domingo, 22 de abril de 2018

Deputados desistem da reeleição e Assembleia terá renovação em 2019

Deputados desistem da reeleição e Assembleia terá renovação em 2019


Foto:Lídia Brito/Cidadeverde.com
A Assembleia Legislativa do Estado deve passar por renovação em 2019. Não só a mudança natural que ocorre em todo pleito com a entrada de nomes novos, mas também, porque importantes líderes que hoje ocupam cadeiras na Casa, devem buscar outros caminhos na eleição de outubro.
Dos 30 deputados estaduais com mandatos, pelo menos seis deixarão a Casa para buscar novos caminhos na política estadual. Eles não devem concorrer à reeleição. É o caso, por exemplo, do presidente, deputado Themístocles Filho (MDB). 
Com 32 anos de mandato, o emedebista trabalha para não concorrer à reeleição. Themístocles é o nome do MDB para ocupar a vaga de vice na chapa de reeleição do governador Wellington Dias (PT). Se sair da Casa, Themístocles também encerrará o ciclo de sucessivas  reeleição como presidente da Assembleia. 
A disputa pelo Governo do estado também é motivo para mudanças na Assembleia. O deputado Luciano Nunes (PSDB) deve interromper o clico de quatro mandatos. Ele é pré-candidato do PSDB ao governo e pretende trocar o Legislativo pelo Executivo. 
A eleição pelas duas vagas a que o Piauí tem direito no Senado Federal, também deve levar deputados a desistirem da reeleição. É o caso de Dr. Pessoa (Solidariedade) e Robert Rios (DEM). Os dois serão candidatos em chapas da oposição e não devem buscar a reeleição no Legislativo Estadual.
 A eleição de 2020 é outro fator que deve provocar desistências na Assembleia. A deputada Juliana Falcão já anunciou que não vai concorrer à reeleição. O grupo político dela deve apoiar a candidatura do ex-governador Zé Filho (PSDB). O acordo entre os dois prevê que Juliana tenha o apoio dele na possível disputa pela Prefeitura de Parnaíba, em 2020.
O deputado Edson Ferreira (PSD) também já avisou aos aliados políticos que não deve  disputar a reeleição. Ele será substituído pelo irmão, Avelar Ferreira, que depois de passar algum tempo no governo, voltou a ser oposição a Wellington Dias.
Deputados se perpetuam
Enquanto alguns buscam outros caminhos na política, têm deputado que se perpetuar na Assembleia. Além do presidente Themístocles Filho, outro que está há 32 anos na Casa é Fernando Monteiro (PRTB). Ele irá disputar a reeleição.
O deputado Wilson Bradão, que recentemente deixou a oposição para se aliar ao governo, já está na Assembleia há 27 anos como parlamentar estadual. No pleito de outubro, ele tentará aumentar o recorde e buscará mais quatro anos como deputado. 

fonte cidadeverde.com


Juiz do Piauí sofre AVC em academia e está internado na UTI

Juiz do Piauí sofre AVC em academia e está internado na UTI


(Foto: arquivo pessoal)
O juiz titular da comarca de Barro Duro, no interior do Piauí, Jônio Evangelista Leal, 38 anos, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e está internado em estado grave no Hospital do São Marcos, em Teresina. 
Familiares contaram que o juiz passou mal no início da tarde deste sábado (21) enquanto malhava em uma academia na zona Leste da Capital. Imediatamente, Jônio foi encaminhado ao hospital e submetido a uma trombólise, processo pelo qual se dissolve um trombo formado na corrente sanguínea.
"Ele foi diagnosticado com um AVC isquêmico e foi feito uma trombólise, um procedimento que é pouco invasivo e feito pela artéria da perna. Após issso, ele teve complicação e um AVC hemorrágico em uma parte delicada do cérebro", contaram familiares. 
A família esclarece ainda que o quadro de saúde de Jônio não se trata de morte cerebral.
O juiz permanece internado na UTI e os médicos aguardam reação do paciente. 
Jônio é casado e tem dois filhos. Na família do juiz há médicos que também acompanham a evolução do seu quadro de saúde. 

fonte cidadeverde.com

Adolescente de 15 anos é atingida por dois tiros e seu ex-cunhado é o suspeito

Adolescente de 15 anos é atingida por dois tiros e seu ex-cunhado é o suspeito

A Polícia de Barras está à procura de Francisco Batista Ferreira, 35 anos, mais conhecido como 'Manim do Gesso'. Ele é suspeito de efetuar dois disparos de arma calibre 32 na ex-cunhada de 15 anos, no residencial Morada de Barras, por volta da meia noite desta sábado (21/04).
Conforme o Sargento Castro, da Polícia Militar de Barras, foram efetuados quatros tiros, mas somente dois atingiram a menor. A adolescente estava em sua residência com os dois filhos do acusado quando este chegou visivelmente atormentado e cometeu o crime.
A menor foi socorrida e encaminhada para o Hospital de Urgência de Teresina em estado grave. E a polícia segue em busca do suspeito, que fugiu para um destino ignorado. “Ele pode estar armado, porque levou a arma, mas nós vamos continuar as buscas até encontrá-lo”, disse o sargento Castro.
    Foto: Maelson Ventura
A polícia não soube precisar a motivação da tentativa de homicídio. Ainda não há informação se a ex-mulher Ylamara Santos Silva estava no local do crime.
A assessoria do HUT informou ao longah que a adolescente Letícia está estável, passou por uma cirurgia de laparatomia (abertura cirúrgica da cavidade abdominal) e drenagem do tórax. Continua em observação.

Fonte:180graus.com/com informações Longah