dentro de poço em Altos, Piauí

 Acidente ocorreu na tarde desta segunda-feira (27)

Antonio Pereira de Oliveira, de 49 anos, morreu após cair dentro de um poço na zona rural de Altos, nesta segunda-feira (27). O corpo dele foi resgatado por equipes dos bombeiros militares por volta das 16 horas. 

Informações preliminares apontam que a vítima estava fazendo a limpeza do poço quando, por algum motivo desconhecido, passou mal e caiu. A área foi isolada até a chegada da perícia. O corpo da vítima foi recolhido pelo Instituto de Medicina Legal, o IML.

A real causa do acidente será investigada pelas autoridades competentes. 



  

Bombeiros resgatam corpo de homem que caiu em poço em Altos, PiauíDivulgação

   

Fonte: Portal A10+

Novos batalhões irão abrigar até 200 policiais e fortalecer operações em Teresina e arredores

 O governador Rafael Fonteles realizou, nesta segunda-feira (27), uma visita técnica às obras das novas instalações do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI) e do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Piauí. As duas unidades estão sendo construídas no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, na BR-343, e somam quase R$ 10 milhões em investimentos, considerando estrutura física e equipamentos.

A obra do BEPI já alcança 80% de execução e a do Batalhão de Choque está com 95% da estrutura concluída. As duas sedes foram projetadas para atender demandas operacionais e administrativas, com capacidade para até 200 policiais e ambientes distribuídos em três blocos, incluindo alojamentos, academia, auditórios, salas técnicas e áreas de convivência.

Foto: Gabriel Paulino
Foto: Gabriel Paulino

Durante a visita, Rafael Fonteles destacou o avanço das obras e a importância da localização. “Essas estruturas vão reforçar o trabalho das tropas especializadas e estão posicionadas estrategicamente para atender a Grande Teresina e municípios vizinhos,” afirmou.

Para o secretário da Segurança Pública, Chico Lucas, o projeto atende a uma demanda antiga das forças policiais. “Essas unidades especializadas precisavam de sedes próprias, com estrutura adequada para capacitação, operações e atendimento ao público. A localização próxima ao sistema penitenciário também é estratégica para ações de resposta rápida,” disse.

A localização das novas bases foi escolhida estrategicamente, próxima ao sistema penitenciário e com fácil acesso à região metropolitana. A estrutura permitirá atuação mais eficiente em grandes eventos e situações de crise, além de reforçar o policiamento em áreas rurais e municípios vizinhos.

O comandante-geral da PM, Scheivan Lopes, também acompanhou a visita e ressaltou os avanços na capacitação das tropas. “Mais de R$ 40 milhões foram investidos em cursos de formação e especialização, que já qualificaram mais de 11 mil policiais. Esse investimento em infraestrutura e capacitação é um divisor de águas para as forças de segurança do estado”, comentou.

A previsão é que as duas unidades sejam entregues até o final do ano, ampliando a capacidade de resposta da Polícia Militar e fortalecendo o conjunto de ações voltadas à segurança pública no Piauí.

fonte www.portalr10.com

Justiça autoriza quebra de sigilo de advogado e ex-assessora

 Buscas e apreensões foram realizadas em endereços ligados a Lucile Souza Moura e Juarez Chaves Azevedo Júnior

A Justiça de Teresina autorizou a quebra de sigilo de dispositivos eletrônicos pertencentes ao advogado Juarez Chaves Azevedo Júnior e à ex-assessora Lucile Souza Moura, investigados por suposta calúnia e denunciação caluniosa contra integrantes do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI).

O juiz Ermano Chaves Portela Martins, da Central de Inquéritos e Audiências de Custódia de Teresina, determinou que a polícia extraísse informações de aparelhos apreendidos com Juarez e Lucile, como parte das investigações sobre supostos dossiês falsos e denúncias encaminhadas ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Segundo os autos, a investigação teve início após relatos de advogados que indicaram que Lucile teria fornecido material usado nos dossiês com a participação de Juarez, que teria ajudado na divulgação das informações consideradas caluniosas. Uma notícia-crime anônima apresentada pelos advogados também motivou a apuração.


Foto: Reprodução O caso envolve ainda o advogado Henrique Martins, que em junho protocolou pedido de providências contra os juízes Valdemir Ferreira Santos e Lucyane Martins Brito junto ao CNJ, questionando decisões tomadas em processos sob a relatoria dos magistrados. A denúncia levou à apuração de crimes de calúnia e denunciação caluniosa.

Documentos do processo relatam que as notícias-crime foram divulgadas em grupos de WhatsApp com a participação de jornalistas e advogados. Posteriormente, em julho, Henrique Martins pediu retratação e desistiu do pedido junto ao CNJ.

Além dele, o advogado Flávio Almeida Martins, também investigado na operação, teria levado cópias das notícias-crime ao gabinete de um desembargador, na véspera de um julgamento. As autoridades consideram que o grupo utilizou meios ilícitos para tentar influenciar o andamento processual, caracterizando coação no curso do processo e associação criminosa.

Para o juiz, a extração de informações dos dispositivos é essencial para esclarecer a autoria e a materialidade dos crimes investigados, que incluem calúnia majorada, denunciação caluniosa e coação processual.

As buscas e apreensões foram autorizadas em endereços nos bairros Santa Isabel, Jóquei, São Cristóvão, Fátima, Primavera e no Edifício Manhattan River, considerando a possibilidade de que os investigados possuíssem aparelhos eletrônicos contendo informações relevantes sobre o esquema investigado.


fonte bandpiaui.com.br

Acusado de manter mulher em cárcere e abusá-la em Santa Cruz segue foragido

 Polícia Militar intensifica buscas por suspeito identificado como R. B. L

Um homem identificado como R. B. L, na madrugada deste domingo (26), foi acusado de manter uma mulher em cárcere privado e abusá-la em Santa Cruz do Piauí, município localizado a cerca de 52 km de Picos. O crime ocorreu entre 3h e 6h da manhã, quando o suspeito trancou a vítima em uma residência, onde ela foi agredida e violentada. Moradores próximos ouviram os pedidos de socorro da mulher e acionaram a polícia. Antes da chegada da guarnição, R. B. L. fugiu para uma área de mata nas imediações da casa.

Foto: ReproduçãoOK

A vítima foi resgatada e encaminhada para a cidade de Picos, onde recebeu atendimento médico e acompanhamento psicológico. A Polícia Militar de Santa Cruz do Piauí, com apoio de equipes de municípios vizinhos, iniciou diligências para localizar o suspeito. Até o momento, ele permanece foragido, e as autoridades continuam as buscas na região.

A população local tem sido orientada a colaborar com as investigações, fornecendo informações que possam levar à captura de R. B. L. Denúncias podem ser feitas de forma anônima, garantindo a segurança dos informantes.

Fonte: www.portalaz.com.br/ Polícia Militar

Homem é baleado e agredido na cabeça na zona rural de Parnaíba

 A autoria e a motivação do crime serão investigadas pela Polícia Civil do Piauí.

Rian Santos Pereira foi baleado na perna e sofreu lesões na cabeça na manhã desta segunda-feira (27), no povoado Curral Velho, zona rural de Parnaíba, no Piauí.

A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA).

De acordo com a Polícia Militar do Piauí, a ocorrência foi registrada por volta das 4h30. Rian Santos foi encontrado caído no chão. A autoria e a motivação do crime serão investigadas pela Polícia Civil do Piauí.

fonte portalclubenews.com

Prefeito e vice são cassados por coagir eleitores com seguranças armados no Piauí

 Os gestores também foram condenados por compra de votos.

Prefeito Dijalma Gomes Mascarenhas e o vice-prefeito Clézio Gomes da Silva (Foto: Reprodução)

O prefeito Dijalma Gomes Mascarenhas e o vice-prefeito Clézio Gomes da Silva, eleitos em Monte Alegre do Piauí em 2024, tiveram os diplomas cassados. A decisão é do juiz eleitoral Antonio Fábio Fonseca de Oliveira, da 35ª Zona Eleitoral de Gilbués, e foi proferida na última sexta-feira (25).

Os gestores foram condenados por abuso de poder político e captação ilícita de sufrágio (compra de votos), crimes que, segundo a sentença, afrontam a legitimidade do pleito e a liberdade de voto. O Portal ClubeNews tentou contato com o prefeito, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

O caso investigou a acusação de que, em 30 de setembro de 2024, os investigados e seguranças armados coagiram eleitores na localidade Riacho Morto. A Justiça Eleitoral acolheu as provas de que o casal Denize Alves Dantas e Jerrisson Ferreira Pereira teria sido ameaçado com a perda da moradia (um prédio público desativado) e do vínculo de serviço de Denize, responsável pela bomba-d’água comunitária, caso não manifestassem apoio à chapa.


Além disso, o prefeito Dijalma Gomes Mascarenhas também teria prometido a escritura do imóvel público (um “colégio”) como recompensa pelo voto. O conjunto probatório foi considerado “sólido, fundado em mais de um meio de prova”.

A prova documental revelou que a ameaça de perda do serviço se concretizou após a eleição. O nome de Devite Rodrigues de Sousa Neto (irmão de Denize e intermediário do pagamento pelo serviço da bomba) foi excluído da folha de pagamento municipal a partir de 1º de outubro de 2024, o que, para o juízo, configurou a retaliação pós-eleitoral e o uso da máquina pública para fins eleitorais.

Além da cassação dos diplomas, a decisão judicial determinou a declaração de inelegibilidade de Dijalma e Clézio pelo prazo de oito anos subsequentes ao pleito de 2024. O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) será comunicado imediatamente para a adoção de providências relativas à realização de novas eleições majoritárias no município.

fonte portalclubenews.com