quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Teresina em Ação terá banheiro móvel para moradores em situação de rua



A primeira edição do Teresina em Ação de 2020 vai acontecer neste sábado (01), na Praça Rita de Cássia, no Bairro Vale do Gavião, das 8h às 13h. Serão ofertados à população mais de 170 serviços gratuitos e um dos destaques dessa edição será o “Banho móvel” para moradores em situação de rua.
Pela primeira vez o projeto vai oferecer o serviço “Banho Móvel”, componente do Projeto Atenda na Rua, da Fundação Municipal de Saúde. O carro adaptado com dois chuveiros, que permite cerca de 20 banhos, estará disponível para que pessoas em situação de rua possam contar com serviços de higiene. A FMS terá ainda a equipe de saúde “Consultório na Rua” com profissionais como médicos, enfermeiros e assistentes sociais esclarecendo dúvidas e realizando teste rápido de sífilis, hepatite e HIV, além da escuta, orientações sociais e atendimento psicológico.
Outra novidade dessa edição será a realização de cadastro para o Teresina Transforma, projeto criado para promover ações de solidariedade e voluntariado. Através da plataforma online, a população pode conhecer instituições e iniciativas que precisam de ajuda. Lançado pela PMT, em dezembro de 2019, contempla ações de combate à pobreza, igualdade de gênero, proteção animal e saúde. Durante o Teresina em Ação será possível contar com equipes e instrumentos para cadastro na plataforma digital. As entidades e pessoas interessadas em participar do movimento também podem entrar em contato através do e-mail teresinatransforma@gmail.com.
Essa edição contará ainda com a Equatorial Energia Piauí, como novo parceiro, com serviços de ligação nova, transferência de titularidade, mudança de medidor de local, cadastro de tarifa social e com balcão de informações para esclarecer dúvidas.
Entre os serviços ofertados será possível realizar também a emissão do RG, agendamento para emissão da Carteira de Trabalho, solicitação da 2º via da certidão de óbito, agendamento e orientações do passe livre do idoso e da pessoa com deficiência, além de serviços nas áreas de cidadania, saúde, assistência social, cultura e lazer. Terá serviços da Justiça Itinerante, Defensoria Pública, Junta Militar, Secretaria de Segurança Pública, Divulgação e orientação dos serviços do CREAS, informações acerca do Serviço Família Acolhedora Partilhando Cuidado e orientações sobre os serviços de residências inclusivas e Centro de Microcefalia.
O Teresina em Ação é uma parceria da Prefeitura de Teresina, através da Semcaspi, com a TV Clube. A população pode entrar em contato com a Gerência de Políticas Integradas da Semcaspi por meio do telefone (86) 3131-4714 para realizar um Teresina em Ação no seu bairro.

fonte pmt.pi.gov.br

Operação Janeiro Seguro na área do 13º BPM



Ontem (29), a Operação Janeiro Seguro teve continuidade na área do 13º Batalhão, onde foram empregadas viaturas dos Comandos de Policiamento Metropolitano I e II, do 13º BPM, do Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE), da Companhia Independente de Policiamento Escolar (CIPE), Motos e viaturas da Força Tática da Secretaria de Segurança Pública. 

Foto_30012020_100106
Das 15h às 21h, foram realizadas blitz e saturação com abordagens a veículos e pessoas, que resultou na apreensão de armas e drogas. 



















fonte http://www.pm.pi.gov.br

Postagem: SAV Alveralicy
Fotos: PMs/Unidades

Nota de Pesar: SGT PM Raimundo Marques da Cruz



É com profundo pesar que a Polícia Militar do Piauí informa o falecimento do 3º SGT PM Raimundo Marques da Cruz, 57 anos, ocorrido na manhã desta quinta-feira (30/01/2020). Ele ingressou na instituição em 1985, trabalhou durante 35 anos na PMPI e, atualmente, estava lotado na 3ª Companhia do Batalhão de Guardas.

A corporação solidariza-se ao sentimento dos familiares e amigos, roga a Deus que conforte os vossos corações e amenize a dor decorrente de tão significativa e irreparável perda. 

O velório ocorre no Memorial São José, em Timon-MA. O sepultamento será amanhã (31) às 11h no Cemitério do Buenos Aires

fonte http://www.pm.pi.gov.br


Homem é procurado pela PM após agredir a própria mãe de 62 anos no PI

O comandante do GPM, sargento Ozires, confirmou que esta não foi a primeira vez que o Eduardo agrediu a aposentada, mas a família não formulava denúncia.

Um homem identificado por Eduardo Charles da Silva, de 28 anos, está sendo procurado pela Polícia Militar de Assunção do Piauí. Ele é suspeito de ter agredido a própria mãe, Maria das Dores Silva, uma idosa de 62 anos de idade. De acordo com as informações,  o crime aconteceu na noite da ultima terça-feira (28).
O acusado foi visto em uma localidade da zona rural do município e a polícia está em diligências para efetuar sua prisão. 
Reprodução
Segundo as informações, o suspeito mora a mãe. O comandante do GPM, sargento Ozires, confirmou que esta não foi a primeira vez que o Eduardo agrediu a aposentada, mas a família não formulava denúncia.
“A informação que temos é que ele sempre que consome bebida alcoólica chega a casa e quebra tudo, chegando a agredir as pessoas” disse o policial.

fonte www.meionorte.com

Acidente envolvendo micro-ônibus e carro deixa três feridos em Piripiri



Todas as vítimas do acidente foram encaminhadas ao Hospital Regional de Piripiri.


Um acidente entre um carro de passeio e micro-ônibus deixou pelo menos cinco pessoas feridas no KM 176 da BR-343 na madrugada desta quarta-feira (29). A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que a batida foi na região de Piripiri, por volta das 03h30.
Foto: Divulgação PRF
De acordo com a PRF, um homem de 40 anos, que não teve a identidade revelada, conduzia uma Saveiro quando colidiu na lateral do micro-ônibus. No transporte, estavam um outro homem de 35 anos, que saiu ileso do acidente, um idoso de 78 anos, uma mulher e outra pessoa ainda não identificada que tiveram ferimentos leves.
Ainda segundo a polícia, ficou constatado que o acidente foi provocado devido à falta de atenção do condutor da Saveiro.
As equipes de emergências da PRF e do Corpo de Bombeiros foram ao local. Todas as vítimas do acidente foram encaminhadas ao Hospital Regional de Piripiri. Não há informações sobre o estado de saúde delas.

fonte www.portalodia.com

Suspeito de matar vigilante é preso ao procurar atendimento médico

Foto: Josiane Sousa/TV Cidade Verde
Foi preso nesta quinta-feira (30) o suspeito de assassinar com um tiro no peito o vigilante identificado como Francisco Alves de Carvalho, 56 anos, morto durante um latrocínio no bairro Parque Alvorada na zona Norte de Teresina. O suspeito, de identidade não revelada buscava atendimento médico em um hospital no momento em que foi detido por policiais militares.
O suspeito foi encaminhado à Central de Flagrantes e em seguida ao Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) que investiga o crime.  O latrocínio ocorreu no início da manhã de terça-feira (28).
Segundo o advogado do suspeito, não há um mandado de prisão expedido para a prisão, que já não pode mais ser considerada como flagrante. O advogado conversou com a equipe de reportagem da TV Cidade Verde e informou que havia informado à polícia que seu cliente era suspeito do latrocínio e precisava ir ao hospital por conta de um ferimento.
A prisão foi realizada pela Força Tarefa da Secretaria de Segurança em ação integrada com 9° Batalhão da Polícia Militar. 
Segundo a polícia, no momento do crime, o vigilante trabalhava usando um facão e teria utilizado a arma para reagir ao assalto.

fonte cidadeverde.com

Piauí Procon realiza fiscalização em postos de combustíveis de Teresina

De acordo com o Procon, a intenção dos órgãos é garantir que os consumidores de Teresina comprem um combustível de qualidade.

Nesta quinta-feira (30) agentes do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), do Instituto de Metrologia do Piauí (IMEPI) e da Agência Nacional de Petróleo (ANOP), finalizam a segunda fase da operação de fiscalização em postos de combustíveis de Teresina, no qual foram vistoriados 18 postos em todas as zonas da capital.
  • Foto: Divulgação/MPPIProcon, IMEPI e ANP realizam nova fiscalização em postos de TeresinaProcon, IMEPI e ANP realizam nova fiscalização em postos de Teresina
Segundo informações dos fiscais do Procon, não foram encontradas grandes irregularidades nos estabelecimentos visitados, o que na avaliação da equipe, é o resultado da primeira operação realizada em dezembro do ano passado.
De acordo com o Procon, a intenção dos órgãos é garantir que os consumidores de Teresina comprem um combustível de qualidade.
A fiscalização da qualidade do combustível é foco do projeto do Procon no âmbito do Plano Geral de Atuação Finalística (PGA 2020/2021). Dentro do projeto, o Ministério Público do Piauí (MPPI) realizará o diagnóstico da qualidade do combustível nos postos da capital e do interior por regional, segundo mapa estratégico do MPPI. Além disso, o Procon pretende celebrar acordo de cooperação técnica com a ANP para capacitar agentes fiscais e profissional químico e elaborar guia de rotinas administrativas na área de combustível.
  • Foto: Divulgação/MPPISegundo informações dos fiscais do Procon, não foram encontradas grandes irregularidadesSegundo informações dos fiscais do Procon, não foram encontradas grandes irregularidades
 O Ministério Público disponibiliza vários canais para receber denúncia de consumidores sobre combustível. O cidadão pode ir direto à sede da coordenação estadual do Procon, que fica na Avenida Lindolfo Monteiro, n° 911, Bairro de Fátima ou encaminhar denúncia pelo e-mail: proconthe@mppi.mp.br; pode, ainda, entrar em contato com a Ouvidoria do MP, através do número 127 ou registrar no aplicativo MPPI Cidadão.   

fonte www.viagora.com.br

Aprovados em concurso iniciam acampamento em frente ao Palácio de Karnak

Um grupo de aprovados classificados do concurso para agentes penitenciários do Piauí iniciou uma manifestação em frente ao Palácio de Karnak,  nesta quinta-feira (30/01). A categoria pretende iniciar um acampamento dia e noite, por prazo indeterminado caso o Governo não receba os manifestantes em audiência e reveja a convocação dos aprovados para o curso de formação.  

Segundo  os concursados,  o certame para agente penitenciário foi realizado ainda em 2016 e ofertava  400 vagas, mas apenas 316 foram aprovados. Destes 316, somente 150 fizeram o curso de formação, e 166 ainda aguardam o curso. 
"Somos aprovados e classificados no concurso de 2016,  com previsão na Lei Orçamentária de 2015,  o certame  ofertava 400 vagas, mas foram aprovados apenas 316 candidatos. Desses 316, somente 150 fizeram o curso de formação e  166  ainda aguarda a curso, porém o governo convocou somente 75. Agora  estamos aqui com o objetivo de obter uma audiência com o governador para pedir que ele reveja o número de 75 e convoque todos os 166 aprovados para o curso de formação, afirma Carla Lorena Silva Lima, uma das aprovadas que aguarda convocação", disse.
Ainda segundo a manifestante, esse número de 166 de candidatos que aguardam a convocação do Governo reduziu em decorrência da demora do concurso.


"Diante desse universo de 166,  esse número de candidatos que esperam para serem convocados reduziu, pois alguns já desistiram,  passaram em outros concursos e seguiram outra carreira".
Carla  Lorena ainda argumenta dizendo que o sistema prisional do Piauí há  necessidade de agentes penitenciários visto que o número de internos dobrou, a cadeia pública de Altos, recém inaugurada,  e  Esperantina não estão funcionando em sua totalidade devido a ausência de efetivo suficiente, além de haver mais de 180 pedidos de aposentadorias.
A prova do concurso para agente penitenciário do Piauí foi realizada, em 2016. Devido a  descoberta de fraudes, no qual quatro pessoas foram flagradas com o gabarito da prova durante a aplicação da mesma, as provas foram anuladas e realizadas novamente em 2017. A validade, que se encerraria em 2019,  foi prorrogada para outubro de 2021.

Segundo o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Universidade Estadual do Piauí (Nucepe), organizadora do concurso um total de 7.832 candidatos inscritos disputaram as vagas. Além disso, 7.700 pessoas se inscreveram na ampla concorrência, disputando 360 vagas; e 132 disputaram 40 vagas para pessoas com deficiência.
A manifestação  tem o apoio do Sindicato dos Policiais  Penais do Estado Piauí(Sinpoljuspi). O Governo do Estado ainda não divulgou a convocação dos 75 aprovados para o curso de formação no Diário Oficial da União.
Curso de Formação 
A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) iniciará, no dia 2 de março, o Curso de Formação de 75 aprovados no último concurso para o cargo de Agente Penitenciário, hoje chamado de Policial Penal. As matrículas deverão ser efetuadas entre os dias 3 e 6 de fevereiro, na sede da Academia de Formação Penitenciária (Acadepen), no horário de 8h às 12h.
No ato da matrícula, os aprovados deverão levar os seguintes documentos: cadastro de pessoa física, documento de identidade, duas fotos 3×4, comprovante de endereço, PIS/Pasep/NIT com ano de expedição e declaração optando ou não pela bolsa do curso de formação. A Academia de Formação Penitenciária (Acadepen) fica localizada na rua Barroso, 732, Centro.

Fonte: 180graus.com/Com informações da assessoria

SEJUS Sejus realiza exames de tuberculose em detentos nos presídios do estado

A ação é uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio do setor de Humanização, e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), realizam exames de tuberculose nas unidades prisionais do Piauí. Com os testes, é possível diagnosticar a doença e, se necessário, dar início ao tratamento.
A ação já ocorreu na Penitenciária Regional Irmão Guido, em Teresina, e na Casa de Detenção Provisória Dom Inocêncio Lopez Santamaria, em São Raimundo Nonato, onde 195 internos foram examinados.
A coordenadora de Saúde Prisional da Sejus, Nathana Karen, diz que a ação se estenderá para outras unidades penais do estado. “Desde o ano passado, a Sejus, com a Sesapi, desenvolve o Plano Estadual de Combate à Tuberculose nos presídios, no qual realizamos exames em quem teve contato com a doença e apresenta os sintomas, e até aqueles que não tiveram contato com a infecção. Após a confirmação, os internos iniciam imediatamente o tratamento, em que são acompanhados por uma equipe médica, além de serem monitorados constantemente, para que não haja contato com outros detentos”, explica Karen.
Segundo Nathana, equipes da Sejus estão mobilizadas e alertas para a doença. “Existe uma comunicação ativa entre os setores para prevenir o contato de infectados com os demais presos. E, assim que a doença é diagnosticada, disponibilizamos a medicação e damos início ao tratamento”, afirma a coordenadora.
A enfermeira do sistema prisional Isla Huana conta que os reeducandos estavam bastante interessados e cooperativos. “Pois muitos têm conhecimento sobre a gravidade da doença e sempre buscam informações sobre o tema. Contamos com a organização da equipe de saúde prisional e a agilidade da Polícia Penal para efetivar a ação com segurança”, conclui a profissional.
Na próxima semana, os exames de tuberculose serão realizados na Penitenciária Professor José Ribamar Leite, em Teresina.

fonte www.pi.gov.br

Em primeira sessão de 2020 com nova formação, Conselho Superior empossa dois promotores de Justiça movimentados na carreira

Membros do Conselho Superior do MPPI e Promotores de Justiça

Foi realizada ontem (29) a primeira sessão ordinária do Conselho Superior do Ministério Público em 2020, com a nova composição eleita em dezembro. A procuradora-geral de Justiça, presidente do órgão, frisou a importância das atribuições do Conselho, deu as boas-vindas aos novos integrantes e falou sobre sua alegria de presidir a reunião. “Que sejamos um colegiado integrado e resolutivo. Desejo que os trabalhos da nova formação sejam exitosos, de sucesso, para que possamos nos elevar pelo engrandecimento da instituição, e cada vez mais pela prestação de um serviço de excelência à sociedade”, declarou Carmelina Moura.
Procuradora-Geral de Justiça, Carmelina Moura 

O Conselho Superior é incumbido de fiscalizar e superintender a atuação do Ministério Público, e é constituído por seis membros, sendo dois natos – a procuradora-geral e o corregedor-geral, Luís Francisco Ribeiro – e quatro eleitos pela classe ministerial. No início de janeiro, tomaram posse como conselheiros titulares os procuradores de Justiça Fernando Melo Ferro Gomes, Ivaneide Assunção Tavares Rodrigues, Raquel Costa Normando e Martha Celina de Oliveira Nunes.

Reunião do Conselho Superior

Entre as atribuições do colegiado, estão o julgamento dos processos de remoção e promoção dos membros do Ministério Público, a aprovação do quadro geral de antiguidade, o pronunciamento sobre a homologação de concursos públicos, a elaboração dos regimentos internos de vários órgãos da instituição, e várias outras.

Nesta primeira sessão de 2020, o Conselho deu posse a dois promotores de Justiça que se movimentaram na carreira. José William Pereira Luz assumiu a Promotoria de Justiça de Elesbão Veloso, em decorrência de remoção por merecimento. Já o promotor de Justiça Ari Martins, promovido para a Promotoria de Justiça de Barro Duro pelo critério de antiguidade, tomou posse por procuração, sendo representado pela também promotora de Justiça Ana Isabel de Alencar Mota Dias.

“A movimentação na carreira é um tema de grande importância entre os promotores de Justiça, porque cada pessoa busca naturalmente o melhor para si, e, no nosso caso, também o melhor para a comunidade. Quem é promotor de Justiça tem que ter o espírito público de saber que nós não estamos falando em nome próprio, nós falamos em nome daqueles que esperam que o Ministério Público faça o melhor para as pessoas”, declarou William Luz durante seu pronunciamento.

Promotor de Justiça José William Pereira Luz

Ainda durante a reunião, a procuradora-geral de Justiça apresentou o relatório anual de atividades do Conselho, referente a 2019. Nesse exercício, o CSMP publicou mais de 60 editais de promoção e remoção e julgou 1939 processos, o que corresponde a 97% dos autos distribuídos para os conselheiros.

 fonte www.mppi.mp.br


Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

PMPI lança Patrulha Maria da Penha



A Polícia Militar do Piauí está lançando, hoje (29), a Patrulha Maria da Penha. A solenidade ocorreu no auditório do Quartel do Comando Geral. 
patrulha maria da penha


De acordo com a Capitã Solange, que comanda esse novo policiamento, todos os dias haverá a viatura específica com uma dupla de policiais, sendo que um dos integrantes será sempre uma mulher, e a ação receberá o apoio das outras viaturas dos batalhões, além de manter uma aproximação com entidades e órgãos que apoiam as mulheres vítimas de violência. “A Secretaria de Segurança e a Polícia Militar, há tempos, já verificava a necessidade desse olhar, desse atendimento para essa natureza de ocorrência que, infelizmente, cresce em virtude de uma cultura machista que nós temos. Muitas mulheres conseguem a medida protetiva, têm a proteção legal, e precisam que a segurança seja efetiva, no sentido de que não venha a ocorrer o feminicídio. Essa é uma necessidade urgente!”, aponta a Capitã, que informou os critérios de seleção da equipe, “Foram selecionados policiais que já têm experiência no policiamento ostensivo, afinidade com o trabalho que vai ser realizado e que vão estar em constante capacitação para atender essas mulheres em situação de violência. Nós somos oito policiais na Patrulha Maria da Penha”. 

O Comandante Geral da PMPI, Coronel Lindomar, afirma que este serviço estará à disposição da população da capital inicialmente, com possibilidade de expansão para o interior. “A equipe que foi composta está com a missão de visitar as mulheres, deixar telefone de contato, um canal aberto de comunicação. Além dessas visitas para o cumprimento das medidas protetivas, também irão percorrer os bairros da capital, realizar palestras, levar informações, enfim, manter contato com a população esclarecendo alguns pontos da Lei Maria da Penha, do serviço que é feito pela Polícia Militar, sem qualquer prejuízo do que é feito, hoje, pelo 190. As equipes dos batalhões continuam sendo acionadas pelo telefone e pelo tablet”, esclareceu o Coronel.
patrulha maria da penha

Durante a solenidade, a Major Danielli, comandante da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar de Alagoas, apresentou palestra aos presentes sobre a experiência vivida naquele Estado, nos últimos dois anos, com a implantação desse policiamento em Maceió. “Aqui, nós nos fazemos presentes para motivar aqueles que vão fazer parte desse ciclo de atendimento. Nós temos a diferença de 18% dos feminicídios na capital. Essa pesquisa foi feita pela OAB e fica clara a significação da chegada da Patrulha”, enfatizou.

Para o Secretário de Segurança Pública, Capitão Fábio Abreu, a iniciativa é importante por representar também a integração entre as instituições. A “Polícia Militar vai ser o carro chefe, porque vai ter os profissionais que vão estar trabalhando diretamente, junto com os policiais civis, no sentido de fazerem essas visitas e atenderem essas ocorrências, principalmente para as vítimas, como para aqueles que são os agressores, para conscientizá-los de que há esse acompanhamento”. A Subsecretária da Segurança Pública, Delegada Anamelka Cadena, afirma que haverá uma integralidade de serviços, não só o monitoramento, mas também a orientação e a prevenção, com disponibilização de material informativo embarcado para esclarecer a comunidade. “É muito importante que a gente tenha esse monitoramento para que outras mulheres que sofrem violência e que não buscavam a Polícia passem a buscar por acreditar mais nessa possibilidade de reprimenda e de acolhimento do Estado”, enfatiza a Delegada.
patrulha maria da penha

A expectativa é que esse trabalho – inspirado na filosofia de polícia comunitária e realizado com ferramentas tecnológicas utilizadas pela Corporação, como o PMPI Mobile – dará uma resposta aos índices piauienses de violência de gênero. “ A mulher em situação de violência perde a qualidade de vida, e a Polícia Militar, enquanto guardiã da sociedade, precisa proporcionar essa proteção. Então a Patrulha vai atuar com esse olhar de assegurar os direitos e a qualidade de vida da mulher dentro da segurança pública”, reforçou a Capitã Solange.

fonte http://www.pm.pi.gov.br

Postagem: Cabo PM Larissa
Fotos: Sargento PM F. Carvalho e Jardenya Bezerra
DCOM

Prefeitura irá lançar PPP para construir 40 novas creches em Teresina



Ampliar o acesso de crianças de zero a três anos de idade à educação em Teresina. Essa é a finalidade da Parceria Público Privada (PPP) de Educação que a Prefeitura de Teresina pretende lançar este ano. A ideia de criação de um projeto piloto foi apresentada hoje (29) pelo prefeito Firmino Filho, em Brasília, junto ao Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) do Governo Federal.
“Estamos buscando participar da criação de pilotos na área de creches para que possamos expandir rapidamente a nossa rede de educação infantil em Teresina e universalizar o acesso na nossa cidade”, informou o prefeito.
O objetivo da PPP é construir 40 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) em áreas estratégicas da cidade para crianças de 0 a 3 anos. A ideia é atender a meta do Plano Municipal de Educação com a oferta de mais vagas para crianças nesta faixa até 2025.
“Hoje nós temos um serviço de excelência na área de educação, o que é refletido nas avaliações realizadas pelo MEC a cada dois anos. Porém, temos ainda que ampliar nossa base de atendimento para faixa etária de 0 a 3 anos. Atendemos aproximadamente 22% das crianças até 3 anos. E a meta é atingir os 50%. Daí a importância de realizarmos investimentos vultuosos, especificamente, para esse serviço”, explicou o prefeito Firmino Filho.
O modelo de contratação da PPP deverá ser de concessão administrativa, explica Monique Menezes, secretária municipal de Concessões e Parcerias, que acompanhou o prefeito na reunião em Brasília.
“Na PPP administrativa o município é responsável pela remuneração do parceiro privado. Ou seja, nada será cobrado da população. Portanto, a ideia do prefeito Firmino é começar já esse ano os estudos Econômico-Financeiro, Jurídico, de Engenharia e Ambiental para modelarmos o projeto. A nossa intenção é que o Governo Federal financie os estudos por meio do BNDES e as nossas perspectivas são bastante positivas”, afirmou.
Em média, a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) é de R$ 2,5 milhões. “O projeto nos auxiliará na ampliação do atendimento a este público. O que possui consequências sociais muito positivas, especialmente, para as famílias de baixa renda que precisam trabalhar e não têm com quem deixar seus filhos. Há um ganho muito grande para as mulheres, pois muitas deixam de trabalhar quando têm filhos, e as CMEIs que deverão ser construídas serão de tempo integral”, destaca Monique.
A secretária lembra que a SEMCOP buscará contrato a longo prazo, por meio do qual o parceiro privado assumirá todos os serviços não pedagógicos. “Queremos elaborar estudos para fazer convênios com organizações da sociedade civil e instituições de ensino privadas para complementar a oferta de vagas”, ressaltou.

fonte pmt.pi.gov.br

Firmino Filho trata da construção do novo aeroporto para Teresina


Reprodução
O prefeito Firmino Filho tratou ontem (29) na Secretaria Nacional de Aviação Civil, em Brasília, sobre a construção do novo aeroporto de Teresina. A obra faz parte da rodada de concessão aeroportuária do Bloco Central, que está prevista para este ano, segundo o governo federal. O senador Ciro Nogueira também participou da audiência com Ronei Glanzmann, secretário nacional de Aviação Civil (SAC).
Firmino destacou que o programa de concessões no setor aeroportuário visa proporcionar investimentos com qualidade e celeridade, o que trará resultados importantes para a cidade de Teresina.
“Dentro das obrigações do parceiro privado, está incluída a construção de um novo terminal de passageiros, um novo estacionamento e a colocação de fingers, que fazem a ligação entre o terminal do aeroporto e o avião. Também caberá ao vencedor da licitação a realocação dos hangares, que passarão para o lado oposto do sitio portuário”, elencou o prefeito.
Ele também defendeu que os custos dos estudos para o novo aeroporto sejam colocados na proposta do atual chamamento público destinado à obra. “Deve ser incluído no processo licitatório a necessidade dos estudos de transferência do sitio portuário para outra área ao final do contrato, que durará algo em torno de 30 anos”, completou.
Durante a reunião também foi sugerida uma redefinição do plano básico de zoneamento de proteção do aeródromo. “Nossa demanda, junto a Secretaria de Aviação Civil e autoridades competentes, é que possamos modificar as rampas de segurança que dão acesso ao aeroporto de forma que a verticalização da cidade não venha a ser prejudicada, como acontece nos atuais parâmetros de segurança”, finalizou Firmino Filho.
Antes da audiência na Secretaria Nacional de Aviação Civil, o prefeito também participou do Seminário Nacional “Aplicação da Reforma da Previdência pelos municípios brasileiros – EC 103/19”. O evento, realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), entidade na qual o prefeito é 2º vice-presidente, promoveu uma discussão sobre o sistema previdenciário brasileiro com a participação do secretário de Previdência do ministério da Economia, Leonardo Rolim.
“Vários técnicos estão debatendo sobre os temas relacionados à aplicação da Emenda Constitucional 103/19, nos Regimes Próprios de Previdência (RPPS), o que impacta diretamente sobre os estados e municípios”, destacou o prefeito.

fonte pmt.pi.gov.br

Polícia Jovem de 24 anos é morto a tiros e pauladas na cidade Altos

Uma dupla teria ido até a casa da vítima, pedido água, e em seguida teriam começado a atirar contra Carleson, que tentou fugir.

Carleson Marques Sousa, de 24 anos, morto a tiros e a pauladas em Altos
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Carleson Marques Sousa, de 24 anos, morto a tiros e a pauladas em Altos

No início da tarde desta quarta-feira (29), um jovem foi morto à tiros e pauladas por uma dupla no bairro Carrasco, na cidade de Altos.
Segundo informações do 14º Distrito Policial de Altos, o jovem foi identificado como Carleson Marques Sousa, de 24 anos.
De acordo com a polícia, dois homens teriam ido à casa da vítima, pedindo água, e em seguida teriam invadido a residência atirando contra Carleson. O jovem tentou fugir, mas foi alcançado pelos suspeitos, sendo baleado e agredido no meio da rua.
Ainda segundo a Polícia Civil, o crime pode ter sido motivado por acerto de contas, já que de acordo com os policiais, Carleson era usuário de drogas.
A Polícia Civil investiga o caso e procuram os suspeitos que já foram reconhecidos por testemunhas.  

fonte www.viagora.com.br

Piauiense, esposa e filho são encontrados carbonizados dentro de carro de luxo em SP



Uma família foi encontrada carbonizada no interior de um carro na madrugada dessa terça-feira (28/01), na Estrada do Montanhão, na altura da Rua Estrada da Pedra Branca, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. As informações são do Blog do Coveiro. 

As vitimas foram identificadas como Romuylki Veras Gonçalves, de 39 anos, natural de Cocal, Norte do Piauí; a sua esposa, Flaviana Gonçalves, de 35 anos, natural do Estado de Minas Gerais; e o filho do casal, o jovem Ruan Vitor Gonçalves, de 15 anos. Segundo a Record TV, o carro é avaliado em R$ 100 mil.
Os moradores da região acionaram os bombeiros ao perceberem que havia um veículo em chamas. A Polícia Científica fez a perícia no veículo e aguarda resultado de exames para constatar se as vítimas foram mortas antes de serem queimadas ou se morreram em decorrência do fogo. 
O caso está sendo investigado pelo 6º Distrito Policial de São Bernardo do Campo/SP, que aponta um familiar como o principal suspeito do crime. 
As vitimas serão sepultadas no cemitério Curuçá, localizado no Parque das Nações em Santo André/SP.
    Reprodução
    Arquivo pessoal

 fonte 180graus.com

No Piauí, Ibaneis cobra aproximação maior de Sérgio Moro com governadores

Visitando o Piauí nesta quarta-feira (29/01), o governador Ibaneis Rocha (MDB) elogiou o governo Jair Bolsonaro, descartou qualquer pretensão de disputar a presidência, mas fez duras críticas e cobranças ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. As queixas do emedebista são pela falta de diálogo entre o ex-juiz e os governadores, para tratar de questões relacionadas à segurança nos estados.

    Foto: Apoliana Oliveira/180graus
"Acho que o ministro Sérgio Moro tem perdido uma grande oportunidade, nós governadores temos feito um grande esforço no sentido de melhorar a segurança pública no âmbito dos nossos estados. O ministro Sérgio Moro não conversou com nenhum dos governadores, de que eu tenha conhecimento, durante um ano de sua administração", reclamou Ibaneis, reforçando que o problema da segurança pública não é só dos estados e municípios, mas também do governo federal.
Além do distanciamento do ministro, Ibaneis recorda seu "problema pessoal" com Moro, por conta do presídio federal instalado no DF. "Tem trazido para Brasília grandes lideranças do PCC, em tem colocado em risco todas as autoridades. Nós recebemos prefeitos em Brasília, todas as autoridades públicas, são mais de 180 organismos internacionais, temos o Congresso Nacional, temos todos os tribunais superiores, recebemos a visita, todas as semanas, de inúmeras autoridades políticas, e não podemos deixar isso exposto ao PCC, um grupo bastante perigoso", ressalta o governador.
Governo federal e corrida para 2022


Questionado sobre a possibilidade de ser candidato pelo MDB, em 2022, para presidência da República, Ibaneis descartou e manifestou seu interesse em disputar a reeleição no DF. "Entendo que o presidente Bolsonaro está fazendo um excelente mandato, nós tínhamos a necessidade de um perfil como o de Bolsonaro, e o meu projeto hoje é ajudar a reconstruir o meu partido, trabalhar pelo MDB e, se possível, se eu tiver o apoio da população do Distrito Federal, de ser reeleito. Gosto de fazer as coisas bem feitas, eu tenho 48 anos de idade, quero adquirir experiência na política, quero ajudar o meu partido, mas eu não tenho nenhum projeto em relação à presidência", enfatizou.

fonte 180graus.com

Vendedor ambulante é morto a tiros ao ir para casa da mãe na Zona Leste de Teresina



Um homem foi assassinado a tiros na tarde desta quarta-feira (29/01) na Vila Meio Norte, na Zona Leste de Teresina.
O crime aconteceu na rua Caçapava e o homem foi assassinado na via. A vítima foi identificada como Albertino Nascimento Fonseca, de 52 anos, e era vendedor ambulante.
O homem foi perseguido pelos autores do crime em um Corolla e foi alvejado com vários tiros.
Familiares de Albertino estiveram no local do crime e a sua esposa disse em entrevista à TV Meio Norte que ele estava indo para a casa da mãe. "Ele só vivia do trabalho, cuidava de mim e da minha filha, não sei como isso aconteceu".
A Polícia Militar foi acionada e isolou a área. O Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa também esteve no local e começou as apurações.
A perícia foi realizada no local e o Instituto de Medicina Legal foi chamado para fazer a remoção do corpo. Os autores do crime ainda não foram identificados.

fonte 180graus.com

Empresário é alvo do Gaeco por emissão de notas frias e fraude em prefeitura

Fotos: divulgação Gaeco
O alvo da operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) deflagrada nesta quarta-feira (29) é o empresário dono da construtora Novo Milênio. A pedido da Procuradoria Geral de Justiça, os policiais e agentes cumpriram três mandados - em residências do empresário em Teresina e Monsenhor Gil e outro na casa de um assessor do empresário. O Gaeco investiga fraude em licitação e emissão de notas fiscais frias.
O coordenadora do Gaeco, promotora Débora Geane Aguiar Aragão, informou que as empresas existem, mas estariam emitindo notas fiscais frias e participando de licitações fraudulentas na cidade de São Miguel da Baixa Grande. 
Como o prefeito da cidade, Josemar Teixeira, tem foro privilegiado, a operação está sendo realizada pela Procuradoria Geral de Justiça. 
"As irregularidades envolvem desvio de recursos para calçamentos e outras obras no município", disse a promotora.  
A operação
É a segunda etapa da operação "Águas de Março", que tem como alvo pessoas investigadas por fraudes em licitação no município de São Miguel da Baixa Grande.
No pedido de busca e apreensão, o Ministério Público ressaltou “que as empresas construtoras praticavam  operações com notas fiscais 'frias', realizando empenho e recebendo valores vultosos, mesmo não possuindo capacidade operacional para executar obras e qualquer tipo de serviço, além de possuírem quantidade ínfima de funcionários”, bem como justificou a necessidade de novos mandados de busca e apreensão para apuração de fatos novos que surgiram no decorrer das investigações, uma vez que os agentes investigados continuam na prática criminosa, provocando dano ao erário municipal.
A Primeira etapa da operação "Águas de Março" foi realizada em março de 2019, e teve como alvo o prefeito e a Prefeitura Municipal de São Miguel da Baixa Grande, o prefeito de Manoel Emídio, e outras pessoas ligadas às empresas investigadas por fraude à licitação.
Os mandados foram cumpridos com o apoio da Polícia Civil, incluindo a Delegacia de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (DECCOR), Polícia Militar e Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE).
O portal tentou contato com o prefeito de São Miguel da Baixa Grande e o empresário e não conseguiu localiza-los. O espaço está aberto para esclarecimentos. 

Fonte cidadeverde.com